Porsche Fans Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Carjacking e dicas de segurança

4 participantes

Ir para baixo

Carjacking e dicas de segurança  Empty Carjacking e dicas de segurança

Mensagem por Mpcgomes 4/2/2012, 20:24


Decidi colocar este tópico porque me parece importante nos dias de hoje e principalmente para quem tem boas máquinas, pois sabemos que os amigos do alheio não vão roubar um Opel Corsa ou um Renault Clio, podem achar que não roubam Porsches porque é um veículo de dois lugares e dá muito nas vistas, mas muitos de vocês têm segundos carros como Audi, BMW,Mercedes, os mais apetecíveis e este alerta é para todos.

Hoje em dia a sociedade está cada vez mais violenta e as pessoas não estão preparadas para situações adversas, sou da opinião que deveria haver sessões de esclarecimento e segurança(no canal público) para as pessoas em geral para se poderem proteger melhor a si e aos seus.

Alguns dos membros aqui sabem que pratico Krav Maga e tenho algumas noções de defesa pessoal (O Albatroz também o faz) e a prevenção é a grande arma e é meio caminho andado para evitar problemas, vou deixar-vos aqui algumas recomendações que considero importantes e que pode fazer toda a diferença entre saírem ilesos de determinada situação adversa ou pagarem caro por isso com ferimentos graves e até morrerem.

Em primeiro lugar vou focar-me na questão do carjacking e dar-vos algumas dicas se algum dia (espero que esse dia nunca chegue) forem vitimas do mesmo.

1. O objectivo de quem faz carjacking é roubar a viatura ,para isso os meliantes utilizam armas de fogo, armas brancas, violência verbal e física para o fazerem, portanto se isso acontecer devem ter em conta o seguinte:

a) Mantenham a maior calma possível, porque se não se acalmarem o mais certo é serem de imediato agredidos,
b) Não confrontem o assaltante olhos nos olhos, porque ao fazê-lo estão a desafiá-lo, ele sente-se confrontado e até com medo de um futuro reconhecimento, poderá dar-lhes um tiro, esfaqueá-los ou partir para a violência física.
c) Não façam movimentos bruscos e muito repentinos pois ele pode entender que vão resistir ao roubo ou que vão atacá-lo e as consequências são imprevisíveis.
d) Oiçam com atenção o que o meliante diz e não resistam ao roubo da viatura
e) Mantenham as vossas mãos à vista do assaltante para ele se aperceber que nada têm nas mesmas que o possam ferir e avisem-no dos gestos que vão fazer.
f) Se tiverem miúdos no carro informem imediatamente, o tipo com todo o stress está centrado em vocês e pode não reparar que existem crianças nos bancos traseiros

Um carro por muito caro que seja, a carteira cheia de documentos e de dinheiro não são nada comparado com o que vale a nossa vida, não se armem em heróis porque o cemitério está cheio deles.

Quando não temos conhecimentos para enfrentar situações dessas o melhor é estar quieto antes de se fazerem disparates que metem em causa a nossa vida e por vezes de terceiros, mesmo quando se tem conhecimentos é preciso ponderar muito bem se partimos ou não para a acção, mesmo com conhecimentos se não tivermos a confiança para o fazer, deixem levar a viatura e não resistam, porque por vezes agem com um parceiro.

Outras dicas de segurança úteis para vocês passarem aos vossos familiares e amigos:

Por exemplo em parques de estacionamento, sejam abertos ou fechados:

Estacionaram o carro, foram às compras, vêm para carro e apercebem-se que alguém está a tentar abrir a porta do mesmo, jamais se aproximem do meliante para pedir explicações, gritem de longe e bem alto, ele fica alertado e foge, porque se aproximam do assaltante e o confrontam , ele poderá ter uma chave de fendas na mão, uma faca ou outro objecto e ao sentir-se ameaçado a reacção é espetá-los de imediato.

Caminham no estacionamento fechado de um CC à noite, com o parque sem qualquer alminha por perto, ao longe, junto do vosso carro reparam noutro carro com pessoas suspeitas dentro ou fora do mesmo, em caso de dúvida voltem para trás em direcção ao centro e peçam a um segurança para vos acompanhar, ou a um policia que esteja de serviço, ou esperem mais um tempo afastados do vosso carro (pois eles não sabem de quem é o carro, é um Audi que pretendem gamar) e se for o vosso serão voçês as vitimas.

Ao estacionarem , principalmente em parques subterrâneos, circulem com as portas fechadas, analisem o sitio onde vão estacionar e não deixem o carro escondido em recantos propícios a assaltos, por exemplo no CC Babilónia na Amadora, porque será que o parque tem muito poucos carros ? se forem incautos serão assaltados de imediato, ao saírem do carro ou quando regressarem a eles.

Na rua existem regras básicas que fazem parte da prevenção,por exemplo, aconteceu-me à pouco tempo na Amadora, de noite ía eu pelo passeio, andava à procura de uma morada, a uns 30 metros no mesmo passeio vejo um individuo encostado a uma parede e à frente dele mais dois camaradas que me pareceram suspeitos, podia fazer duas coisas, seguir o meu caminho e passar entre eles e teria de me preparar para um eventual conflito, o que 3 para 1 é sempre complicado, ou ser racional e inteligente e passar o passeio para o outro lado e continuar na mesma direcção, foi o que fiz, evitei potenciais problemas à minha integridade física.

Esta é para vocês interiorizarem, nunca, mas nunca levantem dinheiro em ATMs à noite, sejam elas fechadas em “box” nos bancos, sejam elas a descoberto, se à 4 dias atrás o casal na Amadora tivesse seguido este exemplo, o marido neste momento estaria vivo, pois o assaltante escolhe preferencialmente locais desses porque sabe que a pessoa que lá vai é para levantar dinheiro, o que aconteceu é que o individuo acercou-se da mulher dele que estava com ele e pediu-lhe dinheiro, o marido interveio e ele deu-lhe um tiro no peito, conclusão, se tivesse levantado dinheiro de dia nada disso tinha acontecido. Em caso de precisarem de levantar dinheiro à noite, podem ir a um CC que esteja aberto e tem caixas lá dentro, talvez a umas bombas de gasolina que tenham um certo movimento e que tenham ATMs lá dentro, mas evitem isso.

Caminham pelo passeio com familiares, as senhoras com malas a tiracolo devem caminhar o mais afastadas da estrada, evita roubos de esticão.

Não ostentem fios de ouro ou relógios, nem mesmo telemóveis quando saírem à noite, os meliantes são capazes de os seguirem e os marcarem para os roubarem.

Foram a um bar beber um copo com os amigos ou a uma discoteca, se vos chamarem ao microfone para vocês irem lá fora tirarem o carro que está a impedir a passagem de outro(mesmo que tenham a certeza que não está), ou se disserem para lá irem fora por causa de um incidente com o vosso carro, não o façam sozinhos, peçam a alguém para vos acompanhar, pois por vezes é o chamariz para vos apontarem uma arma e levarem a viatura.

Não quero estar a maça-los com mais dicas , estas são algumas que vocês devem reter, hoje em dia as sociedades são cada vez mais perigosas e é tudo um jogo e quem o jogar melhor sobreviverá, quem o não fizer e facilitar só tem a perder.

Como se diz no Krav Maga “ SI VIS PACEM PARA BELLUM” – “Se queres a paz prepara-te para a guerra” , é uma grande verdade hoje em dia, devemo-nos preparar a todos os níveis e o que escrevi a atrás faz parte dessa mesma preparação.

Saúde para todos Carjacking e dicas de segurança  738894


Mpcgomes
Mpcgomes
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 4014
Localização : Lisboa
Registo : 17/11/2008
Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Carjacking e dicas de segurança  Empty Re: Carjacking e dicas de segurança

Mensagem por albatroz 4/2/2012, 23:48

Excelente tópico Marco

Posso tb deixar aqui o testemunho duma situação que passou com a minha mae. Nos últimos temos antes do meu pai reformar-se ela ia buscar-lo ao serviço qnd fazia o turno da noite, mas cometia o erro de esperar no carro sempre no mesmo sítio (carro é SW da Mercedes C220) uma certa noite valeu-lhe a sorte/ instinto de mulher, repara no retrovisor e vem uns manfias há sucapa, só teve tempo ligar o carro e arrancar em velocidade. Escapou mas aprendeu a NUNCA repetir as mesmas coisas, tornando previsíveis, coisa q facilita a vida dos "amigos do alheio"
albatroz
albatroz
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 2166
Idade : 46
Localização : Sao Domingos de Rana
Registo : 05/10/2008
Reputação : 21

Ir para o topo Ir para baixo

Carjacking e dicas de segurança  Empty Re: Carjacking e dicas de segurança

Mensagem por lameiras 5/2/2012, 14:53

Boa iniciativa Marco, dicas de segurança nunca são de mais Carjacking e dicas de segurança  738894
Só não percebo é como o Albatroz tem tempo para o crav maga.. scratch
lameiras
lameiras
Membro Premium
Membro Premium

Nº de Mensagens : 916
Idade : 41
Localização : Alcobaça
Registo : 24/09/2009
Reputação : 12

Ir para o topo Ir para baixo

Carjacking e dicas de segurança  Empty Re: Carjacking e dicas de segurança

Mensagem por albatroz 5/2/2012, 18:43

Vou qnd tou em Portugal
albatroz
albatroz
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 2166
Idade : 46
Localização : Sao Domingos de Rana
Registo : 05/10/2008
Reputação : 21

Ir para o topo Ir para baixo

Carjacking e dicas de segurança  Empty Re: Carjacking e dicas de segurança

Mensagem por Convidad 5/2/2012, 23:43

Bom tópico. Simples e útil

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Carjacking e dicas de segurança  Empty Re: Carjacking e dicas de segurança

Mensagem por w00zy 6/2/2012, 09:53

Se me fizerem carjacking ofereço-lhes um iPhone, pode ser que sejam burros e não saibam que dá para fazer tracking do telefone Carjacking e dicas de segurança  405433

Acho que o meu carro está preparado para levar o tracking por GPS scratch
Tenho que começar a ver como são as assinaturas anuais para isso study
w00zy
w00zy
Membro Premium
Membro Premium

Nº de Mensagens : 386
Idade : 45
Localização : Gaia
Registo : 27/09/2010
Reputação : 6

Ir para o topo Ir para baixo

Carjacking e dicas de segurança  Empty Re: Carjacking e dicas de segurança

Mensagem por Mpcgomes 6/2/2012, 12:10

w00zy escreveu:Se me fizerem carjacking ofereço-lhes um iPhone, pode ser que sejam burros e não saibam que dá para fazer tracking do telefone Carjacking e dicas de segurança  405433

Acho que o meu carro está preparado para levar o tracking por GPS scratch
Tenho que começar a ver como são as assinaturas anuais para isso study

Existe um sistema GPS . sem pagar mensalidades ou anuidades, e dá para imobilizar o carro via SMS, o aparelho custa € 160.00 + Iva , depois tem a montagem....
Mpcgomes
Mpcgomes
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 4014
Localização : Lisboa
Registo : 17/11/2008
Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Carjacking e dicas de segurança  Empty Re: Carjacking e dicas de segurança

Mensagem por Mpcgomes 10/2/2012, 23:16

Já nem mijar se pode que levam logo o "chian" !!!! Carjacking e dicas de segurança  405433


" frameborder="0" loading="lazy" allowfullscreen >
Mpcgomes
Mpcgomes
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 4014
Localização : Lisboa
Registo : 17/11/2008
Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Carjacking e dicas de segurança  Empty Re: Carjacking e dicas de segurança

Mensagem por Convidad 10/2/2012, 23:25

Acho que ainda pingou nas cuecas...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Carjacking e dicas de segurança  Empty Re: Carjacking e dicas de segurança

Mensagem por Mpcgomes 10/2/2012, 23:32

Aprendam com este experiente agente a dar lições de como usar uma arma sempre em segurança.... Carjacking e dicas de segurança  405433


Mpcgomes
Mpcgomes
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 4014
Localização : Lisboa
Registo : 17/11/2008
Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Carjacking e dicas de segurança  Empty Re: Carjacking e dicas de segurança

Mensagem por Mpcgomes 10/2/2012, 23:33

hélio escreveu:Acho que ainda pingou nas cuecas...

Nunca se deixa a chave na ignção por muito pouco tempo que seja...é norma !!!!
Mpcgomes
Mpcgomes
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 4014
Localização : Lisboa
Registo : 17/11/2008
Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Carjacking e dicas de segurança  Empty Re: Carjacking e dicas de segurança

Mensagem por albatroz 11/2/2012, 11:32

fartei-me de rir com da pistola, mas admiro a maneira de como leva a situacao lololololol
albatroz
albatroz
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 2166
Idade : 46
Localização : Sao Domingos de Rana
Registo : 05/10/2008
Reputação : 21

Ir para o topo Ir para baixo

Carjacking e dicas de segurança  Empty Re: Carjacking e dicas de segurança

Mensagem por Mpcgomes 11/2/2012, 21:19

albatroz escreveu:fartei-me de rir com da pistola, mas admiro a maneira de como leva a situacao lololololol

O tipo a disfarçar, mas um tiro no pé é obra!!!!!! e deve doer que se farta, pois as balas saiem quentes Carjacking e dicas de segurança  405433 é um erro inadmissivel, numa formação que visava o manuseamento de armas em segurança !!!!

"Peritos" como esse só podem ensinar mal, ora vê, repara no 0.33 seg, estão ou não estão quentes Carjacking e dicas de segurança  405433


Mpcgomes
Mpcgomes
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 4014
Localização : Lisboa
Registo : 17/11/2008
Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Carjacking e dicas de segurança  Empty Re: Carjacking e dicas de segurança

Mensagem por albatroz 12/2/2012, 18:46

LOLOLOLOLOLOLOLOLO
albatroz
albatroz
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 2166
Idade : 46
Localização : Sao Domingos de Rana
Registo : 05/10/2008
Reputação : 21

Ir para o topo Ir para baixo

Carjacking e dicas de segurança  Empty Re: Carjacking e dicas de segurança

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos