Porsche Fans Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O fim do Porsche Fans...

+11
Mpcgomes
claudiopinto
Cácá
lameiras
lsantini
PorscheFan
terrivel
Fernando Barbas
Toninho
albatroz
JJ
15 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

O fim do Porsche Fans... Empty O fim do Porsche Fans...

Mensagem por JJ 16/6/2012, 11:06

Caros membros Porsche Fans

Gostaria de me dirigir a todos, e mostrar a minha deceção após 5 anos de criação do Porsche Fans. Tal fato deve-se à estranha e insignificante resposta que os membros deste forum estão a dar ao nosso maior evento anual, a Concentração Internacional.

Não estou a compreender, a reduzida adesão dos membros Porsche Fans Portugal. Estamos atualmente com 2011 membros, prestes a fazermos 5 anos de atividade, e com cerca de 40 eventos realizados desde 2007.

Anunciei este evento logo em Janeiro de 2012, já estamos a trabalhar no evento desde Outubro de 2011, altura da 5ª Concentração Internacional em Castelo de Vide e Marvão. Fomos atualizando o tópico regularmente, o mesmo está anunciado em várias revistas, foram feitos diversos investimentos, e chegados a esta altura constatamos que os membros não aderem, não participam, quase nem comentam, e estamos a realizar um evento quase para os nossos amigos espanhóis.

Faltam 6 dias para o fim das inscrições, e 3 semanas para o evento, e depois de tanto trabalho e despesas, a adesão, ou melhor a falta de adesão leva-nos a ponderar se tem sentido continuarmos a organizar eventos para os membros, e continuar com o Porsche Fans . Assim realmente não á motivação, porque se o forum é grátis, ninguém paga nada para se registar ou para manter o forum em funcionamento, o número de membros que anualmente dá alguma contribuição para ajudar a manter o forum é residual, bem como os sponsors, e desde logo é sempre o mesmo a pagar as despesas, e a dar a cara pelos eventos e bom nome do Porsche Fans Portugal.

A crise que se vive no pais e em Espanha, não poderá ser a única culpada desta situação até porque já temos cerca de 30 membros espanhóis inscritos, e a maioria nem sequer são membros do porsche fans, não chegando os portugueses membros deste forum a uma dezena.

De forma que só podemos concluir que num universo de mais de 2100 membros, não existe interesse, nem vontade, em pelo menos uma vez por ano reunir os membros e ter um convivio porschista salutar. O que me leva a ponderar se faz sentido a continuação do Porsche Fans Portugal? porque realmente não está a ter os indíces de participação e adesão minimamente desejáveis, para um espaço com tantos membros, nem a dar resposta às motivações que me levaram a criar o mesmo em 2007.

Tendo em conta os compromissos assumidos até fim do ano , este espaço continuará aberto e grátis, para todos os porsche Fans, mas a partir de 2013 sinceramente começo a compreender que não faz sentido, continuar, já que já lá vão 5 anos de trabalho intenso, com muitas e muitas horas de trabalho retiradas, a minha vida, familia e amigos, muitas despesas efetuadas do meu bolso, apenas pela simples paixão porschista e desejar ter um espaço aberto para todos os que como eu sentem esta paixão.

Tal como todos tenho a minha vida, tenho de trabalhar para garantir o meu sustento e dos meus, e não sou profissional, nem viva à conta do Porsche Fans, e quando vemos que as pessoas aderem, são participativas, reconhecem o trabalho que alguns poucos fazem por eles, é gratificante e ajuda a mantermo-nos com sacrificio e prejuízo para a sua vida pessoal, a trabalhar em prol de todos, mas quando essa resposta não nos é dada, o interesse perde-se e o sentido das coisas desfaz-se.

Espero que compreendam a minha posição, e de todos os que tem trabalhado em prol do Porsche Fans, mas sem adesão não vale a pena continuar. Aqui deixo também uma palavra de agradecimento ao Pedro Afonso que tem sido inexcedível na colaboração para a organização desta 6ª Concentração Internacional, para que nada falhe e seja um grande sucesso.

A Admin do Porsche Fans Portugal
José Luis Jacob



Última edição por JJ em 13/12/2012, 21:43, editado 1 vez(es)
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

O fim do Porsche Fans... Empty Re: O fim do Porsche Fans...

Mensagem por albatroz 16/6/2012, 14:17

Boas JJ

Este fórum há muito com o teu esforço, dedicação e amor passou a fronteira, temos membros do Brasil (e participantes), pessoas de Espanha, França, Inglaterra, muitos de nós através do fórum criaram amizades que não se limitam a colocar posts no fórum (fiz vários amigos aqui, que convivo pessoalmente).
Em relação ao encontro, é claro que gostava de maior participação dos membros do clube, mas também compreendo e vejo muita gente a cortar em gastos que podem evitar, é certo que os Espanhóis estão em força e a dar um colorido, mas é por isso que o nosso fórum também é diferente, é alem fronteiras e como único ponto necessário é o gosto, paixão pela marca. Prova disso é o reconhecimento que existe pelo teu trabalho e até uma nova abertura por parte da administração da Porsche Clube Portugal.
O numero total de membros do fórum a meu ver devia ser revisto seriamente, desconfio que deve haver um numero que corresponde a pessoas que não fazes uma ligação ao fórum em meses, tenho umas ideias em relação a esse ponto se depois tiveres interessado.
Uma palavra de apreço que também faço ao Pedro Afonso pelo trabalho que tem feito para a realização do encontro, JJ não é a primeira vez que existe membros da região em que vai-se realizar um encontro que desejam participar e ser membros activos na organização.
Devido há minha profissão não posso estar presente quando desejo e ja fazia tempo que não participava num, felizmente neste estou cá e irei com todo o prazer, certamente existe outros casos também.
Um aparte, estive em Carcavelos a ver a concentração da Harley-Davidson posso dizer que era quilómetros de membros (não era exagero, pois no local onde estava dava para ver a extensão), a organização afirma ter neste evento 12.000 membros, mas posso dizer que a maioria dos participantes era certamente estrangeiros, pelas matriculas que vi passarem por mim. Por isso JJ pode-se dizer que "sim devia ser mais tuga... é um esforço da organização... etc" mas é a realidade que se vive no país actualmente, estamos no fundo da cauda mesmo, não tanto como os gregos mas pouco faltou para chegarmos a esse ponto. Neste encontro vi passarem membros que vieram da Rússia!!!! existe uma cultura para encontros ainda pequena, é dar tempo, esforço e certamente seremos também um pais de forte participação nestes eventos.

Grande abraço JJ
albatroz
albatroz
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 2166
Idade : 46
Localização : Sao Domingos de Rana
Registo : 05/10/2008
Reputação : 21

Ir para o topo Ir para baixo

O fim do Porsche Fans... Empty Re: O fim do Porsche Fans...

Mensagem por Toninho 16/6/2012, 23:14

Como te compreendo caro amigo, tens feito um trabalho enorme em prol de todos, em tantos anos, e criaste já aqui um grupo de fans de que o país se pode orgulhar. Pena que as pessoas não te apoiem, e sejam solidárias. Porque e olhando para este interminável número de membros registados, ver esse panorama deita abaixo qualquer um. A minha participação tem sido menor, já que ao não ter porsche não existe aquela vontade de estar a participar, e a vir aqui todos os dias, mas eu sou um fan. Agora não se compreende é os tantos membros com porsche não apoiarem e aderirem a estas iniciativas. A mergem de manobra é assim curta e estares a perder tempo, a gastares dinheiro com algo que as pessoas não sabem apreciar, mais vale não o fazer, e depois talvez as pessoas sintam a falta , e queiram um espaço como este, que sempre deu resposta a dúvidas, esclarecimentos, deu informações, proporcionou convivios, enfim, como se costuma dizer só se sente a falta quando já não se tem.

Gostava de ver uma boa resposta dos membros, por forma a te fazer repensar na decisão, mas se não a tiveres compreendo perfeitamente e respeito o que decidires.

Para já obrigado por tudo o que tens feito por todos, e pelo que aprendi aqui.
Toninho
Toninho
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 167
Localização : Setúbal
Registo : 05/10/2007
Reputação : 5

Ir para o topo Ir para baixo

O fim do Porsche Fans... Empty Re: O fim do Porsche Fans...

Mensagem por Toninho 16/6/2012, 23:47

Acrescentando, pelo que li estão perto de 40 carros inscritos, sendo 30 de espanha e nem uma dezena de portugueses, tal número não me parece que tenha ou esteja a correr mal, mas antes revela é que os portugueses membros, não estão a aderir!

Sobre os custos de manutenção de um forum, ou site como este, e falo com conhecimento porque sou moderador de um espaço similar de eletrónica e gadgets, implicam custos, desde o dominio.com, o estoque de espaço que está a ser sempre a ser necessário comprar já que as fotos, os anexos, ocupam muito espaço e se não compra em breve um espaço destes deixa de permitir alojar fotos e anexos. Os alojamentos.

Depois imagino as despesas que dá organizar eventos para os membros. E por fim repare-se nas horas que é necessário dispender para manter o espaço, eu como moderador num forum gasto diáriamente 1 hora , às vezes mais, e sinto que faço por gosto mas que é muito tempo perdido ao fim do mês, de anos é.

O meu patrão sócio do clube porsche, paga 80€ de jóia anual e pagou mais 80€ de inscrição, e depois quando são feitos os eventos mesmo com todas aqueles patrocinios que o clube tem e este forum não tem, para o mesmo tipo de atividade são mais caros que os do porsche fans? Eu já constatei isso, e ele próprio me disse também.
Toninho
Toninho
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 167
Localização : Setúbal
Registo : 05/10/2007
Reputação : 5

Ir para o topo Ir para baixo

O fim do Porsche Fans... Empty Re: O fim do Porsche Fans...

Mensagem por Fernando Barbas 17/6/2012, 09:42

Eu não tendo Porsche já fui a alguns eventos e gostei muito, se outros não gostam paciência.
Queria só enviar um abraço de solidariedade ao JJ, pelo trabalho e dedicação que tem mostrado, e por ter criado este espaço , que embora não seja possuidor de uma máquina destas , me dá gosto conhecer e por diversas vezes já conduzi.

Fernando Barbas
Fernando Barbas
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 108
Idade : 51
Localização : Lisboa/ Portalegre
Registo : 12/07/2007
Reputação : 6

Ir para o topo Ir para baixo

O fim do Porsche Fans... Empty Re: O fim do Porsche Fans...

Mensagem por terrivel 17/6/2012, 10:31

Concordo perfeitamente com o albatroz, toninho e fernando.

Para o JJ a minha solidariedade e apoio para o que decidires fazer, uma coisa te digo "os cães ladram e a caravana passa", criticos á em todo o lado, pessoas más, é em todo o lado, por isso á que seguir em frente e não deitar a tolha ao chão.

terrivel
terrivel
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 191
Localização : Bragança
Registo : 08/10/2007
Reputação : 2

Ir para o topo Ir para baixo

O fim do Porsche Fans... Empty Re: O fim do Porsche Fans...

Mensagem por JJ 17/6/2012, 12:16

Gostaria de agradecer publicamente, a todos os que me tem telefonado e enviado mensagens, como o carapinha, Vitor Hugo, Pedro Afonso, Luis Alberto e Francisco Carbonel, secretário e Presidente do Club Porsche Madrid, Bruno Lopes , Christopher Higgs, Américo Correia, e aqui no forum ao albatroz, toninho, terrível e fernando barbas pela atenção e solidariedade manifestada.

Muito obrigado.
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

O fim do Porsche Fans... Empty Re: O fim do Porsche Fans...

Mensagem por JJ 17/6/2012, 12:18

albatroz escreveu:Boas JJ

O numero total de membros do fórum a meu ver devia ser revisto seriamente, desconfio que deve haver um numero que corresponde a pessoas que não fazes uma ligação ao fórum em meses, tenho umas ideias em relação a esse ponto se depois tiveres interessado.
Grande abraço JJ

Claro que sim Luis , gostaria muito de ouvir as tuas ideias.
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

O fim do Porsche Fans... Empty Re: O fim do Porsche Fans...

Mensagem por PorscheFan 17/6/2012, 18:33

Foi com muita surpresa que vi este tópico, nomeadamente sentir que de um momento para o outro o P.F. pudesse acabar, depois de grandes eventos nacionais, raros e únicos como foi no Sabugal com aquele despertar com neve. Depois claro que por varias circunstancias que aconteceram anteriormente, o JJ nunca teve o seu justo louvor por tudo o que ele fez, é como estarmos todos num café há várias horas e só porque um não gosta de cerveja vai beber café para outra mesa e vai tudo atrás.

Os membros em quantidade não geram qualidade muitas vezes, conheço um forum que já por lá passou metade de Portugal mas pelo facto deles terem muitas pessoas não há respeito pelos membros antigos, falo do Forum Auto Hoje, portanto deixo aqui as minhas sugestões ao JJ que são as seguintes: Tornar o Forsche Fans internacional já que existem varios membros de Espanha e que são participativos, por exemplo Porsche Fans Iberico, depois há que fazer uma melhor analise aos conteudos do forum, tornar a imagem melhor e organizar melhor o forum. Os membros que não postarem há mais de 6 meses enviar um mail a todos a informar a situação. E tambem a nivel não oficial criar uma parceira com o Porsche Club.

Temos que unir as nossas opinioes e fazer com que o Porsche Fans continue vivo.
PorscheFan
PorscheFan
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 94
Registo : 30/08/2010
Reputação : 1

Ir para o topo Ir para baixo

O fim do Porsche Fans... Empty Re: O fim do Porsche Fans...

Mensagem por lsantini 17/6/2012, 18:48

Este é o tipo de Post que não deixa ninguém indiferente. Pelo que embora a minha participação mínima no forum, sinto-me obrigado a escrever umas palavras.

Em meu nome (e tenho a certeza de muitos membros) gostaria de que o J.Jacob revisse a sua posição e continuasse com este projecto que tal e qual como os filhos tem momentos bons e diria… menos bons. Eu entendo esta fase como a fase da adolescência.

Relativamente a alguns comentários e não sendo eu participativo, nunca senti que existisse um fundamento financeiro em todo o trabalho realizado, nem nunca me foi solicitado qualquer tipo de joia ou qualquer outro tipo de suporte financeiro, pelo que me custa a entender alguns comentários, acrescendo ainda que sei o trabalho que da organizar este tipo de eventos.

Existem vários aspectos que podem levar a que a participação nestes eventos seja colocada em causa, desde aspectos financeiros a aspectos familiares ou profissionais, mas tenho a certeza de que muitos membros admiram e reconhecem o esforço e dedicação colocada nos eventos.

Todos são livres de exprimir as suas opiniões e respeito-as, no entanto se não se identificam e aparentemente é tudo tão mau... “a porta da rua é a serventia da casa”.
lsantini
lsantini
Membro novo
Membro novo

Nº de Mensagens : 31
Localização : Porto
Registo : 06/09/2010
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

O fim do Porsche Fans... Empty Re: O fim do Porsche Fans...

Mensagem por lameiras 17/6/2012, 19:07

É com alguma tristeza que leio este tópico.. Mas compreendo a situação que JJ tem passado desde à um ano para cá, é de facto uma situação dificil.
Não contando já as horas perdidas em organizar eventos, e ainda que pagar do próprio bolso alguns imprevistos na realização dos eventos é muito complicado.

Relativamente aos encontros (não querendo maneira alguma estar a dizer mal ou bem) Apenas uma ideia como albatroz...
Acho que seria interessante também ir ao encontro daquilo que os verdadeiros membros porsche, querem ou procuram.
Em que todos participassem na escolha, construção e no tipo de evento. E que se chegá-se a um conceito ao agrado da maioria porschefans. Tipo de evento, tipo de vertente (desportiva ou cultural), local etc.. Assim não teriamos surpresas,.. ia-se produzindo à medida dos recursos disponiveis.
( se calhar estou a complicar ainda mais) scratch

Só pretendo ajudar, O fim do Porsche Fans... 423204
lameiras
lameiras
Membro Premium
Membro Premium

Nº de Mensagens : 916
Idade : 41
Localização : Alcobaça
Registo : 24/09/2009
Reputação : 12

Ir para o topo Ir para baixo

O fim do Porsche Fans... Empty Re: O fim do Porsche Fans...

Mensagem por JJ 18/6/2012, 01:08

Agradeço as valiosas opiniões do Porsche Fans, Isantini, e Lameiras também , e vamos procurar ir de encontro as vossas sugestões, e tornar o forum, mais realista, no sentido de que necessitamos também de saber quantos na verdade são os membros interessados em estar no Porsche Fans, os que participam, os que nunca participaram nem com 1 mensagem.

O forum permite automáticamente : advertir, desativar, excluir:

- não tendo visitado o fórum desde x dias
- não tendo postado mensagens desde X dias
- tendo ao menos x mensagens

Numa pesquisa constatei que temos apenas 763 membros que postaram pelo menos uma mensagem, isto é dos 2113 que estã registados.

Em relação a outras ideias gostaria que as explicitassem, como a organização do forum, os conteúdos, a imagem, o Porsche Fans Ibérico, eventos, etc.



JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

O fim do Porsche Fans... Empty Re: O fim do Porsche Fans...

Mensagem por Cácá 18/6/2012, 09:38

Bom dia a todos e ao jj em especial.

Subscrevendo e assinando por baixo o q referiram o albatroz, o toninho e o fernando, e sendo um membro muito recente deste forum, permita-me a ousadia de lhe deixar aqui duas palavras humildes de um anónimo preocupado com a sua decisão: em primeiro lugar, o obrigado por ter contribuído para criar esta INSTITUIÇÃO, que todos os entusiastas dos automóveis conhecem e apreciam; e em segundo lugar, um apelo à sua paciência e à sua costela da S. Cristóvão, pois este site tem utilidade prática para todos os apreciadores da marca. Por outras palavras, Sr. JJ, o senhor tem aqui um serviço público.

Sei que é difícil mantermos empreitadas que resultam do nosso empenho quase individual, mas o Senhor sabe como são os portugueses, tão bem retratados pelos nossos antepassados mais acutilantes (como Herculano, Eça, Junqueiro e Ortigão), e também eles arcaram com trabalhos que às vezes parecia que a nossa comunidade os não merecia.

Mas a grande verdade é só uma: se não forem pessoas como o Senhor, que tal como outros enfrentaram o desânimo, a chacota e a indiferência, mas aguentaram estoicos o rumo que sonharam, não seriamos o povo glorioso que somos.

O meu pessoal MUITO OBRIGADO, e a esperança que o alento e a sorte o guiem no seu caminho!!!!!

Cácá
Membro novo
Membro novo

Nº de Mensagens : 3
Localização : Lisboa
Registo : 15/04/2011
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

O fim do Porsche Fans... Empty Re: O fim do Porsche Fans...

Mensagem por claudiopinto 18/6/2012, 10:38

Li esta mensagem durante o fds e fiquei a refletir um pouco sobre o que ia aqui escrever.

Em 1.º lugar, sinto a mesma revolta que o JJ manifesta, pois tb já ajudei a promover passeios e de fato a única coisa que nos dá a recompensa do trabalho investido, é ver a adesão a um evento. Em 2.º Lugar, acho que vale a pensa pensar nas atuais regras do fórum, e se de fato não valerá a pena criar algumas regras de participação.

Uma reflexão adicional dirigida ao JJ:

Caro amigo... este ano quando se elencou o calendário de atividades, avizinhava-se um periodo difícil e de muita contenção. O calendário de atividades foi até ajustado a essa previsão. A primeira reflexão vai nesse sentido... ou seja, a realidade foi pior que se imaginava ou que se previa.
Tb sei que não se pode planear ou sequer criar um mega evento como este que está para vir,com base numa previsao mais ou menos conservadora. Apostasse tudo como se tratasse do ultimo evento.

De fato temos que nos esforçar mais. Neste ultimo ano, e refiro-me a 2011, foram sempre os mesmos a apareçer nos passeios, os mesmos a ajudar na organizaçao etc... de fato as pessoas demoralizam.

Concordo com aquilo que já aqui foi dito. temos que rumar em relaçao ao que as pessoas pretendem e porque não lançar um inquérito aqui no forum.

Provavelmente temos que fazer mais encontros informais... que para um "organizador" por dar o mesmo trabalho, mas que sobretudo visa minimizar os custos.

Eu pergunto se o JJ tem noção da distribuiçao dos top 100 membros participantes para saber de onde s~ao estes membros...?

Temos que fazer uma análise autocrítica JJ... ACABAR com o Fórum é deitar a toalha no chão e lamento, mas n~ao te vamos deixar fazer isso.

Além do mais o Fórum nao deve sofrer com o eventual fracasso das concentrações ou encontros. O forum continua a ser um espaço de referencia com conteúdos para os quais todos contribuimos. Temos que analisar tb algumas regras no forum.

Vou continuar a estar atento a este tópico...
claudiopinto
claudiopinto
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 1033
Idade : 48
Localização : Leiria
Registo : 14/08/2008
Reputação : 10

Ir para o topo Ir para baixo

O fim do Porsche Fans... Empty Re: O fim do Porsche Fans...

Mensagem por albatroz 18/6/2012, 13:39

Faço minhas as palavras de muitos dos aqui escreveram, costumo dizer "parar é morrer" e a própria natureza faz isso, como tal temos de adaptar e evoluir.
O trabalho que realizaste, o renome que o clube ja tem, os sucessos de eventos já realizados tudo isso são marcas do teu excelente trabalho.

Agora que deve-se fazer é uma reestruturação, faço parte do FSP (Flight Simulator Portugal) é um clube dos adeptos da aviação virtual, funciona nos mesmos moldes que aqui, a titulo de curiosidade estamos a representar Portugal e actualmente somos 7 a nível mundial num universo de 201 "companhias aéreas", temos 1122 pilotos inscritos mas os que realizam voo regulares e contribuem para a pontuação pouco chega há 2 centena scratch para evitar que existe um numero irreal os administradores tem que quem nao voar num prazo de 30 dias tem a conta suspensa, ao fim de X dias é eliminada.
Podia-se fazer o mesmo aqui, acredito que se uma pessoa faz-se adepto do fórum e em 2 meses nao diz uma palavra pode ficar com a conta indicado um pré-aviso e um mail automático avisar da falta de participação, ao fim de (a definir o tempo) automaticamente a conta desaparece, para ser um elemento q só lê, nao diz uma palavra, nao vem aos encontros podem muito bem ser somente um visitante, o fórum é aberto e assim teria-se uma noção mais exacta do universo de pessoas que são activas no fórum.

Podia-se fazer um inquérito privado, algo simples e que separa também muito coisa, pois se a uma simples mensagem em privado nao responde quanto mais ao resto, seria do tipo gostava de participar em eventos? qual tipo de evento que mais apreciava? e ate mesmo qual a margem de manobra financeira que pode ir. uma coisa é um evento de passeio outra é um evento que mete ao mesmo tempo track-day, ou mesmo um evento como ja houve que é um só dia e nao fim-de-semana. Seria bom para assim ter-se noção qual o evento que vai mais do gosto da maioria e no caso de eventos diferentes ter-se uma noção de quantos desejam sabendo que nao é do gosto dos restantes.
Sao ideias, quem tiver outras coloque isto é um forum de todos e ó tem significado com a participação de todos nós.
albatroz
albatroz
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 2166
Idade : 46
Localização : Sao Domingos de Rana
Registo : 05/10/2008
Reputação : 21

Ir para o topo Ir para baixo

O fim do Porsche Fans... Empty Re: O fim do Porsche Fans...

Mensagem por claudiopinto 18/6/2012, 14:29

albatroz escreveu:Faço minhas as palavras de muitos dos aqui escreveram, costumo dizer "parar é morrer" e a própria natureza faz isso, como tal temos de adaptar e evoluir.
O trabalho que realizaste, o renome que o clube ja tem, os sucessos de eventos já realizados tudo isso são marcas do teu excelente trabalho.

Agora que deve-se fazer é uma reestruturação, faço parte do FSP (Flight Simulator Portugal) é um clube dos adeptos da aviação virtual, funciona nos mesmos moldes que aqui, a titulo de curiosidade estamos a representar Portugal e actualmente somos 7 a nível mundial num universo de 201 "companhias aéreas", temos 1122 pilotos inscritos mas os que realizam voo regulares e contribuem para a pontuação pouco chega há 2 centena scratch para evitar que existe um numero irreal os administradores tem que quem nao voar num prazo de 30 dias tem a conta suspensa, ao fim de X dias é eliminada.
Podia-se fazer o mesmo aqui, acredito que se uma pessoa faz-se adepto do fórum e em 2 meses nao diz uma palavra pode ficar com a conta indicado um pré-aviso e um mail automático avisar da falta de participação, ao fim de (a definir o tempo) automaticamente a conta desaparece, para ser um elemento q só lê, nao diz uma palavra, nao vem aos encontros podem muito bem ser somente um visitante, o fórum é aberto e assim teria-se uma noção mais exacta do universo de pessoas que são activas no fórum.

Podia-se fazer um inquérito privado, algo simples e que separa também muito coisa, pois se a uma simples mensagem em privado nao responde quanto mais ao resto, seria do tipo gostava de participar em eventos? qual tipo de evento que mais apreciava? e ate mesmo qual a margem de manobra financeira que pode ir. uma coisa é um evento de passeio outra é um evento que mete ao mesmo tempo track-day, ou mesmo um evento como ja houve que é um só dia e nao fim-de-semana. Seria bom para assim ter-se noção qual o evento que vai mais do gosto da maioria e no caso de eventos diferentes ter-se uma noção de quantos desejam sabendo que nao é do gosto dos restantes.
Sao ideias, quem tiver outras coloque isto é um forum de todos e ó tem significado com a participação de todos nós.


Bem Luis...

responder a uma mensagem só a dizer que gostam ou não de participar, não vai adiantar muito. Pois é muito fácil dizer que sim e depois... responder que não. Falo por mim, tento "Bloquear" com muuuiita antecedênciaa os meus compromissos para que a palavra final seja quase definitiva. No próximo passio , p.ex. vi-me obrigado a desmarcar por questões que fogem a normalidade...
Continuo a achar que se tem que separar o fórum dos eventos que se realizam e que derivam do fórum. Teremos sempre contributos muitos úteis de pessoas no fórum e que podem não participar regularmente em passeios. Por outro lado, conheço membros que aparecem em praticamente todos os passeios/ encontros e que tem muito poucos post's.

Temos que aprender com o que nos rodeia. Estou disponível para ajudar, só precisam me dizer que querem contar comigo ou não... Todos temos a nossa vida e cada vez mais é-nos exigído mais no mesmo tempo (falo por mim).

O meu contributo aqui no fórum foi sempre modesto e dentro das minhas possibilidades. Se não estive à altura. também sei chegar à frente e assumir parte desta "derrota", pois quando vejo o JJ a ponderar fechar o fórum, sinto que tenho a minha cota-responsabilidade. talvez tenha chegado a altura de introduzir sangue novo...será?

E com isto, me vou ficando...

Abraços,

cláudio
claudiopinto
claudiopinto
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 1033
Idade : 48
Localização : Leiria
Registo : 14/08/2008
Reputação : 10

Ir para o topo Ir para baixo

O fim do Porsche Fans... Empty Re: O fim do Porsche Fans...

Mensagem por Mpcgomes 18/6/2012, 16:56

Boa tarde a todos,

É com grande tristeza minha que vejo esta noticia, não é que a mesma me cause qualquer surpresa, surpresa é este fórum ao longo de cinco anos ainda estar no activo e isso só se deve à carolice e persistência do JJ, para mim o verdadeiro Porsche fã deste fórum.

Este assunto da pouca participação no fórum por parte dos seus membros já a tenho discutido telefonicamente e até pessoalmente com o JJ, pois tenho uma relação de amizade para com ele e entristece-me que um fórum com mais de dois mil membros haja menos de 1% de participação, sim é isso mesmo, menos de 1%, são sempre os mesmos a postarem e a terem algum trabalho em prol da comunidade.

A maior parte dos membros deste fórum não têm Porsche, disso tenho eu a certeza, mas existem muitos membros aqui com Porsche que só aqui vêm para ver as vistas, não são capazes de dar uma palavra de alento ou até de opinar sobre isto e aquilo, e eu conheço alguns pessoalmente, não falo por falar. É claro que é desmotivante para o JJ esta situação, compreendo-o perfeitamente e temos falado disso várias vezes, as horas, dias, meses e anos dedicados a uma causa e que não tem o retorno que deveria ter, infelizmente.

Os factores da não participação são vários e à que fazer a separação dos eventos e da não participação no fórum, para mim é mais problemático a não participação dos membros no fórum do que propriamente uma lista de inscritos reduzida em eventos , é que se a não participação nos eventos pode ter maioritariamente como causa o factor económico, o que é óbvio, já a não participação no fórum é de difícil compreensão e entendimento apesar de haver várias causas que poderia enumerar para tal facto.

Esta dedicação que o JJ tem ao fórum além de tempo perdido em prol dos outros também custa muito dinheiro na organização dos eventos, já viram se metade dos membros por ano dessem € 0.50 para ajudar nas despesas eram € 500.00 !!!!!!!!, eu posso falar porque até sou membro premium e ajudo no que posso, mas aqueles que não são também poderiam contribuir com € 1.00/ano !!!!!!!!!!!! , se a maior parte o fizesse as coisas eram mais fáceis para todos…mas o Tuga é mesmo assim, pouco pró activo, comodista, egoísta e se pensa em dar alguma coisa pensa logo que o administrador se anda a governar com o seu dinheiro !!!!!

Infelizmente é esta a situação, quero mandar um abraço ao JJ, não consigo falar com ele por telefone , quero também agradecer a todos os que têm participado no fórum com alguma regularidade, o que nem sempre é possivel, pois todos nós temos vida própria , mas derivado ao emprenho do JJ este fórum merecia muito mais em termos de participação, e se o JJ optar por acabar com o mesmo vamos perder todos, perdemos nós, perde a marca, perde Portugal mas eu compreendo-o perfeitamente e estou solidário com ele seja qual for a sua atitude perante estes factos.

Grande abraço para todos aqueles que estão a sério no PFP e um especial para o JJ.



Última edição por Mpcgomes em 18/6/2012, 16:56, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : erro)
Mpcgomes
Mpcgomes
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 4014
Localização : Lisboa
Registo : 17/11/2008
Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

O fim do Porsche Fans... Empty Re: O fim do Porsche Fans...

Mensagem por Convidad 18/6/2012, 19:03

Eu percebo o esforço, mas um fórum já com os anos que este tem, com apenas cerca de uns 700 membros que alguma vez postaram algo... Será que está a fazer tudo bem? E qual é a média de users/dia que postam mensagens?

Não quero estar a desmoralizar ninguém, mas a verdade é que em certos momento há que parar, fazer o balanço, e tentar mudar/afinar algumas coisas... Se isso significar o fecho do site, ou a sua "fusão" com um site internacional maior, que seja...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O fim do Porsche Fans... Empty Re: O fim do Porsche Fans...

Mensagem por vshugo996 18/6/2012, 22:19

Compreendo a frustração e "desespero" do JJ. Apesar de não ser um membro muito participativo temos tido longas conversas sobre os Porsches, o forúm e eventos. Em boa verdade é praticamente só ele que mantém este fórum ativo.

Como se compreende é preciso fazer qualquer coisa para mudar o rumo do fórum e não deitar tudo a perder, este ultimo será o caminho mais fácil mas, certamente, o mais desolador e frustrante para o "pai da criança" o nosso amigo JJ.

Tal como outros elementos têm vindo a referir é necessário parar, pensar o que está mal e dar continuidade com uma nova abordagem que estimule a participação e faça crescer ainda mais esta comunidade Porsche.

Sugiro que identifiques as pessoas que tem participado de forma mais activa e, em conjunto, estabeleçam um conjunto de medidas, possivelmente, de curto e médio prazo, com deadlines para verificação dos resultados. Os planos de contigencia também não devem ser esquecidos, para salvaguardar eventuais acidentes de percurso...

Um abraço para o JJ e conta comigo para dar continuidade ao FPF...
vshugo996
vshugo996
Membro Premium
Membro Premium

Nº de Mensagens : 108
Registo : 15/12/2007
Reputação : 8

Ir para o topo Ir para baixo

O fim do Porsche Fans... Empty Re: O fim do Porsche Fans...

Mensagem por mikept 19/6/2012, 07:28

Apesar de estar neste fórum (e no mundo porsche) há bastante pouco tempo já tenho uma opinião formada sobre o mesmo...
Infelizmente notei que o fórum é demasiado "parado" comparado a outros de variadas marcas. Parece-me que existe muito pessoal a consultar e poucos a participarem.
Da minha parte os conhecimentos são poucos ou nenhuns mas tento dinamizar ao máximo com o tópico do meu carro e, quando tenho alguma informação relevante para outro tópico, participo.

Assim sendo penso que o fórum necessita realmente de uma mudança de modo a ganhar outra vida e por isso meto-me à disposição de ajudar no que for preciso.

Quanto à questão dos eventos a disponibilidade de tempo, económica, etc. complica muitas vezes a comparência do pessoal por isso não penso que seja um indicador muito fiável para vermos a implantação do fórum.

Por último uma palava de apreço ao JJ pelo trabalho que tem tido que é simplesmente fenomenal. Agradeço-te muito pela existência deste fórum e pela forma como recebes os "caloiros".
Espero sinceramente que revejas a tua posição e já sabes, qualquer coisa é só dizeres.

mikept
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 94
Registo : 23/04/2012
Reputação : 1

Ir para o topo Ir para baixo

O fim do Porsche Fans... Empty Re: O fim do Porsche Fans...

Mensagem por Convidad 19/6/2012, 15:11

A minha opinião de gestor:

A verdade é que pode ser algo tão simples quanto uma questão de segmentação.

Este tipo de fórum irá sempre atrair quem pretende comprar ou já tem o carro em questão (neste caso um carro de marca Porsche). Se não estiver a atrair esses dois segmentos, está condenado.

O que poderá estar a acontecer é que, em Portugal, cada vez são menos os jovens com este tipo de carro (cada vez há menos jovens... e menos euros para gastar em carros).

As pessoas mais velhas, que poderão ter as condições financeiras para adquirir estes carros (que também são cada vez menos, principalmente os potenciais compradores - por uma questão de falta de estabilidade para o futuro), por norma, também não têm uma adesão tão grande para com fóruns da internet e/ou encontros marcados via internet com participantes que não conhecem pessoalmente.

Concordo portanto com a ideia de que, se for realmente uma questão de escala, tem que se ponderar uma fusão para a criação do PorscheFansIberia.

Abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O fim do Porsche Fans... Empty Re: O fim do Porsche Fans...

Mensagem por diogo fanha 19/6/2012, 22:54

Desde já boa noite,

É com pena que leio esta notícia pois este forum é um espaço bastante agradável e instrutivo no que diz respeito à Porsche.
Só estou agora aqui a postar porque não tenho tido muito tempo e isto ainda demorou a ler.

Depois de ler as várias opiniões de distinto membros penso que, em primeiro lugar, o Marco tem toda a razão quando diz que com quantias mínimas todos poderia-mos contribuir para ajudar a sustentar o forum. É certo que existem as contas premium, e não são valores muito exagerados mas já são o suficiente para fazer retrair algumas pessoas como é o meu caso, tenho 18 anos e vivo do que os meus pais me podem dar, eles não iam achar grande graça a que gastasse o dinheiro em foruns, porque se gastasse neste tinha obrigatoriamente que gastar noutros que também frequento.

Também muita gente mencionou e concordo com o facto de haver muita gente inscrita e pouca a participar e quer queiramos quer não o que o mikept disse é verdade, o forum tem estado muito parado, eu não ando cá há muito tempo mas sempre existiram muitos mais tópicos em actividade do que temos actualmente.

Por último, e penso que seja o ponto mais importante no que diz respeito a eventos, o José Albuquerque tem toda a razão quando diz que ter um Porsche não é sinónimo de riqueza e penso que todos sabemos isso, acho portanto que a organização de pequenos cafés ou almoços esporádicos pelo país teriam muito mais adesão que fins-de-semana com despesas de hotéis e turismo e sempre era mais fácil organizar eventos por zonas de modo a todos podermos participar num ou outro encontro por ano.

Acima de tudo quero que fique claro que tudo o que disse são sugestões para tentarmos manter este forum vivo e não qualquer tipo de crítica.

Um abraço e força para manter esta casa viva JJ!
diogo fanha
diogo fanha
Conhecedor
Conhecedor

Nº de Mensagens : 834
Idade : 30
Localização : Caldas da Rainha
Registo : 22/09/2010
Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

O fim do Porsche Fans... Empty Re: O fim do Porsche Fans...

Mensagem por JJ 19/6/2012, 23:34

Devido ao muito trabalho que tenho tido na escola, com as reuniões e agora os exames, não tenho podido vir ao forum com a mesma regularidade, 10 a 15x por dia, mas e agora tive de vir até porque tenho desde já de agradecer a tantos e tantos membros( afinal temos muitos membros que nos acompanham), que me tem contatado, enviado mensagens, telefonemas, emails, etc. e tem postado aqui no tópico.

Entre todos e esperando não me esquecer de ninguém, gostaria de referir, o Fernando Afonso, o João Lemos, o Miguel Lopes da Sport & Prestige, o Vasco Antunes, o Marco Gomes, o Adelino, e no forum o Cácá, Cláudio Pinto, Slash, Vitor Hugo, mikept, José Albuquerque, Diogo Fanha e todos os outros que já contribuiram com as suas opiniões.
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

O fim do Porsche Fans... Empty Re: O fim do Porsche Fans...

Mensagem por JJ 20/6/2012, 00:05

Lendo todas estas mensagens, é de louvar que tenhamos de novo algum movimento, e torno de um tema, ou tópico, fato que já não acontecia a algum tempo. Penso que existem sugestões muito válidas, mas antes de as discutir, gostaria só de fazer um breve comentário a intervenção do José Albuquerque que não me parece nada amistosa, e a considero bastante infeliz.

Gostaria de dizer que não necessito nem nunca necessitei de palmadinhas nas costas, bem mal estaria se andasse necessitado desse tipo de atitudes, porque quem como eu lutou com variadíssimos problemas, indiferença, tentativas de rebentar o forum, com infiltrados, hackers, ignorantes e incultos, já para não falar da indiferença dos centros oficiais porsche, das anteriores direções do clube porsche, da falta de consideração de muitos agentes ligados à marca, e até de alguns especialistas Porsche, concerteza que não é disso que necessito, ou o Porsche Fans.

- Diz que eu responsabilizei ou culpei os membros do forum, por não irem o quererem ir à sua Concentração Anual, ao evento por excelência deste forum...
- Chantageei os membros com o fecho do forum....
- Este tipo de eventos, não é o que as pessoas querem...

Mas enfim eu até compreendo que tenha uma abordagem menos correta, que fale sem saber, já que como diz também é administrador de um forum, e não terá ora assim tanto tempo livre, e concerteza até pelas suas mensagens se vê que não é muito interventivo , e não vem com a regularidade que que gostaria ao forum, porque com dois anos e 4 meses tem apenas 198 mensagens, coisa que eu normalmente acumulava em 2, 3 meses mais ou menos quando era mais regular no forum.

No caso dos eventos, temos tido vários, nestes anos e de vários tipos, no entanto neste caso trata-se do evento anual por excelência, e julgamos que deve ter qualidade e ser marcante, e ser algo mais do que almoçar, ou beber um café, e regressar a casa, é um fim de semana diferente, de grande animação e convivio com os porsche como tema, mas quem já participou sabe muito bem do que estou a falar, e das amizades que temos vindo a travar, com estes eventos. E prova disso são as inscrições que em todos os anos por altura da Concentração temos de porschistas de Espanha, não deve ser apenas peloas nossas paisagens, e gastronomia, deve ser porque gostam e se sentem bem entre nós, mas mais uma vez quem nunca participou não sabe do que estou a falar.

Para terminar gostaria apenas de referir aqui ningém chantageia, ou culpa ninguém por isto ou por aquilo, e que o ritmo da das coisas, embora seja determinado em parte pelo administrador, em grande parte não o é porque o forum é livre, independente, e critica construtiva, não a destrutiva é aceite, e não existe monopólio de opiniões. Também é verdade que já em ocasiões se tornou impossível pactuar com diversos maus comportamentos, posturas, e bota abaixo que certos membros, aqui fizeram, mas para esses, também já não à paciência, porque é preferível não escreverem nada do que insultarem, e dizererm disparates. E claro a Administração /moderação é livre de tomar as decisões, que impliquem a eliminação de membros ou posts por os considerar ofensivos e de baixo nível para com a comunidade, ou os seus membros,
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

O fim do Porsche Fans... Empty Re: O fim do Porsche Fans...

Mensagem por JJ 20/6/2012, 00:11

Voltando às sugestões, temos muitas e boas.

Eu talvez proposse que 1º fosse emitido uma newsletter advertindo os membros que nunca visitaram o forum desde que se inscreveram, que se não visitarem o forum, verão a sua conta apagada.

Seguindo pode-se também advertir os membros que não têm nenhuma mensagem em 2011, e 2012.

Isto pará já foi o que me ocorreu, e pode ser um início no sentido de separar as águas. Porque ter tantos membros não vale de nada se estes não participarem ativamente no forum e na discussão dos temas.
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

O fim do Porsche Fans... Empty Re: O fim do Porsche Fans...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos