Porsche Fans Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O grande embuste - Lance Armstrong

3 participantes

Ir para baixo

O grande embuste - Lance Armstrong Empty O grande embuste - Lance Armstrong

Mensagem por JJ 18/1/2013, 14:33

Caiu o pano, sobre uma história que fez correr rios de tinta, a história de um super homem, que afinal só o era porque recorreu a ajudas, ajudas que não são permitidas, e que o tornaram num herói, num modelo a seguir, um campeão.

Lance Armstrong sete vezes vencedor da Volta a França ( Tour ), confessou que se dopou, e que ganhou dopado nas sete vezes que venceu o mitico Tour.

Foi numa entrevista a Oprah Winfrey, cuja primeira parte foi transmitida nesta madrugada. Aqui ficam as principais frases de Armstrong, em discurso direto.

«Na minha opinião, não teria sido possível ganhar por sete vezes o Tour sem recorrer a substâncias dopantes.»

«Dopar-me fazia parte do trabalho.»

«Tomei as minhas opções, o erro é meu.»

«O meu cocktail era EPO, transfusões sanguíneas e testosterona. Não tinha acesso a nada que os outros não tivessem.»

«No início da minha carreira, tomava cortisona, depois a geração EPO começou. Iniciei-me na EPO em meados dos anos 90.»

«Não sei se toda a gente de dopava. Não corria com todos, não posso dizer isso. Há quem diga. Há quem diga havia 200 tipos no Tour, posso dizer-lhe que cinco não o faziam, e esses cinco são os heróis.»

«Não quero acusar mais ninguém. Eu tomei as minhas decisões e estou aqui para pedir desculpa por elas»

«Porquê agora? Essa é a melhor pergunta, a mais lógica. Não tenho uma boa resposta. É demasiado tarde (para admitir ter-me dopado), provavelmente para a grande maioria das pessoas, e a culpa é minha. Esta situação é uma grande mentira, que repeti inúmeras vezes.»

«Estava habituado a controlar tudo na minha vida, especialmente no que toca ao desporto. Agora a história é tão má, tão tóxica, e grande parte é verdade.»

«Era uma história perfeita e não era verdade.»

«Eu não inventei a cultura (do doping), mas não tentei pará-la. Agora a modalidade está a pagar por isso e eu lamento.»

«Eram tempos competitivos. Éramos todos homens adultos, fazíamos as nossas escolhas. Houve pessoas na equipa que optaram por não o fazer.»

«Nunca fui apanhado, porque o meu organismo estava limpo durante a competição.»

«Sinto-me mais feliz agora do que naquela altura. Mais feliz hoje do que ontem.»

«Cometi alguns erros na vida e esse foi um erro» (Sobre o discurso no fim da Volta a França em 2005 quando, sob suspeita, fez um discurso empolgado a dizer «acreditem em mlaggres».

«Vi no dicionário a definição de batota. E a definição é ganhar vantagem sobre um rival. Eu não o via assim. Via-o como um campo de jogo equilibrado»

«Não percebia a magnitude das minhas ações. O importante é que agora começo a entender. Vejo a revolta nas pessoas. A sensação de traição... Eram pessoas que me apoiavam, acreditavam em mim e, por isso, têm todo o direito de se sentir traídas. Terei de pedir desculpa a essas pessoas toda a minha vida [referindo-se a antigos colegas e respetivos familiares que ameaçou, difamou e processou]».

«Nunca houve um controlo positivo [na Volta à Suíça em 2001], nunca houve um encontro secreto com o diretor do laboratório de Lausana, nem nenhum pagamento à União Ciclista Internacional.»

«Amo o ciclismo. Amo mesmo. E dizer isso pode parecer... as pessoas dizem que desrespeitei o Tour, a cor amarela, a modalidade, a camisola. É verdade. Abusei do meu poder e desrespeitei as regras.»

Tarde, mas confessou, e desmascarou um segredo, talvez o maior embuste do desporto dos ultimos anos, e quem sabe de sempre.

Afinal não á heróis?

Entretanto a União Ciclista Internacional (UCI) expressou hoje a sua satisfação com a confissão de Lance Armstrong, que admitiu ter-se dopado, considerando que esta elimina qualquer dúvida sobre um possível encobrimento por parte do organismo.

Em comunicado, redigido pelo presidente da UCI, Pat McQuaid, o organismo refere-se à confissão de Armstrong como um "passo importante" para o "restabelecimento da confiança no desporto" e para corrigir os "danos causados ao ciclismo".

"Lance Armstrong confirmou que não houve cumplicidade ou conspiração entre a UCI e ele. Não houve testes positivos encobertos e [Armstrong] confirmou que as suas doações à UCI foram para ajudar à luta contra o doping", acrescentou McQuaid.

O presidente da UCI referiu-se à confissão do texano como "perturbadora", por confirmar "um conjunto de crimes, incluindo a dopagem durante toda a sua carreira, a implicação do doping em toda a equipa, as mentiras constantes a todo o Mundo e a emissão de uma prescrição médica falsa para justificar o resultado de um teste positivo".
McQuaid vê, no entanto, coisas positivas neste "terramoto", como evitar e prevenir a repetição dos erros do passado.

"Lance Armstrong também disse, e com razão, que o ciclismo é hoje um desporto completamente diferente do que era há 10 anos. Em particular, a criação por parte da UCI do passaporte biológico em 2008, que nos tornou na primeira federação desportiva a fazê-lo, e que fez uma diferença real na luta antidoping", lê-se.

O comunicado termina com uma mensagem de "agrado" do presidente da UCI em relação a Armstrong, por este ter "expressado o seu desejo de participar num processo de verdade e reconciliação".

Lance Armstrong venceu, entre 1999 e 2005, sete edições consecutivas da Volta a França, a principal competição velocipédica do mundo, mas as mesmas foram-lhe retiradas pela União Ciclista Internacional (UCI), na sequência de um inquérito da Agência Antidopagem dos Estados Unidos (USADA).

As conclusões apontavam para o recurso de doping, que sempre negara, ao longo de quase toda a carreira e, por isso, o seu palmarés desde 1 de Agosto de 1998 foi "apagado", sendo que na quinta-feira, o Comité Olímpico Internacional (COI) também exigiu a Lance a devolução do bronze conquistado em 2000.

Fiquem com o video da entrevista:

JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

O grande embuste - Lance Armstrong Empty Re: O grande embuste - Lance Armstrong

Mensagem por diogo fanha 18/1/2013, 16:07

Esta é provavelmente a entrevista do século!

Continuo a achar que Lance Armstrong foi um grande ciclista e um óptimo ser humano. Dopava-se? E então? Todos o faziam (e fazem), ele apenas soube aproveitar e fazer a diferença, sim porque se ele não fosse bom não tinha ganho sete Tours, dopados estavam todos, estavam em pé de igualdade e ele foi superior!

Quanto à retirada dos titulos por um lado é mau, se lhe retiram a ele deviam retirar a muitos outros mas por outro lado é uma forma da UCI mostrar que é possível detectar e talvez até vir a eliminar o dopping. Claro que a espectacularidade que o ciclismo teve nos últimos anos vai deixar de existir, os "super-homens", as médias malucas e as lutas impensáveis que se viam em subidas de 1ª categoria vão deixar de existir, vai ser tudo muito mais "calmo".

O que acho realmente mal é a retirada de patrocinios à Fundação Lance Armstrong que foi uma das mais importantes entidades na luta contra o cancro, sem fins lucrativos. Era uma ajuda enorme para muita gente e vai sofrer imenso com isto, o que é de lamentar...

Agora resta desejar forca ao Lance para superar este momento tão negro!
diogo fanha
diogo fanha
Conhecedor
Conhecedor

Nº de Mensagens : 834
Idade : 30
Localização : Caldas da Rainha
Registo : 22/09/2010
Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

O grande embuste - Lance Armstrong Empty Re: O grande embuste - Lance Armstrong

Mensagem por JJ 20/1/2013, 21:43

Sim, saem dúvida, continua a ter muitro valor, não só dentro mas tambem extra ciclismo.

E as coisas são assim, poucos são os atletas, no caso do ciclismo que andam limpos, e mesmo assim, e se ganhou o que ganhou, portanto mesmo tomando o material proibido, continuou a ser melhor que os outros. Mas parece-me que ele vai voltar..
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

O grande embuste - Lance Armstrong Empty Re: O grande embuste - Lance Armstrong

Mensagem por Mpcgomes 24/1/2013, 11:29

A mim faz-me confusão é o timming desta situação, só agora.... porquê ? porque não ao fim de 5 voltas ganhas ? o problema dele foi ter voltado após a questão da noplasia que teve nos testiculos, voltou e fez logo 3º ou 4º lugar e no ano a seguir ganha a volta !!!!
...e vai rebentar aí outra bomba que é o Ténis Pro, é só" jarda" naquelas veias !!!!!! mas esta cena do Lance foi mau demais para o ciclismo e para o desporto em geral...
Mpcgomes
Mpcgomes
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 4014
Localização : Lisboa
Registo : 17/11/2008
Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

O grande embuste - Lance Armstrong Empty Re: O grande embuste - Lance Armstrong

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos