Porsche Fans Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos

4 participantes

Ir para baixo

Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos Empty Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos

Mensagem por Convidad 28/12/2008, 16:30

olá a todos,

estou a avaliar a possibilidade de compra de um Boxster 986 +/- de 2000 seja 2.5 ou 2.7.
nesse sentido estou a tentar ter uma nocao concreta dos custos de manutencao de um boxster com quase 10anos...
muitas questões que tinha já foram respondidas depois de umas horas a ler o forum (e muitos outros sites) mas outras questões ainda permanecem.

o meu agradecimento a quem perder algum do seu tempo a esclarecê-las :)

1-segundo bem entendi, basicamente o boxster 986 tem revisoes a cada 20.000kms (ou 2 anos?), alternadamente:
» 'pequenas' custando por volta de 400eur aos 20, 60, 100, 140 mil kms (conforme descrito aqui http://www.renntech.org/forums/index.php?autocom=maint&code=maint_box_row_mm_02 ) ou
» 'grandes' custando por volta de 800eur aos 40, 80, 120 mil kms (conforme descrito aqui http://www.renntech.org/forums/index.php?autocom=maint&code=maint_box_row_mj_02 )
(valores para a porsche oficial que vi referidos em vários sítios) isto está correcto???

2-é nestas mesmas revisoes que se muda o óleo ou separadamente? se é em simultaneo, o preço desta operacao já está incluído nos valores que referi no primeiro ponto, ou sao coisas distintas? (sei que separadamente anda pelos 300eur)

3-existem operacoes específicas programadas ao longo da vida do carro? segundo apurei existem as seguintes:
» velas aos 60 e 120 mil kms
» Polyrib Belt e filtro de combustivel aos 80 e 160 mil kms
» óleo de transmissao aos 160 mil kms
» liquido dos travoes a cada 2 anos
isto está correcto? falta alguma coisa importante? se me puderem fornecer valores indicativos para cada uma...

4-qual é a duração estimada para: pastilhas de travoes, embraiagem, amortecedores e pneus (provavelmente depende mais do pneu do que do carro)
claro que tudo isto varia muito com a utilização mas gostava de ter uma ideia...

5-finalmente, estou a esquecer-me de alguma coisa???

mais uma vez o meu obrigado a quem me quiser esclarecer.

cumprimentos a todos

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos Empty Re: Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos

Mensagem por JJ 28/12/2008, 18:52

Jorge

Basicamente ja referiste tudo, e mais coisa menos coisa, é realmente assim, depois tambem tem a ver com o estilo de condução de cada um, da kilometragem, do local de utilização, mais estrada, mais cidade, tipo de cidade, e dos serviços atempados.

Eu por exemplo troquei os discos de travão da frente na revisao dos 40 mil, alem do oleo.
Meti a pouco tempo o Kit suspensao Porsche M030, mas apenas para melhorar a performance, nao que o kit de origem não estivesse bom.

Qualquer dia faço a dos 60 mil e logo se vê.
Mas é assim mesmo.

Boa sorte para a compra do Boxster.
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos Empty Re: Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos

Mensagem por Convidad 29/12/2008, 04:04

JJ: quanto ficou a troca dos travoes??

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos Empty Re: Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos

Mensagem por Convidad 5/1/2009, 21:18

Bom ano a todos.

Relativamente às questões que coloquei alguém pode acrescentar mais alguns dados, nomeadamente :

- se quando se fala em revisoes de 400 e 800eur a cada 20 mil kms se estes valores incluem mudanca de oleo
- duração estimada (por alto...) para pastilhas de travoes, embraiagem, amortecedores

mais uma vez obrigado

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos Empty Re: Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos

Mensagem por JJ 5/1/2009, 21:25

pedro2cv escreveu:JJ: quanto ficou a troca dos travoes??

Pedro levou um Kit de pastilhas de travao frente 122,29€.

Vi agora que na revisdao dos 40mil me meteram Castrol TXT SOFTEC 5W40, 9 litros a 24,12€ o litro +IVA.

Esta revisao dos 40 mil ficou-me com 10% desconto em 685,84€
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos Empty Re: Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos

Mensagem por Mpcgomes 5/1/2009, 23:16

Eu ainda não tenho Porsche mas trabalho com Opel, portanto na Porsche é igual às outras marcas , variam é os intervalos de manutenção e preço das peças e respectiva mão de obra.

Deve-se seguir o plano de manutenção do fabricante e quando o Boxster vai à oficina por ex: fazer a revisão dos 20.000 kms/2 anos é claro que já inclui mudança de oleo e filtro mais o resto que diz respeito ao plano manutenção.

Não é necessário mudar o oleo fora das revisões, mas há quem o faça, no problem, custa é dinheiro...quanto a embraiagens e discos travão e pastilhas,etc, estamos a falar de material de desgaste e assim sendo é subjectivo...repara, se eu andar 90% da minha condução em auto estrada , gasto pouca embraiagem, amortecedores, pastilhas , discos etc, se faço muita cidade então dá-se o inverso, e outro factor fundamental é o estilo de condução, se formos muito agressivos o material deteriora-se mais rápidamente e gastamos sempre mais dinheiro....é como em qualquer outro carro, mas como é uma viatura desportiva à sempre a tendência para se ter o pé mais pesado, espero ter ajudado
lol!
Mpcgomes
Mpcgomes
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 4014
Localização : Lisboa
Registo : 17/11/2008
Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos Empty Re: Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos

Mensagem por Mpcgomes 5/1/2009, 23:18

Jose Jacob escreveu:
pedro2cv escreveu:JJ: quanto ficou a troca dos travoes??

Pedro levou um Kit de pastilhas de travao frente 122,29€.


As pastilhas de travão ficam ao preço das de um Opel Corsa D, destes de 2007/08, vê só, pelo menos para o Boxster as pastilhas não são assim tão caras, comparativamente...
Mpcgomes
Mpcgomes
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 4014
Localização : Lisboa
Registo : 17/11/2008
Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos Empty Re: Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos

Mensagem por albatroz 6/1/2009, 00:03

Para teres uma ideia exacta no meu caso foi assim:
Revisão de motor 20.000km e de carro 80.000km

Filtro de oleo - 14,67€
anilha - 0,54€
oleo Mobil 1 ( foi 9 litros) 5W40 - 254€
eco lub - 0,64€
spray limpeza - 9,5€
abraçadeiras - 1€
filtro de ar - 29,18
filtro de habitáculo - 30,76
correia - 31,23
filtro comb - 29,81€
oleo de travoes - 18,34
matricula nova (a minha estava lixada) - 5,52€
Mao de obra (4h) - 202€
parafuso de chapa - 1€
molas - 0,7€
material diverso - 8€
lâmpada de 12V - 3€
TOTAL A PAGAR 640,92€
mas como temos um imposto a pagar IVA, o Estado foi-me ha carteira em 128,18€

basicamente o Estado foi a terceira parcela mais cara scratch

resultado final 769,10€ study
albatroz
albatroz
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 2166
Idade : 46
Localização : Sao Domingos de Rana
Registo : 05/10/2008
Reputação : 21

Ir para o topo Ir para baixo

Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos Empty Re: Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos

Mensagem por Mpcgomes 6/1/2009, 00:23

Albatroz escreveu:Para teres uma ideia exacta no meu caso foi assim:
Revisão de motor 20.000km e de carro 80.000km

Filtro de oleo - 14,67€
anilha - 0,54€
oleo Mobil 1 ( foi 9 litros) 5W40 - 254€
eco lub - 0,64€
spray limpeza - 9,5€
abraçadeiras - 1€
filtro de ar - 29,18
filtro de habitáculo - 30,76
correia - 31,23
filtro comb - 29,81€
oleo de travoes - 18,34
matricula nova (a minha estava lixada) - 5,52€
Mao de obra (4h) - 202€
parafuso de chapa - 1€
molas - 0,7€
material diverso - 8€
lâmpada de 12V - 3€
TOTAL A PAGAR 640,92€
mas como temos um imposto a pagar IVA, o Estado foi-me ha carteira em 128,18€

basicamente o Estado foi a terceira parcela mais cara scratch

resultado final 769,10€ study


A única coisa que acho realmente bastante elevado é o preço do óleo...de resto os preços de manutenção são perfeitamente acessiveis, mas a mão de obra a € 50/hora também é elevada e cobraram mais do dobro do tempo que levaram...mas é assim, já agora diz-me uma coisa, foi num concessionário Porsche ? e se foi aplicaram os tempários de fabricante em relação à mão de obra ?? pede sempre um orçamento ou uma estimativa de custo em manutenções programadas, são obrigados a dar (isto num centro oficial Porsche) Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos 738894
Mpcgomes
Mpcgomes
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 4014
Localização : Lisboa
Registo : 17/11/2008
Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos Empty Re: Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos

Mensagem por albatroz 6/1/2009, 12:46

A revisão foi na Sport and Pestige a mão de obra foi 47€ ha hora(coloquei os valores gerais, não fui ao pormenor de colocar todas as alíneas, meti o valor final), para terem uma ideia a Mercedes cobra 52€ por hora e a Smart (carrinhos de brincar) cobra 49€ por hora!!!! já dá para terem uma ideia como a malta é chulada, mas enfim não dá para queixar, se comparar um porsche com um smart. O óleo é lixado, mas 9 litros!!! livra o carro deve ter oleo em todo o lado, não tenho grande tenho noção se é muito tempo fazerem a revisão, mudança de peças, tudo em 4h visto que para chegar ao motor do 986 ainda dá trabalho, tem de tirar a capota, umas cenas no carro e a tampa protectora, só então chega-se ao motor, com uma serie de parafusos, depois voltar a montar e testar se o sistema da capota ficou operacional, deve ter o seu tempo, assim como não estão numa box da formula 1, fazem com calma. Chateado fiquei mesmo com a parcela do IVA, senti mesmo a ser assaltado pelo Estado, que chulos... e depois tenho as estradas q tenho, saúde vou ao particular se não quero morrer nas urgências, etc, etc... para quem trabalha em países como a Suécia, Noruega, Filandia... custa tanto qnd regresso a casa...
em relação ao orçamento, perguntei qnd deixei o carro e ele disse os valores que seriam e não saiu do que ele tinha dito, qnd vi a conta no fim não fiquei surpreso pq foi o valor que tinha dito (só não referiu o que iria pagar de IVA)
albatroz
albatroz
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 2166
Idade : 46
Localização : Sao Domingos de Rana
Registo : 05/10/2008
Reputação : 21

Ir para o topo Ir para baixo

Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos Empty Re: Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos

Mensagem por Convidad 6/1/2009, 14:59

Mpcgomes escreveu:Não é necessário mudar o oleo fora das revisões, mas há quem o faça, no problem, custa é dinheiro...quanto a embraiagens e discos travão e pastilhas,etc, estamos a falar de material de desgaste e assim sendo é subjectivo...repara, se eu andar 90% da minha condução em auto estrada , gasto pouca embraiagem, amortecedores, pastilhas , discos etc, se faço muita cidade então dá-se o inverso, e outro factor fundamental é o estilo de condução, se formos muito agressivos o material deteriora-se mais rápidamente e gastamos sempre mais dinheiro....é como em qualquer outro carro, mas como é uma viatura desportiva à sempre a tendência para se ter o pé mais pesado, espero ter ajudado
lol!

Mpcgomes, claro que varia consoante a utilização do carro (cidade, estrada, para-arranca do dia-a-dia ou carro de fim de semana) e consoante o condutor.
O que eu pretendia era ter uma noção muito geral do que pode esperar por exemplo de uma embraiagem ... por exemplo se me disserem que uma embraiagem varia entre 30 e 60 mil kms consoante a utilização, ao comprar um carro com 80 mil kms com a embraiagem original já terei de contar com um embraiagem nova a curto prazo. É só essa a minha razão para a pergunta sobre qual a vida útil média deste tipo de componentes.

Já agora, as revisões na Porsche vs Sport e Prestige variam muito no custo?

Obrigado pela vossa colaboração e descrições detalhadas das intervenções :)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos Empty Re: Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos

Mensagem por Ringo 11/8/2009, 03:09

Ja compras te maquina?
Ringo
Ringo
Conhecedor
Conhecedor

Nº de Mensagens : 948
Idade : 45
Localização : Braga
Registo : 07/07/2009
Reputação : 1

http://www.jantesbox.pt.

Ir para o topo Ir para baixo

Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos Empty Re: Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos

Mensagem por Convidad 11/8/2009, 10:15

Ringo escreveu:Ja compras te maquina?

ainda nao, adiado por uns meses depois de um 986 que gostava muito ter revelado ter uma historia pouco saudavel...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos Empty Re: Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos

Mensagem por JJ 11/8/2009, 10:27

jorge83 escreveu:
Ringo escreveu:Ja compras te maquina?

ainda nao, adiado por uns meses depois de um 986 que gostava muito ter revelado ter uma historia pouco saudavel...

Mas não ias fazer negócio com o Manzarra?
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos Empty Re: Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos

Mensagem por Convidad 11/8/2009, 10:34

JJ escreveu:
jorge83 escreveu:
Ringo escreveu:Ja compras te maquina?

ainda nao, adiado por uns meses depois de um 986 que gostava muito ter revelado ter uma historia pouco saudavel...

Mas não ias fazer negócio com o Manzarra?

Houve apenas um contacto mas procurava um carro com menos kms (independentemente do estado que segundo sei é impec) e alem disso creio que era 2.5 (depois de conduzir um 2.7 é dificil olhar para os 2.5, é outro folego...)

de qualquer forma, por motivos pessoais so daqui por uns meses vou voltar a pensar nisso.

continua prometido ir a um encontro PF de boxster :D

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos Empty Re: Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos

Mensagem por Ringo 12/8/2009, 00:46

Ficamos a aguardar! cheers
Ringo
Ringo
Conhecedor
Conhecedor

Nº de Mensagens : 948
Idade : 45
Localização : Braga
Registo : 07/07/2009
Reputação : 1

http://www.jantesbox.pt.

Ir para o topo Ir para baixo

Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos Empty Re: Boxster 986 - Mapa de manutenção e custos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos