Porsche Fans Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A saga 944

Ir para baixo

A saga 944 Empty A saga 944

Mensagem por Convidad 11/8/2008, 01:34

Boas a todos

Aqui vai a minha história com a marca de Estugarda.

À sensivelmente 1 ano atrás, tinha (e tenho) um Opel Calibra 2.0 16V.
Gosto muito do carro mas queria algo mais exclusivo!
Entretanto, durante um simples passei, encontrei perto de minha casa um stand que tinha um 944 de 83, muito mal tratado, a aprodrecer em frente à estrada tendo como companhia um 728i de 84, um 518i de 81 entre outras beldades alemas e italianas.

Ainda tentei negociar com o proprietario do stand mas para alem do meu carro queria mais 2000€.
De referir que o 944 estava muito mal tratado, tentaram durante 2 horas coloca-lo a trabalhar e quando conseguiram o motor estava com um som estranho.

No entretanto na possiblidade de ter esta maquina, fui-me informando sobre o carro.
A historia, os manuais tecnicos, as diferenças entre modelos, extras e até algumas empresas que vendiam material.

Bem, passado entretanto mais um ano, surgiu-me a oportunidade de ter então um 944.
Vermelho, com apenas 2 donos desde novo, 160.000km, e em muito bom estado geral.

Infelizmente o motor tem uma biela a cantar.
Nada de preocupante...

Entretanto este sábado fui levar o veiculo que dei à troca, e requesitei o reboque do ACP.

As capas das bielas já estão encomendadas e em transito dos EUA, já tenho chave dinanometrica, preguiças, oleo 15W40 e apenas falta o filtro de oleo novo para completar o serviço.
Todo o resto já foi efectuado pelo afectuoso antigo proprietário: velas, cabos, bobine, distribuidor, discos, pastilhas, cilindro mestre e respectivo brake booster (peço desculpa mas esqueci-me do nome em portugues).

E por enquanto é o que conto.
Assim que ele chegar, vou começar o processo de desmontagem e claro que tirarei fotos.

No entretanto, aqui ficam as que de momento tenho:
A saga 944 Image119qj6.th
A saga 944 Image118kz5.th
A saga 944 Image117gh2.th
A saga 944 Image116sj2.th
A saga 944 Image115nr6.th
A saga 944 Image114zn4.th
A saga 944 Image113ww3.th
A saga 944 Image121je6.th

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A saga 944 Empty Re: A saga 944

Mensagem por Convidad 11/8/2008, 09:15

Pedro

Mãos à obra para deixar esta máquina como merece.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A saga 944 Empty Re: A saga 944

Mensagem por Convidad 11/8/2008, 12:00

Ás vezes também me acontece.Deformação profissional.
Brake Booster=Servo freio

MRS

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A saga 944 Empty Re: A saga 944

Mensagem por Ricardo_Pereira 11/8/2008, 12:38

A máquina agora requer uma rodagem á altura, sem grandes avarias...

O kit estético é de origem ou posterior?.

abraço

Ricardo_Pereira
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 136
Localização : Stuttgart
Registo : 24/02/2008
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

A saga 944 Empty Re: A saga 944

Mensagem por Convidad 11/8/2008, 22:20

MRS escreveu:Ás vezes também me acontece.Deformação profissional.
Brake Booster=Servo freio

MRS

Muitissimo obrigado!
Por vezes, de tanto ler em Inglês o Português escapa-nos...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A saga 944 Empty Re: A saga 944

Mensagem por Convidad 11/8/2008, 22:23

Ricardo_Pereira escreveu:A máquina agora requer uma rodagem á altura, sem grandes avarias...

O kit estético é de origem ou posterior?.

abraço

A nivel estético exterior o 944 tem o parachoques frontal alterado, saias lateriais semelhantes ao modelo Turbo e o difusor traseiro do 944 Turbo.

O kit estético foi colocado à postriori, por isso o meu objectivo, após a resolução da "constipação" A saga 944 580857 , é colocar um parachoques frontal do modelo Turbo e umas fabulosas RH ZW1 Cup 8J17" que já tenho guardadas para o menino. A saga 944 364108

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A saga 944 Empty Re: A saga 944

Mensagem por Convidad 12/8/2008, 01:16

Parabéns pela máquina. A saga 944 146121

Eu deixava ficar o pára-choques frontal e talvez o resto. Esse spoiler é demasiado 935 para ser estragado.

A exclusividade também pode ter bom gosto, e neste caso não me parece desajustada. No entanto faltam umas fotos de perfil para fazer o julgamento final.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A saga 944 Empty Re: A saga 944

Mensagem por Convidad 13/8/2008, 02:31

desmo, chamas aquele parachoques horrivel exclusividade??
livra.te dessa coisa assim puderes!! ia.me dando uma coisa quando vi isso lol!

adoro esse modelo.. adorava ter um.. nao fosse o preço da gasosa e o que pedem por ele se calhar tentava arranjar um..

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A saga 944 Empty Re: A saga 944

Mensagem por Convidad 13/8/2008, 11:44

Eu tambem tentava mudar o para choques e colocar um de origem.
Quanto ao volante, é uma questão de gosto...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A saga 944 Empty Re: A saga 944

Mensagem por Convidad 13/8/2008, 17:36

Gostos são gostos A saga 944 0788

Eu aprecio os carros também pela personalidade e pelo simbolismo.
Por exemplo, a maioria das pessoas odeia os Grupo 5 pelo seu aspecto, e para mim são viaturas fabulosas exactamente pela monstruosidade.

Tanto que uma das minhas colecções de 1/43 é dedicada aos Gr.5.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A saga 944 Empty Re: A saga 944

Mensagem por Convidad 13/8/2008, 18:07

À pouco tempo atrás falou-se no fórum do Autosport do "Moby-Dick" e dos Porsches Gr.5, que para espanto meu, têm a sua própria legião de fãns.
- Já não sou apenas eu!!

Estava a guardar a transcrição para um momento histórico de leitura à lareira, mas parece-me que agora é pertinente fazer o enquadramento. Então aqui vai:

Porsche 935/78 “Moby Dick”
Este modelo, embora bastante conhecido e fotografado tem uma curta mas interessante história que, se me permitem, partilho com vocês.
Em meados da década de 70, o Campeonato do Mundo de Marcas englobava uma categoria, o Grupo 5 em que os carros tinham que obrigatoriamente de ter parecenças com os carros de série e que devido á imposição regulamentar de terem uma largura estreita, ficaram conhecidos como os carros “silhueta”.
No final de 1977, Norbert Singer (Engenheiro Chefe da Equipa Porsche de fábrica) após ter estado presente numa reunião da Comissão Técnica da FIA, decidiu explorar os regulamentos e tentar encontrar uma falha neles que permitisse uma vantagem á Porsche no Campeonato seguinte ( 78 ). O regulamento era bastante restrito em termos de largura dos carros mas era omisso em relação às ajudas aerodinâmicas posteriores. Partindo dessa falha, Singer projectou a versão 78 do modelo 935, dotado de um motor flat 6 de 3211 cc, 4 válvulas por cilindro, 2 compressores KKK , uma potência de 845 CV às 8200 RPM e uma velocidade de ponta estimada no 366 Km/h.
Depois de uma cuidadosa verificação técnica por parte da FIA, que não vira o “buraco” nos regulamentos, e depois de substituída a porta do carro por não estar conforme ao original, a Porsche começou, através de Jacky Ickx o desenvolvimento do carro com o objectivo claro da parte de Singer de vencer as 24 Horas de Le Mans. Singer estava plenamente convencido que tinha encontrado o carro ideal para vencer essa prova, um carro rápido e com um perfil baixo propício ás altas velocidades que se atingiam no circuito. A estreia do carro nas 6 Horas de Silverstone, em 14 de Maio, foi auspiciosa com a dupla Jacky Ickx/ Jochen Mass a dominarem a prova, alcançando quer a pole quer a vitória. Seguia-se a prova mais esperada: as 24 Horas de Le Mans., onde a Porsche além do 935 inscrevia também um 936 de Grupo 6 para Jacky Ickx, ficando o 935 com a dupla Stommelen/Schurti. Os cálculos de Singer revelaram-se certos e o 935 era o mais rápido na recta e sendo 9 segundos mais rápido que a versão 77, conseguindo um 3º lugar na Grelha de Partida.

A saga 944 Porsche935mobydick78lemhj9

A saga 944 Porsche935mobydick78lemzq5

Porém, Le Mans como bem sabia Singer não é só velocidade e o excessivo consumo do 935 cedo o penalizou pois o depósito de apenas 120 litros em confronto com os de 160 litros dos Grupos 6, constituía um sério handicap para o 935, obrigando-o a fazer mais paragens para abastecer. Outro obstáculo era o peso do carro, 1025 kg contra os cerca de 700 dos Grupo 6. Para complicar mais a situação, foi detectada uma fuga de óleo no carro já perto do final da prova, obrigando a um abrandamento no andamento. Como resultado final, um 8º lugar e a sensação de que o carro dispunha de potencial para fazer mais e melhor, uma vez que a rapidez “estava lá”. Posteriormente, numa análise ao carro feita na fábrica veio a descobrir-se que a fuga era irrelevante, não interferindo no rendimento do motor!
A 3ª prova do carro, as 6 Horas de Vallelunga na Itália, viram a dupla Ickx/Schurti conquistar a pole e dominar a corrida até ao abandono, o mesmo se passando na prova seguinte em Norisring com Ickx ao volante.
O anúncio feito pela Martini, de cessar o patrocínio fez com que o projecto 935/78 e o modelo de 79 que já estava pronto a ser testado, fosse abandonado e destinado ao Museu da Porsche onde ainda se encontra e de onde sai esporadicamente para aparições em festivais como o de Goodwood.
Os preparadores Joest e Kramer, após o abandono da Porsche solicitaram a esta versões “cliente” com motores atmosféricos e com assinalável sucesso competiram nomeadamente no Campeonato IMSA e no Deutsche Rennsport Meisterscaft

Os saudosos 'Grupo 5' (nos quais se incluiam, também, os intemporais BMW, os Ford Capri e o Lancia Monte Carlo), marcaram uma era de ouro nas corridas com carros de turismo, com aqueles pneus larguíssimos, enormes embaladeiras, asas a contento e muita, muita potência a domar apenas pelo pézito do lado direito...

Mais tarde, o 935, na sua versao desenvolvida pela Kremer acabou mesmo por ganhar Le Mans em 1979, sendo a última victória de um GT na mitica prova à geral até à edição de 1995 ganha pelo Mclaren F1 GTR

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A saga 944 Empty Re: A saga 944

Mensagem por Convidad 13/8/2008, 18:33

E aqui imagens de um dos 924 que competiram em Le Mans no grupo GT Produção em 1980 salvo erro.

A saga 944 Porsche924carreragtn2lepc4

A saga 944 Porsche924carreragtn2lepn3




Na minha perspectiva, podemos ter um carro banal (se é que um Porsche pode ser banal) ou um carro especial, que os conhecedores saberão apreciar.

Estou a falar em geral. Como disse, precisava de vêr mais fotos do 944 para uma opinião final.
Mas o que se passa muitas vezes, é que não damos valor às coisas por desconhecermos o seu significado, tal como sucede com os carros clássicos que são encontrados em palheiros porque para os seus donos são apenas sucata.

Eu, quando ví aquele spoiler, lembrei-me imediatamente dos Porsche de competição. E não me parece que seja uma coisa fácil de arranjar. Se o carro fosse meu, talvez o modificasse ainda mais, com interiores de competição e suspensões a condizer. Assim ficaria verdadeiramente hardcore.

De resto, este assunto será sempre tão polémico como era a asa do Zico.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A saga 944 Empty Re: A saga 944

Mensagem por Convidad 13/8/2008, 18:38

Para ver fotos de alguns destes carritos:

https://porschefans.forumotion.com/forum-geral-porsche-f12/um-jantar-muito-especial-no-verao-do-ano-de-2002-t951.htm

Foi um jantar muito especial para mim...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A saga 944 Empty Re: A saga 944

Mensagem por Convidad 13/8/2008, 21:25

É verdade Smart Top. Já nem lembrava desses Sleep

... bem reais e autênticos documentos vivos da história Porsche.

Por acaso comecei estes dias a reler a história Porsche do fórum mas ainda não cheguei aí study

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A saga 944 Empty Re: A saga 944

Mensagem por Convidad 13/8/2008, 23:40

desmo escreveu:Por acaso comecei estes dias a reler a história Porsche do fórum mas ainda não cheguei aí study
E que tal no fim colocar lá a historia do Moby Dick A saga 944 738894

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A saga 944 Empty Re: A saga 944

Mensagem por Convidad 14/8/2008, 02:30

mamourao escreveu:
desmo escreveu:Por acaso comecei estes dias a reler a história Porsche do fórum mas ainda não cheguei aí study
E que tal no fim colocar lá a historia do Moby Dick A saga 944 738894

É verdade Marco. Poderia ter feito isso usando este mesmo texto, mas estava a deixar para encaixar mais alguns dados históricos que tenho guardados e inserir depois o texto no sítio certo. Só que eu conheço pouca coisa e não quero estragar o que já está feito. Daí reler o que já existe, e depois com calma, se achar que tenho alguma coisa a acrescentar, dedicar-me um pouco mais aqui ao fórum.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A saga 944 Empty Re: A saga 944

Mensagem por Convidad 21/8/2008, 00:58

Boas noites caros amigos.

Peço imensas desculpas pela minha ausencia mas tive de fazer uma viagem para a Belgica à ultima da hora e acabei mesmo agora de chegar a casa.

O meu menino chegou a casa à uma semana.
Ainda não lhe tirei fotos dignas ainda, mas apenas posso dizer que já está encomendado um parachoques frontal da versão turbo, suspenções koni e molas da Auto Atlanta USA.

A nivel de interiores estava a pensar num par de backets da Recaro (mas demasiado caras...) e um volante de 3 braços original mas com modificações na grossura do aro.

Vou de momento reparar o motor e em seguida logo se vai ver o que se vai fazer...

Abraço a todos

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A saga 944 Empty Re: A saga 944

Mensagem por Convidad 21/8/2008, 03:18

Força nisso então! Depois é só vir mostrar o resultado A saga 944 1139

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A saga 944 Empty Re: A saga 944

Mensagem por Convidad 22/8/2008, 08:45

Novidades sobre a maquina.

Hoje vai partir em direcção à oficina da familia pois a intervenção vai ser maior e não quero fazer asneiras.

Vão ser mudadas as capas das bielas mais os bronzes da cambota, mudar as correias e esticadores todos, incluindo a de distribuição.

Notei que a minha caixa tem uma ligeira fuga, logo vão ser mudados os vedantes e respectivo oleo de caixa.

Vão ser verificados os casquilhos do selector de velocidades pois a caixa mais parece um pêndulo.

As jantes 17" da RH vão para a casa das jantes em Braga para serem rectificadas.


Por enquanto será a intervenção de mecanica possivel visto que Domingo vou para Marselha o que me entristece muito visto que nem sequer vou puder usufruir da minha maquina no proximo mês (já para nem falar de estar longe da minha cara metade) A saga 944 0788

Entretanto quando voltar vão ser instalados os amortecedores e molas e ai já vou puder usar e abusar do meu Porsche!! A saga 944 328144

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A saga 944 Empty Re: A saga 944

Mensagem por Convidad 17/11/2008, 22:22

Boas a todos

Novidades do 944...

Peço desculpas a todos pela ausência, mas o trabalho e a inexistência de conecção à internet não me permitiu dar novidades mais cedo.

O meu 944 infelizmente não teve vida facil.
Após a desmontagem do motor do mesmo, o cenário não era o mais animador.

A cambota embora seja extremamente resistente (forjada), estava demasiado riscada e no limite de reparação.
Foi reparada mesmo no limite...
Mas como um mal nunca vem só, a biela em que a capa partiu, estava demasiado danificada.
Substituida...
E o pior de tudo, a capa do cilindro da dita biela, em que partiu a capa, riscou.
Resultado, motor todo fora, totalmente retificado.
Os pistões não foram modificados visto não ter sido necessário.

Material e serviços utilizados até agora:

Kit de juntas do motor completo: culassa, bloco, frontal e inferior
Kit de distribuição completo: todas as correias e respectivos esticadores
Kit de segmentos
Kit de bronzes da cambota
Kit de capas de bielas
Retificação da culassa
Retificação das camisas
Retificação da cambota

Possivel orçamento: 1500€ +/-

A nivel mecânico, tudo o resto (caixa, suspenções, travões) está impecavel.

Prendas para o 944:
Kit short-shifter para a caixa de velocidades (ainda não chegou)
Mala de documentos Porsche em pele (para não andar com o porta luvas desarrumado)
Parachoques original Porsche 944 (custou a encontrar)

Apenas volto no dia 22 de Novembro, e o carro fica pronto possivelmente no dia 26 de Novembro.

Assim que ele chegar, posto mais fotos e videos com o respectivo a funcionar.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A saga 944 Empty Re: A saga 944

Mensagem por Convidad 26/11/2008, 20:52

Mais material chegou para o meu menino.

Short-Shifter
Throttle Cam
Capa de documentos Porsche

Infelizmente a reparação está demorada...

PS: Peço desculpa por não estar a colocar fotos, mas quando descobrir como enviar as fotos do meu telemovel por bluetooth para o meu mac, coloco tudo.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A saga 944 Empty Re: A saga 944

Mensagem por Convidad 19/2/2009, 10:29

E já chegou!!! A saga 944 328144

Está um espectáculo a máquina!!!
Simplesmente brutal!

Ainda há um ou outro ponto a melhorar, mas numa máquina com 25 anos, nada estaria simplesmente perfeito!

Abraços a todos e assim que puder, coloco novas fotos!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A saga 944 Empty Re: A saga 944

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos