Porsche Fans Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

GASOLINA 95 OU 98

+3
Rodas22
Panamericana
J2M2
7 participantes

Ir para baixo

GASOLINA 95 OU 98 Empty GASOLINA 95 OU 98

Mensagem por J2M2 15/1/2012, 10:03

Olá Boas a todos.
Mais uma dúvida.
O anterior dono do meu 993 abastecia com gasolina 95. Pequisei alguma coisa, e encontrei posições contraditórias.
Uns dizem que com mais octanas(98), o motor responde melhor e promove uma melhor limpeza, e consequentemente maior durabilidade do motor.(principalmente em motores de alta cilindrada)
Outros afirmam que os motores são preparados de fábrica para trabalhalharem com o menor nº de octanas possível (95), e que o uso de (98) não tráz benificios.
Como os carros que tenho tido são a diesel, fico sem saber o que fazer para este meu "bicharoco". GASOLINA 95 OU 98 695432

J2M2
Membro novo
Membro novo

Nº de Mensagens : 16
Idade : 53
Localização : lousã
Registo : 11/01/2012
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

GASOLINA 95 OU 98 Empty Re: GASOLINA 95 OU 98

Mensagem por Panamericana 15/1/2012, 10:43

cada pessoa tem a sua opinião, mais pessoal (racional ou não) ou mais técnica (correcta ou não).

a grande diferança entre a gasolina de 95 e a de 98 octanas é ...o número de octanas (+3 na de 98) GASOLINA 95 OU 98 186674

as gasolinas de maior número de octanas têm a grande vantagem de impedirem a detonação (ignição, queima...) da gasolina de forma precoce e descontrolada (isto em linguagem terra-a-terra significa que se o motor tiver um valor de compressão elevado ou rodar frequentemente a regimes muito elevados, se utilizar uma gasolina que inflame rapidamente, pode colocar problemas de funcionamente porque a queima do combustível não ocorre nos momentos mais apropriados).

ora isto tudo para dizer que no seu caso, o motor é bem capaz de estar projectado para dar o melhor rendimento usando gasolina 98, mas poderá utilizar a gasolina 95 (verificando-se uma ligeira quebra de rendimento -> potência)

isto é o que os fabricantes costumam dizer, porque tecnicamente esta é a realidade da questão. Os motores costumam apresentar curvas de potência em que os valores máximos se obtêm para lá das 6000rpm, ora com a gasolina que inflama mais rápido (95) esse rendimento fica afectado (por aquilo que já foi explicado).

eu pessoalmente costumo dizer isto: se vai fazer grande parte dos percursos em trânsito urbano, com ligeiros picos até aos 110-130Km/h e com regimes inferiores a 6500rpm, não se chateie muito e meta 95 octanas até porque fica-lhe mais económico (e não estraga nem danifica qualquer coisa porque salvo erro os motores têm como requisito mínimo sem-chumbo 91 octanas)
se realmente utiliza bastante o carro em estrada aberta e frequentemente (diariamente) passa dos 160-180Km/h, coloque 98 octanas, é para isso que as coisas existem.

qualquer dúvida, esteja à vontade.
tenha em conta que não tenho nenhum Porsche, mas isto que acabei de lhe descrever é a parte técnica da questão, não tem markting nem publicidade envolvidas.
concerteza que haverá por cá outros membros com conhecimentos e opiniões que o poderão ajudar também com as suas dúvidas.
GASOLINA 95 OU 98 423204


Última edição por Panamericana em 15/1/2012, 13:10, editado 1 vez(es)

Panamericana
Conhecedor
Conhecedor

Nº de Mensagens : 965
Registo : 23/10/2009
Reputação : 22

Ir para o topo Ir para baixo

GASOLINA 95 OU 98 Empty Re: GASOLINA 95 OU 98

Mensagem por Rodas22 15/1/2012, 11:18

quando compramos o 996 turbo, disserem que so podia beber 98 e realmente quando se abre o deposito esta la a dizer, e tem levado sempre 98, mas isso tb e por ser o turbo, pq ha outros modelos que podem beber 95 na boa, e uma questao de ver naquele papel, que esta colado na tampa do deposito....

Rodas22
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 166
Idade : 28
Localização : Lisboa
Registo : 24/05/2010
Reputação : 1

Ir para o topo Ir para baixo

GASOLINA 95 OU 98 Empty Re: GASOLINA 95 OU 98

Mensagem por Convidado 15/1/2012, 11:57

Como ainda não tens o manual, encontrei isto num fórum, penso que tendo o manual poderás tirar todas as dúvidas.

In my 993 drivers handbook it quite clearly states that 98 octane should be used, but 95 is OK (the car adapts, as its been noted) where 98 is not available.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

GASOLINA 95 OU 98 Empty Re: GASOLINA 95 OU 98

Mensagem por J2M2 15/1/2012, 12:06

Faz todo o sentido a explicação e o aconselhamento de si, panamericana. Obrigado.
A tampa do depósito do meu 993 não tem indicação nenhuma.(é de 1994) Nessa altura julgo que a gasolina era classificada em normal e super (com chumbo).

J2M2
Membro novo
Membro novo

Nº de Mensagens : 16
Idade : 53
Localização : lousã
Registo : 11/01/2012
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

GASOLINA 95 OU 98 Empty Re: GASOLINA 95 OU 98

Mensagem por Edo 15/1/2012, 17:25

Estou +- de acordo como o panamaricana ,embora a maior parte utilise o 98 nos foruns que vejo.
Edo
Edo
Conhecedor
Conhecedor

Nº de Mensagens : 572
Idade : 68
Localização : França (Portugal sempre)
Registo : 27/10/2011
Reputação : 5

Ir para o topo Ir para baixo

GASOLINA 95 OU 98 Empty Re: GASOLINA 95 OU 98

Mensagem por albatroz 16/1/2012, 00:16

sim a explicação do panamericana é de uma forma subtil e facil de compreensão, na Grecia e Turquia tem gasolina 100, acho q essa ja se deve notar diferenças entre 95 e 100.

em tom de brincadeira, se meterem jetfuel, num carro banal ele acelera q nem um louco parece um foguete, mas claro passado uns segundos motor totalmente desfeito devido às pressoes e calor gerado, isto foi feito na brincadeira por malta da força aerea há uns bons anos, em suma, motores de alto rendimento para grandes velocidades, o combustivel tem de ser rico e o mais "limpo" possível.
albatroz
albatroz
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 2166
Idade : 46
Localização : Sao Domingos de Rana
Registo : 05/10/2008
Reputação : 21

Ir para o topo Ir para baixo

GASOLINA 95 OU 98 Empty Re: GASOLINA 95 OU 98

Mensagem por claudiopinto 16/1/2012, 17:10

Já li muito sobre este tema e concordo com o que aqui já foi dito...

Para situações em que se exige as prestações máximas de um carro de cilindrada superior a 1600cc, deve-se utilizar 98. Nos casos em que fazem regimes de endurance, pode não fazer qualquer diferença.

Esta discussão vem em muitos fóruns e geralmente está associada à questão das gasolinas de marca e de "linha branca"...
claudiopinto
claudiopinto
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 1033
Idade : 48
Localização : Leiria
Registo : 14/08/2008
Reputação : 10

Ir para o topo Ir para baixo

GASOLINA 95 OU 98 Empty Re: GASOLINA 95 OU 98

Mensagem por albatroz 16/1/2012, 21:50

qnd em Portugal só existe duas refinarias e curiosamente da mesma marca, a fornecer as outras...
albatroz
albatroz
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 2166
Idade : 46
Localização : Sao Domingos de Rana
Registo : 05/10/2008
Reputação : 21

Ir para o topo Ir para baixo

GASOLINA 95 OU 98 Empty Re: GASOLINA 95 OU 98

Mensagem por Edo 18/1/2012, 23:48

albatroz escreveu:qnd em Portugal só existe duas refinarias e curiosamente da mesma marca, a fornecer as outras...

Penso que quando Falas das Brancas refereste as dos Supermercados?
Edo
Edo
Conhecedor
Conhecedor

Nº de Mensagens : 572
Idade : 68
Localização : França (Portugal sempre)
Registo : 27/10/2011
Reputação : 5

Ir para o topo Ir para baixo

GASOLINA 95 OU 98 Empty Re: GASOLINA 95 OU 98

Mensagem por albatroz 19/1/2012, 11:38

certo
albatroz
albatroz
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 2166
Idade : 46
Localização : Sao Domingos de Rana
Registo : 05/10/2008
Reputação : 21

Ir para o topo Ir para baixo

GASOLINA 95 OU 98 Empty Re: GASOLINA 95 OU 98

Mensagem por Convidad 27/1/2012, 17:32

A questão dos combustíveis é efectivamente importante no rendimento de um motor. E especialmente em carros com elevadas prestações, como são os vários modelos desta marca.

Sem querer entrar em publicidade gratuita, há uns anos atrás uma conhecida petrolífera tentou explorar o nicho de mercado dos combustíveis "100 ron". Em linguagem "de café", combustível de 100 octanas. A publicidade aludia a melhorias na "performance", rendimento e até economia, na medida em que era possível fazer mais quilómetros com a mesma quantidade de combustível abastecida. Por via de uma melhor queima, basicamente - era a razão avançada.

A questão foi que este produto não "vingou". Além de mais caro, o utilizador "normal" não percebe as melhorias / diferenças significativas em consequência de abastecimentos de combustíveis com octanagens diferentes. Ou seja, seria necessária uma sensibilidade muito apurada para ser aferida a melhoria de rendimento de um motor recorrendo ao abastecimento de combustível "95 ron" (menos onerosa) e o rendimento do motor recorrendo à octanagem superior (tipicamente mais onerosa). Para o "comum dos mortais", e sendo muito sincero, acho que a diferença não é notória em termos de rendimento.

Em paralelo há a chamada questão da tecnologia "Anti Knock" (anti detonação) - razões já explicadas em intervenções anteriores - e associada a motores tecnologicamente mais recentes. Para estes, é recomendada a utilização de combustíveis com octanagens superiores, por via de ser menos provável a detonação prematura e com óbvio prejuízo consequente.

Para terminar, sempre usei gasolina SC com 98 octanas no meu carro (Golf GTI - MY 2005). Na tampa que permite o acesso ao bocal de abastecimento, o "wording" 98 aparece maior e a "bold", enquanto que o número "95" aparece mais pequeno. Das duas únicas ocasiões em que abasteci o meu carro com gasolina SC 95 o símbolo amarelo do "motor" apareceu após ter perfeito um par de quilómetros. E só desapareceu quando voltei a abastecer com combustível SC 98 octanas. Noto um trabalhar mais harmonioso e um depósito atestado aparentemente permite-me percorrer uma maior distância.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

GASOLINA 95 OU 98 Empty Re: GASOLINA 95 OU 98

Mensagem por Convidad 27/1/2012, 23:24

Um doente meu, prof de engenharia aqui no Porto, apaixonado por motos, disse-me que um grupo de alunos tinha feito um trabalho sobre isso e que ele achou muito interessante e me mandou por mail, eu, como quase sempre, adiei sucessivamente a leitura e acabei por perdê-lo. O que concluia era que a 98 era melhor e mantinha o motor mais limpo. Disse -me que usaram uma camara video xpto dentro do motor e era nítida a diferença de limpeza das explosões e consequentemente da camara e valvulas ao fim de algum tempo.
Mas eram apenas alunos, e se fossem como eu fui, aldrabavam o que podiam só para impressionar o prof.... e se bebessem o que eu bebi então...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

GASOLINA 95 OU 98 Empty Re: GASOLINA 95 OU 98

Mensagem por Convidad 28/1/2012, 10:32

hélio escreveu:Um doente meu, prof de engenharia aqui no Porto, apaixonado por motos, disse-me que um grupo de alunos tinha feito um trabalho sobre isso e que ele achou muito interessante e me mandou por mail, eu, como quase sempre, adiei sucessivamente a leitura e acabei por perdê-lo. O que concluia era que a 98 era melhor e mantinha o motor mais limpo. Disse -me que usaram uma camara video xpto dentro do motor e era nítida a diferença de limpeza das explosões e consequentemente da camara e valvulas ao fim de algum tempo.
Mas eram apenas alunos, e se fossem como eu fui, aldrabavam o que podiam só para impressionar o prof.... e se bebessem o que eu bebi então...

Aparte da condição de "ébrios" dos alunos do seu professor, há na afirmação que destaco acima algumas verdades. Contrariamente ao que se possa pensar, os combustíveis "premium" têm efectivamente propriedades detergentes e lubrificantes que os "demais" combustíveis (ditos convencionais) não têm. Assim sendo, uma boa prática e que sigo há alguns anos é por cada três depósitos de combustível "convencional", um dos abastecimentos ser efectuado com o tal combustível "premium" - aplico-a nos carros a gasóleo que há cá por casa.

No caso da gasolina, e na medida em que só uso SC 98. Não há grande volta a dar.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

GASOLINA 95 OU 98 Empty Re: GASOLINA 95 OU 98

Mensagem por Convidad 4/2/2012, 04:22

na tampa do meu deposito diz: minim 96oct
ou seja: resolveram isso por mim... ponho sempre o mesmo: 40€. ou ando mais depressa ou mais devagar se quiser ir mais ou menos longe nesse dia... uso o carro so por capricho, para viagens grandes vou de mitsubishi pelo sim pelo não.... pior só mesmo as portagens!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

GASOLINA 95 OU 98 Empty Re: GASOLINA 95 OU 98

Mensagem por JoaoPintoReis 4/2/2012, 09:51

Eu agora tenho metido 98, quer no carro quer na mota!
A diferença de preço entre a 95 e 98 não é grande coisa!!
A, pelo que leio, a 98 sempre é "mais saudavel" do que a 95.
JoaoPintoReis
JoaoPintoReis
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 65
Idade : 41
Localização : Porto
Registo : 16/12/2011
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

GASOLINA 95 OU 98 Empty Re: GASOLINA 95 OU 98

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos