Garagem JJ

Página 33 de 37 Anterior  1 ... 18 ... 32, 33, 34, 35, 36, 37  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Garagem JJ

Mensagem por JJ em 5/7/2011, 15:55

albatroz escreveu:Mas mais há frente agora tenho umas prioridades pessoais e o € nao estica, encolhe lolololol

Claro claro.
avatar
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11237
Idade : 55
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Garagem JJ

Mensagem por JJ em 14/7/2011, 16:28

Mais um dia em pista se aproxima, no próximo dia 16 julho no AIA, num evento do Centro Porsche Faro, o Porsche Open Day, e lá estou eu já a preparar a máquina.





Em preparação o apadrinhamento do 964 do Cláudio, reencontrar o armando carvalho, que já me confirmou que também ia. A ver se mais alguns conhecidos marcam presença.
avatar
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11237
Idade : 55
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Garagem JJ

Mensagem por claudiopinto em 14/7/2011, 17:21

Eu vou para ver a bola!!!! O meu c4 só vai pisar ovos lolololo


Mas ó JJ...gostei da tua amabilidade em me deixares cruzar atrás de ti....
avatar
claudiopinto
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 1033
Idade : 41
Localização : Leiria
Registo : 14/08/2008
Reputação : 10

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Garagem JJ

Mensagem por JJ em 14/7/2011, 23:00

claudiopinto escreveu:Eu vou para ver a bola!!!! O meu c4 só vai pisar ovos lolololo


Mas ó JJ...gostei da tua amabilidade em me deixares cruzar atrás de ti....

Ora essa...
avatar
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11237
Idade : 55
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Garagem JJ

Mensagem por JJ em 17/7/2011, 17:56

Porsche Open Day - Impressões e informações pessoais e carro


Como tinha referido no tópico Porsche Open Day- C.P.Faro gostaria de aqui relatar a minha experiência deste dia com o meu 996.

Começo por referir que e pese embora o condicionalismo em relação ao AIA, que já referi também nesse tópico, considerei muito importante este dia, e em muitos aspectos.

Para além de ter tido a felicidade, e talvez ter sido dos poucos que alguma vez o vai conseguir, fazer o AIA, ao contrário, que experiência........., esta minha participação trouxe-me muito mais informação do que á partida poderia supor.

Começando, tivemos um dia com calor, a temperatura ambiente superou os 30graus, e como devem imaginar o piso da pista estaria bem alta, o que condicionou e de que maneira a prestação dos pneus, no caso dos meus que ainda são os Michelin Pilot Sport, bem como a prestação do motor.

Se em Maio passado o Trackday Ibérico só levava as rotações num ponto ás 7000rpm, agora por várias vezes isso aconteceu, isto é o carro fazia um muito maior esforço para desenvolver, e as rotações mais fácilmente subiam sem que conseguisse com isso uma maior velocidade, constatei isso mesmo que nunca me consegui aproximar das velocidades máximas que em Maio tinha conseguido, no final da recta da meta.
1ª Conclusão, mais calor menos rendimento do motor, a entrada de ar quente no sistema para o motor tira prestação ao motor, se já sabia disto mesmo no banco de potência, ontem ficou mais que evidente que com tempo muito quente, não vale a pena tentarmos prestações iguais, ou superiores a dias de mais frio.
Assim ficam excluidos Trackdays, nesta altura do ano, pelo menos em Portugal, Junho, Julho, Agosto, Setembro, é para esquecer!

Outra das conclusões e neste mesma sequência, vem os travões. Como ainda tenho discos e pastilhas de série que se para o dia a dia são mais que suficientes e ajustadas, em situação de Trackday, rapidamente começam a acusar cansaço, isto apesar dos melhoramentos que já lhe fiz nomeadamente óleo SRF racing, cabos malha aço, e condutas de ar do 997GT3. Assim se em Maio o sistema conseguiu dar conta do recado, ontem por várias vezes em zonas de maior necessidade de travagem, a fadiga veio muito mais rápido, e por vezes só consegui o efeito que desejava, um pouco para além do que pensava que ia conseguir, o que me retirou algum controle do carro, acrescendo a isso também o facto de ontem ter andado um pouco mais do que em Maio, e assim também ter chegado aos limites em diversas vezes e situações.
Com efeito o calor que se fazia sentir depressa as pastilhas e discos acusavam fadiga já que imagino as temperaturas a que estavam.

Conclusão, o sistema de travões, limitou-me muito, e pela primeira vez senti que realmente a minha ideia de querer melhorar este orgão tem toda a razão de ser, até porque é de recordar que ainda tenho em uso os pneus normais, e com a montagem futura dos semi-slicks ainda mais esta necessidade ficará evidente, já que com os semi-slicks conseguimos ser mais rápidos, logo os travões mais entram em acção, onde deles necessitamos.

O primeiro passo está dado e já encomendei as condutas de ar de travão dos 996Cup, bem maiores que as que tenho,as 997GT3, aliás são as maiores fabricadas pela Porsche quer para os 996, quer para os 997.

Seguir-se-ão os melhoramentos nas pastilhas e nos discos.

Ficou também ontem evidente a necessidade de todos quantos desejam andar em pista no caso com 996 com carter húmido, o investimento no X51 Oil sump, que tem uma tampa de carter maior, com maior capacidade de óleo, cerca de mais 1,5l, e assim salvarguardar, o motor, evitando que este não seja lubrificado em diversos momentos, após sequências e contra-curvas muiito pronunciadas e rápidas. Por várias vezes no nível do óleo a baixar para o nível 1, quando em situação normal se encontra sempre perto do máximo, nº 4, ou 5. Só após alguns momentos e algumas aceleradelas a bomba actuava e o fazia subir para o 2, ou 3. Muito importante este upgrade.

Mas ontem deparei-me com outra situação que também não tinha experimentado e em larga escala, o carro em muitas curvas deslizava muito de traseira obrigando-me a um maior controle, para o endireitar, o Claudio e o seu irmão que o digam, bem como o condutor de um 994C4S que seguia sempre atrás de mim, já que em muitas curvas era um regalo para eles assistir, no entanto se bem que é agradável de fazer e sentir, perdemos tempo, e claro eficácia.

O problema estava na frente já que me parecia muito fechada e não se soltava como devia, ficava como que bloqueada, e depois tinha de compensar com a traseira, as saídas da curva eram assim muito mais dificies e algumas vezes ainda beijei os releves das curvas.
Pensei pensei no que poderia ser, falei com o irmão do Cláudio, o Cláudio também concordou que algo se passava com a frente, mas inclinei-me na altura e ponderamos a possibilidade de ter a ver com os pneus, a temperatura e a pressão, ainda procurei por um compressor entre os presentes, mas ninguem tinha. Dai que não me restou outra alternativa do que continuar assim.

Estava então com dois problemas, a falta de eficácia nos travões, e no fim ainda mais, já que a medida que a temperatura oia baixando para o fim do dia, o carro estava mais rápido, eu também estava mais rápido, e chegava ás curvas também mais rápido e a querer travar cada vez mais tarde, mas os travões diziam que não.....
E por outro lado o deslizar do carro, o escorregar, que me tirava eficácia.

E curiosamente foi já no caminho de regresso para Portalegre que descobri aós pensar e pensar, o porquê deste comportamento diferente do de Maio, se nada entretanto tinha sido alterado, e fez-se luz, afinal algo tinha alterado. Após o Trrackday IBérico o carro passou pela Sport & Prestige para observação e montagem do cabo que faz abrir a tampa do motor, que entretanto se tinha partido no Algarve, e pedi para me afinarem a barra estabilizadora da frente um buraco mais para dentro, isto é a barra estabilizadora da frente tem 5 pontos(buracos de afinação) e eu no Trackday IBérico rodei com duas afinações, buraco, 3 , e buraco 2 com excelentes resultados em qualquer um deles, e desta vez pedi para afinarem no buraco 4, portanto mais para dentro, no sentido de perceber como reagia o carro, se melhorava ou piorava, e realmente o problema esteve aí, o 4 não funcionou, e piorou a saida das curvas, tornando o carro mais dificil de controlar, e sair das curvas mais fechadas e com mais necessidade de apoio, só que o apoio era em demasia e a frente fechava, bolqueava e para sair necessidade da traseira andar a corrigir e muito, o que me fazia perder tempo, além de andar sempre a deslizar.

Assim depressa vai voltar a posição 3, e ver no futuro se não terá de ir ao 2, já que me deram bons resultados em Maio no TDay IBérico.

Foi portanto um dia de conhecimento de váiras situações, do comportamento do carro , e meu em diversas situações limite, factos que me ajudam a conhecer e compreender melhor as reacções do carro.

Também esta pista,e a medida que a conhecemos melhor, conseguimos extrair muito mais de nós, e no meu caso que foi a 5º vez que lá circulei, e a 4º que lá conduzi, estou muito mais seguro e á vontade, e também me solto muito mais.

Um dia portanto muito enriquecedor em todos os aspectos.

Só me resta agradecer ao Centro Porsche Faro, e a Primepromotion, o trabalho desenvolvido, o excelente dia que nos proporcionaram.

Ao Cláudio e seu irmão, e Armando pelo convivio proporcionado, e pelas palavras simpáticas após terem andado a meu lado a pendura.


avatar
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11237
Idade : 55
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Garagem JJ

Mensagem por w00zy em 18/7/2011, 16:21

A razão de não gostar muito de track days é os travões. O Evo7 com travões de origem brembo, ao fim de 4 voltas no estoril fico sem travões. Os discos, quando paro, estão azuis. Imagino enquanto ando lá a travar.
Não queria derreter os travões do 997 mas tb não quero andar lá a poupar o carro. Tenho que investigar as opções que existem.

Quanto ao calor, o motor não gosta, nem o piloto gosta de ligar o A/C e perder ainda mais potência lol!

4 voltas a um circuito e já saio a pingar da temperatura que atinge no habitaculo.


Não tens nenhum gadget para gravar as voltas ao circuito? um Smartphone tipo iPhone, Android... serve. Há muitas apps interessantes para isso.
avatar
w00zy
Membro Premium
Membro Premium

Nº de Mensagens : 386
Idade : 39
Localização : Gaia
Registo : 27/09/2010
Reputação : 6

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Garagem JJ

Mensagem por JJ em 18/7/2011, 21:23

w00zy escreveu:A razão de não gostar muito de track days é os travões. O Evo7 com travões de origem brembo, ao fim de 4 voltas no estoril fico sem travões. Os discos, quando paro, estão azuis. Imagino enquanto ando lá a travar.
Não queria derreter os travões do 997 mas tb não quero andar lá a poupar o carro. Tenho que investigar as opções que existem.

Quanto ao calor, o motor não gosta, nem o piloto gosta de ligar o A/C e perder ainda mais potência lol!

4 voltas a um circuito e já saio a pingar da temperatura que atinge no habitaculo.


Não tens nenhum gadget para gravar as voltas ao circuito? um Smartphone tipo iPhone, Android... serve. Há muitas apps interessantes para isso.

Podes instalar umas bombas de travão de 6 pistões, os discos investe nuns Alcon, slotted, não perfurados, tens de 380mm, mais o oleo SRF racing da castrol e umas pastilhas PAGID RS29, amarelas, ou Performance Friction PF06, cabos de travão em malha de aço, e as condutas de ar maiores as do GT2(996Cup. E ficas á maneira. Tens travões para usares e abusares.

Não tenho nenhum dispositivo ainda quer para gravar as voltas, uma câmara, quer para tirar tempos, ou ainda de controle da temperatura dos discos , pneus e pressão. Vai indo com calma, tem sido grande o investimento em muitos upgrades, e ainda faltam algumas coisas:


Prioridades:


Travões
- 996 Cup cooling ducts ( ja encomendado)
- PAGID RS29, amarelas, ou Performance Friction PF06,
- discos Girosdisc frente 340mm slotted

pneus
Semi-slicks ( MPSCup ou Toyo R888 )
avatar
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11237
Idade : 55
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Garagem JJ

Mensagem por w00zy em 18/7/2011, 22:34

Porquê não perfurados?
avatar
w00zy
Membro Premium
Membro Premium

Nº de Mensagens : 386
Idade : 39
Localização : Gaia
Registo : 27/09/2010
Reputação : 6

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Garagem JJ

Mensagem por JJ em 19/7/2011, 09:04

w00zy escreveu:Porquê não perfurados?

Tem menos resistência, dado tantos furos e quando muito quentes correm o risco de partir, foram vários os que partiram em situação de competição e mesmo em trackday.

O Slotting aumenta a mordidela das pastilhas. Isso ajuda a travar o carro mais rapidamente. o processo não envolve a remoção de metal como quanto da cross- perfuração, por isso não resulta em grande economia no caso do peso. No entanto, slotting pode ser tão eficaz como os perfurados na luta contra o problema da "saída de gás.
Tendem a uniformizar o desgaste nas faces pastilha de travão, aumentando a área de contato efectivo. Isto pode aumentar a vida útil do disco.

A opção slotted é mais adequada para a resistência e trackdays.

Tens várias opções em flutuantes desde a Girosdisc, a Alcon, disc brake australia.

avatar
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11237
Idade : 55
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Garagem JJ

Mensagem por Convidado em 19/7/2011, 09:14

Sem dúvida, em casos extremos, uns discos ranhurados são melhores do que uns perfurados.

Não são tão frágeis e são igualmente eficazes.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Garagem JJ

Mensagem por w00zy em 19/7/2011, 09:16

Obrigado, fiquei esclarecido
avatar
w00zy
Membro Premium
Membro Premium

Nº de Mensagens : 386
Idade : 39
Localização : Gaia
Registo : 27/09/2010
Reputação : 6

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Garagem JJ

Mensagem por JJ em 21/7/2011, 17:09

Quase a chegarem as condutas de ar de travão do 996 Cup, logo que venham e porque tenho comigo as outras 2, quer as de origem, mais pequenas, quer as do 997GT3 um pouco maiores e estas novas do Cup, irei tirar umas fotos para poderem comparar as diferenças, antes de as montar.

avatar
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11237
Idade : 55
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Garagem JJ

Mensagem por Mpcgomes em 21/7/2011, 18:50

A temperatura ambiente condiciona e muito as performances de um automovel, quer seja a nível de travões ,de motor ou de pneus,não é por acaso que na alta competição o factor metereológico ser um dos mais importantes.

Outra coisa que inflencia muito é a distância para os níveis do mar, o que não é o caso do AIA,mas em pistas de alta altitude começa a faltar o oxigénio e aí as afinações dos motores tb têm de ser alterados.

É claro que estamos a falar de básicos track days e de "pilotos" inexperientes o que logo à partida a maior condicionante para fazer tempos ou deixar de os fazer são os kits de unhas


_________________


avatar
Mpcgomes
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 4014
Localização : Lisboa
Registo : 17/11/2008
Reputação : 29

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Garagem JJ

Mensagem por Convidad em 21/7/2011, 20:01

Mpcgomes escreveu:É claro que estamos a falar de básicos track days e de "pilotos" inexperientes o que logo à partida a maior condicionante para fazer tempos ou deixar de os fazer são os kits de unhas


Xiiiiii!!!

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Garagem JJ

Mensagem por Boxster em 16/8/2011, 14:44

hélio escreveu:
Mpcgomes escreveu:É claro que estamos a falar de básicos track days e de "pilotos" inexperientes o que logo à partida a maior condicionante para fazer tempos ou deixar de os fazer são os kits de unhas


Xiiiiii!!!

Com a prática aprende-se muito, conhece-se a pista, o carro, confiança, materiais mais fiáveis.
avatar
Boxster
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 281
Idade : 55
Localização : Estremoz / Geneve
Registo : 08/07/2007
Reputação : 1

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Garagem JJ

Mensagem por Markinho em 19/8/2011, 11:57

Está muito lindo.
avatar
Markinho
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 78
Localização : Elvas
Registo : 25/09/2007
Reputação : 2

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Garagem JJ

Mensagem por Fernando Barbas em 1/9/2011, 15:38

Sem dúvida, está muito bom.
avatar
Fernando Barbas
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 108
Idade : 44
Localização : Lisboa/ Portalegre
Registo : 12/07/2007
Reputação : 6

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Garagem JJ

Mensagem por JJ em 5/9/2011, 15:40

Obrigado rapaziada, tenho feito algum investimento na máquina.
avatar
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11237
Idade : 55
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Garagem JJ

Mensagem por andremarino em 16/10/2011, 02:41

Olha o meu novo padrão de fundo:D



avatar
andremarino
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 336
Idade : 30
Localização : Aveiro
Registo : 14/11/2010
Reputação : 2

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Garagem JJ

Mensagem por JJ em 17/10/2011, 09:59

Uiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.

Está incrível, obrigado pela opção por esta foto. Está divinal.
avatar
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11237
Idade : 55
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Garagem JJ

Mensagem por JJ em 24/10/2011, 22:43

Ja marquei para 5feira a montagem dos semi-slicks e instalação das novas condutas de ar do 996Cup.

Tenho pena de ainda não ser desta que vão também os calços travão PAGID RS 29, mas mesmo assim são mais 1500€, de investimento em material para este trackday.

Ficará para ó próximo ano decerto.
avatar
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11237
Idade : 55
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Garagem JJ

Mensagem por lameiras em 25/10/2011, 09:55

Sempre conseguiste o semi slick em falta?
avatar
lameiras
Membro Premium
Membro Premium

Nº de Mensagens : 916
Idade : 34
Localização : Alcobaça
Registo : 24/09/2009
Reputação : 12

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Garagem JJ

Mensagem por JJ em 25/10/2011, 09:58

lameiras escreveu:Sempre conseguiste o semi slick em falta?

Espero que chegue hoje ou amanha. A ver vamos.
avatar
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11237
Idade : 55
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Garagem JJ

Mensagem por JJ em 26/10/2011, 13:32

Ainda não chegou o raio do pneu, espero que amanha cá esteja.
avatar
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11237
Idade : 55
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Garagem JJ

Mensagem por lameiras em 26/10/2011, 14:32

Pois é, já começa a apertar..
Não lhe deram nenhuma referencia para seguir o trajecto da encomenda atravez da internet?
avatar
lameiras
Membro Premium
Membro Premium

Nº de Mensagens : 916
Idade : 34
Localização : Alcobaça
Registo : 24/09/2009
Reputação : 12

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Garagem JJ

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 33 de 37 Anterior  1 ... 18 ... 32, 33, 34, 35, 36, 37  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum