Porsche Fans Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Panamera 4 - Test drive.pt

3 participantes

Ir para baixo

Panamera 4 - Test drive.pt Empty Panamera 4 - Test drive.pt

Mensagem por JJ 22/1/2011, 10:41

A testedrive decidiu convidar o Diogo C. Santos para ensaiar o Porsche Panamera 4 ...

Resulatdos do teste:

"Devo confessar o seguinte: no dia em que, por email, recebi o convite da Test Drive para escrever sobre sensações ao volante do Porsche Panamera 4, não me foi nada difícil dizer que sim. De facto, tratava-se de um Porsche que muito aprecio, e que ainda não tinha tido a oportunidade de conduzir.

Diogo Castro Santos
Ao entrar no Panamera pela primeira vez, fui imediatamente invadido por boas sensações. O espaço interior é abundante, bem organizado e com óptimos acabamentos. Os botões de comando são imensos, o que me levou a pensar que não seria fácil encontrar rapidamente uma determinada função e o respectivo botão. No entanto, o fácil acesso e a correcta simbologia facilitam muito, e após uns minutos de observação da consola, encontra-se tudo o que se pretende de uma forma quase natural.

Foi-me dito que esta versão vem equipada com um motor V6 de 300cv, com a nova caixa PDK de 7 velocidades e que… infelizmente os pneus não estariam nas melhores condições para grandes aventuras! Era preciso ter cuidado…

Afinar e encontrar a posição de condução ideal é fácil, pois o banco de regulação eléctrica, movimenta-se praticamente em todos os sentidos. Achei a posição do volante um pouco baixa para o meu gosto, e se por acaso é daquelas pessoas que gosta de guiar numa posição elevada, então vai mesmo sentir a altura do volante algo estranha. No cômputo geral, porém, o habitáculo é bastante confortável, e após uns minutos de “reconhecimento” a velocidades lentas, apetece sentir o que este carro tem para nos oferecer.

Caixa de 7 velocidades PDK
A nova caixa PDK de 7 velocidades é simplesmente genial. É claro que não posso dissociar a caixa da electrónica, e para ser franco, é difícil dizer onde começa e acaba a caixa, e onde começa e acaba a electrónica. Estão disponíveis três modos distintos: o normal, o sport, e o sport plus. Para uma condução do tipo passeio ao domingo, é de optar por escolher o modo mais suave, ou seja, o normal,. Neste modo, guiar o Panamera 4 é a coisa mais fácil e confortável que existe. As passagens de caixa praticamente não se sentem, e os regimes do motor mantêm-se baixos até que seja necessário solicitar algo mais, por exemplo, para fazer uma ultrapassagem. Rolar em sétima velocidade a pouco mais de 60kmh e 1200 rpm é tarefa que esta caixa e esta electrónica fazem sem qualquer dificuldade. Os consumos são baixos e o motor quase não se ouve.

Em estrada
É possível conduzir o Panamera 4 no modo sport sem ser demasiado agressivo, no entanto a resposta rápida da caixa e os regimes mais altos do motor quando comparado com o modo normal, revelam sinais de que este modo é propício a condutores que procuram um pouco mais de adrenalina. A condução, que assim poderíamos intitular de algo desportiva, é tarefa que se faz com um certo à vontade, apesar das dimensões e peso do Panamera 4. As ajudas electrónicas actuam sempre que há indícios de uma derrapagem ou de outra situação qualquer fora do normal. É óbvio que conduzir um carro com uma potência apreciável, mas com tanta ajuda electrónica, tira-nos algum prazer de condução, mas compreendo que sem ela, as oficinas não teriam mãos a medir…

Conduzir o Panamera no modo sport plus é tudo menos aconselhável para o dia a dia. Os regimes do motor estão sempre altos, a resposta é rápida, e a caixa está sempre em alerta. O convite a uma condução francamente desportiva é mais do que assumido, e apesar de a caixa funcionar correctamente em modo automático, o recomendável será mesmo adoptar o modo manual. A maneira como se accionam os comandos da caixa situados no volante é diferente do habitual, sendo possível passar ou reduzir a caixa em qualquer um dos lados do volante. Como estou mais habituado a reduzir de um lado e a passar do outro, fui obrigado a concentrar-me um pouco mais nos comandos. É de todos sabido que, em condução desportiva, a travagem deve ser ajudada pela caixa e motor, mas neste caso a electrónica nem sempre o permitiu, fazendo com que a tarefa de segurar o carro ficasse praticamente entregue aos travões. Em termos de chassis, o comportamento do Panamera foi previsível e seguro, mesmo com uma condução bastante agressiva, dando confiança ao condutor. Na realidade foi fácil esquecer que estava a guiar um carro com quase duas toneladas!

Conclusão
Em resumo, o Panamera 4 é um carro para todos os ofícios. Fácil de utilizar no dia a dia, confortável para viagens em auto-estrada, e suficientemente desportivo para quem gosta de se aventurar um pouco mais. Agora, se me perguntarem se 300 cv são suficientes para tanto peso, eu responderia: São, mas com 500cv deve ser muito mais giro… "

http://www.testdrive.pt/comercio_e_industria/ensaios_detalhe.php?Id=7664&utm_source=e-goi&utm_medium=e-mail&utm_term=TestDrive%20-Exclusivos...Entrevista%20exclusiva%20a%20Shingo%20Kimata%20;%20Porsche%20Panamera%204%20pelas%20mãos%20de%20...Diogo%20Castro%20Santos;etc&utm_content=TestDrive%20-Exclusivos...Entrevista%20exclusiva%20a%20Shingo%20Kimata%20;%20Porsche%20Panamera%204%20pelas%20mãos%20de%20...Diogo%20Castro%20Santos;etc&utm_campaign=Testdrive
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

Panamera 4 - Test drive.pt Empty Re: Panamera 4 - Test drive.pt

Mensagem por albatroz 23/1/2011, 01:10

Ainda lembro de ver um panamera em demonstracao no encontro de 2009 no Algarve e fiquei deslumbrado com a facilidade que se mexia dado ao tamanho e peso. Eu sou daqueles q nao se importava nada de ter um na garagem ha minha espera lol!
albatroz
albatroz
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 2166
Idade : 46
Localização : Sao Domingos de Rana
Registo : 05/10/2008
Reputação : 21

Ir para o topo Ir para baixo

Panamera 4 - Test drive.pt Empty Re: Panamera 4 - Test drive.pt

Mensagem por Mpcgomes 6/2/2011, 18:40

Albatroz escreveu:Ainda lembro de ver um panamera em demonstracao no encontro de 2009 no Algarve e fiquei deslumbrado com a facilidade que se mexia dado ao tamanho e peso. Eu sou daqueles q nao se importava nada de ter um na garagem ha minha espera lol!

Nem eu caro amigo...
Mpcgomes
Mpcgomes
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 4014
Localização : Lisboa
Registo : 17/11/2008
Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Panamera 4 - Test drive.pt Empty Re: Panamera 4 - Test drive.pt

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos