Porsche Fans Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Finalmente conduzi o RS

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Finalmente conduzi o RS Empty Finalmente conduzi o RS

Mensagem por Convidad 18/5/2008, 16:03

Eu andava desesperado para conduzir o 997 GT3 RS.
Felizmente esse momento chegou e tive oportunidade de o conduzir, novo, com apenas 1500 km. Foi um “test drive” pequeno, mas suficiente para fazer a leitura que procurava. O carro foi comprado por um amigo meu, que sempre foi um Porschista de minha referência (para além do RS, e de outros da concorrência, tem na garagem um 911 Speedster, um 993 4S, um 993 Cabrio, etc.etc). Desde que o RS saiu já fez correr milhares de kilómetros de tinta na imprensa. Desde o seu aparecimento, eu já tinha lido centenas de ensaios deste carro. Já tinha trocado impressões pessoalmente com muitos proprietários, sobre o RS. Quase que já sabia como seria o seu comportamento, mesmo sem nunca ter sentado o rabo em nenhum. No entanto, eu apenas imaginava como é que seria...Até porque me foi garantido, por mais do que uma pessoa, que este era sem dúvida um dos melhores Porsches de sempre.
Por outro lado eu tinha muitíssima curiosidade em poder compará-lo com o meu carro. Porque o meu carro, apesar de não ter a denominação RS, na prática, foi o primeiro GT3 “RS”.
O 996 GT3 RS só apareceu pela primeira vez em 2003. Até lá, desde 1999 até 2003, o GT3, principalmente a versão ClubSport, fez o se papel de verdadeiro RS.
Esteticamente o 997 RS é lindíssimo. Neste caso veio em White Special color. É um dos extras do RS, já que o branco é a única côr especial que pode ser escolhida para além das impostas pela marca (o preto, verde, laranja e cinzento). Compando-o com o meu, o 997 RS é mais largo de traseira, o que é uma vantagem. É o primeiro GT3 “widebody”. É brutal. Gosto bem mais do que o meu. Em termos estéticos só perde nas jantes, tipo “daisys” (margaridas). Prefiro a agressividade das jantes do GT3 original, que são todas cravadas.
É preciso ter em conta que eu estou habituado à versão ClubSport. Por isso, o RS não se revelou mais hardcore. Pelo contrário, o interior do carro mostrou-se bem mais civilizado do que o meu. Mais rico...volante em alcântara, caixa de velocidades em alcântara...materiais do tabelier mais modernos e de melhor qualidade. Adorei a sensação do grip do volante em alcântara, apesar da primeira impressão ser de estranhar. Já não gostei tanto do agarrar da manete da caixa de velocidades. No geral, o que mais me surpreendeu foi exactamente isso. O 997 GT3 RS é bastante mais civilizado do que o Mk1 no geral, até na condução. O GT3 Mk1 é mais gingão, mais ruidoso, mais incómodo...mais Porsche à antiga. Conduzir um Mk1 Clubsport é como conduzir uma camionete da carris. O carro chia. A direcção do 997 RS é bastante superior. Mas a grande diferença está nos travões de cerâmica, (PCCB). São absolutamente fantásticos. É impossivel haver melhor do que isto. Eu sempre fui fascinado pelos travões do meu carro. Pois isto
leva-nos a outro nível. Nunca experimentei nada que se pudesse comparar. Agora o mais importante: a comparação da performance. Neste campo, para ser sincero, nalguns pontos, não se sentem grandes diferenças. A aceleração é bastante parecida, como é parecido o desenvolvimento das rotações do motor. O RS é mais rápido e anda mais, mas a percepção dessa vantagem não é muito perceptível. Aliás, no 996 GT3, como o barulho é mais elevado, às vezes até dá uma sensação mais impressionante. A grande diferença está no comportamento. O 997 GT3 está a anos luz de tudo o que existe actualmente. Tudo o que foi dito sobre este carro está absolutamente certíssimo. É tudo o que se está à espera e muito mais. O carro não sai do chão. O comportamento em curva é uma obra prima. Apesar de eu ter andado pouco, deu para perceber a dimensão da excelência do comportamento do RS. No RS consegue-se andar 2 vezes mais depressa do que no meu carro. Nota-se bem a evolução do modelo. O meu amigo, após conduzir o meu, disse exactamente isso: os limites do 996 GT3 chegam muito mais cedo do que no RS. A caixa de velocidades é bastante similar. No entanto a do Mk1 aparenta ser mais desportiva (é a do 993 GT2 de competição). Os pneus do RS são inacreditáveis. São quase slicks, ponto final (são os que o Smart Top fala no tópico da Tecnipneus). Estes Michelin Sport Cup são do melhor que se pode ter num carro de dia-a-dia. Claro que, torna o carro inguiável à chuva. O RS é super fácil de conduzir. É incrível a sensação de leveza de condução deste supercarro. Parece que estamos a conduzir um Smart tão simples nos parece. O MK1 é muito mais exigente e mais traiçoeiro. O RS inspira-nos uma confiança indescritível. A primeira vez que conduzi o meu carro (por sinal à chuva) tive medo. O que não acontece no RS.
Em conclusão: por um lado fiquei muito satisfeito por constatar que o Mk1 não fica atrás do 997 RS. São diferentes. Em alguns items, como o espírito Porsche e o “feeling hardcore” dos interiores e do comportamento em condução, ou a caixa de velocidades, o MK1 consegue ser mais atractivo. Perde, naturalmente em todo o resto. Nota-se a evolução. Principalmente do chassis do RS. É soberbo. Nunca na minha vida conduzi um carro tão perfeito. É essa a conclusão a que se chega quando se conduz o RS: o carro é PERFEITO. Não existe absolutamente nada que se possa criticar. E muito disponível para ser adaptado a uma condução diária. Agora percebo porque é que o RS consegue humilhar quase tudo o que lhe aparece pela frente. Não deve existir nenhum carro (em toda a história do automóvel) que tenha tanta eficácia no comportamento em curva. Duvido.
Eu recomendo a todos neste fórum que estiverem a pensar comprar um Porsche novo, considerarem fazer um esforço para chegar ao 997 GT3 RS. Está a anos luz de um Carrera. Posso-vos garantir que é incomparável com todos os outros Porsches que guiaram até hoje.

A imponentíssima traseira larga do RS:

Finalmente conduzi o RS Rs_111

Os dois irmãos “lado a lado”:
Finalmente conduzi o RS Rs_211

Finalmente conduzi o RS Rs_311

Eu...sentado no maquinão, com a minha expressão Renn Sport: a cara de quem é dono do mundo...
Finalmente conduzi o RS Rs_410

Os comandos da nave...350 km/h? Pois...350....350....350....350...350...350...
Gostei especialmente do aviso: "atención autonomia limitada". O maior inimigo da carteira.
Finalmente conduzi o RS Rs_510

O volante em alcãntara com a “marquinha amarela” e as minha botas da Porsche prontas para afagarem os pedais.
Perfeitas para a ocasião.

Finalmente conduzi o RS Rs_610

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Finalmente conduzi o RS Empty Re: Finalmente conduzi o RS

Mensagem por Convidad 18/5/2008, 16:20

Ohhh Alguém se antecipou.

O meu GT3 de sonho é exactamente igual a este... Sem autocolantes e tudo...

Bem, há uma coisa que eu faria, ainda ehehehehe.

Pintava as jantes de Branco como o meu EVO VI. Gosto imenso desse Look.

Parabéns por nos transmitires as experiência... Obrigado

Zico o teu post era interessante estar nos testes e comparativos também...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Finalmente conduzi o RS Empty Re: Finalmente conduzi o RS

Mensagem por Convidad 18/5/2008, 16:39

SORTUDO!!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Finalmente conduzi o RS Empty Re: Finalmente conduzi o RS

Mensagem por Convidad 18/5/2008, 17:22

Aqui para nós que nimguém nos ouve ,com matricula portuguesa quanto toca?Só por curiosidade.

MRS

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Finalmente conduzi o RS Empty Re: Finalmente conduzi o RS

Mensagem por Convidad 18/5/2008, 18:17

Grande Zico, isso é que é sorte!
Parabéns!
Já podes pensar em comprar o maquinão Finalmente conduzi o RS 980814

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Finalmente conduzi o RS Empty Re: Finalmente conduzi o RS

Mensagem por Convidad 18/5/2008, 18:26

Só espero que não tenhas estragado nada, refiro-me a ti e não ao carro, só é pena não estar a conseguir ver as fotos Finalmente conduzi o RS 695432 , queria ver se éra o mesmo carro que passou por mim hoje, éra todo branco e de frente nem me apercebi se éra um RS, foi ali para os lados da praia da agudela, por sinal depois de me ter cruzado com um Boxster azul de um nosso conhecido

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Finalmente conduzi o RS Empty Re: Finalmente conduzi o RS

Mensagem por Convidad 18/5/2008, 19:04

Tambem nao tava a conseguir ver as fotos mas com uns refresh resolveu-se.

Ta muito louco! Desconhecia que havia em branco.. Mas este nao diz GT3RS de lado... scratch Nem sei se gosto assim.. Ate pq em branco fica bem, e com as letras a preto devia de ficar bem.. scratch

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Finalmente conduzi o RS Empty Re: Finalmente conduzi o RS

Mensagem por Convidad 18/5/2008, 19:15

Sem dúvida um carro de sonho!!! Já agora... ficas bem dentro desse RS....

A côr é bonita, mas se um dia eu pudesse comprar um carro destes seria o preto com os autocolantes e jantes laranjas, aliás é o carrito que se encontra aqui no ambiente de trabalho do meu PC...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Finalmente conduzi o RS Empty Re: Finalmente conduzi o RS

Mensagem por Convidad 18/5/2008, 19:24

zicoramone escreveu:...volante em alcântara, caixa de velocidades em alcântara...

Este tipo de volante só deve ser conduzido de luvas.

Creio ser em "pele virada" e não alcântara.

Assim, só deve conduzido de luvas apropriadas, com a parte de contacto num material idêntico. O restante material da luva é em tecido. Todo ele tem tratamento ignifugo.

Se se conduzir o carro sem luvas, é provável, ou quase certo, que o volante se vai detriorar, começando a perder o "musgo" típico da pele virada.

Estou a dizer isto, porque ninguém me explicou, quando comprei um volante desses para o EVO VI...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Finalmente conduzi o RS Empty Re: Finalmente conduzi o RS

Mensagem por Convidad 18/5/2008, 19:28

Excelente descrição !!!

ainda para mais com o valor acrescido de ser feita por alguém que convive regularmente com um 995 GT3 club sport.

Pelo teste eu diria que o carácter mais civilizado do 997 GT3 me agrada mais.

Zico, achaste o carro adequado para um uso diário ?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Finalmente conduzi o RS Empty Re: Finalmente conduzi o RS

Mensagem por Convidad 18/5/2008, 19:47

MRS escreveu:Aqui para nós que nimguém nos ouve ,com matricula portuguesa quanto toca?Só por curiosidade.

MRS
170.358,93

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Finalmente conduzi o RS Empty Re: Finalmente conduzi o RS

Mensagem por Convidad 18/5/2008, 19:49

v7 escreveu:Zico, achaste o carro adequado para um uso diário ?
Sem dúvida. Perfeito para o dia-a-dia. Continua a ser um bocadinho baixo à frente, mas independentemente disso, nada a apontar.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Finalmente conduzi o RS Empty Re: Finalmente conduzi o RS

Mensagem por Convidad 18/5/2008, 19:51

Smart Top escreveu:Este tipo de volante só deve ser conduzido de luvas.
Exactamente, até porque o volante tem tendência para absorver a porcaria das mãos.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Finalmente conduzi o RS Empty Re: Finalmente conduzi o RS

Mensagem por Convidad 18/5/2008, 20:26

Excelente relato e boas fotos Finalmente conduzi o RS 738894 .

The ultimated Porsche affraid .

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Finalmente conduzi o RS Empty Re: Finalmente conduzi o RS

Mensagem por Convidad 18/5/2008, 20:44

Lembrei-me agora que já tinha visto este GT3 RS noutro fórum, mesmo antes de ter matricula. study

Finalmente conduzi o RS Dsc06310

Finalmente conduzi o RS Dsc06311

Finalmente conduzi o RS Dsc06312

Finalmente conduzi o RS Dsc06313

Finalmente conduzi o RS Dsc06314

Finalmente conduzi o RS Dsc06315

Finalmente conduzi o RS Dsc06316

Finalmente conduzi o RS Dsc06317

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Finalmente conduzi o RS Empty Re: Finalmente conduzi o RS

Mensagem por Convidad 18/5/2008, 20:56

zicoramone escreveu:
MRS escreveu:Aqui para nós que nimguém nos ouve ,com matricula portuguesa quanto toca?Só por curiosidade.

MRS
170.358,93

Tanto como um Turbo...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Finalmente conduzi o RS Empty Re: Finalmente conduzi o RS

Mensagem por Convidad 18/5/2008, 21:06

Lindíssimo carro, Excelente relato, Zico.

Ficas "at home" nele Finalmente conduzi o RS 364108

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Finalmente conduzi o RS Empty Re: Finalmente conduzi o RS

Mensagem por Convidad 18/5/2008, 22:01

É mesmo em alcãntara Smart Top. Mas o que disse aplica-se inteiramente.
Finalmente conduzi o RS Untit141

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Finalmente conduzi o RS Empty Re: Finalmente conduzi o RS

Mensagem por Convidad 18/5/2008, 22:44

humm...cheira que vai ser o teu proximo upgrade ;-)

Sinceramente , acho o GT3 em preto mais "cool" mas pronto sao gostos Finalmente conduzi o RS 580857

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Finalmente conduzi o RS Empty Re: Finalmente conduzi o RS

Mensagem por Convidad 19/5/2008, 10:43

Se for o que eu penso, acho que vi esse carro 3 vezes no mesmo dia em que eu fui buscar o meu,ie, no inicio do mes de Abril!!!, mas sempre em cima do camiao...

Primeiro, foi no sentido Braga Porto, depois a chegar à Foz-Car no camiao, e quando eu ja estava a ir para casa, parei na area de serviço da A3, e o mesmo camiao tambem parou... Na altura, até pensei que fosse um GT2, mas provavelmente era este...

Zico, podes confirmar a data da matricula como sendo de Abril??

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Finalmente conduzi o RS Empty Re: Finalmente conduzi o RS

Mensagem por Convidad 19/5/2008, 10:47

Ó Zico, o teu amigo não quer alinhar no track day de 31 de Maio?
Era porreiro ver pelo menos um GT3 a dar gas. lol!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Finalmente conduzi o RS Empty Re: Finalmente conduzi o RS

Mensagem por Convidad 19/5/2008, 12:05

pedro2cv escreveu:Se for o que eu penso, acho que vi esse carro 3 vezes no mesmo dia em que eu fui buscar o meu,ie, no inicio do mes de Abril!!!, mas sempre em cima do camiao...

Primeiro, foi no sentido Braga Porto, depois a chegar à Foz-Car no camiao, e quando eu ja estava a ir para casa, parei na area de serviço da A3, e o mesmo camiao tambem parou... Na altura, até pensei que fosse um GT2, mas provavelmente era este...

Zico, podes confirmar a data da matricula como sendo de Abril??
Não é Abril, é anterior.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Finalmente conduzi o RS Empty Re: Finalmente conduzi o RS

Mensagem por Convidad 19/5/2008, 18:16

Entao, ainda ha esperança que o que tenha visto tenha sido um GT2...

Será que ha algum em Portugal que corresponda à data que falei???

De qualquer modo, é uma grande coincidencia, sendo certo que da ultima vez que eu vi esse bendito camiao, ele ia no sentido Porto-Braga...

O stand das fotos é o Centro Porsche de Braga, certo???

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Finalmente conduzi o RS Empty Re: Finalmente conduzi o RS

Mensagem por Convidad 19/5/2008, 22:39

pedro2cv escreveu:Entao, ainda ha esperança que o que tenha visto tenha sido um GT2...

Será que ha algum em Portugal que corresponda à data que falei???
Assim de relance, num repente, a melhor forma de destinguir um RS de um GT2 é na asa e no escape. A asa do GT2 arrebita para baixo e a do RS é plana. Os escapes do RS são unidos ao centro e o do GT2 são normais, afastados.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Finalmente conduzi o RS Empty Re: Finalmente conduzi o RS

Mensagem por Convidad 19/5/2008, 23:59

Não iria no sentido Porto Vigo? Por essa altura havia uma GT2 branco em Vigo, se descubrir como se colocam aqui as fotos eu envio.

nineeleven_turbo

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Finalmente conduzi o RS Empty Re: Finalmente conduzi o RS

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos