Porsche Fans Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

distribuiçao boxster! duvida

Ir para baixo

distribuiçao boxster! duvida Empty distribuiçao boxster! duvida

Mensagem por fabio costa 23/8/2008, 14:32

boas pessoa! o boxster 2.5 986 tem correia de distribuíçao? se sim, quando e preciso mudar?
gostava de saber como funciona a distribuiçao deste carro.
agradeço ajuda, abraços!

fabio costa
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 236
Idade : 36
Localização : Penafiel-Paredes-Porto
Registo : 25/07/2008
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

distribuiçao boxster! duvida Empty Re: distribuiçao boxster! duvida

Mensagem por Convidad 23/8/2008, 14:38

Boxster Team, estão a precisar de vocês.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

distribuiçao boxster! duvida Empty Re: distribuiçao boxster! duvida

Mensagem por Convidad 23/8/2008, 16:43

Boas...

Os meus conhecimentos acerca da mecanica do 986 sao quase nulos, mas posso dar umas luzes...

O modelo em questao utiliza corrente de distribuiçao, pelo que nao é necessário substituiçao deste componente.

Ja quanto aos tensores da corrente (ou será do Variocam???), é um dos elementos mecanicos que dá má fama ao carro, pela quantidade de problemas que origina, pelo que será necessário estar atento a este ponto...

Melhores e muito mais completas informaçoes surgirao, de certeza...

Inté!!

pedro

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

distribuiçao boxster! duvida Empty Re: distribuiçao boxster! duvida

Mensagem por Convidad 24/8/2008, 01:08

pedro2cv escreveu:Boas...

Os meus conhecimentos acerca da mecanica do 986 sao quase nulos, mas posso dar umas luzes...

O modelo em questao utiliza corrente de distribuiçao, pelo que nao é necessário substituiçao deste componente.

Ja quanto aos tensores da corrente (ou será do Variocam???), é um dos elementos mecanicos que dá má fama ao carro, pela quantidade de problemas que origina, pelo que será necessário estar atento a este ponto...

Melhores e muito mais completas informaçoes surgirao, de certeza...

Inté!!

pedro

Eu estou um bocadinho como tu em relação aos conhecimentos de mcânica, mas creio que o 2.5 não tem variocam. Julgo que o variocam apareceu pela primeira vez num Boxster no 2.7

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

distribuiçao boxster! duvida Empty Re: distribuiçao boxster! duvida

Mensagem por fabio costa 24/8/2008, 12:53

desde ja o meu obrigado pessoal! entao, nao preciso de ter cuidados a nivel de disbribuiçao?
se for mesmo de corrente, penso que nao se troca. existe algum ponto mecanico a que devo ter atençao no boxster?
abraços

fabio costa
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 236
Idade : 36
Localização : Penafiel-Paredes-Porto
Registo : 25/07/2008
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

distribuiçao boxster! duvida Empty Re: distribuiçao boxster! duvida

Mensagem por Convidad 4/9/2008, 23:46

Espero ajudar:
Pelo que conheço , tem VarioCam, mesmo os 2.5L
"There were twin overhead camshafts with chain-driven hydraulic lifters and four-valve cylinder heads using Porsche's advanced Variocam VVT. Displacement was 2480cc thanks to a bore and stroke of 85.5 x 72mm. Compression was set at 11.0:1 and with Bosch DME engine management featuring sequential fuel injection, output was a respectable 204bhp at 6000rpm."

Quanto à correia , efectivamente a sua manutençao nao requer os mesmos cuidados de uma correira de distribuiçao em "borracha" porem , deve-se ter em atençao quer o seu estado quer o nivel de tensao da mesma...

Verifiquei que existem por aqui diversos eng. mecanicos , e ate alguns curiosos na parte mecanica, sinceramente acho estranho alguma falta de conhecimento e ou inter-ajuda em questoes tecnicas neste forum.

Tem artigos brilhantes na parte historica , e no entanto na parte tecnica automovel é dos mais inocuos e esteril . Quer me parecer que quem compra um Porsche é , ao contrario do fundador Dr.F.Porsche, pouco ou nada interessado na parte da engenharia automovel ( onde a Porsche é verdadeiramente rainha )...?!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

distribuiçao boxster! duvida Empty Re: distribuiçao boxster! duvida

Mensagem por Convidad 5/9/2008, 09:35

Tem toda a razão no que escreve,mas não pode nem deve generalizar.
De facto a maior parte dos possuidores inscritos não tem um minimo de conhecimentos da sua viatura, nem sequer no capitulo teórico.
Já o referi várias vezes aqui no fórum.Mas há excepções.
Por outro lado, rúbricas como relógios,música Dvd,etc que não se vêem em fóruns internacionais sobre a marca/modelos, em nada contribuem para centrar a conversa onde ela deve estar centrada.
Os tópicos dos últimos dias mais pareciam de um fórum de artes do espectáculo,que de um fórum Porsche.
Tem de se virar para fóruns franceses,ingleses e americanos se quiser saber algo mais técnico,pois aqui não obterá respostas, sobretudo se fôr sobre modelos mais actuais ,tipo Boxster.
Lamento,mas é a realidade.
MRS

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

distribuiçao boxster! duvida Empty Re: distribuiçao boxster! duvida

Mensagem por Convidad 5/9/2008, 10:54

MRS escreveu:Tem toda a razão no que escreve,mas não pode nem deve generalizar.
De facto a maior parte dos possuidores inscritos não tem um minimo de conhecimentos da sua viatura, nem sequer no capitulo teórico.
Já o referi várias vezes aqui no fórum.Mas há excepções.
Por outro lado, rúbricas como relógios,música Dvd,etc que não se vêem em fóruns internacionais sobre a marca/modelos, em nada contribuem para centrar a conversa onde ela deve estar centrada.
Os tópicos dos últimos dias mais pareciam de um fórum de artes do espectáculo,que de um fórum Porsche.
Tem de se virar para fóruns franceses, ingleses e americanos se quiser saber algo mais técnico,pois aqui não obterá respostas, sobretudo se fôr sobre modelos mais actuais ,tipo Boxster.
Lamento,mas é a realidade.
MRS

Totalmente de acordo.

Para questões técnicas, eu costumo recorrer a foruns específicos nos EUA; o mais completo a nivel técnico na minha opinião é o www.renntech.org; liderado por um verdadeiro "fanático-técnico" denominado "Loren". O Loren é uma verdadera "bíblia" de conhecimentos de mecânica práctica Porsche. Mas também há muita informação em sites como o sixspeedonline e o rennlist.com.

Engraçado que ao analizar os padrões dos sites Porsche que tenho frequentado em diversos Países, verificam-se coisas engraçadas,

- Os sites Americanos são muito tecnicos, talvez porque nessa terra exista toda uma cultura do "DIY" (e todo um mercado, infrastrutura e condições para tal) que na Europa simplesmente não há. (exemplo, nos EUA é perfeitamente normal ver pessoas de classe média-alta mudarem o óleo e filtro dos seus Porsche de última geração num fim-de-semana qualquer. Cá, a mesma situação seria quase considerada "heresia"...)

- Nos sites Espanhóis organizam-se muitas pequenas saídas, eventos, e há muitos posts sobre temas sociais.

- O nosso Forum caracteriza-se muito por fans que apreciam a "cultura Porsche" e nota-se um alto grau de individualismo em grande parte dos seus membros.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

distribuiçao boxster! duvida Empty Re: distribuiçao boxster! duvida

Mensagem por Convidad 5/9/2008, 18:26

MRS escreveu:Tem toda a razão no que escreve,mas não pode nem deve generalizar.
De facto a maior parte dos possuidores inscritos não tem um minimo de conhecimentos da sua viatura, nem sequer no capitulo teórico.
Já o referi várias vezes aqui no fórum.Mas há excepções.
Por outro lado, rúbricas como relógios,música Dvd,etc que não se vêem em fóruns internacionais sobre a marca/modelos, em nada contribuem para centrar a conversa onde ela deve estar centrada.
Os tópicos dos últimos dias mais pareciam de um fórum de artes do espectáculo,que de um fórum Porsche.
Tem de se virar para fóruns franceses,ingleses e americanos se quiser saber algo mais técnico,pois aqui não obterá respostas, sobretudo se fôr sobre modelos mais actuais ,tipo Boxster.
Lamento,mas é a realidade.
MRS


obrigado, mas no meu caso ,eu so estava mesmo a indagar o facto (porque mesmo eu sem um qualquer boxster , parecia que sabia mais que as dezenas boxsters que aparecem registadas ?)
Achei curioso ate indicarem que o Boxster 2.5L nao tinha VarioCam ( que é nas suas varias implementaçoe/versoes , um ex libris da Porsche) , eu proprio tambem frequento Rentech , mas nada como a lingua lusa para mim , especialmente quanto toca a questoes tipo "911 clutch release bearing" etc, em que a certa altura sao mais os termos tecnicos que o ingles de base.

nota: por curiosidade apreendi agora a pesquisar os topicos por membro , e verifiquei que os seus tem sempre alguma achega tecnica...vi tambem o seu apelido de MRS e, se calhar é ate uma pessoa que eu gosto/gostava muito de ler os seus artigos nas revistas automoveis. Se, sim os meus parabens, pelo seu trabalho e pela importancia que tem e teve na area automovel.
nota2: eu tambem ja tive um Nissan 300ZX preto com caixa automatica de 92 -importado...se calhar ate lhe passou pelas maos. Agora ate acho anedotico quando a Renault vem vender aos 4 ventos o seu sistema de 4 rodas direccionais. enfim.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

distribuiçao boxster! duvida Empty Re: distribuiçao boxster! duvida

Mensagem por Convidad 5/9/2008, 20:52

FonsecaPereira escreveu:
obrigado, mas no meu caso ,eu so estava mesmo a indagar o facto (porque mesmo eu sem um qualquer boxster , parecia que sabia mais que as dezenas boxsters que aparecem registadas ?)
Achei curioso ate indicarem que o Boxster 2.5L nao tinha VarioCam ( que é nas suas varias implementaçoe/versoes , um ex libris da Porsche) , eu proprio tambem frequento Rentech , mas nada como a lingua lusa para mim , especialmente quanto toca a questoes tipo "911 clutch release bearing" etc, em que a certa altura sao mais os termos tecnicos que o ingles de base.

nota: por curiosidade apreendi agora a pesquisar os topicos por membro , e verifiquei que os seus tem sempre alguma achega tecnica...vi tambem o seu apelido de MRS e, se calhar é ate uma pessoa que eu gosto/gostava muito de ler os seus artigos nas revistas automoveis. Se, sim os meus parabens, pelo seu trabalho e pela importancia que tem e teve na area automovel.
nota2: eu tambem ja tive um Nissan 300ZX preto com caixa automatica de 92 -importado...se calhar ate lhe passou pelas maos. Agora ate acho anedotico quando a Renault vem vender aos 4 ventos o seu sistema de 4 rodas direccionais. enfim.

Fonseca Pereira,

devo dizer que aprecio a tua postura critica e já tocaste num ou noutro ponto em que tens razão. Nesta questão do variocam do Boxster 2.5, o que eu afirmei foi "creio que não tem", o que manifesta a minha convicção, mas não certeza, e isto porque tinha lido uma coisa sobre o variocam no 2.7 que me fez achar que o 2.5 ainda não tinha.

Eu tenho um Boxster 2.5 e de facto há uma clara mudança na resposta e sonoridade a partir das 4.500 rpms.

Quanto à falta de know-how técnico é verdade que não predomina no fórum, embora haja algumas honrosas excepções, mas este fórum ainda é um recém-nascido, provavelmente com o tempo este aspecto vai melhorar.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

distribuiçao boxster! duvida Empty Re: distribuiçao boxster! duvida

Mensagem por Convidad 7/9/2008, 10:28

Obrigado pelas suas palavras.Devo ser eu porque escrevi quase sempre assinando assim.Agora só esporadicamente,embora possa voltar a escrever mais quando me retirar da vida activa.
MRS

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

distribuiçao boxster! duvida Empty Re: distribuiçao boxster! duvida

Mensagem por Convidad 7/9/2008, 20:46

...quanto aos cumprimentos, de nada, como costumo dizer " A Cesar o que é de Cesar .."

Voltando ao tema, vou , dentro das minhas limitaçoes temporais e tecnicas , deixar um post generico sempre de indole tecnica para que os outros possam responder e , pesquisar , a melhor resposta. O ideal era que ao fazer isso todos começassem a entender melhor os carros que usam , como funcionam , como podem tirar melhor proveito dos mesmos ...Afinal , estamos num forum sobre carros certo ? sem desrespeito aos demais , relogios, vendas e conversas de treta ja está a internet/WEB cheia distribuiçao boxster! duvida 0788

ha tanto para falar nos automoveis, desde eventos automobilisticos , à historia, a tecnicas de conduçao , a engenharia subjacente à mecanica automovel, as inovaçoes& invençoes etc , etc , que realmente topicos interessantes nao faltam , ha que focar na diferenciação para os outros forums!

conto consigo e com os seus conhecimentos para ajudar os demais , nesta missiva de aumentar o conhecimento colectivo ( nao convem é que seja dos primeiros a responder senao estraga a brincadeira aos demais - pois na pesquisa pela conhecimento é que esta 90% do valor da coisa ! ...) ab
FP

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

distribuiçao boxster! duvida Empty Re: distribuiçao boxster! duvida

Mensagem por Convidad 7/9/2008, 21:03

Lembrei-me que nos meus calhamaços está o catálogo do Boxster para o ano modelo 1997, logo o primeiro. E reza assim:

É verdade que o VarioCam existe desde os primeiros Boxsters, os 2.5. O sistema ajusta apenas o posicionamento das árvores de cames da admissão, utilizando diferentes tensões na correia de distribuição.
A descrição do VarioCam neste catálogo é extremamente simples.

A partir daqui é o que eu conheço:
Mais tarde, com o 996 turbo é que aparece o VarioCam Plus que foi progressivamente alargado a toda a gama. Este sistema ajusta também o posicionamento das árvores de cames de escape.

Tive um Boxster 2.5, ano modelo de 1998. Abaixo de 5000 rotações era bastante molengão, tinha pouco torque e o barulho não era nada de especial. Entre as 5000 e o red line tinha um roncar agudo e muito agradável e puxava muito bem, mas... em minha opinião o primeiro Boxster que andava mesmo a sério era o primeiro Boxster S. E era muito engraçado pois era o oposto do 2.5, muito bom em baixa e em altas não se notava grande diferença face ao 2.5. Mas era muito mais equilibrado e homogéneo. Para mim é o Boxster a ter, antes do 987.

Quanto a problemas ao nível da distribuição nunca ouvi falar. As correntes de distribuição Porsche são feitas para durarem 300.000 Kms no mínimo. Quanto aos tensores, penso que andarão por aí também. A maioria dos problemas nos primeiros motores Boxer a água eram ao nível da parte inferior do bloco e não ao nível das cabeças. Muito boa gente diz que se devem ao facto de os motores não terem verdadeiros carters secos.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

distribuiçao boxster! duvida Empty Re: distribuiçao boxster! duvida

Mensagem por Convidad 7/9/2008, 21:04

Conte comigo.Penso exactamente da mesma maneira.

MRS

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

distribuiçao boxster! duvida Empty Re: distribuiçao boxster! duvida

Mensagem por Convidad 7/9/2008, 21:28

Muito bem, e qual é o desfio?

nineeleven_turbo

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

distribuiçao boxster! duvida Empty Re: distribuiçao boxster! duvida

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos