Porsche Fans Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!!

+2
911
Tiago_997TT
6 participantes

Ir para baixo

IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!! Empty IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!!

Mensagem por Tiago_997TT 16/11/2012, 16:56

Olá a todos.

Adquiri à dois anos um IPD Plenum 74mm. Na altura só tinha apenas substituido o filtro de ar original por um da marca BMC. A Porsche anuncia que em modo overboost o carro faz de pressão 1.2 bar (máximo de 10 segundos). No meu caso e na melhor das hipoteses via apenas 1.1 bar e por apenas escassas fracções de segundo. O normal era estabilizar a 1.0 bar.

Após o IPD Plenum começei a ver 1.2 bar estáveis em modo overboost. Para além de ver registos de pressão de turbo superiores, notei também que o tempo de resposta dos turbos diminuiu e surpreendentemente estava a registar médias de consumo na ordem dos 8-9 L/100km em auto-estrada entre 120-160 km/h.

O IPD Plenum é considerado por muitos um dos melhores upgrades para todos os modelos da Porsche. Fácil de instalar, não altera a garantia da marca e no caso dos modelos Turbo previne as fugas de pressão de turbo pela superior qualidade dos materiais e anunciam ganhos de 30cv.

IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!! 997-Turbo-A

IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!! 997-Turbo-B

IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!! 997_Turbo_Dyno_04_97274

Quero também salientar que o meu IPD Plenum 74mm é compatível para o 996 Turbo e que juntamente com a minha borboleta de admissão original (também de 74mm), pode originar ganhos superiores a 35cv. O tamanho original do 996 Turbo é de 68mm.

IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!! 996_Turbo_X50_Dyno_01_96274

Para os interessados, consultem este tópico para mais informações:IPD Plenum
Tiago_997TT
Tiago_997TT
Membro novo
Membro novo

Nº de Mensagens : 26
Registo : 18/05/2009
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!! Empty Re: IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!!

Mensagem por 911 16/11/2012, 18:09

Muito interessante. Obrigado pela partilha.

Curioso não afectar as garantias da marca, pois normalmente são muito rígidos com essas coisas.

O bichinho das alterações também me consome! IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!! 163798

P.s- a propósito, boa sorte na venda.
911
911
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 147
Idade : 38
Localização : Vila Nogueira de Azeitão / Lisboa
Registo : 04/03/2012
Reputação : 12

Ir para o topo Ir para baixo

IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!! Empty Re: IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!!

Mensagem por Tiago_997TT 16/11/2012, 21:47

Não afecta a garantia da marca porque não interfere na gestão do motor ou altera os parametros de entrada ou saída de ar ou combustível. Apenas melhora a circulação interna do sistema de admissão, substituindo o design "T" que gera turbolência e dificulta a circulação por um design "Y".

IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!! Ipd-stock-comparison

IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!! 670698d1349809346-fs-ipd-intake-plenum-997-1-s-p1010991
Tiago_997TT
Tiago_997TT
Membro novo
Membro novo

Nº de Mensagens : 26
Registo : 18/05/2009
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!! Empty Re: IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!!

Mensagem por JJ 16/11/2012, 21:49

Muito bom tópico, aqui temos algo com que trabalhar e assim melhorar o rendimento do carro.

IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!! 738894
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!! Empty Re: IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!!

Mensagem por 911 16/11/2012, 23:08

Mecânica de fluidos IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!! 591442

Vá lá pessoal...os 996/997 TT são AWD e ainda têm controlo de tracção! IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!! 364108
É uma boa prenda de Natal para eles...e para vocês!

Em sintonia com uma melhor admissão/entrada de ar e um escape menos restritivo deve ser uma pérola.

E ainda dá para os NA...

Obrigado pelo esclarecimento Tiago.
911
911
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 147
Idade : 38
Localização : Vila Nogueira de Azeitão / Lisboa
Registo : 04/03/2012
Reputação : 12

Ir para o topo Ir para baixo

IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!! Empty Re: IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!!

Mensagem por Tiago_997TT 16/11/2012, 23:30

Os NA ainda beneficiam mais deste upgrade porque facilita o vácuo (sucção de ar pelo motor), ou seja, o motor precisa de menos esforço para obter a mesma quantidade de ar.

Os turbos ao gerar pressão, bem ou mal sempre empurram o ar para o motor. Mas se libertarmos os gases de escape, os ganhos só com este upgrade podem superam facilmente os 50cv logo apartir do regime médio, como comprovam os testes de potência.
Tiago_997TT
Tiago_997TT
Membro novo
Membro novo

Nº de Mensagens : 26
Registo : 18/05/2009
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!! Empty Re: IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!!

Mensagem por JJ 17/11/2012, 01:19

O IDP Plenum na design911 e para os 996 Carrera custa 595libras e garante no anuncio um aumento de 25 cavalos e um ganho no torque de 22.

ALUMINUM INTAKE PLENUM. PORSCHE 996 CARRERA 3.4L IPD
Code: 97174-3.6
The 996 did not mark the beginning of a new Porsche chapter, it marked the beginning of a new Porsche book. The prolific 911 was baptized and emerged water cooled, leaving the legendary air cooled engine to live in Porsche history.

The total and complete redesign of the 911 engine was fitted with the vintage plastic "T" style air distributor that Porsche has used since the early 911 days. This intake system was found on virtually all 911 Carrera's until the arrival of the DFI cars in 2009.

The unique, innovative and patented design of the IPD Plenum employs a "Y" design that improves performance by channeling air left and right to the cylinder banks more efficiently. This design reduces air flow turbulence and increases air flow velocity resulting in substantial power gains throughout the entire rpm band.

The IPD plenum not only delivers impressive power and torque increases but also creates a more linear power and torque band. Tiptronic customers even claim considerable improvements with more positive shifting after installing the IPD Plenums.

Just like the Carrera S, it's difficult to find power for the naturally aspirated 3.4L Carrera, but the IPD Plenum does it better than any other after market mod available. This simple bolt on performance upgrade replaces the factory plastic air distributor with the IPD patented aluminum "Y" style Plenum.

The IPD Plenum delivers impressive horsepower gains of 25 and torque gains of 22 by means of a superior and more efficient design. These gains are mainly felt in the mid range where it is most needed and most enjoyed but performance improvements are realized throughout the entire rev range. Impressive Performance improvements like this will truly transform your Porsche driving experience.

These added power gains in the mid range create a more liner power curve helping to minimizing the dip in power typically experienced in the factory curve resulting in considerable performance improvements.

The 996 Plenum installation is a direct bolt on R & R (remove and reinstall) procedure. Installation is relatively straight forward for mechanically inclined DIY customers although IPD strongly recommends all Plenum installations be performed by a trained and qualified Porsche technician.


Fits:
Porsche Porsche 996 Carrera C2 3.4L
Porsche Porsche 996 Carrera C4 3.4L
(NOT FOR EARLY CABLE THROTTLE CARS)
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!! Empty Re: IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!!

Mensagem por 911 17/11/2012, 17:21

Muito bom mesmo...estranho a Porsche não ter alterado o "T" dos air cooled quando surgiram os 996.

Obrigado JJ e Tiago pelos esclarecimentos.

Tiago, uma pergunta que também já te fizeram noutro tópico (ao qual ainda não posso responder, apenas ver)...porque decidiste retirar o IPD?

P.s- Passou-me pela cabeça comprar esta mod antes de comprar o 996 lol! mas rapidamente tomei noção do disparate IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!! 405433
911
911
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 147
Idade : 38
Localização : Vila Nogueira de Azeitão / Lisboa
Registo : 04/03/2012
Reputação : 12

Ir para o topo Ir para baixo

IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!! Empty Re: IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!!

Mensagem por Tiago_997TT 17/11/2012, 18:21

A razão é porque comprei um IPD de maiores dimensões juntamente com uma borboleta de admissão e tubagens maiores.
Tiago_997TT
Tiago_997TT
Membro novo
Membro novo

Nº de Mensagens : 26
Registo : 18/05/2009
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!! Empty Re: IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!!

Mensagem por 911 17/11/2012, 21:04

Tiago_997TT escreveu:A razão é porque comprei um IPD de maiores dimensões juntamente com uma borboleta de admissão e tubagens maiores.

É sempre um bom motivo. Se puderes relata-nos o que achaste do novo upgrade.

Cumprimentos e boa venda
911
911
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 147
Idade : 38
Localização : Vila Nogueira de Azeitão / Lisboa
Registo : 04/03/2012
Reputação : 12

Ir para o topo Ir para baixo

IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!! Empty Re: IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!!

Mensagem por csubtil 14/8/2013, 19:01

Boas forum,

Alguém aqui do forum tem IPD num 996/997 atmosférico?

É que esta semana vi um 911 preto (de Leiria penso eu), 1998, na oficina de um amigo meu (AP AutoPamplona) a montar um IPD de 74mm (medida normal nos atmosféricos) e queria saber se ficou satisfeito.

Vou montar um no meu, bem como filtro BMC, retirar o anti-ressonância da caixa do filtro de ar e colocar tubagens de admissão em silicone preto.

A ideia não é ganhar cv's, não quero é perder cv's, quero sim ganhar sonoridade na admissão (som que gosto particularmente... deve ser das motas... lol).

A AP em tempos fez outro 911 3.4L em que colocou o IPD, mediu o antes e o depois e os resultados são interessantes, o dyno graph está aqui facebook AP.

De qq forma, gostava de saber se o 911 996 preto de 1998 que lá está é de alguém aqui do forum e quem tem IPD e se estão satisfeitos ou não.

CS.

csubtil
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 104
Idade : 49
Localização : Quinta do Anjo, Palmela
Registo : 20/05/2012
Reputação : 7

https://www.facebook.com/claudio.subtil

Ir para o topo Ir para baixo

IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!! Empty Re: IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!!

Mensagem por 997GT3RS 19/10/2013, 11:33

csubtil escreveu:Boas forum,

Alguém aqui do forum tem IPD num 996/997 atmosférico?

É que esta semana vi um 911 preto (de Leiria penso eu), 1998, na oficina de um amigo meu (AP AutoPamplona) a montar um IPD de 74mm (medida normal nos atmosféricos) e queria saber se ficou satisfeito.

Vou montar um no meu, bem como filtro BMC, retirar o anti-ressonância da caixa do filtro de ar e colocar tubagens de admissão em silicone preto.

A ideia não é ganhar cv's, não quero é perder cv's, quero sim ganhar sonoridade na admissão (som que gosto particularmente... deve ser das motas... lol).

A AP em tempos fez outro 911 3.4L em que colocou o IPD, mediu o antes e o depois e os resultados são interessantes, o dyno graph está aqui facebook AP.

De qq forma, gostava de saber se o 911 996 preto de 1998 que lá está é de alguém aqui do forum e quem tem IPD e se estão satisfeitos ou não.

CS.
Eu instalei e os resultados foram muito bons e gostei mais da sonoridade do motor.
O motor parece respirar melhor devido ao fluxo optimizado pelo IPD.
Eu considero esta mod importante mas ainda acho que é um pouco dispendiosa.

997GT3RS
Membro novo
Membro novo

Nº de Mensagens : 9
Localização : Porto
Registo : 30/08/2010
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!! Empty Re: IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!!

Mensagem por 993GT2 19/10/2013, 12:44

Já instalei em vários modelos Porsche, desde 996 até Cayman R.

Os resultados sempre foram satisfatórios.

Recomendo!
993GT2
993GT2
Membro novo
Membro novo

Nº de Mensagens : 11
Idade : 57
Localização : Brasil
Registo : 15/08/2008
Reputação : 0

http://www.weissach.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!! Empty Re: IPD Plenum + 35 cv: Realmente Resulta!!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos