Porsche Fans Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Centralina - Reprogramação

2 participantes

Ir para baixo

Centralina - Reprogramação Empty Centralina - Reprogramação

Mensagem por JJ 5/9/2008, 14:25

Sobre este tema tão discutido hoje em dia deixo aqui um conjunto de perguntas e respostas :

AVISO:

Atenção que este texto afinal não é mais do que mera publicidade de uma empresa que faz o trabalho de reprogramar centralinas.

Agradecimentos aos carissimos membros:

- 996classik
- Fonseca Pereira
- V7


Pela rapida informação sobre o conteudo deste texto. Não o apago para todos verem a publicidade que nos bate a porta, sobre questões melindrosas da mecanica automovel.

1. O que é uma reprogramação de centralina ?

Uma reprogramação de centralina consiste na optimização do software que comanda o funcionamento do motor. Este processo é efectuado com um computador que se liga na generalidade dos casos a ficha de diagnostico do veículo. Inicialmente é efectuada uma leitura do ficheiro original que é constituído por diversos mapas que comandam por exemplo a quantidade de combustível injectado ou a quantidade de ar admitida pelo motor. Este ficheiro é então analisado pelos nossos técnicos que procedem as devidas alterações tendo em conta a potência e o binário pretendido e sem esquecer as componentes da fiabilidade e a opacidade dos gases de escape. Posteriormente este ficheiro modificado é introduzido na centralina, novamente através da ficha de diagnóstico. O veículo está nesta fase pronto a utilizar não necessitando de qualquer período de adaptação ou rodagem.



2. Quais as vantagens da reprogramação em relação a outros métodos?

As vantagens de uma reprogramação passam por não ter que se modificar componentes mecânicos do veículo, consistindo simplesmente na optimização do software original da centralina o que permite uma afinação pormenorizada de todos os parâmetros, visando obter a melhor performance. A reprogramação é superior a um chip porque é um processo mais simples onde não é necessário modificar a centralina para proceder as modificações evitando processos desnecessários de soldadura. É também superior as centralinas adicionais porque as alterações incidem no programa de base e não em adulterações posteriores dos sinais recebidos pela centralina o que evita eventuais erros de funcionamento.



3. A fiabilidade do motor é afectada?

A fiabilidade do motor não é afectada. Desde que não se exceda as tolerâncias de funcionamento do motor, a fiabilidade permanece a mesma. Por outro lado a longevidade de um motor é grandemente influenciada por quem está atrás do volante, o seu estilo de condução, os cuidados de manutenção, o tipo de óleos utilizados e a frequência das manutenções.



4. Os consumos aumentam ou diminuem?

Os consumos são os mesmos que de origem após a modificação não sofrendo alteração significativa. O motor passa a ter uma faixa de utilização mais alargada depois da reprogramação da centralina o que permite circular mais tempo em relações de caixa mais altas nomeadamente em situações de ultrapassagem ou em subidas acentuadas. Os consumos efectuados dependem mais do estilo de condução do que da reprogramação. Com uma condução mais moderada o consumo de combustível tem tendência a diminuir.



5. A velocidade máxima aumenta?

O aumento de velocidade é variável de veículo para veículo, em media a velocidade aumenta cerca de 10 a 15 Km/h. Existem no entanto algumas excepções em que o aumento pode ultrapassar os 30 Km/h.



6. Após reprogramar, perco a garantia de fábrica do carro?

A garantia de fabrica mantêm-se porque a reprogramação de centralina é um processo invisível de modificação não deixando qualquer tipo de rasto. Este método não é detectável, mesmo quando o veículo é ligado a sistemas de diagnóstico. De qualquer forma as próprias marcas já recorrem a este método a muito tempo, fazendo evoluir os seus motores com pequenas alterações de software o que comprova a validade do sistema.



7. Se reprogramar a centralina do meu veiculo não terei problemas com a inspecção periódica?

Poderá inspeccionar o seu veiculo normalmente após a reprogramação da centralina. Todas as modificações efectuadas na Turbotec têm em conta a emissão de gases poluentes e a opacidade dos gases de escape.



8. Que tipo de cuidados se deverá ter após reprogramar o carro?

Não necessita de ter nenhum cuidado especial após reprogramar, apenas os cuidados considerados normais para qualquer veículo. Revisões a tempo e horas, bons óleos, etc.



9. É necessário alterar mais algum componente mecânico depois de reprogramar?

Não necessita de alterar nenhum componente após reprogramar no entanto não podemos descurar a segurança e sistemas de suspensão e travagem mais eficientes serão sempre bem vindos.



10. Que tipo de comportamento posso esperar do carro?

Pode esperar um aumento substancial das performances nomeadamente nas acelerações e recuperações e uma superior agradabilidade de condução. Recorrera menos vezes a caixa de velocidades e em situações de ultrapassagem ou subidas acentuadas basta pisar o pedal do acelerador para obter o efeito desejado.


Última edição por Jose Jacob em 6/9/2008, 00:21, editado 2 vez(es)
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

Centralina - Reprogramação Empty Re: Centralina - Reprogramação

Mensagem por Convidad 5/9/2008, 18:57

Lamento intervir neste topico , visto nao haver qualquer questao que suscite resposta, mas acho relevante que algumas das muitas informaçoes que aparecem aqui , copy paste tipico de publicidade ( neste caso da turbotec , pelo que aparece numa das alineas) nao passem para os restantes membros.
O escrito é puro marketing e falta de conhecimentos tecnicos, pois desde a fiabilidade ate ao garantir da garantia , é tudo falso ( salvo as alineas em que se escreve mas nada se diz , ou seja "a palha base " claro)

A nivel da fiabilidade , o fabricante , mais que ninguem sabe que um veiculo tem de sair preparado funcionar desde o Egipto à Noruega, usando combustivies e em regimes de trabalho muito distintos !
Quando se alteram os mapas de gestao da ECU esta obviamente a comprometer a fiabilidade base do mesmo, senao comparem por exemplo o mesmo motor de 3.6 do carrera que tem aumentado gradualmente a sua potencia , foi so nos mapas que eles alteraram ? nao foi , e é facil ver que sao varios os sistemas desde injecçao , a escape , VarioCam, etc , que evoluem com vista as vezes a um pequeno ( 20 ou 30 cv ) de ganho.

Quanto a poluiçao , levem o veiculo antes e depois da programaçao para medir os niveis de CO2 e depois digam se sao os mesmos ( isso para o mesmo combustivel, RPM , etc claro) ...e porque ? deixo a pergunta no ar para quem quiser aprender mais.

Quanto a garantia, entao ai é que é uma grande treta, pois ate eu com qualquer software tipo , faço o dump da firmware da ECU e valido com o da fabrica e vejo logo se é ou nao o de origem ! O concessionario , fara em caso de duvida a mesma coisa ! e se detectar que os parametros foram adulterados , ai amigos, espero mesmo que a empresa que vos faz a modificaçao tenha suporte juridico para vos ajudar ...e mesmo assim vao perder.

Hoje em dia, qualquer "joaozinho" deste pais , compra um KWP , pega nuns DVD com Tuned ECU remapping files , e pronto ja é o rei da zona dele.
Mesmo as "lojas" , e supostos profissionais fazem o mesmo.
Agora, nao confundir com os agentes e empresas topo, tipo AC Schnitzer ou outros que so fazem isso e em parceria com o proprio fabricante ( mesmo assim sao carros com niveis de durabilidade e/ou fiabilidade distintos)

Todas, sem excepçao, empresas de programaçao de centralinas , sao empresas chamadas "vaca-leiteira", encontraram um filao , de com pouco trabalho e sem material , ganharem $ , e pronto , ha que dizer e pôr outros a dizer todas as barbaridades.
Entao esta é de morte:
A fiabilidade do motor não é afectada. Desde que não se exceda as tolerâncias de funcionamento do motor, a fiabilidade permanece a mesma

o que é que eles sabem das tolerancias ? sabem mais que marca ? que as dezenas de engenheiros que trabalharam no bloco do motor ? ...e isso so de ver os mapas da ECU ? e ainda dizem que permanece na mesma , ou seja alteram os valores e entao de certeza que ate simulam o efeitos de carga no motor a medio e longo prazo certo?

Cuidado: na fortuna dos outros está normalmente a desgraça de muitos. ( e isso sem qualquer referencia ao bloco de esquerda claro !)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Centralina - Reprogramação Empty Re: Centralina - Reprogramação

Mensagem por Convidad 5/9/2008, 19:46

Independende de também ser da opinião que a informação colocada neste post seja de facto questionavel...

.. O que pessoalmente acho fundamentalmente errado com este tópico é o facto de ser um "copy-paste" daquilo que é básicamente uma página de publicidade de uma empresa de tuning (http://www.turbotec.pt/faq.html) sem qualquer menção de tal facto.

Penso que seria bem mais sensato nestes casos deixar sempre claro ao menos a referência da fonte da informação.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Centralina - Reprogramação Empty Re: Centralina - Reprogramação

Mensagem por Convidad 5/9/2008, 20:35

996Classik escreveu:Independende de também ser da opinião que a informação colocada neste post seja de facto questionavel...

.. O que pessoalmente acho fundamentalmente errado com este tópico é o facto de ser um "copy-paste" daquilo que é básicamente uma página de publicidade de uma empresa de tuning (http://www.turbotec.pt/faq.html) sem qualquer menção de tal facto.

Penso que seria bem mais sensato nestes casos deixar sempre claro ao menos a referência da fonte da informação.

100% de acordo, até porque os direitos de autor são uma realidade que deve ser respeitada (isto independentemente da qualidade dos conteúdos)

De resto concordo que este é um texto da "tanga" de uma empresa que faz do seu "ganha-pão" as reprogramações.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Centralina - Reprogramação Empty Re: Centralina - Reprogramação

Mensagem por JJ 5/9/2008, 22:23

Olhem nem sabia, que isto estava nalgum site. Ai nformação foi-me passada por um alfista quer tem um GT, a gasoleo e foi fazer esta reprogramação e ficou muito satisfeito.

E depois de eu o questionar o que o levou a fazer este tipo de alterações ele enviou-me esse texto de perguntas e respostas, e como o mesmo o convenceu.

Assim eu coloquei e desta forma criamos o debate em torno desta questão que me parece ser algo controversa.

Falam em turbotec, é a empresa que faz este tipo de alterações?
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

Centralina - Reprogramação Empty Re: Centralina - Reprogramação

Mensagem por Convidad 5/9/2008, 22:43

o texto original é este:

http://www.turbotec.pt/faq.html

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Centralina - Reprogramação Empty Re: Centralina - Reprogramação

Mensagem por JJ 5/9/2008, 22:47

Foi isto então que o convenceu.

O Alfa dele é p GT e garantitram-lhe 40 cavalos.

parece-me um exagero mas já não digo nada study

Mas acho uma ma decisão , ainda por cima num carro a gasóleo.

Não o faria. Centralina - Reprogramação 145234
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

Centralina - Reprogramação Empty Re: Centralina - Reprogramação

Mensagem por Convidad 5/9/2008, 22:47

"
7. Se reprogramar a centralina do meu veiculo não terei problemas com a inspecção periódica?

Poderá inspeccionar o seu veiculo normalmente após a reprogramação da centralina. Todas as modificações efectuadas na Turbotec têm em conta a emissão de gases poluentes e a opacidade dos gases de escape.

"

no entanto, é compreensivel que isto lhe tenha chegado às maos por outras vias, e penso que a intençao inicial ate era boa, de informar os potenciais interessados! , por isso penso nao haver controversia nisso.

A minha intervençao foi orientada apenas a precaver aqueles que pensam nas reprogramaçao como milagres iguais aos do aumento cilindrada.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Centralina - Reprogramação Empty Re: Centralina - Reprogramação

Mensagem por JJ 6/9/2008, 00:12

Ao ler isto inicialmente ao falar " na Turbotec" pensei que tivesse a ver com algum programa informatico "turbotec", e afinal agora vejo por voçês que é uma empresa , o nome da empresa que faz este trabalho.

Obrigado pela vossa atenção e esclarecimentos. Centralina - Reprogramação 738894
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

Centralina - Reprogramação Empty Re: Centralina - Reprogramação

Mensagem por Convidad 6/9/2008, 03:44

Uma coisa que me deixa mesmo tristinho é ver uma empresa de topo como a porsche, que movimenta milhões e milhões, contratar engenheiros de tão baixa qualidade só para poupar uns trocos. Depois ainda se dão ao luxo de esbanjar outros tantos milhares em salarios avultados de mirones que a unica coisa que fazem é andar à caça de genios e afinal até são uns ceguetas.

Sinceramente não entendo porque não contrataram estes GENIOS DA ENGENHARIA.

Ou será que hoje em dia as pessoas tem mesmo serias dificuldades em se enchergar!!!!!!

È assim, se a Porsche fosse Inglesa (o BOB que me perdoe) que não sabem fazer, muito menos copiar, eu até compreendia.

Agora sendo Alemã!!!!!!!!!

Acho que não digo nenhuma mentira se afirmar que tanto os alemães como os japonese, são individuos geneticamente predestinados para a contrução de maquinas ponto. Seja lá que maquina for, a alemã e a japonesa são as melhores. Logo, porquê colocar obras primas nas mãos destes GENIOS DA ENGENHARIA situs na esquina da chafarica.

Para tudo ha sempre mercado, desde que o jogo seja limpo e transparente, ou seja, estas empresas fazem todo o sentido existirem, desde que assumam os riscos. Assim, se eu quiser preparar um carro para uma competição, porque não usar estas empresas para esse fim, tendo sempre a certeza que a fiabilidade e a longevidade vai estar comprometida, mas o que isso importa? é um carro para se fazer umas corridas e não para durar 20 anos.

nineeleven_turbo

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Centralina - Reprogramação Empty Re: Centralina - Reprogramação

Mensagem por Convidad 7/9/2008, 10:41

Quando vi este post pela primeira vez sem qualquer comentário de outros membros até fiquei arrepiado.Depois vi o comentário do JR sobre o copy paste e fez-se me luz.
Espero que acabe depressa para não ter de fazer comentários adicionais.Certamente pouco agradáveis.
MRS

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Centralina - Reprogramação Empty Re: Centralina - Reprogramação

Mensagem por Convidad 7/9/2008, 11:41

MRS Centralina - Reprogramação 460968

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Centralina - Reprogramação Empty Re: Centralina - Reprogramação

Mensagem por Admin 7/9/2008, 14:20

Visto então do que se trata dá-se por encerrada estsa temática.

Admin
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 85
Registo : 06/07/2007
Reputação : 3

http://www.porschefansportugal.net

Ir para o topo Ir para baixo

Centralina - Reprogramação Empty Re: Centralina - Reprogramação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos