Porsche Fans Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PORSCHE KINDERWAGEN

Ir para baixo

PORSCHE KINDERWAGEN Empty PORSCHE KINDERWAGEN

Mensagem por Convidad 23/4/2008, 03:24

PORSCHE KINDERWAGEN Untitl99

Homenageado justamente pela exposição PROJECT PROTOTYPE que lhe atribui um destaque ao lado de obras primas como o Porsche 904 ou o RS de 73, o 936 Jr (Júnior) tem a sua razão de existir, e, apesar de ser um brinquedo pequeno, a sua grandiosidade é totalmente justificada na beleza do detalhe e no significado do modelo. É fácil de se perceber porque é que Ferry Porsche sempre se deslumbrou com carrinhos de brincar. Mas para isso temos que retroceder 61 anos na história da Porsche. Corria o ano de 1920 e Ferdinand Porsche resolveu construir um automóvel para o seu filho de, então, 10 anos: Ferdinand (Ferry)
Anton Ernst. Não era um brinquedo. Era um modelo à escala do Austro Daimler «Prince Henry». Era uma miniatura, uma réplica do modelo real que o próprio Ferdinand tinha construído. Foi concebido para ser uma prenda de Natal para o miúdo Ferry. Esta pequena maravilha tinha um motor bicilindrico refrigerado a ar, adaptado de um trolley de carris dos combóios. Tinha uma caixa de duas velocidades e atingia os 50 km/h. Ferry estava proibido pelo pai de andar com o carro na estrada, só o podendo fazer dentro da propriedade ou então nos arrabaldes da fábrica onde o pai trabalhava. Claro que, à semelhança do que já o seu pai tinha feito ao seu avô (Anton Porsche) o miúdo Ferry desobedeceu e conduzia à socapa o carrito nas estradas de Wiener-Neustadt. A polícia local delirava com o miúdo e achava-lhe imensa piada pelo facto de ele ser muito pequeno e conduzir aquele pequeno automóvel (na altura havia muito poucos automóveis) e nunca fez qualquer queixa aos pais. Aos 11 anos, sem os pais saberem, Ferry Porsche inscreveu-se com a miniatura numa gincana oficial, organizada pelo Automóvel Clube local e não se saiu nada mal, tendo sido uma das atracções.
PORSCHE KINDERWAGEN Untitl95

O miúdo a desobedecer ao pai e a conduzir na estrada e na foto seguinte vê-se as habilidades dos miúdos (Louise também começou muito cedo a guiar) num cartão de Natal da família Porsche:
PORSCHE KINDERWAGEN Untitl96

O Austro Daimler Alpen car na versão «Prince Henry» 27-80 criado em 1912 por Ferdinand Porsche numa celebração da vitória do Torpedo na corrida Prinz-Heinrich Fahrt de 1910:
PORSCHE KINDERWAGEN 1913_a10

O B-511 conduzido por Ferdinand Porsche na corrida:
PORSCHE KINDERWAGEN Austro10

Dando agora, propositadamente, um salto para 1981, vamos encontrar um Ferry Porsche já com alguma idade, mas ainda fascinado com as réplicas dos automóveis de corrida reais. As miniaturas sempre lhe trouxeram à memória o que de melhor ele experimentou. E ter um carro construído pelo seu pai que era um génio, num único exemplar, foi uma coisa que sempre o marcou. Não se estranhou, por isso, que Ferry Porsche, por ocasião do Natal de 1981 estreasse na festa da empresa, uma réplica à escala 1:2 do campioníssimo Porsche 936. O Porsche 936 (como todos os Porsches, diga-se) foi um carro especial e muito particular. Desde logo porque a Porsche nunca o disponibilizou para nenhum cliente. Nunca nenhuma equipa, à excepção da de fábrica, correu com um 936 (bem, houve um caso, o da Joest que apanhou um às peças e à revelia da fábrica). A Porsche Motorsport estava completamente concentrada na produção e venda do mítico 935. O 936, assim designado por também derivar do 930 Turbo e aparecer para integrar o grupo 6, foi o carro que a Porsche inscreveu para correr na World Sportscar Championship e nas 24 Horas de Le Mans, prova que venceu por três vezes com Jacky Ickx. Na última delas, em 1981 o 936 em vez da Martini foi patrocinado pela “Jules”. Um carro que ficou célebre na história da Porsche.
O fantástico 936 da Martini-Porsche:
PORSCHE KINDERWAGEN 77_93610
Em 1978 o 936 sofreu uma grande alteração: adicionaram-lhe umas entradas de ar nos lados (do tipo NACA - façam um "google" ao termo "Naca inlets" e já se percebe porque eram assim designadas) de forma a que os radiadores refrigerassem de forma muito mais eficaz. Já podemos ver as entradas de ar no 936 “Jules”:
PORSCHE KINDERWAGEN 00000_12

E agora chegamos à pequena grande maravilha: o 936 Jr. (Júnior). Ferdinand Porsche ficou tão radiante por a Porsche ter terminado Le Mans com 14 voltas de avanço que, nesse ano, resolveu mandar fabricar o 936 com metade do tamanho do real. Foram só feitos 50, embora haja quem garanta que existem o dobro. Mal por mal a Porsche AG, mandou destruir os moldes do carro e de todas as peças, de forma a que nunca mais pudesse ser reproduzido. A máquina tem um motor Briggs&Stration a 4 tempos com 83 cc e 5 cv que serve para locomover 158 kg. Faz 10 segundos dos 0 aos 30 km/h, e em 2.ª velocidade ultrapassa os 50 km/h. Tem marcha atrás e travões de disco. Mas não só: tinha suspensões hidráulicas, sistema de luzes completo, carroceria em fibra de vidro. Tudo material Porsche Motorsport. Trazia as decalcomanias iguais ao de corrida, o mesmo número do carro que correu: o 11. O Projecto PROTOTYPE apelida-o de Kart para os filhos dos Sheiks do Petróleo. O que não acho que seja verdade. Os carros, tiveram tanto impacto que, em vez de irem para usufruto dos petizes (como Ferry tinha imaginado) acabaram por ir todos parar às mãos dos coleccionadores adultos. O alemão que me vendeu o GT3 tem presentemente um 936 Jr. para venda e está a pedir mais de 5 mil contos por ele. Ou seja, o carrito já vale tanto como um bom 964 ou um 993 com alguma kilometragem (mercado alemão). O “pacote” de fábrica incluía até, um conjunto suplente de decalcomanias, para que o carro pudesse ser restaurado no futuro.

Ao fim de 61 anos, Ferry Porsche dá espectáculo na festa de Natal da fábrica e aparece a conduzir o 936 Jr. Esta fotografia é ultra rara e infelizmente não tenho outra:

PORSCHE KINDERWAGEN B0_110

O pequeno brinquedo dos "grandes":
PORSCHE KINDERWAGEN Ab566610

PORSCHE KINDERWAGEN Be2ed210

PORSCHE KINDERWAGEN 37dbc210

Se repararem o Jr. trás o escudo da Porsche antigo, criado pela Porsche Motorsport em vinyl:

PORSCHE KINDERWAGEN D92d6410

PORSCHE KINDERWAGEN 1a47f110

PORSCHE KINDERWAGEN 00d1fe10

PORSCHE KINDERWAGEN Ce700d10

PORSCHE KINDERWAGEN 43718010

Pormenores a sério: placa de edição especial e um manual de peças e de utilizador idêntico ao de todos os Porsches originais. Chegava ao ponto de trazer garantia de fábrica e no manual pode lêr-se: “a conservação e reparação do veículo deve ser feita em agente Porsche autorizado.” (só mesmo a Porsche...)
PORSCHE KINDERWAGEN 43831410

PORSCHE KINDERWAGEN 0f510610

O carrinho em garagens dos coleccionadores e a ser usado para o fim a que se destinava: trazer alegria às crianças, tal qual trouxe a Ferry Porsche:
PORSCHE KINDERWAGEN Dyn00310

PORSCHE KINDERWAGEN Untitl97

Para terminar deixo-vos uma curiosidade. Volvidos cerca de 15 anos da fotografia em que Ferry porsche aparece a conduzir o 936 Jr. para reviver os tempos em que tinha 11 anos e correu no seu bicilindro – e, aquando a celebração dos seus 85 anos de idade (já perto de morrer, portanto) ele decide oferecer a todos os trabalhadores da Porsche umas gravuras que se mandaram imprimir com os momentos que mais o tinham marcado na vida. Vi-as pela primeira vez à cerca de de 4 ou 5 anos. Entre elas, chamaram-me à atenção estas (na gravura da esquerda vemos o jovem Ferry a levar o carro na gincana; na gravura da direita, vê-se Ferry de chapéu, nas Boxes, a dar instruções ao chefe da equipa do 936 "Jules".) Coincidência?
PORSCHE KINDERWAGEN Untitl98


Última edição por zicoramone em 23/4/2008, 21:54, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PORSCHE KINDERWAGEN Empty Re: PORSCHE KINDERWAGEN

Mensagem por Convidad 23/4/2008, 15:40

silent silent silent

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PORSCHE KINDERWAGEN Empty Re: PORSCHE KINDERWAGEN

Mensagem por Convidad 23/4/2008, 16:36

mamourao escreveu:silent silent silent

É verdade, o Zico não pára de nos surpreender

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PORSCHE KINDERWAGEN Empty Re: PORSCHE KINDERWAGEN

Mensagem por Convidad 23/4/2008, 20:40

Mais um post de espantar.Parabéns N vezes!

Penso que o Sr. Administrador ou um dos seus jovens colaboradores tem de pensar em pôr todos estas post históricos juntos,sobre um mesmo capítulo ,para que a sua consulta seguida seja mais fácil.

Está neste fórum material que poucos fóruns Porsche no mundo decerto terão.

Fora o que ainda está para vir.

MRS

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PORSCHE KINDERWAGEN Empty Re: PORSCHE KINDERWAGEN

Mensagem por Convidad 23/4/2008, 22:03

Muito obrigado, também, pelos vossos simpáticos comentários. Tenho todo o gosto e o prazer em partilhar com vocês tudo o que eu tiver e que possa ser considerado interessante.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PORSCHE KINDERWAGEN Empty Re: PORSCHE KINDERWAGEN

Mensagem por Convidad 23/4/2008, 22:16

Obrigado Zico por mais uns momentos excelentes de leitura que me proporcionaste.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PORSCHE KINDERWAGEN Empty Re: PORSCHE KINDERWAGEN

Mensagem por Convidad 23/4/2008, 22:17

Não é para agradecer,Zico.

Conheço pessoas que toda a vida foram grandes conhecedores de qualquer assunto,mas foram sempre incapazes de partilhar o seu conhecimento com outros.Daqueles que nem sequer emprestam os livros ou dizem onde os compraram.

Já que não é um desses e ainda bem,agora o importante é conservar estas informações de grande qualidade,pois quem entra agora no fórum só muito dificilmente lá chega.

Aliás este fórum começa a ter um grande problema;é que, se se perde o fio à meada um dia ,não se consegue apanhar mais a corda.

Os assuntos passam com uma velocidade tal e ficam desactualizados num instante,pois outros aparecem e se sobrepõem.O próprio suporte do fórum apesar de ter funcionalidades muito boas,perde um pouco face a outros, no sentido de que é dificil por vezes apanhar mais que os 10 últimos post e nem sempre os Boxster ficam amarelos.Pelo menos os meus muitas vezes não ficam.

Enfim,nada é à prova de bala,mas perder o que de óptimo aqui existe..era de facto uma perda imperdoável.Digo isto,até porque não contribui para nada;logo estou á vontade.

Just my two cents!

MRS

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PORSCHE KINDERWAGEN Empty Re: PORSCHE KINDERWAGEN

Mensagem por Convidad 23/4/2008, 23:59

É incrivel o que se conhece aqui.

Nem imaginava.

Os Posts do Zico fazem-me lembrar o Rali de Portugal de antigamente quando tinha 20 anos!!!!

Com Zico descubro a cada passo que sei muito pouco. Com o Rali de Portugal descobri que não sabia guiar...

Parabéns Zico

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PORSCHE KINDERWAGEN Empty Re: PORSCHE KINDERWAGEN

Mensagem por Convidad 24/4/2008, 00:17

Subscrevo totalmente tudo o que aqui foi dito, já não tenho mais adjectivos para qualificar os posts do Zico!! Só agradecer pelo facto de os partilhar.
Já agora, Zico de onde veio tal paixão e interesse pela marca? Pergunto isto porque o conhecimento é tal e tão profundo acerca da marca que fico "parvo" sim "parvo" é mesmo o termo correcto para explicar como fico ao ler as tuas intervenções.

És de facto um GT3 de informação Porsche na rapidez das tuas intervenções, é abordado um tema e apareces logo com documentos, fotos e videos !!! PORSCHE KINDERWAGEN 738894

És o Cristiano Ronaldo do fórum, driblas, tens toque de bola e marcas como ninguém!! :lol!:Só è pena não teres aqui as tão merecidas fãs, mas já tens aqueles fanáticos que devoram toda a tua informação lol!

Mais uma vez obrigado pela partilha dos teus conhecimentos.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PORSCHE KINDERWAGEN Empty Re: PORSCHE KINDERWAGEN

Mensagem por Convidad 24/4/2008, 02:17

lol! Obrigado Red, Smart, MRS, 9eleven, Raposo, Marco e a todos os que também são sempre tão generosos nos elogios. Uma coisa podem estar certos, se tenho mais de 100000 ficheiros da Porsche reunidos ao longo destes anos, todos eles são para serem partilhados convosco. Não existe sentimento que me preencha mais, do que aquele de também poder dar ou partilhar com os outros aquilo de que disponho (calma...esta regra não se aplica ao GT3, hehehehehe). De resto, o melhor que me pode acontecer, é dar uso ao material de informação que religiosamente recolhi ao longo destes anos. Eu sei bem que esta vida são dois dias. Um já passou, o outro é para fazer posts.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PORSCHE KINDERWAGEN Empty Re: PORSCHE KINDERWAGEN

Mensagem por Convidad 24/4/2008, 13:10

bem..eu nem fasia ideia ke havia porsches em kart...ke cena...bem aki ha bue informação...bons posts...tenh aprendido mtas koisas a ler os posts

cump.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PORSCHE KINDERWAGEN Empty Re: PORSCHE KINDERWAGEN

Mensagem por Convidad 24/4/2008, 18:11

.
.

Este post fez-me recordar uma visita que fiz há anos... onde vi este carro, e não lhe dei muito valor affraid

Até que esta fotografia não está má, prof. Zico... Hummmm... do meu baú de vez enquando aparece cada coisa...


PORSCHE KINDERWAGEN Epsn0026

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PORSCHE KINDERWAGEN Empty Re: PORSCHE KINDERWAGEN

Mensagem por Convidad 24/4/2008, 21:09

Ora aí está, Smart Top!! Assim já estamos a trabalhar em parceria!!! PORSCHE KINDERWAGEN 738894 PORSCHE KINDERWAGEN 738894 PORSCHE KINDERWAGEN 738894 Realmente, quando se tem possibilidade de ver ao vivo tantos carros míticos, acaba-se por dar mais valor àqueles mais populares como os que levaram as côres da Martni ou da Gulf. O "11 da Jules" é mais discreto, mas é um carro que alcançou um dos maiores feitos desportivos da história da Porsche.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PORSCHE KINDERWAGEN Empty Re: PORSCHE KINDERWAGEN

Mensagem por Convidad 25/6/2008, 00:29

No passado dia 20 deste mês de Junho, o próprio Wendelin Wiedeking fez questão de entregar pessoalmente 4 réplicas do 997 a quatro crianças que venceram um concurso no Museu (ainda antigo) da Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG. santa

PORSCHE KINDERWAGEN Zoom10

Uma cópia do Press Release:

PORSCHE KINDERWAGEN Untit260

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PORSCHE KINDERWAGEN Empty Re: PORSCHE KINDERWAGEN

Mensagem por Convidad 25/6/2008, 00:43

Zico, faço anos a 21 de Março, depois se quiser, só se quiser, dou-lhe a minha morada para ver se o seu carteiro me entrega uma réplica dessas.
PORSCHE KINDERWAGEN 460968

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PORSCHE KINDERWAGEN Empty Re: PORSCHE KINDERWAGEN

Mensagem por Convidad 25/6/2008, 10:10

Meus caros, tudo pelas crianças!!! Digo isto porque tenho um sobrinho com dois anos e já há muito tempo que ele diz que o tio ( eu) tem um "POSH" ele diferencia um Porsche de um carro "vulgar" PORSCHE KINDERWAGEN 980814

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PORSCHE KINDERWAGEN Empty Re: PORSCHE KINDERWAGEN

Mensagem por Convidad 27/6/2008, 14:40

PORSCHE KINDERWAGEN 46958011

PORSCHE KINDERWAGEN 46958010

PORSCHE KINDERWAGEN 46958012

PORSCHE KINDERWAGEN 46958013

PORSCHE KINDERWAGEN 46958014

PORSCHE KINDERWAGEN 46958015

PORSCHE KINDERWAGEN 46958016

PORSCHE KINDERWAGEN 46958017

PORSCHE KINDERWAGEN 46958018

PORSCHE KINDERWAGEN 46958019

PORSCHE KINDERWAGEN 46958020

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PORSCHE KINDERWAGEN Empty Re: PORSCHE KINDERWAGEN

Mensagem por Convidad 27/6/2008, 14:43

So o parabrisas destoa...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PORSCHE KINDERWAGEN Empty Re: PORSCHE KINDERWAGEN

Mensagem por redMX5 27/6/2008, 20:10

...e o motor...francamente...devia ser um boxter ou pelo menos o único piston devia ser horzontal...tssss tssss PORSCHE KINDERWAGEN 0788
redMX5
redMX5
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 155
Registo : 03/06/2008
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

PORSCHE KINDERWAGEN Empty Re: PORSCHE KINDERWAGEN

Mensagem por Convidad 21/7/2008, 00:24

zico. so agora tive a oportunidade de ver o post e realmente cada post seu me surpreende ainda mais. voce devia escrever um genero de enciclopedia sobre o mundo automovel. obrigado por mais este momento de conhecimento da historia da marca.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PORSCHE KINDERWAGEN Empty Re: PORSCHE KINDERWAGEN

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos