Porsche Fans Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Escolha de óleos...

5 participantes

Ir para baixo

Escolha de óleos... Empty Escolha de óleos...

Mensagem por Convidad 6/1/2010, 19:15

Pior do que pneus parece ser a escolha do óleo para os Porsches. Brevemente tenho que tratar da mudança do meu e estava inclinado para continuar com o Mobil 1 0W40. Uma revisão pelos fóruns internacionais e como de costume uma enorme disparidade de opiniões, entre ignorar a lista de recomendados pela Porsche e substituir por óleos de rating superior e entre mudar o tipo de óleo, nomeadamente para 5W40.

Quem é que percebe deste assunto e dá umas luzes sobre isto ?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de óleos... Empty Re: Escolha de óleos...

Mensagem por Alibofe 6/1/2010, 19:48

Normalmente estes tópicos dão muito que falar... eu vou dizer de minha justiça:

Se a Porsche recomenda 0W40 então é melhor utilizar esta referência. A escolha da marca na minha opinião é indiferente, se estivermos a falar das marcas TOP mundial (porque é uma garantia que não estão só a vender o rótulo).

Geralmente os óleos vêm todos da mesma refinaria, o que difere é o controlo da qualidade e a honestidade em colocar os rótulos nos vários produtos (uma marca pode comprar um oleo 10w40 e rotula-lo como 5w40).

Outra coisa que difere são os aditivos destes óleos que também fazem muita diferença e são muitas vezes as mais valias de algumas marcas (anti-corrosivos, etc) estes aditivos estão presentes nos oleos TOP como é o caso dos 0w ou alguns 5w.

Honestamente penso que em Portugal um oleo 5W40 serve, desde que seja 100% sintético, a vantagem dos 0w40 é que para temperaturas muito frias, o oleo têm já uma viscosidade boa para o funcionamento do motor, ao contrario de um 10w ou 15w que precisa de aquecer para adquirir uma viscosidade optima de lubrificação e é durante este periodo de fraca lubrificação que pode acontecer algo "chato" ao motor devido à fraca lubrificação.

No meu caso pessoal, quando trocar de oleo no meu 996 vou escolher o 0w40 mais barato (se possivel uma campanha de promoção) dentro das marcas MOBIL, CASTROL, SHELL, BP, ELF e SELENIA
Alibofe
Alibofe
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 336
Idade : 43
Localização : Lisboa e Silves
Registo : 15/04/2009
Reputação : 2

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de óleos... Empty Re: Escolha de óleos...

Mensagem por Convidad 6/1/2010, 19:57

Pois parece-me que apesar de tanta polémica o melhor é continuar pelo Mobil 1 0W40 e siga. Poupar ou meter atalhos em óleos, anti-congelante e afins é do pior que se pode fazer.

Uma coisa interessante parece ser o intervalo de mudanças. Para os 996 é 20 mil kms mas a maioria fala em fazê-lo por volta dos 15. Fazer demasiado cedo também não é bom porque as propriedades do óleo são em forma de parábola, vão melhorando até um pico e depois começam a deteriorar.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de óleos... Empty Re: Escolha de óleos...

Mensagem por albatroz 6/1/2010, 22:42

nos 986 tb sao de 20.000 em 20.000 scratch
albatroz
albatroz
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 2166
Idade : 46
Localização : Sao Domingos de Rana
Registo : 05/10/2008
Reputação : 21

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de óleos... Empty Re: Escolha de óleos...

Mensagem por Alibofe 7/1/2010, 00:21

Na minha opinião, a melhor opção é mudar o óleo uma vez por ano independentemente dos Kms feitos, pois estamos a falar de motores de altas performances em que o óleo deteriora muito e as suas propriedades vão sendo alteradas.
Alibofe
Alibofe
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 336
Idade : 43
Localização : Lisboa e Silves
Registo : 15/04/2009
Reputação : 2

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de óleos... Empty Re: Escolha de óleos...

Mensagem por Convidad 7/1/2010, 08:50

eu gosto de olhar para as specs e ver se estão la os requisitos da marca, por ai da pra ter uma boa ideia da qualidade do oleo

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de óleos... Empty Re: Escolha de óleos...

Mensagem por JJ 7/1/2010, 15:00

Vou também em breve fazer a revisão dos 60000km e vou optar pelo

0w40 Mobil 1.

Aqui não devemos afastarmo-nos muito das recomendações da marca.

Vou ver em Espanha o preço por litro do óleo e comparar com Portugal a ver se vale a pena comprar aos nuestros hermanos.


Última edição por JJ em 7/1/2010, 18:31, editado 1 vez(es)
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de óleos... Empty Re: Escolha de óleos...

Mensagem por Convidad 7/1/2010, 15:15

JJ escreveu:Vou também em breve fazer a revião dos 60000km e vou optar pelo

0w40 Mobil 1.

Aqui não devemos afastarmo-nos muito das recomendações da marca.

Vou ver em Espanha o preço por litro do óleo e comparar com Portugal a ver se vale a pena comprar aos nuestros hermanos.

Encomendar 10 litros da design911 ficam por 97 libras ou seja mais ou menos 107 euros ao câmbio de hoje. Na CS-Auto penso q me tinham dado um preço por volta dos 47 + iva (acho q em promoção). Tenho que voltar a ligar para lá para confirmar.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de óleos... Empty Re: Escolha de óleos...

Mensagem por lameiras 27/4/2010, 10:14

Boas, também tenho que começar a refletir sobre essa matéria..
No meu 996 está também para breve a 1ª muda com o carro nas minhas mãos. Já tive de acrescentar 1.5L, e o óleo é Castrol TWS Motorsport 10w/60 (substituido pela versão EDGE). O antigo proprietário só gastava deste e a vincencar confirma ser o melhor mas também bastante caro.
O que achão?

Abraço
lameiras
lameiras
Membro Premium
Membro Premium

Nº de Mensagens : 916
Idade : 40
Localização : Alcobaça
Registo : 24/09/2009
Reputação : 12

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de óleos... Empty Re: Escolha de óleos...

Mensagem por JJ 27/4/2010, 10:19

Vamos ao oleo, estamos varios a precisar.

Venham informações sobre preços.
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de óleos... Empty Re: Escolha de óleos...

Mensagem por Convidad 27/4/2010, 10:22

10w/60 está dentro das especificações da Porsche ? Estive aqui a confirmar nas várias listas de óleos aprovados pela Porsche e não existe nenhum 60. O máximo que vi é um 5w/50. O normal é 0w/40 ou 5w/40.

O meu levou agora Liqui Molly, 5w/40. Desconhecia completamente a marca e andei a investigar e pelos vistos está muito bem cotado (inclusivé é utilizado em corridas).

Já agora, Porsche só leva óleo sintético!!! Nada de semi ou mineral!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de óleos... Empty Re: Escolha de óleos...

Mensagem por Mpcgomes 27/4/2010, 14:03

pedrov escreveu:
Já agora, Porsche só leva óleo sintético!!! Nada de semi ou mineral!

Todos os OPEL a gasolina ou a Diesel a partir de 2003 usam também somente oleos sintecticos 5W30, nada de semi sintecticos... e muito menos minerais !!!!
Mpcgomes
Mpcgomes
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 4014
Localização : Lisboa
Registo : 17/11/2008
Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de óleos... Empty Re: Escolha de óleos...

Mensagem por lameiras 28/4/2010, 02:00

pedrov escreveu:10w/60 está dentro das especificações da Porsche ? Estive aqui a confirmar nas várias listas de óleos aprovados pela Porsche e não existe nenhum 60. O máximo que vi é um 5w/50. O normal é 0w/40 ou 5w/40.

O meu levou agora Liqui Molly, 5w/40. Desconhecia completamente a marca e andei a investigar e pelos vistos está muito bem cotado (inclusivé é utilizado em corridas).

Já agora, Porsche só leva óleo sintético!!! Nada de semi ou mineral!

Ainda não pesquisei bem, mas sim é oleo 100% sintético de competição cada litro custa mais de 20€.
O antigo proprietário não era propriamente um acelera, só queria o melhor para o carro e recomendou este porque era mais viscoso etc

Será mesmo o melhor no meu caso que pretendo apenas o melhor para conservação do motor?
lameiras
lameiras
Membro Premium
Membro Premium

Nº de Mensagens : 916
Idade : 40
Localização : Alcobaça
Registo : 24/09/2009
Reputação : 12

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de óleos... Empty Re: Escolha de óleos...

Mensagem por lameiras 28/4/2010, 02:02

O meu levou agora Liqui Molly, 5w/40.

Já agora quanto fica uma muda com esse óleo?

Abraço
lameiras
lameiras
Membro Premium
Membro Premium

Nº de Mensagens : 916
Idade : 40
Localização : Alcobaça
Registo : 24/09/2009
Reputação : 12

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de óleos... Empty Re: Escolha de óleos...

Mensagem por lameiras 28/4/2010, 02:05

[quote="pedrov"]
O meu levou agora Liqui Molly, 5w/40.

Já agora em quanto fica uma muda com esse oleo?

Abraço
lameiras
lameiras
Membro Premium
Membro Premium

Nº de Mensagens : 916
Idade : 40
Localização : Alcobaça
Registo : 24/09/2009
Reputação : 12

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de óleos... Empty Re: Escolha de óleos...

Mensagem por Mpcgomes 28/4/2010, 11:11

É preciso ter cuidado com os óleos porque às vezes existem várias marcas e o que está lá dentro é tudo igual, mas o preço é que não é !!!!!! Só por mudar a embalagem varia logo de preço....é claro que pode haver dois oleos 5W30 , totalmente sintecticos e com detergentes diferentes, porque é que a VW usa 5W30 específico de uma marca e não é um qualquer 5W30 ? tem a haver com as caracteristicas tecnicas do motor, mas usem sempre o oleo recomendado pelo fabricante....
Mpcgomes
Mpcgomes
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 4014
Localização : Lisboa
Registo : 17/11/2008
Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de óleos... Empty Re: Escolha de óleos...

Mensagem por Convidad 28/4/2010, 12:04

Mpcgomes escreveu:É preciso ter cuidado com os óleos porque às vezes existem várias marcas e o que está lá dentro é tudo igual, mas o preço é que não é !!!!!! Só por mudar a embalagem varia logo de preço....é claro que pode haver dois oleos 5W30 , totalmente sintecticos e com detergentes diferentes, porque é que a VW usa 5W30 específico de uma marca e não é um qualquer 5W30 ? tem a haver com as caracteristicas tecnicas do motor, mas usem sempre o oleo recomendado pelo fabricante....

Eu só falo de óleos certificados pela Porsche. Há coisas que não sou assim tão aventureiro, óleo é uma delas heehhehe

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de óleos... Empty Re: Escolha de óleos...

Mensagem por Convidad 28/4/2010, 12:18

lameiras escreveu:
pedrov escreveu:10w/60 está dentro das especificações da Porsche ? Estive aqui a confirmar nas várias listas de óleos aprovados pela Porsche e não existe nenhum 60. O máximo que vi é um 5w/50. O normal é 0w/40 ou 5w/40.

O meu levou agora Liqui Molly, 5w/40. Desconhecia completamente a marca e andei a investigar e pelos vistos está muito bem cotado (inclusivé é utilizado em corridas).

Já agora, Porsche só leva óleo sintético!!! Nada de semi ou mineral!

Ainda não pesquisei bem, mas sim é oleo 100% sintético de competição cada litro custa mais de 20€.
O antigo proprietário não era propriamente um acelera, só queria o melhor para o carro e recomendou este porque era mais viscoso etc

Será mesmo o melhor no meu caso que pretendo apenas o melhor para conservação do motor?

Por toda a informação que tenho não me parece que seja o mais recomendado. Nas listas não aparece um 60. A razão para a Porsche usar óleos muito finos, 0 ou 5w, é por causa do arranque a frio e assim chegar rapidamente a certas partes importantes.
Eu verificava isso com atenção!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de óleos... Empty Re: Escolha de óleos...

Mensagem por Mpcgomes 28/4/2010, 16:00

pedrov escreveu:
Eu só falo de óleos certificados pela Porsche. Há coisas que não sou assim tão aventureiro, óleo é uma delas heehhehe

E fazes tu muito bem...
Mpcgomes
Mpcgomes
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 4014
Localização : Lisboa
Registo : 17/11/2008
Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de óleos... Empty Re: Escolha de óleos...

Mensagem por JJ 28/4/2010, 17:15

Também me parece ser o mais correcto. Com certas coisas não se deve facilitar.
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de óleos... Empty Re: Escolha de óleos...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos