Porsche Fans Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A relação entre cilindrada/taxa

Ir para baixo

A relação entre cilindrada/taxa Empty A relação entre cilindrada/taxa

Mensagem por JJ 30/12/2007, 12:18

A relação entre cilindrada/taxa

A cilindrada é o volume interno dos cilindros do motor, obtida por uma fórmula que considera o diâmetro dos cilindros, o curso dos pistões e o número de cilindros. Pode ser expressa em centímetros cúbicos (cm3, como 1.600 cm3), polegadas cúbicas (pol3, como em 250 pol3) e litros (como em 1,6 litro). Cabe observar que a cilindrada é uma medida e não uma unidade de medida, sendo incorrecto falar em "1.000 cilindradas".

Cilindrada e taxa de compressão são grandezas distintas, mas ambas afectam o desempenho e consumo do motor. Em regra , e apenas em regra, pois há muitas variáveis envolvidas , tanto aumentar a cilindrada quanto a taxa traz maiores indices de potência e torque, mas há limites diferentes para este aumento.

O limite de cilindrada é imposto pelo bloco do motor, que pode não aceitar um maior diâmetro (pois as paredes dos cilindros ficariam muito estreitas) ou um curso mais longo (em função das dimensões máximas do virabrequim ou da altura máxima do bloco).

Já a taxa de compressão mais elevada amplia o risco de detonação, havendo um limite para cada motor em função do tipo e octanagem do combustível utilizado, temperatura do ar, pressão atmosférica (que depende da altitude) e de outras características do motor, como curva de avanço de ignição, alimentação, grau térmico das velas, etc. O uso de superalimentador (turbo ou compressor, por exemplo) requer taxa de compressão mais baixa, pois o aumento de pressão leva à ocorrência de detonação com mais facilidade.

O regime de potência máxima é obtido pelo fabricante ou preparador através de testes em dinamômetro, equipamento medidor de potência e torque. Obtém-se uma curva, bastando verificar o ponto em que ocorreu maior potência. Para utilizar bem esse dado, utilizar um conta-rotações e manter o motor entre o regime de torque máximo e o de potência máxima, em geral, algo em torno de 3.000 a 6.000 rpm.

Observe-se que utilizar esses regimes traz maior consumo do que o obtido em rotações bem baixas, nas quais se obtém a maior economia de combustível .
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos