Porsche Fans Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC)

Ir para baixo

Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) Empty Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC)

Mensagem por JJ 6/3/2008, 13:07

Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) Normal10

Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC)

O Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) é um sistema de estabilização activa dos movimentos oscilantes da carroçaria do Cayenne. Regista desde o início da marcha a inclinação lateral do veículo ao abordar as curvas e reduz a mesma consideravelmente.
O PDCC permite a máxima agilidade a qualquer velocidade e estabelece padrões de precisão em manobras de direcção.

O Chassis

Exclusive Cerca de. Aproximadamente. Dentro de. Estas expressões são verdadeiras não-palavras para quem quer ter uma noção exacta de alguma coisa. Por exemplo, os técnicos de desenvolvimento da Porsche. Que gostam de controlar tudo com precisão e que esperam uma resposta exacta. Apesar de todas as contrariedades e de todos os obstáculos que encontram no dia a dia. Para uma aplicação rigorosa. No ponto.

Os Eixos

A sensação de conduzir os modelos Cayenne devia ser tão directa como a sua capacidade de reacção. Para transmitir o mais possível a cada piso o elevado dinamismo dos motores.

Para este fim o eixo dianteiro dos novos modelos Cayenne apresenta braços duplos inferiores equipados com uma sub estrutura ou chassis intermédio de base grande. A grande distância entre os braços inferiores reduz as forças da suspensão das rodas e consequentemente proporciona uma condução exacta das rodas garantindo uma agilidade elevada e influências exteriores extremamente reduzidas.

Além disso, o suporte elástico da sub estrutura reduz ao mínimo os ruídos de rodagem através dos suportes de borracha volumosos. Para que possa desfrutar ao máximo o som do seu Porsche.

A sub estrutura construída em aço leve e resistente aumenta a rigidez do veículo.

Resultado: maior estabilidade dinâmica, maior conforto e mais segurança. Em caso de colisão, a sub estrutura reforça a segurança passiva graças à sua deformação predefinida.

Um comportamento equilibrado. Parece ser um objectivo simples. Mas exige uma solução complicada.

No eixo traseiro decidimos adoptar um complicado conceito de suspensão multi-braços – um conceito que domina de forma soberana, tanto a força de tracção como os eventuais esforços de carga dos novos modelos Cayenne.

A secção inferior do braço inferior e a barra de acoplamento são construídos em chapa de aço, o que confere maior robustez à construção. Por exemplo, para a condução em terrenos irregulares. A parte superior do braço, mais protegida, é formada por peças fabricadas numa liga leve de alumínio fundido.

As pernas de mola oblíquas permitem cursos longos das molas e uma grande amplitude de carregamento – e simultaneamente o piso de carga da bagageira é surpreendentemente baixo. Para maior conforto.

O tipo de construção do eixo tem uma vantagem decisiva: reduz as oscilações indesejáveis ao acelerar e ao travar. A configuração do eixo traseiro e do respectivo controlo da convergência das rodas estabiliza o comportamento do carro especialmente ao curvar e nas alternâncias de carga. Um chassis que corresponde ao que se espera de um Porsche. Desenvolvido em Weissach.

Direcção

A excelente agilidade dos novos modelos Cayenne na estrada e fora dela está ligada, entre outras coisas, à desmultiplicação da engrenagem da direcção e às curvas características das válvulas da direcção hidráulica assistida. Com apenas 2,65 rotações do volante de batente a batente e um círculo de viragem de 11,7 metros.

O volante é regulável 50 mm em comprimento e 40 mm em altura. Para tal, a coluna da direcção do novo Cayenne e do novo Cayenne S tem regulação mecânica, sendo eléctrica no novo Cayenne Turbo. A pedido o novo Cayenne e o novo Cayenne S também podem ser equipados com a versão eléctrica da coluna de direcção em combinação com o conjunto de bancos de conforto ou bancos desportivos.

Só alguns detalhes de conforto: na versão eléctrica da coluna da direcção, o volante desloca-se para cima em direcção ao painel de comandos, quando se entra e sai do automóvel (função de conforto de entrada), proporcionando assim um maior conforto e liberdade de movimentos. Através da função alargada de memória dos bancos de conforto (opcional no novo Cayenne e no novo Cayenne S, de série no novo Cayenne Turbo) é possível memorizar a posição do volante preferida pelo condutor, além dos ajustes do banco e do espelho retrovisor.

O sistema Servotronic, disponível a título opcional em todos os modelos, consiste numa assistência à direcção ajustada à velocidade.

Se conduzir depressa, a direcção torna-se mais rígida com uma precisão extraordinariamente elevada e simultaneamente o melhor grau de conforto.

Se conduzir devagar, a direcção torna-se particularmente leve facilitando as manobras na cidade e ao estacionar.

PASM

O sistema PASM disponível de série no novo Cayenne Turbo consiste num ajuste electrónico do sistema de amortecedores. Permite regular de forma activa e permanente a força de amortecimento. A regulação é feita em conformidade com o estado do piso e o estilo de condução. A pedido está disponível a título opcional para o Cayenne S e para o Cayenne (em combinação com a suspensão pneumática opcional).

No caso de um estilo muito dinâmico com fases intensas de aceleração e travagem ou em condições de terreno particularmente irregular, os automóveis têm normalmente tendência para produzir oscilações acentuadas. Em situações deste tipo o PASM intervém e equilibra as oscilações desagradáveis. Contribuindo para elevar ainda mais o grau de conforto.

O condutor pode optar entre três programas: «Conforto», «Normal» e «Sport». Depois de seleccionado o programa desejado, os sensores avaliam os movimentos da carroçaria, ocorridos nas acelerações, travagens e em piso irregular. Também são tidos em consideração valores como a aceleração transversal, o ângulo da direcção, a pressão de travagem e o binário motor. Com base nos valores das medições, o dispositivo de comando calcula as condições momentâneas da condução e, em conformidade com o modo seleccionado, regula a rigidez da suspensão. Resultado: aumento da estabilidade dinâmica e do conforto.

O sistema PASM permanece sempre activo, reforçando a estabilidade dinâmica e a segurança da conduçâo.

Se conduzir, por exemplo no modo Sport numa estrada com piso irregular, o PASM reage de imediato. Para optimizar o contacto com a estrada, o sistema assume uma linha característica mais suave. Quando o piso se torna novamente mais regular, o PASM retoma a linha característica original.

Para um acréscimo de conforto, está disponível em associação com a suspensão pneumática com PASM, o novo sistema de regulação do chassis Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC).

suspensão pneumática

O novo Cayenne Turbo vem equipado de série com suspensão pneumática com regulação do nível e ajuste da altura, e ainda com o sistema PASM. No caso do novo Cayenne e do novo Cayenne S este equipamento é opcional.

A regulação do nível garante um nível constante do automóvel seja qual for a sua carga. O ajuste da altura permite-lhe variar de forma activa a distância ao solo através do comando existente na consola central. Além da luz indicadora existente no painel de comandos, as luzes LED instaladas ao lado da tecla de comando assinalam o nível adoptado a cada momento.

(56 mm acima do nível normal, distância máx ao solo: 271 mm): até aos 30 km/h em condições extremas de piso. O ângulo de declive das rampas pode ser de 31,8º à frente.

(26 mm acima do nível normal, distância máx ao solo: 241 mm): adequado para pisos difíceis, utilizável até aos 80 km/h.

(Distância máx ao solo: 215 mm, de acordo com DIN em vazio/EG): estado normal dos modelos Cayenne.

(24 mm abaixo do nível normal, distância máx ao solo: 191 mm): o chassis fica mais rígido, a resistência ao ar mais reduzida. O veículo permanece estável e ágil. A partir dos 125 km/h o chassis assume este nível automaticamente.

(34 mm abaixo do nível normal, distância máx ao solo 181 mm): a partir dos 210 km/h o chassis assume automaticamente este nível (não pode ser seleccionado manualmente).

(54 mm abaixo do nível normal, distância máx ao solo: 161 mm): este nível corresponde à posição mais baixa possível. Só é possível seleccionar este nível quando o veículo está parado para carregar a bagageira com todo o conforto. Ao arrancar o sistema assume automaticamente o nível normal.

Jantes + RDK

O novo Cayenne está equipado de série com jantes Cayenne de 17 polegadas. O novo Cayenne S trás de fábrica jantes Cayenne S II de 18 polegadas e o novo Cayenne Turbo jantes Cayenne Turbo II de 18 polegadas: novidades em ambos os casos.

Mas há ainda mais novidades, que irradiam ímpeto desde o primeiro instante e que estão disponíveis a pedido: jantes Cayenne Sport de 21 polegadas ou jantes Cayenne SportPlus de 21 polegadas em combinação com alargamentos das cavas das rodas na cor da carroçaria.

A nova geração do sistema opcional de controlo da pressão dos pneus (RDK) avisa atempadamente o condutor através do visor do computador de bordo sobre a pressão insuficiente dos pneus ou sobre uma perda gradual ou repentina de pressão. O condutor pode verificar a pressão dos 4 pneus no indicador multifunções do instrumento combinado. No novo RDK a actualização da pressão em caso de troca de pneus ou enchimento de um pneu é agora ainda mais rápida. Além disso, o sistema ajusta-se ainda mais rapidamente em caso de troca do conjunto das rodas, depois da correspondente calibragem, e indica os valores de pressão de ar.
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos