Porsche Fans Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TRACK DAY

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

TRACK DAY Empty TRACK DAY

Mensagem por Convidad 17/2/2008, 23:42

Falou-se neste ultimo encontro da possibilidade de a malta dar umas voltas no kartodromo com os Porsches.

Eu pergunto:

E que tal um Track Day do Porsche Fans Portugal?

Posso-vos contar por experiência própria. No ano passado participei num encontro do Porsche Club Portugal, o qual incluia uma regularidade no kartodromo de braga e usufruto do circuito Vasco Sameiro por tempos determinados.

Da regularidade no kartodromo posso-vos dizer que não achei nada do outro mundo.
Mas pilotar o nosso Porsche num circuito garanto-vos que é uma sensação inesquecível. Aprendi muito nesse dia:
Comportamento do carro em curva, comportamento do carro em travagens a fundo, reacções das suspensões, como funciona com e sem PSM, funcionamento e resposta do ABS, trajectórias ideais, comportamento das caixas de velocidades, pneus, etc.

Será que o nosso querido membro Jorge Dinis nos poderá aqui dar umas dicas quanto a preços, organização, melhor altura do ano para tal evento, etc? (contamos consigo)

O que acham da ideia?
Pelo menos em Espanha é muito usual a malta juntar-se num track day. Marcam um dia para almoçar e depois gas para umas horas na pista. Pelas reportagens que tenho visto são dias de convivio excelentes.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

TRACK DAY Empty Re: TRACK DAY

Mensagem por JJ 18/2/2008, 10:56

Pois ainda não avancei com esse tema, porque ainda estamos muito no inicio, e ainda temos pouca afluência de membros nos nossos eventos, daí que á que primeiro conseguir um grupo maior e mais regular nos nossos eventos, para depois se avançar para o track day, mas é uma actividade interessante e que concerteza terá muitos interessados, lembro-me do 993bob, que já várias vezes me disse que está interessado no track day.

1 - 1º Encontro mensal -------------------------------------------------------- Portalegre ------------------------ 18-08-07--------------- 2 automóveis
2 - 1º Meeting Porsche Fans Portugal -------------------------------------- Portalegre ------------------------ 14-09-07 -------------- 7 automóveis
3 - 2º Encontro mensal -------------------------------------------------------- Portalegre ------------------------- 20-10-07 ------------- 4 automóveis
4 - 3º Encontro mensal -------------------------------------------------------- Portalegre / Leça da Palmeira - 24-11-07 ------------- 4 /1 automóveis
5 - 1ª Concentração Porsche Fans Portugal ------------------------------ Alto Alentejo ---------------------- 14,15, 16-12-07 ---- 11 automóveis
6 - 4º Encontro mensal -------------------------------------------------------- Elvas / Braga ---------------------- 19-01-08 ------------- 6 /3 automóveis
7 - 5º Encontro mensal -------------------------------------------------------- Valência Alcântara / Maia ------- 16-02-08 ------------- 5 / 5 automóveis

Igualmente a regularidade e o slalom são actividades interessantes que poderão ser incluidas num programa na pista.

Sem dúvida que será um bom convivio, mas atenção que na pista os pneus "normais" queimam-se com muita facilidade.
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

TRACK DAY Empty Re: TRACK DAY

Mensagem por Convidad 18/2/2008, 12:15

Boa

Eu sou um dos que está inscrito aqui no fórum mas não tem sido participativo. No entanto quase todos os dias dou um aqui uma vista de olhos. A ideia do track day agrada-me bastante e de certeza que marcaria presença.
Pelo que tenho lido , os TD que têm tido lugar no Estoril tê sido organizados por uma empresa chamada www.dragracingshow.com e os relatos desses eventos são muito pouco entusiasmantes. Há uma categoria para carros stock com mais de 200 cv, mas mesmo aí o comportamento em pista não é dos mais correctos.
Daí que gostasse imenso de participar num evento destes, mas com outro ambiente.
Nunca andei em circuito por isso esta é uma ideia que me entusiasma muito.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

TRACK DAY Empty Re: TRACK DAY

Mensagem por Convidad 18/2/2008, 12:16

Eu tambem acho que devemos tentar formar um grupo maior, com o tempo serão os membros a pedir actividades e a fazer propostas, e temos aqui o exemplo do Ricardo que está a propor este Track Day. Neste momento creio que não haverá adesão suficiente para criar um evento destes, eu por mim, com tempo, saude e dinheiro, alinho em tudo.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

TRACK DAY Empty Re: TRACK DAY

Mensagem por JJ 18/2/2008, 14:02

tomix escreveu:Boa

Eu sou um dos que está inscrito aqui no fórum mas não tem sido participativo. No entanto quase todos os dias dou um aqui uma vista de olhos. A ideia do track day agrada-me bastante e de certeza que marcaria presença.
Pelo que tenho lido , os TD que têm tido lugar no Estoril tê sido organizados por uma empresa chamada www.dragracingshow.com e os relatos desses eventos são muito pouco entusiasmantes. Há uma categoria para carros stock com mais de 200 cv, mas mesmo aí o comportamento em pista não é dos mais correctos.
Daí que gostasse imenso de participar num evento destes, mas com outro ambiente.
Nunca andei em circuito por isso esta é uma ideia que me entusiasma muito.

Como disse, nada como conseguir um grupo de amigos, que se respeitam e se conhecem, para nos aventurarmos no track day, e sou da opinião que deve ser feito apenas para os nossos membros, portanto um Porsche Fans Track day, mas lá está, repara na quantidade de automóveis e membros que têm participado nos nossos eventos, muito poucos ainda, e é ai que nós nos conhecemos, criamos amizades, e sentimos com quem podemos contar. Ainda agora criamos 2 bons encontros na Maia e em Valência de Alcântara, coisas interessantes, que dão trabalho a conceber e fazer e vê a adesão que tivemos, 5 carros em cada lado............

Portanto acho que temos de ter o tal grupo coeso e de numero significativo e ai teremos tudo o que queremos, inclusivamente, ir a fabrica, ao museu novo, passeios ao estrangeiro, ando com a ideia de um dia irmos a Le Mans também... etc, etc....
Portanto apareçam nos eventos e tudo será mais fácil.

Já o Marco sente o mesmo, portanto vamos construir a casa debaixo, criar fundações, reparem que por exemplo nos eventos do clubeporsche em portugal, normalmente aparecem sempre a volta de 40 carros, lá está já tem o seu grupo de amigos e conhecidos, e a estrutura da casa esta consolidada, por isso vamos percorrer o nosso caminho e chegar onde queremos.
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

TRACK DAY Empty Re: TRACK DAY

Mensagem por Convidad 18/2/2008, 18:01

Ora boas!

Em parte concordo com a vossa opinião, mas por outra discordo. Uma obra não se começa pelas fundações, mas sim pelo movimento de terras (eu sou da arte não se esqueçam) TRACK DAY 405433 TRACK DAY 405433 TRACK DAY 405433 .
Eu penso que o "movimento de terras" já está executado e que as fundações já terminaram. Agora é preciso erguer pilares e começar a fazer patamares (lajes). E ir subindo piso após piso.

Em minha opinião, um track day move muita gente. Mesmo muita. Acho mesmo que algo bem organizado e publicitado poderia motivar até nuestros hermanos, grandes aficionados deste tipo de eventos. Eles têm mesmo carros preparados para track day's (pasion Porsche, TodoPorsche Madrid, SoloPorsche, etc).

Falando dos encontros do Porsche Club Portugal, pelas ideias que tirei do que tenho falado com os sócios (eu também sou), o encontro de Braga é sempre o mais concorrido ano após ano, principalmente pela vertente desportiva. Marca mesmo a diferença. Assim como o último, onde se realiza a entrega dos prémios do trofeu. No que eu participei em Braga (ano passado) eu fui o último inscrito. Fui o nº 45.

Será que não conseguíamos mover 20 a 25 carros para um track day?
Eu se calhar conseguia 4 ou 5 Porsches de pessoal conhecido. Uma coisa é um encontro e duas de conversa, outra é um track day. Não se pode mesmo comparar a motivação de um e de outro.

Não haveria vários sócios do Porsche Club que também participariam? (eu estou convicto que sim)
Penso que seria a melhor forma para divulgar e expandir o Porsche Fans Portugal.
Poder-se-ia enviar convites a vários clubes desportivos portugueses (Alfa romeu, jaguar, etc).
Não se esqueçam que existem membros que não têm Porsches que também poderiam participar (bastava ser membro do Porsche Fans PT).

Mas acima de tudo, respeito a vossa decisão que claro é bastante cautelosa, como não poderia ser de outra forma.

De qualquer forma a ideia está no ar.

um abraço para todos

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

TRACK DAY Empty Re: TRACK DAY

Mensagem por Convidad 18/2/2008, 18:41

ó zico tens de me ajudar.

Gostava de ir de co-piloto no teu GT3.

Pode ser? Fica já o lugar reservado? TRACK DAY 364108

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

TRACK DAY Empty Re: TRACK DAY

Mensagem por Convidad 18/2/2008, 19:04

Em relação ao Track Day eu gostava de fazer algumas observações:

Existe uma regra de ouro que eu aconselho todos a observar e que é a seguinte : "nunca leves para um track day um carro que tenhas pena de o deixar lá".

Dito isto: eu estou preparado para levar um Porsche ou outro carro para um Track day, mas ainda não estou preparado para levar o GT3. Por uma razão muito simples. Eu não vou para passear, vou para conduzir nos meus limites e corro sempre o risco, por pequeno que seja, de sair de pista. Neste momento eu queria montar um Porsche para correr, um carro que eu estarei sempre resignado a deixar num circuito, se tiver que ser.

Outra coisa que as pessoas têm que se lembrar é que vai um jogo de pneus à vida - se estiverem a pensar levar os pneus "normais". E claro, quando se trata de uns Pilot Sport, de uns P0 ou de uns S02 todos nós sabemos o que isso significa em termos monetários.

De qualquer forma, venha de lá esse Track Day. TRACK DAY 364108

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

TRACK DAY Empty Re: TRACK DAY

Mensagem por Convidad 18/2/2008, 19:08

9eleven escreveu:ó zico tens de me ajudar.

Gostava de ir de co-piloto no teu GT3.

Pode ser? Fica já o lugar reservado? TRACK DAY 364108

Ora bem: sem prejuízo do que eu escrevi em cima scratch fica desde já prometido o lugar de co-piloto TRACK DAY 738894

Agora: que tal fazermos uma vaquinha e comprarmos a meias um GT3 CUP só para pista?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

TRACK DAY Empty Re: TRACK DAY

Mensagem por Convidad 18/2/2008, 19:15

Num carro que tenha controlo de tracção o desgaste dos pneus não é assim tão exagerado. Eu participei em Braga no ano passado com um 996 C4 com PSM. E fiquei surpreendido. O desgaste dos pneus não foi assim tão acentuado. E andei bem depressa.

Nos que não tiverem controlo de tracção, esses sim sofrem mais. Bastante mais, posso-vos garantir. Mas não é caso para gastar um jogo completo num só track day. Isso seria para profissionais.

Mas, em minha opinião claro, na pista podemos andar como nos apetecer. E muita gente tira partido do momento e do carro sem ir aos extremos. E se a disponibilidade financeira não é a melhor, tem que se controlar mais o pé direito. Isso é sempre assim. Até no nosso dia-a-dia.

Quanto à vaquinha TRACK DAY 738894 , ainda somos poucos...... TRACK DAY 405433 senão.... TRACK DAY 364108

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

TRACK DAY Empty Re: TRACK DAY

Mensagem por Convidad 18/2/2008, 19:32

9eleven escreveu: com um 996 C4 com PSM.

PSM scratch study O que é isso? TRACK DAY 405433

(just joking)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

TRACK DAY Empty Re: TRACK DAY

Mensagem por Convidad 18/2/2008, 19:33

esta foto foi tirada no autodromo Vasco Sameiro do passeio de Braga do ano passado.

TRACK DAY Dsc_0411

O meu é o 996 numero 45. Ultimo inscrito. Ao lado está o meu primeiro Porsche. O 964 C4 cabrio (lindo)

Adivinhem quem vai a passar no momento da foto????????????????? Alguem conhece??????????

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

TRACK DAY Empty Re: TRACK DAY

Mensagem por Convidad 18/2/2008, 19:33

zicoramone escreveu:
9eleven escreveu: com um 996 C4 com PSM.

PSM scratch study O que é isso? TRACK DAY 405433

(just joking)

TRACK DAY 405433 TRACK DAY 405433 TRACK DAY 405433 TRACK DAY 405433

Mas já agora, para quem não sabe o que significa:

PSM - Porsche Stability Managment

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

TRACK DAY Empty Re: TRACK DAY

Mensagem por Convidad 18/2/2008, 22:44

Já andei muitas vezes no Autódromo do Estoril a sério e a brincar e em Braga só uma vez.
Como fiz parte do ACP desde os anos 70 como organizador de provas desde nacionais a fórmula 1, dava sempre para dar umas voltas entre corridas.
De facto os pneus vão-se depressa se não se tomam dois cuidados fundamentais.Primeiro, pôr uma pressão muita alta da ordem dos 50/55 libras.Depois, não os deixar aquecer demasiado isto é,dar umas voltas e parar,deixar arrefecer e continuar.
Vão -se os laterais, mas o piso próprimente dito fica.
Ainda este fim de semana estive a ver os meus pneus normais do 240Z que fizeram 6 voltas em Braga e depois 1500 km e o desgaste é bastante pouco.

Logo há que não exgerar para não ter surpresas ...custosas.Aliás penso que não vale a pena fazer track days, se sobretudo não se tiver uns travões muito bons.Vão-se as pastilhas o óleo aquece e se ele não trava perde-se o gosto por fazer a volta mais rápida.
Vão por mim.Primeiro uns muito bons travões e depois uns razoáveis pneus.

MRS

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

TRACK DAY Empty Re: TRACK DAY

Mensagem por Convidad 18/2/2008, 22:52

9eleven escreveu:esta foto foi tirada no autodromo Vasco Sameiro do passeio de Braga do ano passado.

TRACK DAY Dsc_0411

O meu é o 996 numero 45. Ultimo inscrito. Ao lado está o meu primeiro Porsche. O 964 C4 cabrio (lindo)

Adivinhem quem vai a passar no momento da foto????????????????? Alguem conhece??????????

É o Mário!!!!! Ele está em toooodas!!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

TRACK DAY Empty Re: TRACK DAY

Mensagem por JJ 18/2/2008, 23:14

Pois é ele mesmo. Porsche rima com Barroso! affraid
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

TRACK DAY Empty Re: TRACK DAY

Mensagem por Convidad 18/2/2008, 23:37

José, estou a ver que estás a ficar mais muderado nas ideias, de facto devagar se vai ao longe, vamos subindo a fasquia devagarinho para não haver surpresas.

Eu tenho um bocado de receio deste tipo de eventos, a ideia de ir para lá e vir com o carro estragado não me agrada

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

TRACK DAY Empty Re: TRACK DAY

Mensagem por Convidad 18/2/2008, 23:52

Caros colegas,
Aprecio muito os vossos comentários. Os que quiserem experimentar o Circuito Vasco Sameiro num track day de Porsches reservem o dia 27 de Setembro e inscrevam-se no evento do Porsche Club de Portugal (é aberto a sócios e não sócios).
Se quiserem reservar a pista para um track day privado podem dirigir-se ao CAM e solicitar um orçamento. Posso ajudar no que desejarem pois já organizei os de 2006 e 2007.
A experiência de 4 anos de eventos e outros tantos track days permite-me afirmar que nunca ocorreram acidentes de relevo. As saídas de pista num circuito de velocidade não têm as consequências que se pode imaginar. As escapatórias permitem uma margem de erro muito superior à normal capacidade dos utilizadores em viaturas de turismo. Quanto a pneus, uma pressão adequada e o desgaste é menor do que numa viagem Porto-Lisboa. Já tenho o mesmo jogo à dois anos, num 911 SC de 1979 e continuam com excelente piso e fizeram 2 track days e 2 épocas de eventos Porsche com slaloms e provas de pista com os resultados que podem ver no site.

Podem também continuar a construir fundações e alicerces ou outras coisas ...... eu é que já tenho 45 anos e quero gozar o tempo que tenho naquilo que mais prazer me dá.
Um grande abraço e muito apoio, do sempre disponível,
Jorge Dinis

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

TRACK DAY Empty Re: TRACK DAY

Mensagem por Convidad 19/2/2008, 08:57

Jorge Dinis escreveu:Caros colegas,
Aprecio muito os vossos comentários. Os que quiserem experimentar o Circuito Vasco Sameiro num track day de Porsches reservem o dia 27 de Setembro e inscrevam-se no evento do Porsche Club de Portugal (é aberto a sócios e não sócios).
Se quiserem reservar a pista para um track day privado podem dirigir-se ao CAM e solicitar um orçamento. Posso ajudar no que desejarem pois já organizei os de 2006 e 2007.
A experiência de 4 anos de eventos e outros tantos track days permite-me afirmar que nunca ocorreram acidentes de relevo. As saídas de pista num circuito de velocidade não têm as consequências que se pode imaginar. As escapatórias permitem uma margem de erro muito superior à normal capacidade dos utilizadores em viaturas de turismo. Quanto a pneus, uma pressão adequada e o desgaste é menor do que numa viagem Porto-Lisboa. Já tenho o mesmo jogo à dois anos, num 911 SC de 1979 e continuam com excelente piso e fizeram 2 track days e 2 épocas de eventos Porsche com slaloms e provas de pista com os resultados que podem ver no site.

Podem também continuar a construir fundações e alicerces ou outras coisas ...... eu é que já tenho 45 anos e quero gozar o tempo que tenho naquilo que mais prazer me dá.
Um grande abraço e muito apoio, do sempre disponível,
Jorge Dinis

Quem sabe, sabe.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

TRACK DAY Empty Re: TRACK DAY

Mensagem por Convidad 19/2/2008, 12:04

Estão a ver aquele carro Côr de Laranja ao fundo atrás do amigo Mário?
Pois é fui eu que o levei. Um Porsche 914 2.0 Volkswagen. Que o meu amigo Acácio Vicente de Leiria teve a gentileza de mo emprestar para eu não faltar a este evento em Braga, pois já não tinha o meu 964 Carrera 4.
Aquele 914 está completamente original, não tem um único podre, está excelente.
Até estava com medo de o levar a Braga, pois a distancia era grande (Coimbra - Braga) e a minha mulher já andava com o meu pequenino Diogo na Barriga, e carros antigos uma pessoa como eu com pouca experiencia tem medo.
Mas tudo correu pelo melhor, o 914 por onde passava levantava sempre um olhar e um sorriso e a minha mulher adorou a viagem, imaginem que ela gostou mais de andar neste 914 que gostava do meu 964.

Enfim Concentrações em Braga - Simplesmente Espectaculares.

Se o Porsche Fans lá organizar alguma coisa EU VOU !

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

TRACK DAY Empty Re: TRACK DAY

Mensagem por Convidad 19/2/2008, 12:24

JohnnysPT escreveu:Estão a ver aquele carro Côr de Laranja ao fundo atrás do amigo Mário?
Pois é fui eu que o levei. Um Porsche 914 2.0 Volkswagen. Que o meu amigo Acácio Vicente de Leiria teve a gentileza de mo emprestar para eu não faltar a este evento em Braga, pois já não tinha o meu 964 Carrera 4.
Aquele 914 está completamente original, não tem um único podre, está excelente.
Até estava com medo de o levar a Braga, pois a distancia era grande (Coimbra - Braga) e a minha mulher já andava com o meu pequenino Diogo na Barriga, e carros antigos uma pessoa como eu com pouca experiencia tem medo.
Mas tudo correu pelo melhor, o 914 por onde passava levantava sempre um olhar e um sorriso e a minha mulher adorou a viagem, imaginem que ela gostou mais de andar neste 914 que gostava do meu 964.

Enfim Concentrações em Braga - Simplesmente Espectaculares.

Se o Porsche Fans lá organizar alguma coisa EU VOU !

Ora viva. Então com toda a certeza que nos cruzamos nesse dia.

Aqui vai mais uma foto. Espero que goste.

TRACK DAY Dsc_0210

O carro é fabuloso

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

TRACK DAY Empty Re: TRACK DAY

Mensagem por Convidad 19/2/2008, 12:31

Mais uma em pista:

TRACK DAY Dsc_0010

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

TRACK DAY Empty Re: TRACK DAY

Mensagem por Convidad 19/2/2008, 12:49

o 914 e o meu Classico Porsche favorito...e esse aparenta estar em muito boa forma...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

TRACK DAY Empty Re: TRACK DAY

Mensagem por JJ 19/2/2008, 13:34

Está-se a compor está está.

Ai Zico que as tuas botas estão quase a ser estreadas... TRACK DAY 364108
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

TRACK DAY Empty Re: TRACK DAY

Mensagem por Convidad 19/2/2008, 16:11

Mais um bocado de lenha para a fogueira

TRACK DAY Regula10

Eu e João Braga, meu sobrinho, também inscrito no Porsche Fans

Que tal estas fotos para vos abrir o apetite?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

TRACK DAY Empty Re: TRACK DAY

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos