Porsche Fans Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Porsche Manual vs Tiptronic S

+3
redMX5
LPA
The Famous Cock
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Porsche Manual vs Tiptronic S Empty Porsche Manual vs Tiptronic S

Mensagem por Convidad 24/1/2008, 22:01

Num topico deste forum, e através de uma pergunta do membro "zicoramone" surgiu-me uma dúvida:

Que opinião têm todos voçês sobre as caixas automáticas dos Porsches?

Têm aquela ideia predefinida que um Porsche tem que ser de caixa manual mesmo sem terem experimentado?

De todas formas aqui vai a minha:

No meu caso, já tive Porsches de caixa manual e Tiptronic S.
Numa primeira abordagem penso que neste capítulo se deve dividir os modelos Porsche em 3 grupos:
1 - até ao modelo 964 inclusivé
2 - modelo 993
3 - depois do 993 e Boxsters


Faço esta divisão porque, de facto, quem os conduz nota bastante diferença entre as caixas.

Sou da opinião que para o grupo 1 prefiro a caixa manual. Os poucos 964 que há automáticos têm performances um pouco retrogadas. Dão de facto uma comodidade maior na condução, mas quando toca a carregar no pedal, as expectativas ficam muito longe de ser boas. O carro torna-se pouco desportivo. Daí a raridade de um Porsche pré 93 com caixa automatica.

Quanto ao grupo 2 prefiro sem dúvida a caixa Toptronic S. Na minha opinião consegue-se tirar uma desportividade do carro muito superior do que com a caixa manual. Não há tantos excessos de rotação a provocar a "fugida" da traseira. Não digo que com caixa automatica seja mais rápido, mas a diferença não é assim tanta. Afinal não entramos em corridas com os nosso carros. Por isso, se uma caixa automatica torna o carro mais lento 1 ou 1,5 segundos, penso que isso é irrelevante para nós como utilizadores. Se fossemos pilotos isso seria diferente. Acho que o velho sistema dos pedais vindos por baixo e a embraigem dura como sempre, torna o 993 um pouco desconfortável para conduzir em cidade e em percursos curtos. MAs claro, isto depende também do tipo de condução e de adaptação de cada um.

Quanto ao grupo 3 prefiro a caixa manual. A posição dos pedais já é mais cómoda que nos modelos anteriores. A embraiagem não é tão dura e a resposta da caixa acho fenomenal. Penso que também aqui, temos um ponto de viragem nos 996, quer a nível de eficácia, quer a nível de conforto. Não esquecer que nestes modelos já temos o control de tracção e estabilidade a ajudar. Também prefiro os boxtsers manuais. Então no 987 a resposta da caixa manual é fenomenal. Aqui já impera o gosto pessoal pela condução. Como sabem, o 997 turbo consegue ser mais rápido com Tiptronic S do que com caixa manual. E esta hem....?


Nota: peço desculpa a quem tem Porsches de motores à frente tipo 928, 944, 968, etc. Mas não conheço estes modelos. Nunca tive nem utilizei nenhum. Por isso penso que também não seria despropositado os membros que tenham estes modelos exporem aqui a sua opinião. Gostava mesmo de partilhar as vossas opiniões.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Porsche Manual vs Tiptronic S Empty Re: Porsche Manual vs Tiptronic S

Mensagem por Convidad 25/1/2008, 02:31

Bem: eu tenho um grande defeito que é ser bastante fundamentalista. As caixas automáticas e os motores diesel são coisas que eu nunca consegui digerir. Claro que nem todos temos as mesmas preferências. Eu respeito a diversidade e aceito perfeitamente que outros não pensem da mesma forma que eu, mas no que me toca, tenho as minhas opções bem definidas. Por exemplo eu nunca compraria um 911 que não fosse Coupé; nunca compraria um 911 com tecto de abrir e nunca compraria um 911 com caixa automática. As caixas automáticas dão sempre aquele amargo de boca de parecerem que têm vontade própria, de não reagirem tão prontamente como um coice na manete. Vou-te dar outro exemplo: os Porsches que mais me fascinam são os modelos desportivos, aqueles que são duros como um calhau, que são umas tábuas com rodas, que te deixam as costas num fanico ou as mamas pisadas. Os Porsches que me atraiem são os que não têm luxos, não têm alcantaras, não têm porta copos, não têm ajudas electrónicas com siglas esquisitas. Por isso é que eu gosto dos RS, dos GT's, etc. Gosto dos puros, dos que não trazem isolamentos acústicos.
Claro que a maioria das pessoas prefere exactamente o contrário. A maioria das pesoas, hoje em dia, dá tudo pelos gadgets. Quanto mais gadgets melhor. A palavra «sensor» a mim dá-me calafrios. Para mim quanto menos melhor. É a velha fórmula "less is more". Uma das características da Porsche e de outros carros alemães é serem espartanos. Os alemães não se dão bem com a sofisticação. Por isso é que elas não costumam rapar os pêlos de baixo dos braços Porsche Manual vs Tiptronic S 49265
Repara, quando saíu o GT3 RS em 2003, a Porsche conseguiu poupar 10 gramas ao colocar um escudo falso, em autocolante, no capot. Estes tipos quando chega a altura de fazer um automóvel para vencer corridas não brincam em serviço. Agora, quem quer conforto não pode andar de 964 RS. Eu sei de um que já vai em mais de 12 registos..Quando ando de GT3, parece que vou dentro de uma camionete da Carris, aquilo ginga por todos os lados...o que eu adoro.
Quanto à nova Tiptronic S do 997 que tem um novo sistema de gestão de selecção de mudanças por pressão no acelerador e uma coisa esquisita que dizem que é um sensor de inclinação...sinceramente ainda não me convenceu. Segundo uma fonte (interna) que me merece credibilidade, a Porsche planeou uma jogada de marketing quando projectou a 1.ª velocidade do Turbo Triptronic, de forma a que fosse uma fracção mais rápida do que a do Turbo manual.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Porsche Manual vs Tiptronic S Empty Re: Porsche Manual vs Tiptronic S

Mensagem por Convidad 25/1/2008, 09:54

zicoramone escreveu:Bem: eu tenho um grande defeito que é ser bastante fundamentalista. As caixas automáticas e os motores diesel são coisas que eu nunca consegui digerir. Claro que nem todos temos as mesmas preferências. Eu respeito a diversidade e aceito perfeitamente que outros não pensem da mesma forma que eu, mas no que me toca, tenho as minhas opções bem definidas. Por exemplo eu nunca compraria um 911 que não fosse Coupé; nunca compraria um 911 com tecto de abrir e nunca compraria um 911 com caixa automática. As caixas automáticas dão sempre aquele amargo de boca de parecerem que têm vontade própria, de não reagirem tão prontamente como um coice na manete. Vou-te dar outro exemplo: os Porsches que mais me fascinam são os modelos desportivos, aqueles que são duros como um calhau, que são umas tábuas com rodas, que te deixam as costas num fanico ou as mamas pisadas. Os Porsches que me atraiem são os que não têm luxos, não têm alcantaras, não têm porta copos, não têm ajudas electrónicas com siglas esquisitas. Por isso é que eu gosto dos RS, dos GT's, etc. Gosto dos puros, dos que não trazem isolamentos acústicos.
Claro que a maioria das pessoas prefere exactamente o contrário. A maioria das pesoas, hoje em dia, dá tudo pelos gadgets. Quanto mais gadgets melhor. A palavra «sensor» a mim dá-me calafrios. Para mim quanto menos melhor. É a velha fórmula "less is more". Uma das características da Porsche e de outros carros alemães é serem espartanos. Os alemães não se dão bem com a sofisticação. Por isso é que elas não costumam rapar os pêlos de baixo dos braços Porsche Manual vs Tiptronic S 49265
Repara, quando saíu o GT3 RS em 2003, a Porsche conseguiu poupar 10 gramas ao colocar um escudo falso, em autocolante, no capot. Estes tipos quando chega a altura de fazer um automóvel para vencer corridas não brincam em serviço. Agora, quem quer conforto não pode andar de 964 RS. Eu sei de um que já vai em mais de 12 registos..Quando ando de GT3, parece que vou dentro de uma camionete da Carris, aquilo ginga por todos os lados...o que eu adoro.
Quanto à nova Tiptronic S do 997 que tem um novo sistema de gestão de selecção de mudanças por pressão no acelerador e uma coisa esquisita que dizem que é um sensor de inclinação...sinceramente ainda não me convenceu. Segundo uma fonte (interna) que me merece credibilidade, a Porsche planeou uma jogada de marketing quando projectou a 1.ª velocidade do Turbo Triptronic, de forma a que fosse uma fracção mais rápida do que a do Turbo manual.


Muito bem, gostei muito de ler a sua opinião.
Abraços

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Porsche Manual vs Tiptronic S Empty Re: Porsche Manual vs Tiptronic S

Mensagem por Convidad 26/1/2008, 18:20

O unico Porsche que conduzi até hoje é de caixa automatica, e nada de Tiptronic's. Não posso por isso comparar com os Porsches de caixa manual. A compra do carro com caixa automatica não foi opção, a oferta não éra muita para o orsamento disponivel. É evidente que houve logo quem me aconselha-se a não ir para caixa automatica, porque não dava tanto gosto, o carro andava menus, o arranque não éra tão bom, etc, etc...eu proprio estava um bocado apreeensivo. Mas será que num carro com 320 CV vai ser a caixa que vai tirar o prazer, de facto o carro é mais lento em automatico do que em manual, uns 5 Km/hora em 265 de velocidade de ponta e uns decimos de segundo no arranque. Gosto muito do conforto que a caixa automatica me dá, e com 320CV continuo a ter sensações fortes, no futuro posso vir a mudar de ideias. A unica coisa que noto, é quando carrego a fundo e a caixa decide meter uma a baixo, essa passagem é algo lenta, mas depois de engatar tem um desenvolvimento "normal". Se um dia vier a comprar outro Porsche, a caixa de velocidades não irá pessar muito na escolha.

Ps:De referir que o carro mais potente que eu tinha conduzido antes do Porsche, tinha 130 CV, por isso no Porsche mesmo sendo automatico, com 320 CV e pelo facto de ser um Porsche, só tinha que me sentir bem.

Marco

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Porsche Manual vs Tiptronic S Empty Re: Porsche Manual vs Tiptronic S

Mensagem por Convidad 27/1/2008, 23:07

mamourao escreveu:O unico Porsche que conduzi até hoje é de caixa automatica, e nada de Tiptronic's. Não posso por isso comparar com os Porsches de caixa manual. A compra do carro com caixa automatica não foi opção, a oferta não éra muita para o orsamento disponivel. É evidente que houve logo quem me aconselha-se a não ir para caixa automatica, porque não dava tanto gosto, o carro andava menus, o arranque não éra tão bom, etc, etc...eu proprio estava um bocado apreeensivo. Mas será que num carro com 320 CV vai ser a caixa que vai tirar o prazer, de facto o carro é mais lento em automatico do que em manual, uns 5 Km/hora em 265 de velocidade de ponta e uns decimos de segundo no arranque. Gosto muito do conforto que a caixa automatica me dá, e com 320CV continuo a ter sensações fortes, no futuro posso vir a mudar de ideias. A unica coisa que noto, é quando carrego a fundo e a caixa decide meter uma a baixo, essa passagem é algo lenta, mas depois de engatar tem um desenvolvimento "normal". Se um dia vier a comprar outro Porsche, a caixa de velocidades não irá pessar muito na escolha.

Ps:De referir que o carro mais potente que eu tinha conduzido antes do Porsche, tinha 130 CV, por isso no Porsche mesmo sendo automatico, com 320 CV e pelo facto de ser um Porsche, só tinha que me sentir bem.

Marco

Muito bem. Estou a gostar.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Porsche Manual vs Tiptronic S Empty Re: Porsche Manual vs Tiptronic S

Mensagem por Convidad 29/1/2008, 20:55

Então mais ninguem se pronuncia? Porsche Manual vs Tiptronic S 0788

Já agora. Há alguem no forum que tenha um 997 Tiptronic?
Este modelo nunca conduzi.
Gostava de ouvir opiniões.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Porsche Manual vs Tiptronic S Empty Re: Porsche Manual vs Tiptronic S

Mensagem por Convidad 28/2/2008, 00:46

9eleven escreveu:Então mais ninguem se pronuncia? Porsche Manual vs Tiptronic S 0788

Já agora. Há alguem no forum que tenha um 997 Tiptronic?
Este modelo nunca conduzi.
Gostava de ouvir opiniões.

Já conduzi o 997 S

Porsche Manual vs Tiptronic S IMG_4767
Porsche Manual vs Tiptronic S IMG_4875

Foi com este carro que convenci um amigo a comprar um TT dos novos com DSG, e além de ser muito fácil não é
nada ON/OFF como era o 996 Turbo/4S,etc.
Achei muito suave para uma automatica e quase fiquei convencido, embora pessoalmente um Porsche tem de ser manual.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Porsche Manual vs Tiptronic S Empty Re: Porsche Manual vs Tiptronic S

Mensagem por Convidad 20/3/2008, 00:20

Já tive um Porsche com cx. automática. Era um belo 944 de '88, um excelente carro, que comprei prácticamente novo. Acabei por vendê-lo; só por causa da caixa. Por mais que tentasse acostumar-me, não deu. Certamente as novas caixas tiptronic em motores mais modernos e potentes são muito superiores. Mas mesmo assim, Eu pessoalmente era incapaz de voltar a comprar um Porsche com cx. automática.

Carro desportivo com cx automática, é algo que sempre hei de achar ... estranho. Pouco natural. Tipo comer ostras frescas acompanhadas de, iogurte líquido.. Ou fazer uma torrada com geleia de morango e, pasta de sardinha.. Há coisas que simplesmente não combinam.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Porsche Manual vs Tiptronic S Empty Re: Porsche Manual vs Tiptronic S

Mensagem por Convidad 7/4/2008, 22:10

Já conduzi um Boxster 2.7 e um Cayman S de cx automática.

Andei sempre em sequencial e genericamente gostei.

A tiptronic utilizada nestes carros é rápida nas mudanças para cima, mas nem tanto nas reduções. As mudanças para cima acontecem sozinhas, mesmo em seuqencial, quando os carros chegam ao limite de rotações (7.100 nos dois) com excepção da passagem da 1ª para a 2ª que se dá para aí às 6.500/6.700. Os comandos no volante depois de nos habituarmos, tornam o acto de conduzir com embraiagem uma coisa aparentemente muito antiquada.

Acho que a porsche devia ter uma cx ao nivel da DSG da vw/audi e aí ....

Em termos de controlo a cx manual é imbativel.

Em resumo, não é tão mau como alguns dizem, mas tendo em conta que tem um custo e é significativo julgo não valer a pena.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Porsche Manual vs Tiptronic S Empty Re: Porsche Manual vs Tiptronic S

Mensagem por The Famous Cock 8/4/2008, 00:25

bem eu acho que depende sempre do tipo de utilização e estilo de condução,
isto porque para conduzir em cidade no transito acho que qualquer modelo porsche com caixa manual é terrivelmente desconfortavel, isto do pára arranca não dá, neste caso até posso concordar com caixas automáticas...

mesmo assim e talvez por isso sempre que penso em tiptronic penso ao mesmo tempo no Cayenne, na familia com a tralha toda, o que é igual a conforto e rima com tiptronic.

todos os outros modelos verdadeiros desportivos, gosto mais de cx. manual, talvez com a excepção do 997 turbo, mas neste caso teria de o testar primeiro com cx. automatica e ver como consegue "domar a manada de cavalos"

"...Less is More..."
The Famous Cock
The Famous Cock
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 119
Idade : 46
Localização : Londres
Registo : 03/02/2008
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Porsche Manual vs Tiptronic S Empty Re: Porsche Manual vs Tiptronic S

Mensagem por LPA 8/4/2008, 01:06

Embora a minha experiência seja limitada ao boxster, optei por cx manual pois defendo que um carro desportivo deva ser manual.
Das alterações que fiz no carro a que me dá maior prazer de condução foi a alteração da manete normal para uma de relação curta com redução de 30% da amplitude de deslocamento normal. Aconselho a fazerem o mesmo e penso que só será possível numa cx manual
cumprimentos
LPA
LPA
Membro Premium
Membro Premium

Nº de Mensagens : 21
Localização : Lisboa
Registo : 25/01/2008
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Porsche Manual vs Tiptronic S Empty Re: Porsche Manual vs Tiptronic S

Mensagem por Convidad 8/4/2008, 12:22

Como a minha experiência com os TipPorsche é muito limitada (precisamente zero – nicles…) sou por princípio adepto dos manuais. Dito isto deixo aqui a opinião de uma personalidade que não precisa de apresentação aqui no fórum:
Se pegarmos num condutor Porsche e lhe dermos um Tiptronic e um 6 velocidades e o pusermos numa pista, posso quase garantir que ele será mais rápido com o tiptronic do que com o seis velocidades
Hurley Haywood

pelo menos dá que pensar

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Porsche Manual vs Tiptronic S Empty Re: Porsche Manual vs Tiptronic S

Mensagem por Convidad 14/7/2008, 16:17

redMX5 escreveu:Então quer dizer que eu tinha razão na minha apreciação...será?
Mesmo sem saber esses dados técnicos, na altura de os conduzir, foi o que me apercebi e senti.
Acho até que existe uma graduação na qualidade de resposta das caixas Triptronic à medida ue se vai subindo na hierarquia dos modelos Porsche.
Por exemplo, acho a do Boxter bem mais fraca do que a do Cayman S...pode ser apenas impressão minha...ora digam lá da vossa justiça os verdadeiros sabedores.

O conceito Tiptronic foi inventado pela Porsche mas não tem tecnologia Porsche. A caixa é da ZF e a electrónica é da Bosch. Em teoria a caixa Tiptronic deveria ser semi-inteligente. Enquanto uma caixa automática pura pensa em exclusivo pelo condutor, a Tiptronic, em conceito, deveria interpretar o estilo de condução de quem está ao volante. Faz isso? Não. É eficaz em condução desportiva? Não.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Porsche Manual vs Tiptronic S Empty Re: Porsche Manual vs Tiptronic S

Mensagem por redMX5 14/7/2008, 16:27

zicoramone escreveu:
redMX5 escreveu:Então quer dizer que eu tinha razão na minha apreciação...será?
Mesmo sem saber esses dados técnicos, na altura de os conduzir, foi o que me apercebi e senti.
Acho até que existe uma graduação na qualidade de resposta das caixas Triptronic à medida ue se vai subindo na hierarquia dos modelos Porsche.
Por exemplo, acho a do Boxter bem mais fraca do que a do Cayman S...pode ser apenas impressão minha...ora digam lá da vossa justiça os verdadeiros sabedores.

O conceito Tiptronic foi inventado pela Porsche mas não tem tecnologia Porsche. A caixa é da ZF e a electrónica é da Bosch. Em teoria a caixa Tiptronic deveria ser semi-inteligente. Enquanto uma caixa automática pura pensa em exclusivo pelo condutor, a Tiptronic, em conceito, deveria interpretar o estilo de condução de quem está ao volante. Faz isso? Não. É eficaz em condução desportiva? Não.

Mas o que me explicaram (estou a falar do João Urbano piloto de test-drives da Porsche Ibérica) é que pelo menos no caso do 997 Turbo o programa de gestão da caixa e do carro "lê" o tipo de condução pela forma como se pisa no acelerador e pela forma como a suspensão actua no controle das massas do carro. Porsche Manual vs Tiptronic S 695432
redMX5
redMX5
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 155
Registo : 03/06/2008
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Porsche Manual vs Tiptronic S Empty Re: Porsche Manual vs Tiptronic S

Mensagem por Convidad 14/7/2008, 16:58

redMX5 escreveu:[
Mas o que me explicaram (estou a falar do João Urbano piloto de test-drives da Porsche Ibérica) é que pelo menos no caso do 997 Turbo o programa de gestão da caixa e do carro "lê" o tipo de condução pela forma como se pisa no acelerador e pela forma como a suspensão actua no controle das massas do carro. Porsche Manual vs Tiptronic S 695432
Exacto. Não só como se pisa, mas também e principalmente, pela forma como se larga o acelerador. Se o pé for retirado repetidamente de forma abrupta do acelerador, o computador interpreta esse facto como uma condução mais desportiva.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Porsche Manual vs Tiptronic S Empty Re: Porsche Manual vs Tiptronic S

Mensagem por Convidad 14/7/2008, 17:07

Aosso falar apenas pelos tiptronic que conduzi. A caixa auto/sequencial é muito pior que a manual no 986, 996 (1ª e 2ª ger.), 993 e 964.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Porsche Manual vs Tiptronic S Empty Re: Porsche Manual vs Tiptronic S

Mensagem por Convidad 14/7/2008, 17:47

Lembro me de ir ao Estoril ver um ensaio da Revista Autofoco em que o piloto de serviço é um grande amigo meu.

Ele deu umas voltas com um Dodge Viper SRT-10 dos novos , um 997 C2 Cabrio Triptronic , a nova RS4 e mais uma série de charutos.

No viper só conseguia usar 4 relações no circuito tal a brutalidade do motor/caixa longa. Já no 997 Triptronic o piloto fez exactamente o mesmo tempo que o Viper de 600 cvs e disse me que se tivesse caixa manual conseguia melhorar a marca uns bons segundos. Queixou se da lentidão do mecanismo que fica a milhas de outras marcas.

Já guiei um 996 C2 triptronic , Cayenne S Triptronic e francamente nota se que a caixa é desenhada para o conforto , não é nada desportiva. Comparada por exemplo com a caixa do novo Jaguar XK , BMW SMG II , caixa VW/Audi DSG que também guiei, fica a milhas ...
Definitivamente a Porsche veio um pouco tarde com a caixa PPK , melhor tarde do que nunca.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Porsche Manual vs Tiptronic S Empty Re: Porsche Manual vs Tiptronic S

Mensagem por Convidad 14/7/2008, 17:58

Relembro que nesta discussão é mais a nivel da nossa utilização "amadora" dos carros.
Não estamos a falar de competição onde as décimas de segundo contam. Porque senão esta discussão não teria sentido de existir.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Porsche Manual vs Tiptronic S Empty Re: Porsche Manual vs Tiptronic S

Mensagem por Convidad 14/7/2008, 18:03

Quem comprou um modelo da Porsche com caixa triptronic fez a pensar no conforto. Mas convêm referir que durante os últimos anos existiram caixas tão confortáveis como a triptronic e mais rápidas. Isto na minha opinião.


Talvez a demora da Porsche em introduzir a PDK foi pelo motivo da fiabilidade e a conciliação destes factores : conforto e a um toque de botão rapidez.


Última edição por Walter Röhrl em 15/7/2008, 01:33, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Porsche Manual vs Tiptronic S Empty Re: Porsche Manual vs Tiptronic S

Mensagem por Convidad 14/7/2008, 18:13

Walter Röhrl escreveu:Quem comprou um modelo da Porsche com caixa triptronic fez a pensar no conforto. Mas convêm referir que durante os últimos anos existiram caixas tão confortáveis como a triptronic e mais rápidas. Isto na minha opinião.


Talvez a demora da Porsche em introduzir a PPK foi pelo motivo da fiabilidade e a conciliação destes factores : conforto e a um toque de botão rapidez.

Concordo.
Um 993 de caixa manual torna-se um bocado desconfortável a conduzir em cidade ou em percursos curtos.
Uma vez que fui com um 993 cabrio de caixa manual ao centro de Madrid, andei uma semana com a perna esquerda "empenada". Horrível.
No 993, a caixa Tiptronic torna o carro muito mais confortável de ser conduzido. No modo manual a caixa tem um desempenho fenomenal. Transmite a mesma sensação da caixa manual. E as diferenças em termos de rapidez não são tão acentuadas quanto as pessoas pensam.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Porsche Manual vs Tiptronic S Empty Re: Porsche Manual vs Tiptronic S

Mensagem por paulorangelmelo 14/7/2008, 18:56

"Perna empenada"...LoL...

Eu quando andava no 300 tdi do meu pai, quando saia tinha que ter umas muletas á porta do carro para sair e ainda por cima o pé de apoio dos Discovery´s é famoso pelo facto de não o ter...eu que tenho 1.79m andava com a perna esquerda á laia de contorcionista.

Tanto o 964_993 como o 993 targa que andei tinham umas belas caixas manuais.Bastante precisas.

A 1º vez que andei no 964_993 o carro estava com embraigem de cobre e foi uma desgraça.Deixei-o ir abaixo não sei quantas vezes.Já as outras vezes já estava com embraigem normal e já na houve crise.

Recordo-me foi de no 993 targa numa subida mais inclinada tinha que por um bom bocado de acelerador para aquilo andar.

Quem estava a ver pensava que era eu a fazer-me de esperto por causa do barulho do motor...mas não...era eu a ver se subia e não deixava o motor ir abaixo á frente de tanta gente.

paulorangelmelo
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 67
Registo : 11/07/2008
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Porsche Manual vs Tiptronic S Empty Re: Porsche Manual vs Tiptronic S

Mensagem por Convidad 14/7/2008, 21:12

paulorangelmelo escreveu:"Perna empenada"...LoL...

Eu quando andava no 300 tdi do meu pai, quando saia tinha que ter umas muletas á porta do carro para sair e ainda por cima o pé de apoio dos Discovery´s é famoso pelo facto de não o ter...eu que tenho 1.79m andava com a perna esquerda á laia de contorcionista.

Tanto o 964_993 como o 993 targa que andei tinham umas belas caixas manuais.Bastante precisas.

A 1º vez que andei no 964_993 o carro estava com embraigem de cobre e foi uma desgraça.Deixei-o ir abaixo não sei quantas vezes.Já as outras vezes já estava com embraigem normal e já na houve crise.

Recordo-me foi de no 993 targa numa subida mais inclinada tinha que por um bom bocado de acelerador para aquilo andar.

Quem estava a ver pensava que era eu a fazer-me de esperto por causa do barulho do motor...mas não...era eu a ver se subia e não deixava o motor ir abaixo á frente de tanta gente.

Olá.
É verdade. Depois de 1 hora de para-arranca no centro de madrid, fiquei todo "empenado". Mas penso que isso já é crónico em todos os modelos até ao 996. os pedais que nascem do chão do carro, são bastante incomodos em cidade. E aliados a alguma dureza característica das embraiagens dos Porsches, cria-se um bocado de desconforto em conduzir em cidade. Já no 996 considero que tem embraiagens relativamente duras, mas os pedais são bastante mais ergonómicos.

Agora imagine não deixar o carro ir abaixo durante 1 hora de para-arranca lol! lol! lol!
Já agora, alguém sabe se existe algum sistema que regule os Boxsters, 996 e 997, para que eles não necessitem de tanto acelerador ao arrancar. É que nota-se que existe ali algum sistema que permite uma gestão da embraiagem/caixa, que torna o para-arranca mais confortável. É muito dificil deixar ir abaixo um boxster ou um 996.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Porsche Manual vs Tiptronic S Empty Re: Porsche Manual vs Tiptronic S

Mensagem por Convidad 15/7/2008, 01:27

O meu (997turbo) é automático, e na minha opinião é simplesmente delicioso, claro que para tal é necessário prática, principalmente quando se conduzem outros carros que não são automáticos.

Podem dizer o que quiserem, mas em modo manual as mudanças entram bem mais rapido do que um manual, basta ver que basta um clik para que a mudança entrar e isso é sempre mais rápido do que colocar o pé na embraiagem, passar a ponto morto, voltar a engrenar a mudança e tirar o pé da embraiagem. Claro que se usar o kick down é mais lento nas passagens.

Daí a necessidade de prática, pois inicialmente esquecemo-nos dos selectores no volante.

Em transito citadino é um descanço, quando é para brincar é pratíco e rápido.

Com o sport ligado então passa de mansinho a diabólico.

O arranque mais rápido dos 0 aos 100 que fiz não tocou nos 4s, mais ainda não consegui os 3,7s que anunciam, no entanto dos 0 aos 40km/h parece que não quer andar, demorou cerca mais de 2,5s, mas apartir daí, bem, foi indescritível em pouco mais de 1s já tinha ultrapassado os 100km/h.

É bom que se saiba que no modo normal o carro arranca em 2ª velocidade, já com o sport ligado ele arranca em 1ª.

Como digo é uma questão de uso e abuso para se gostar e apreciar, quem já experimentou acredito que não tenha gostado caso só tenha dado meia duzia de voltinhas. Usem um automático durante uma semana inteira (principalmente para se habituarem às reduções que inicialmente achamos estúpidas) e não mais vão querer outra coisa.

Ou melhor, esperem pela caixa PDK, essa sem duvida vai ser um assombrooooooooo.

Já conduzi um BoxsterS manual, tem a sua piada, mas para fazer viagens longas com ele ou andar no pára arranca no transito, dispensava-o bem, lamento mas mas não gosto de levar coças, quanto a exercitar as pernas, se isso fosse uma prioridade, era jogador de futebol.

nineelevn_turbo

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Porsche Manual vs Tiptronic S Empty Re: Porsche Manual vs Tiptronic S

Mensagem por Convidad 15/7/2008, 10:16

9eleven escreveu:
Walter Röhrl escreveu:Quem comprou um modelo da Porsche com caixa triptronic fez a pensar no conforto. Mas convêm referir que durante os últimos anos existiram caixas tão confortáveis como a triptronic e mais rápidas. Isto na minha opinião.


Talvez a demora da Porsche em introduzir a PPK foi pelo motivo da fiabilidade e a conciliação destes factores : conforto e a um toque de botão rapidez.

Concordo.
Um 993 de caixa manual torna-se um bocado desconfortável a conduzir em cidade ou em percursos curtos.
Uma vez que fui com um 993 cabrio de caixa manual ao centro de Madrid, andei uma semana com a perna esquerda "empenada". Horrível.
No 993, a caixa Tiptronic torna o carro muito mais confortável de ser conduzido. No modo manual a caixa tem um desempenho fenomenal. Transmite a mesma sensação da caixa manual. E as diferenças em termos de rapidez não são tão acentuadas quanto as pessoas pensam.

Não poderia concordar mais em relação ao conforto.
Em relação a performances e feeling, fiz 30000kms em ano e meio num 996 tiptronic e a caixa pode apenas ser definida como: lenta, imprecisa e com decisões muito viradas para o conforto. Em relação a tip em 964 e 993, são ainda piores.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Porsche Manual vs Tiptronic S Empty Re: Porsche Manual vs Tiptronic S

Mensagem por redMX5 15/7/2008, 18:11

E é por esta e por outras que a Porsche faz carros com caixas manuais e com caixas automáicas...assim agrada-se a Gregos e a Tróianos Porsche Manual vs Tiptronic S 405433
redMX5
redMX5
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 155
Registo : 03/06/2008
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Porsche Manual vs Tiptronic S Empty Re: Porsche Manual vs Tiptronic S

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos