Vamos partilhar esta paixão :)

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Vamos partilhar esta paixão :)

Mensagem por Convidad em 19/10/2009, 12:59

Bom dia a todos. Um amigo meu enviou-me o link do fim de semana no IAA, e fiquei surpreendido pelo soberbo evento Porsche que vocês organizaram, muitos parabéns.

Sou um aficionado de carros deportivos em geral e não só de Porsche em particular, mas desde 1998 que a Porsche tem sido a minha opção.
Em 1998 comprei um Boxster na Alemanha onde de seguida coloquei um sistema Turbo com intercooler elaborado pela TTP. Com 290Hp, caixa curta de 5vel. e sem control de tração, imaginem o Dragster que na altura não era. O mais engraçado era ver a cara dos proprietários dos 996 quando na A5 eu fazia sinal de ultrapassagem e passava por eles, ambos de pedal no fundo, hilariante mesmo, até aos 240Kph o motor era uma bomba. Como seria de esperar o motor partiu após 43000km, a pressaõ do Turbo era de 6,5 PSI o que talvez tenha ditado a setença final do 2.5L, embora nunca se tenha provado que a destruição do motor tenha sido causada pelo sistema Turbo. Na altura os 2.5L e os 3.4L o partiam muito, mesmo sem qualquer alteração no motor, mas quero querer que devido ao alto stress imposto por um sistema desta natureza, num motor não preparado para receber turbos, ditou a morte do mesmo. Mandei o carro para a PSI Motorsport na Bélgica (um dos melhores preparadores Europeus que corre também no troféu GT3 com 2 carros) e montei um motor do Carrera 3.4L. Isso foi em 2001. No dia em que fui levantar o carro fiz um teste drive e notei de imediato um puxar bem diferente. O motor 2.5L turbo era mais selvagem, mais bruto, com mais alma , este novo 3.4L era mais linear, mas suave a puxar, e não se sentia tanto os 300hp, como os 290Cv do 2.5L Turbo. Mas enfim, estava mais preocupado com a fiabilidade. Mantive a caixa de 5 velocidades, que dava uns 276 no mostrador (ainda devo ter para aí umas fotos a dar os 276Kph). Na altura isso fez furor no PPBB, Rennteam, Rennlist e outros sites onde eu frequentava desde 1997, e coloca todas estas experiências e aventuras. Mudei algumas vezes de escape, sempre na tentativa de reduzir o ruído, pois a coisa que mais gosto, é de manter o carro stock, mas estes upgades tinham de ter um escape um pouco mais livre devido ao "caudal" de potencia que desenvolviam. Após alguns acertos na caixa motronic e à custa de alguma perda de potência em alta, foi possível alterar o interior do escape do Boxster S, e finalmente consegui ter o motor com uma sonoridade muito discreta. O Boxster tinha um look totalmente stock, ao longo dos anos coloquei as luzes xenon, volante de 3 braços da Porsche, mudei a manete da caixa de velocidades e o travão de mão para o layout mais actual, coloquei também as jantes 18" do Carrera, e as luzes claras traseiras do modelo de 2000. Comprei também o hardtop. Reparem que na altura não havia a febre dos 400 a 500Cv que existe hoje em dia nos M5, Lambos e por aí fora, por isso o pequeno Boxster com apenas 1300Kg e tanto cavalos, fazia furor por onde andava.

Posteriormente comprei um 996 Carrera 2 Cabrio e a partir daí acabaram-se as transformações de motor. Qualidade de construção superior a do Boxster e um aderência fantástica. Mais silencioso e confortável para longas viagens. A velocidade sentia-se muito menos que no Boxster. No Box. a 180/190Kph, a minha mulher começava a olhar para mim de lado, enquanto que no Carrera iamos a 200Kph sempre a conversar sem que ela se apercebesse, isto com hardtop colocado.

Em Maio deste ano encomendei um 997.2 S Cabrio2 PDK que só recebi em Agosto. Estou maravilhado com a cx. PDK. Tanto o Boxster como o 996 eram manuais, e quando encomendei o 997, pedi com cx. manual, mas o vendedor (Porsche Faro) enviou-me um carro de propósito do Algarve para cá(Estoril), para eu poder experimentar a cx. PDK. Passei uma manhã com o carro nas estradas de Sintra, Guincho e A5. Fiquei rendido e mudei a encomenda de Cx. manual para a PDK. É Absolutamente fantástica, e estou ansioso para levar o carro para o circuito do Estoril ou o IAA no sentido de experimentar à séria todo o potencial do carro que é muito elevado. Com o Boxster e o 996, estive presente em diversos eventos de circuito, não só aqui mas também em Espanha, e só este tipo de evento consegue mostrar o que realmente estes carros valem, por isso mal posso esperar por levar o 997.2S PDK ao limite e em segurança.

Forte abraço a todos
J.Seven


Última edição por J.Seven em 29/12/2009, 10:58, editado 2 vez(es)

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos partilhar esta paixão :)

Mensagem por albatroz em 19/10/2009, 13:42

Antes de mais sejas muito bem-vindo ao clube e parabens pela compra que fizeste, um dia ainda expremento a caixa PDK, mas acho dificil de fazer-me mudar de ideia, pois nao ha nada como ter uma caixa manual especialmente em carros como estes.

Ca' esperamos nos nossos proximos eventos.

_________________
 O sonho tornado realidade
avatar
albatroz
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 2166
Idade : 39
Localização : Sao Domingos de Rana
Registo : 05/10/2008
Reputação : 21

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos partilhar esta paixão :)

Mensagem por Alibofe em 19/10/2009, 15:14

Excelente história!!!

Bem vindo ao forum, e parabéns pela recente aquisição.
avatar
Alibofe
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 336
Idade : 37
Localização : Lisboa e Silves
Registo : 15/04/2009
Reputação : 2

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos partilhar esta paixão :)

Mensagem por fabio costa em 19/10/2009, 15:48

bem vindo! cheers

fabio costa
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 236
Idade : 29
Localização : Penafiel-Paredes-Porto
Registo : 25/07/2008
Reputação : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos partilhar esta paixão :)

Mensagem por Ringo em 19/10/2009, 16:08

Bem vindo é sempre uma mais valia novas ideias e experiências!
avatar
Ringo
Conhecedor
Conhecedor

Nº de Mensagens : 948
Idade : 38
Localização : Braga
Registo : 07/07/2009
Reputação : 1

http://www.jantesbox.pt.

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos partilhar esta paixão :)

Mensagem por Convidad em 19/10/2009, 16:20

muito bem vindo!!!
fotos dos avioes nao ha?

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos partilhar esta paixão :)

Mensagem por JJ em 19/10/2009, 18:44

Parabens, desde ja, gostei muito de ler a tua descrição do filme dos teus porsches, e relamente eu ja tinha ouvido falar que era possivel, colocar turbos, motores do Carrera 3.4 e 3.6 no Boxster, mas ainda não conhecia ninguem que pudesse relatar tais transformações.

Imagino que te devem ter dado muito prazer, e porque não mesmo, muitas dores de cabeça, além de despesas claro, mas a paixão paga-se não é?

Eu próprio inicie um processo de alterações no meu Boxster que se calhar iriam terminar como tu, com um turbo ou um motor novo, no entanto as obras da minha casa complicaram-se e tive de desviar verbas, tendo parado com as alterações no Boxster. Hoje já não penso em continuar a trabalhar no Boxster mas sim em o disfrutar, quem sabe no futuro não venha aí um 911 .

Sobre a caixa PDK tambem acho que não me irei acostumar mas quem sabe......
Prefiro a manual.

Parabens mais uma vez, e quando puderes apresenta fotos destas tuas peripecias.
avatar
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11237
Idade : 55
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos partilhar esta paixão :)

Mensagem por Convidad em 19/10/2009, 18:58

bem vindo e parabens, nao so pela maquina, mas tambem pelas aventuras nas modificaçoes Porsche!

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos partilhar esta paixão :)

Mensagem por diogoruivo em 19/10/2009, 19:12

bem-vindo cheers
avatar
diogoruivo
Especialista Júnior
Especialista Júnior

Nº de Mensagens : 1118
Idade : 30
Localização : Luanda
Registo : 19/11/2007
Reputação : 9

http://www.motivo.me

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos partilhar esta paixão :)

Mensagem por Convidad em 19/10/2009, 21:39

Obrigado a todos pelas boas vindas

Deixo aqui umas fotos dos meus brinquedos que me têm deliciado nos últimos anos.
Em 2001 nas instalações da PSI Motorsport quando lá fui buscar o carro já com motor 3.4L


Junto aos dois GT3 que corriam no Troféu Porsche CUP, que na altura acompanhava a Formula 1 nos circuitos da Europa. As portas dos GT3 pesavam tanto como a uma carteira de bolso, era impressionante. O carro tinha os paineis todos num plástico muito leve.


Um GT3 a receber um sistema Bi-Turbo da PSI Motorsport affraid Enfim, definitivamente não para todos os gostos, pois originais é que eles são perfeitos, e o mesmo aceito que se diga dos Boxster, mas uma paranoiazita não faz mal a ninguém o que seria a vida sem um pouco de loucura.


Reparem no tamanho dos intercoolers que eles tinham para os sistemas Bi-turbos dos Boxster. Preenchiam por completo a mala.


Mas eu preferi o motor 3.4L. Aqui já montado no Boxster.



Já em Portugal num cenário de fundo a todos familiar.
[img]

Escusado será dizer que estas viagens pela Europa depois do carro receber os novos motores eram uma delicia. Ainda me lembro em 1998 quando fui buscar o Boxster e o experimentei pela primeira vez já com o Turbo, foi como se tivesse comprado um carro novo, a pancada do turbo era fenomenal, e transformou por completo o caracter do carro. Regressei a Portugal com ele nas mãos e um sorriso de orelha a orelha. Na altura tinha 28 anos e muito adrenalina no sangue
Em 1999 fiz uma viagem pela Europa (20 dias) com o Boxster, Alemanha (prego a fundo), Austria(belas estradas de montanhas), Itália(ah la bela Italia), Sul de França(onde o meu Boxster fez figura de Fiat Punto no Mónaco junto ao casino inundado de Modenas que na altura tinham acabado de sair bem como 355 e Rolls Royce de fazer curvar qq mordomo,entre mts outras máq) e finalmente Espanha, enfim dias para nunca mais esquecer...mesmo. O Boxster em Milão resolveu pregar-me uma partida. O Turbo pifou, e lá fui eu de Milão até Munique (uns 600Km) a fomegar pela estrada fora, com os carros tds a acenarem para mim fazendo sinal para a traseira do carro que fumava em aceleração que nem um comboio a vapor, mas lá cheguei a Munique nas instalações da TTP(o preparador) onde mudaram o turbo e segui viagem para Austria, com o carro o motor e o novo turbo a soprarem ainda mais. Que aventura...a minha mulher, na altura namorada, só abanava a cabeça e pouco mais, enfim, vcs compreendem, a paixão pelos automóveis já me fez passar por muito.

Depois veio este 996 Carrera2. Isto foi num evento em Braga onde o 996 se portou muito bem em pista e bateu os Turbos e GT3 que por lá andavam numa prova de slalom. Vim de lá com o troféu na mão Foi um evento do Clube Porsche. Também fui buscá-lo a Alemanha para mais uma viagem fabulosa pela Europa fora.


E finalmente o 997.2 S PDK que ainda cheira a novo e que já se bateu com um F430 Spider e em potência pura, surpreendentemente não se quedou muito. Este foi comprado cá, na Porsche Faro como disse anteriormente.


O carro tem pacote Sport Plus, suspensão PASM, Diferencial vulgo LSD, Bancos desportivos, full pele, Navegação, luz dinâmica, hardtop, BOSE e uma serie de outros pequenos mimos.


Tem uma saída que não se compara com o 996, muito mais torque disponível nos mais baixo regimes.


A cx.PDK faz milagres, e para quem não acredita aconselho a ver os videos no Youtube do 997.2S a bater-se e envergonhar o Audi R8, M3 V8, e até mesmo o 996Turbo, embora seja um equipado com Tip. Um 996TT com cx. manual continua ser mais rapido. O próprio Gallardo só começa a ganhar distância apenas na 4 vel. Este carro é francamente muito rapido para os 385 cavalos que tem declarados.


Ao longo dos anos tenho tido o prazer de conduzir extensivamente vários carros de referência. Vêm-me a memoria o 996 GT3 (carro intimidante), 996TT (completo), M5 V8 400Hp(fraquinho de motor mas um brincalhão do drift), o M5 V10 500Hp, M5 V10 muito especial com 580Hp (a verddadeira alucinação...mais sbre isto num post à parte), 997TT, Modena Spyder, e o Gallardo(foi o que mais gostei) entre outros pequenos deportivos. Tenho fotos de todos eles, e nos próximos dias irei partilhar com vocês algumas dessas experiências fantásticas, ao volante de todos estes carros que não são mais do que um grande conjunto de emoções em cima de 4 rodas pela quais eu tenho uma enorme paixão

J.Seven


Última edição por J.Seven em 23/4/2010, 00:06, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos partilhar esta paixão :)

Mensagem por JJ em 19/10/2009, 22:14

Obrigado pela partilha, simplesmente extraordinário.
avatar
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11237
Idade : 55
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos partilhar esta paixão :)

Mensagem por NFrancisco em 19/10/2009, 23:33

Bem vindo ao grupo!

Belas experiências, sim senhor!!

NFrancisco
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 240
Idade : 42
Localização : Lisboa
Registo : 06/08/2009
Reputação : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos partilhar esta paixão :)

Mensagem por Alibofe em 19/10/2009, 23:33

J. Seven, vê-se mesmo que adoras carros.
Eu particularmente também sou um perdido por máquinas, lembro-me de o meu pai me levar aos rallys com 4/5 anos e ver ainda os Porsches RS, finalmente com 29 anos cumpri o sonho de ter uma grande máquina, e tal como tu fizeste, também quero apimentar o coração do meu 996.

Um dia destes vou-te pedir umas dicas do que posso fazer e do que não devo fazer a nivel de alterações profundas, porque com tanta história, de certeza que saberás por experiencia própria os prós e contras destas alterações.

Já agora, assim por alto em quanto ficou meteres o motor do 3.4l no boxster?
avatar
Alibofe
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 336
Idade : 37
Localização : Lisboa e Silves
Registo : 15/04/2009
Reputação : 2

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos partilhar esta paixão :)

Mensagem por Mpcgomes em 20/10/2009, 00:04

Parabens J.Seven pela reportagem e por partilhares connosco a loucura dos automóveis...o 997 carrera é lindissimo

_________________


avatar
Mpcgomes
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 4014
Localização : Lisboa
Registo : 17/11/2008
Reputação : 29

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos partilhar esta paixão :)

Mensagem por Ringo em 20/10/2009, 19:12

Grandes maquinas que passaram pelas tuas mãos J. Seven!
Quando poderes coloca fotos!
avatar
Ringo
Conhecedor
Conhecedor

Nº de Mensagens : 948
Idade : 38
Localização : Braga
Registo : 07/07/2009
Reputação : 1

http://www.jantesbox.pt.

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos partilhar esta paixão :)

Mensagem por Convidad em 20/10/2009, 20:14

Alibofe escreveu:J. Seven, vê-se mesmo que adoras carros.
Eu particularmente também sou um perdido por máquinas, lembro-me de o meu pai me levar aos rallys com 4/5 anos e ver ainda os Porsches RS, finalmente com 29 anos cumpri o sonho de ter uma grande máquina, e tal como tu fizeste, também quero apimentar o coração do meu 996.

Um dia destes vou-te pedir umas dicas do que posso fazer e do que não devo fazer a nivel de alterações profundas, porque com tanta história, de certeza que saberás por experiencia própria os prós e contras destas alterações.

Já agora, assim por alto em quanto ficou meteres o motor do 3.4l no boxster?

Estou disponível para qualquer esclarecimento que queiras.

O upgrade custou 12000eur em 2001, mas um escape ruidoso que custou 2000eur, mas que devolvi. Era necessário, novos colectores, nova linha de escape, algumas adaptações do colector de entrada de ar, ajuste na caixa motronic, novos apoios de motor entre outros pequenos ajustes.

J.Seven

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos partilhar esta paixão :)

Mensagem por Convidad em 21/10/2009, 10:06

Estou completamente deliciado ao acabar de ler os testemunhos do JSeven, que grandes bombas que já passaram pelas suas mãos!!

Agora, esse 997 S está divinal! Muito bonito mesmo!Muitos e bons kms com ele!!

Relativamente á cx. PDK tem de ser realmente boa, só tenho ouvido falar bem e para conseguir fazer com o carro seja mais rápido que o manual é obra!!!

Espero continuar a ler ajguns dos seus testemunhos! bounce

Cumps

Joel

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos partilhar esta paixão :)

Mensagem por Convidad em 21/10/2009, 12:05

JEF07 escreveu:Estou completamente deliciado ao acabar de ler os testemunhos do JSeven, que grandes bombas que já passaram pelas suas mãos!!

Agora, esse 997 S está divinal! Muito bonito mesmo!Muitos e bons kms com ele!!

Relativamente á cx. PDK tem de ser realmente boa, só tenho ouvido falar bem e para conseguir fazer com o carro seja mais rápido que o manual é obra!!!

Espero continuar a ler ajguns dos seus testemunhos! bounce

Cumps

Joel

Obrigado. Lembro-me agora de um evento que participei o ano passado no circuito do Estoril organizado pela AMG. Foi possível andar em toda a gama de carros da AMG com 2 voltas ao circuito por carro. Estavam lá vários C63 AMG, CLS 63 AMG, SL 63 AMG, e alguns Mercedes da serie E normais e tb CLS para podermos aferir das dif. entre os AMG e os Mercedes de serie. O evento foi soberdo, esteve tb presente no meio dos convidados o J.Moutinho antigo piloto de Rallye como muitos de vcs sabem. O climax do dia foi a volta a que todos tivemos direito com um instructor da AMG à volta do circuito. Era o instructor mais 3 convidados por carro. Utilizaram a carrinha C 63AMG. Meus senhores foi dos momentos mais altos ao nível de condução que já pude presenciar. Já tinha tido a oportunidade de andar num 996TT com um instrutor de fábrica da Porsche também no Estoril num evento organizado pelo Clube Porsche, mas não teve nada a haver com isto. No AMG fizemos o circuito do Estoril literalmente de lado a uma velocidade e facilidade absolutamente INACREDITÁVEIS. O próprio J.Moutinho ficou espantado com a condução do instrutor. Fizemos a parabólica toda com o nariz do carro a apontar para o interior da curca num slide que parecia nunca mais acabar, e tudo com uma facilidade extonteante. Era tudo a abanar a cabeça dentro do carro tal o espanto. O instrutor antes de entrar em cada curva, dizia exactamente o que iria fazer, e logo de seguida lá estava o AMG completamente de lado, delicioso

O J.Moutinho quando saiu do carro disse que não compreendia como é que os pneus de serie estavam a aguentar tanto abuso num carro tão pesado e com 4 pessoas lá dentro. O último trio de convidados teve um pequeno susto, mesmo no final da parabólica, o pneu de trás do lado exterior rebentou, e o AMG mesmo assim manteve em pista mas os estragos na embaladeira forma muitos, afinal o mestre sempre sabia do que estava a falar.

Quanto aos AMG, o CLS 63 surpreendeu-me bastante, tem uma sonoridade soberba, tipo muscle car, e em alta tem um bom disparo, muito pesado é certo, mas muito bom para um carro dessa dimensões. Sem ser melhor que M5 V10, fica lá perto. O SL 63, foi o melhor do lote. Sair do CLS 63 e logo de seguida entrar no SL 63 e fazer a mesma volta foi muito interessante, pois as diferenças saltaram de imediato à vista, o que nem sempre acontece quando testamos carros com periodos longos de tempo entre os mesmos. A posição de condução era muito mais encaixada, e sobretudo tinha uma frente muito mais colaborante e insiciva o que possibilitava passagens em curva a velocidade superior. Foi um dia bem passado

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos partilhar esta paixão :)

Mensagem por Convidad em 29/12/2009, 09:53

continuação de boa sorte com as maquinas!

deliciei-me ao ler estes posts :)

por curiosidade,
por quanto ficaram essas loucuras com o boxter?

senão for indescrição, claro

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos partilhar esta paixão :)

Mensagem por Mpcgomes em 29/12/2009, 15:26

Experiências únicas na vida, sem dúvida…

_________________


avatar
Mpcgomes
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 4014
Localização : Lisboa
Registo : 17/11/2008
Reputação : 29

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos partilhar esta paixão :)

Mensagem por Convidad em 30/12/2009, 16:38

the_killer escreveu:continuação de boa sorte com as maquinas!

deliciei-me ao ler estes posts :)

por curiosidade,
por quanto ficaram essas loucuras com o boxter?

senão for indescrição, claro

O Sistema Turbo em 98 ficou por 13000 euros e o motor 3.4L por 12000 euros.

J.Seven

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos partilhar esta paixão :)

Mensagem por Convidad em 30/12/2009, 19:16

parabens J.Seven!!!

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos partilhar esta paixão :)

Mensagem por RMCosta em 30/12/2009, 19:38

J.Seven, era mesmo um Turbo ou Supercharger?

Um Abraço
avatar
RMCosta
Membro novo
Membro novo

Nº de Mensagens : 33
Idade : 41
Localização : Miramar - V.N.Gaia
Registo : 26/11/2007
Reputação : 1

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos partilhar esta paixão :)

Mensagem por Convidad em 30/12/2009, 21:09

RMCosta escreveu:J.Seven, era mesmo um Turbo ou Supercharger?

Um Abraço

Era um Turbo com intercooler arrefecido a liquido e não a ar. O radiador ficava na fente (onde fica a entrada central do Boxster S) e o intercooler ficava na mala traseira. Uma bomba fazia circular o liquido.

Aqui fica o link do preparador que hoje em dia tem sistemas Bi-turbo para os Boxster Cayman e restantes Porsche. Tem algumas fotos dos sistemas.
www.t-t-p.de

J.Seven

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos partilhar esta paixão :)

Mensagem por terrivel em 30/12/2009, 21:21

Bmo material, obrigado.
avatar
terrivel
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 191
Localização : Bragança
Registo : 08/10/2007
Reputação : 2

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos partilhar esta paixão :)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum