Porsche Fans Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

928 GTS

Ir para baixo

928 GTS Empty 928 GTS

Mensagem por JJ 7/10/2007, 11:54

O fantástico 928 GTS.
V8, 5.4l e 350cv se não estou em erro.

Um grande carro, que nunca foi verdadeiramente apreciado.
Principalmente devido à marginalização do mesmo pelos fãs e clientes da Porsche.

Um carro que sempre me atraiu.
Talvez avançado para a época, pelo menos a nivel de styling, o que pode ter contribuindo para a sua incompreensão, além do facto de os Porschistas não o terem aceitado como o sucessor do 911.

Dê-se o valor que se dê a entrega de prémios, foi o único Porsche a receber o trofeu Carro do Ano a nivel europeu.

Mas a nivel de styling, estava um passo à frente (basicamente aguentou-se quase 2 décadas no mercado com a mesma forma base), e reparem sobretudo no 928 original, o de 1978.Tem um pormenor que o distinguia de praticamente todo o resto da industria automóvel e que contribuia decididamente para a sua muito boa coesão formal:
- A integração dos parachoques no desenho da carroçaria, numa altura em que os EUA ditavam leis sobre os pára-choques, o que originou modelos com mega parachoques, no qual se inclui o 911, os volvo e os saab, sem contar com alguns estranhos "concepts" da fiat, que no geral eram soluções bastante inestéticas.

De resto, no geral, o 928 também se distinguia ao fugir do "folder paper design" ainda bastante vigente na época. Basta referenciar carros como o Countach ou até o 1º Golf.

Não existiam arestas marcantes, os contornos eram suaves, e a linha de tejadilho era bastante curvilinea, uma solução familiar à la 911.
Lateral com uma superficie continua, sem interrupções. nem sequer alargamentos nas cavas das rodas. Temos apenas um volume uniforme, sem decoração gratuita (ao contrário de alguns Porsches mais recentes, como o 911 turbo).

O desenho da traseira é bastante interessante (do tipo fastback), com muita área vidrada, numa tendência vista em alguns modelos americanos e até em carros como o Renault 11.
Pessoalmente prefiro os farolins traseiros do original de 78, ao contrário dos elementos maiores em versões posteriores, como no GTS, além de que no GTS não acho que encaixe bem a "barra" a ligar os farolins traseiros.

A frente, e apesar dos faróis escamoteáveis, continua a ter uma face, já que os mesmos apenas ficam embutidos à face da carroçaria, mantendo-se sempre visiveis.

No geral, é uma proposta de volumes e modelação simples, quase minimalista, mas é o que basta para comunicar os seus intentos.
Foi bastante bom na altura e foi uma excelente base conceptual para evolução da estética da Porsche. Mas acabou-se por regressar à formula do 911 (até o Cayenne, não é?), não porque é melhor ou pior, apenas pelo peso que tinha e tem junto dos possiveis clientes.
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

928 GTS Empty Re: 928 GTS

Mensagem por JJ 7/10/2007, 12:00

Outro dos aspectos que aprecio particularmente neste carro (na época acho que era comum) é a extrema sobriedade dos interiores, quase sempre totalmente pretos (com excepção de algumas versões americanas com algumas aplicações em madeira de gosto discutivel).

Enfim um excelente produto em minha opinião e um ilustre desconhecido para muitos.

Outro ainda mais desconhecido mas quase igualmente ilustre, diferente, mais pequeno, barato, talvez mais desportivo e menos GT que também me parece muito interessante é o 968. Um dos maiores 4 cilindros de sempre (se não me engano o 2º)
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos