Porsche Fans Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Garagem kitano

+4
lameiras
JJ
Xubalhada
kitano
8 participantes

Ir para baixo

Garagem kitano Empty Garagem kitano

Mensagem por kitano 12/8/2015, 20:59

Olá amigos,

Peço aqui a vossa ajuda para adicionar um porsche à minha garagem.
Será um carro de passeio para o fim de semana...

O meu orçamento é limitado e neste momento tenho duas opções debaixo de olho que custam sensivelmente o mesmo:
- 996tt de 2002, tiptronic, com cerca de 100.000km
- cayman 3.4 S de 2010, manual, com cerca de 60.000km

Seguem os meus prós e contras:

996tt:
- prós
Carro mítico
Motor considerado bulletprof
Provavelmente já não desvaloriza mais
4 lugares (dizem)
IUC antigo

- contras
Carro já com 13 anos - não consigo seguro de danos próprios (enorme risco)
Dada a idade, deve ter já uma série de componentes a necessitar de atenção - manutenção mais dispendiosa
Carro pouco discreto
Caixa tiptronic - não tenho nada contra cx automatica mas esta caixa já é algo antiga...não sei se será boa ou não. Por outro lado garante que anteriores proprietários não andaram em sobrerotação.
Alguns kms

Cayman 3.4 S
- prós
Carro recente, consigo seguro de danos próprios, manutenção provavelmente mais enconómica, conforto de tecnologias recentes, look interior mais moderno.
Carro discreto
Motor boxter, carro com um equilíbrio e dinâmica muito boa, leve, com potencia quanto baste (320v)
Caixa manual, nunca fica desactualizada...
Poucos kms
Motor já sem IMS


- contras
Carro ainda vai perder valor
Nunca será um carro mítico, considerado por muita gente um porsche de segunda (o que lhe tira valor de mercado)
Dois lugares (apesar de como vantagem levar muita bagagem).
IUC novo


Estou muito indeciso, mas neste momento o facto do 996tt ter já 13 anos e não conseguir um seguro de danos próprios é o que me deixa mais de pé atrás.

Agradeço desde já a vossa ajuda!

kitano
Membro novo
Membro novo

Nº de Mensagens : 13
Registo : 08/08/2015
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Garagem kitano Empty Re: Garagem kitano

Mensagem por Xubalhada 13/8/2015, 18:00

Para mim era muito fácil a escolha, 996!!!
Xubalhada
Xubalhada
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 71
Registo : 15/07/2015
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Garagem kitano Empty Re: Garagem kitano

Mensagem por kitano 13/8/2015, 18:14

Os teus prós e contras?

Sei pelo teu DB que não tens problemas com carros antigos...mas estamos a falar de um mais antigo com um valor ainda elevado...pelo qual se pode adquirir um bastante mais recente...

kitano
Membro novo
Membro novo

Nº de Mensagens : 13
Registo : 08/08/2015
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Garagem kitano Empty Re: Garagem kitano

Mensagem por JJ 14/8/2015, 09:12

996TT, não se pode comparar.


Última edição por JJ em 19/8/2015, 09:14, editado 1 vez(es)
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

Garagem kitano Empty Re: Garagem kitano

Mensagem por Xubalhada 14/8/2015, 17:02

kitano escreveu:Os teus prós e contras?

Sei pelo teu DB que não tens problemas com carros antigos...mas estamos a falar de um mais antigo com um valor ainda elevado...pelo qual se pode adquirir um bastante mais recente...

Se eu der a minha opinião sincera, não sou politicamente correto, e sei que ia gerar aqui muita polêmica, então prefiro não alongar mt.
Em relação ao meu DB, o meu 951 é um clássico, versão TURBO! coisa que tanto o 996 como o outro estão longe de o ser. como disse o membro @JJ, não se pode comparar!
Uma nota prévia, também gosto e usufrui de carros recentes, todo o conforto/segurança tem as suas vantagens e sabem mt bem!

Falando da tua situação, pessoalmente entre os dois, acho o 996 um carro mais racional de adquirir. Já existe muito historial, as manutenções/peças, acredito que sejam mais econômicas, dado maior procura=a maior oferta no mercado de peças e serviço(mão de obra "qualificada para estas máq").
Para além disso, o selo antigo, é um grande sossego.
A questão do seguro, não sinto que seja um problema, há que pensar positivo e ter prudências na condução.
A desvalorização está a roçar no limite, arrisco em dizer que mais ano menos ano, começam a valorizar...Apesar de ser, para muitos o patinho feio(996), não vai ser diferente dos outros.

Em relação ao "outro", é um carro que começou mal, a estratégia da Porsche falhou redondamente, pois os custos de produção são muito reduzidos dado que é um boxer fechado. A comonização de peças e processos de fabricação, fez dele com um carro com custo de produção reduzidos, repito. Mas a porsche estrategicamente decidiu subir o preço de venda para potenciar um salto de nível no mercado do mesmo. A estratégia não resultou e infelizmente o Cayman não vingou. (Cayman 2010)
Xubalhada
Xubalhada
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 71
Registo : 15/07/2015
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Garagem kitano Empty Re: Garagem kitano

Mensagem por lameiras 15/8/2015, 02:25

Eu também gosto de carros modernos e também me deparei com a mesma situação.. Gosto bastante do cayman e sendo 3,4 é um carro bastante ágil e equilibrado. Bastante mais usual para dia dia.. penso que se for para usar com regularidade, o cayman talvez seja melhor opção, até pelo consumo bastante mais baixo. Agora se é um porsche para ficar e dar umas voltas de vez em quando eu prefiro o turbo. Não só pela grande máquina q é, como tambem pelo investimento. O turbo é um carro mais imponente.. O melhor q posso aconselhar é, por os dois lado a lado dar uma volta em cada um é escolha. Mas aí quase de certeza q o turbo irá ganhar..
lameiras
lameiras
Membro Premium
Membro Premium

Nº de Mensagens : 916
Idade : 41
Localização : Alcobaça
Registo : 24/09/2009
Reputação : 12

Ir para o topo Ir para baixo

Garagem kitano Empty Re: Garagem kitano

Mensagem por kitano 15/8/2015, 08:05

Obrigado pelas vossas opiniões...relativamente ao seguro o que mais me preocupa não é bater com o carro, é estacionar em qualquer lado e chegar lá e o carro não estar...

kitano
Membro novo
Membro novo

Nº de Mensagens : 13
Registo : 08/08/2015
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Garagem kitano Empty Re: Garagem kitano

Mensagem por vshugo996 15/8/2015, 20:59

Tenho um 996 Turbo e fiz o seguro contra todos os risco, incluindo roubo, na OK teleseguros, sem qualquer problema.

Cump.
vshugo996
vshugo996
Membro Premium
Membro Premium

Nº de Mensagens : 108
Registo : 15/12/2007
Reputação : 8

Ir para o topo Ir para baixo

Garagem kitano Empty Re: Garagem kitano

Mensagem por kitano 15/8/2015, 21:32

Boas,

E quando fizeste o seguro quantos anos tinha o carro?
Podes dar-me alguns conselhos sobre o carro?

Outra questão...o que me dizem da caixa tiptronic?

Conheço bastante bem algumas cx automáticas, da mercedes, bmw e audi...não tenho nada contra. Da porsche nunca experimentei...só conduzi o 997 C2 com cx manual...

kitano
Membro novo
Membro novo

Nº de Mensagens : 13
Registo : 08/08/2015
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Garagem kitano Empty Re: Garagem kitano

Mensagem por Xubalhada 17/8/2015, 14:13

Em relação ao seguro, sei que pode ter seguro contra terceiros e incluir roubo.
Xubalhada
Xubalhada
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 71
Registo : 15/07/2015
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Garagem kitano Empty Re: Garagem kitano

Mensagem por JJ 17/8/2015, 15:02

A caixa anão é nada de especial mas cumpre muito bem, se preferes condução manual, então tens de ir mesmo para um manual.
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

Garagem kitano Empty Re: Garagem kitano

Mensagem por kitano 19/8/2015, 09:03

Obrigado amigos,

Já larguei praticamente a ideia do cayman...a única coisa que me deixa de pé atrás para o turbo é o seguro e portanto vou concentrar-me em resolver isso.

O que acham deste?

www.standvirtual.com/carros/anuncios/Porsche/996/Carrera-Coupe-Turbo/P8452325/


kitano
Membro novo
Membro novo

Nº de Mensagens : 13
Registo : 08/08/2015
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Garagem kitano Empty Re: Garagem kitano

Mensagem por Gus 19/8/2015, 13:45

Gorgeous !
Gus
Gus
Membro Premium
Membro Premium

Nº de Mensagens : 15
Localização : Lisboa
Registo : 11/08/2015
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Garagem kitano Empty Re: Garagem kitano

Mensagem por lameiras 20/8/2015, 10:45

Gosto desse.. mas veja também 997 S, q já se consegue por esses valores
lameiras
lameiras
Membro Premium
Membro Premium

Nº de Mensagens : 916
Idade : 41
Localização : Alcobaça
Registo : 24/09/2009
Reputação : 12

Ir para o topo Ir para baixo

Garagem kitano Empty Re: Garagem kitano

Mensagem por kitano 20/8/2015, 12:18

Não queria arriscar problemas de ims...

kitano
Membro novo
Membro novo

Nº de Mensagens : 13
Registo : 08/08/2015
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Garagem kitano Empty Re: Garagem kitano

Mensagem por diogo fanha 22/8/2015, 19:53

Tudo me levaria a comprar o 996 em vez do Cayman, tirando a caixa...
Acho que já foi tudo dito, o 996 está a bater no fundo (entretanto vai valorizar), tem um bloco indestrutível, é uma boa base para aumentar um bocado a potência e no caso do turbo até é um carro bonito.
Quanto à caixa acho que devia mesmo experimentar antes de tomar uma decisão. Isto são carros para conduzir depressa e para nos dar prazer e o máximo de gozo possível e nesse aspecto acho que nada substitui a alavanca e o terceiro pedal!

O Cayman, sendo o S que já tem um bom pulmão, é um carro muito mais divertido de conduzir. É super equilibrado, uma diferença abismal para um 911 com o motor pendurado lá atrás e com caixa manual é um gozo enorme. É também mais económico, se é que isso interessa...
No entanto ainda vai desvalorizar bastante e no fundo é um Porsche tão bom ou melhor que o 911 mas não é um 911...
diogo fanha
diogo fanha
Conhecedor
Conhecedor

Nº de Mensagens : 834
Idade : 30
Localização : Caldas da Rainha
Registo : 22/09/2010
Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Garagem kitano Empty Re: Garagem kitano

Mensagem por gnferreira 27/8/2015, 01:20

O seguro, qualquer mediador te faz, independente da idade. Com 13 anos vai custar uns 1000€ ano. O Cayman é um problema para a Porsche pq é tão bom como o 911 e não dá jeito em termos de marketing. Motores turbo, pessoalmente não acho à prova de bala, antes até pelo contrário, mas é apenas uma opinião. Caixa triptronic, depois de experimentarem a pdk, ou mesmo a DSG de um vulgar VW ou Audi, fica a sensação de estarmos na pré história, mas não deixa de ser verdade que é uma garantia de não terem abusado do carro e embraiagem. Para uso frequente, ia para o Cayman, a não ser que precises dos 4 lugares. Se queres estilo e dar nas vistas, o 911.
gnferreira
gnferreira
Membro Premium
Membro Premium

Nº de Mensagens : 16
Localização : Lisboa
Registo : 26/08/2015
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Garagem kitano Empty Re: Garagem kitano

Mensagem por kitano 27/8/2015, 08:15

Obrigado pela ajuda.

Eu geralmente trabalho com a tranquilidade e quando comprei um bmw m3 com 13 anos, descobri que não me faziam seguro pela idade. Procurei noutras seguradoras e ninguém fazia só a mapfre, e para 13 anos e 6 meses já não faz. O seguro para um valor de cerca de 20.000 ficava por uns 1500 eur. Acabei por fazer só de roubo.
Talvez por ser porsche as seguradoras façam de outra forma, mas do que tenho perguntado não fazem.

Também sempre adorei motores atmosféricos em vez dos turbo...neste caso, penso que este motor é à prova de bala por comparação com os outros 996 e 997 que sofreram por terem IMS e problemas com o RMS. Problemas que o turbo nunca teve. O turbo em si é uma peça sujeita a um stress tal que põe em causa a sua sobrevivência, no entanto neste carro nem se ouvem muitos relatos de turbos partidos. Mas efectivamente também tenho preferência pelos atmosféricos.

Também há cada vez menos usados 996TT em bom estado...e pelo mesmo valor conseguimos começar a encontrar o cayman S com apenas 5 anos...mais bem tratado pela idade...

kitano
Membro novo
Membro novo

Nº de Mensagens : 13
Registo : 08/08/2015
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Garagem kitano Empty Re: Garagem kitano

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos