Porsche Fans Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SISTEMA DE MANUTENÇÃO DE BATERIA PORSCHE

Ir para baixo

SISTEMA  DE MANUTENÇÃO DE BATERIA PORSCHE Empty SISTEMA DE MANUTENÇÃO DE BATERIA PORSCHE

Mensagem por Convidad 4/5/2008, 19:37

.
SISTEMA DE MANUTENÇÃO DE BATERIA PORSCHE


Ao cabo destes anos tenho falado com algumas pessoas que desconhecem um equipamento de origem Porsche para efectuar a Manutenção das Baterias.

Consciente que grande parte dos seus clientes usa os seus carros com pouca assiduidade, a Porsche desenvolveu um sistema (atenção: - não é um carregador na verdadeira acepção da palavra, embora o faça de certa forma), que permite manter a bateria carregada, fazendo o trabalho de manutenção da mesma.

Só uma observação! Não sei se já repararam que os vossos queridos carrinhos têm sempre o isqueiro com corrente scratch , mesmo quando se desliga o carro e tira a chave ! Pois é... ele está sempre com corrente, para que esse sistema possa funcionar Idea .

Por isso este sistema só serve nos carros Porsche. Porsche é diferente...

O sistema pode ser adquirido em qualquer concessionário (eu comprei os meus em Lisboa), e é ligado à corrente e ao isqueiro da automóvel.

Durante semanas ele faz a manutenção, e quando lá se chega é só dar à chave...

Se o carro estiver com a bateria descarregada, então este sistema não serve. Há outro sistema para esse efeito.

Posso-vos dizer, por experiência própria que tenho este sistema no 911, com que ando pouco, e que substituí a bateria, por precaução, na revisão dos seis anos. Ainda estava impecável, mas é certo que com seis anos já não deveria durar muito...

Na minha opinião este sistema poupa muito as baterias, isto é, dá-lhe longevidade. A título comparativo, de 2 em 2 ou 3 em 3 anos eu tenho que trocar a do Mitsubishi.

O preço ronda os 50 €, e é de uma utilidade extrema. Chega-se a casa, põe-se o carro na garagem, e... liga-se.

SISTEMA  DE MANUTENÇÃO DE BATERIA PORSCHE Opcion10
SISTEMA  DE MANUTENÇÃO DE BATERIA PORSCHE Opcion11
SISTEMA  DE MANUTENÇÃO DE BATERIA PORSCHE Opcion12


Última edição por Smart Top em 5/5/2008, 22:37, editado 6 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

SISTEMA  DE MANUTENÇÃO DE BATERIA PORSCHE Empty Re: SISTEMA DE MANUTENÇÃO DE BATERIA PORSCHE

Mensagem por Convidad 4/5/2008, 20:10

Não fazia ideia disso. No meu 996 já troquei de bateria, o que achei muito estranho até porque um dos pcionais do carro era a bateria de alta voltagem. No 964 a bateria original "Porsche" durou 13 anos.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

SISTEMA  DE MANUTENÇÃO DE BATERIA PORSCHE Empty Re: SISTEMA DE MANUTENÇÃO DE BATERIA PORSCHE

Mensagem por Convidad 4/5/2008, 20:14

zicoramone escreveu:Não fazia ideia disso. No meu 996 já troquei de bateria, o que achei muito estranho até porque um dos pcionais do carro era a bateria de alta voltagem. No 964 a bateria original "Porsche" durou 13 anos.

Zico lembras-te daquele sistema que o Sandockan tinha instalado no carro dele para manutenção de bateria (mostrou no encontro de Leça), não tem nada a ver com o que aqui é falado pelo provedor certo?....

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

SISTEMA  DE MANUTENÇÃO DE BATERIA PORSCHE Empty Re: SISTEMA DE MANUTENÇÃO DE BATERIA PORSCHE

Mensagem por Convidad 4/5/2008, 20:19

Acho que não, aquele tinha sido "inventado" por ele e usava um cabo de uma guitarra eléctrica. Estou mesmo preocupado com o Sandokan...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

SISTEMA  DE MANUTENÇÃO DE BATERIA PORSCHE Empty Re: SISTEMA DE MANUTENÇÃO DE BATERIA PORSCHE

Mensagem por Convidad 4/5/2008, 20:23

zicoramone escreveu:Acho que não, aquele tinha sido "inventado" por ele e usava um cabo de uma guitarra eléctrica. Estou mesmo preocupado com o Sandokan...

Sim certo..estou recordado do pormenor do cabo de guitarra.... E já que falas nisso, nunca mais tivemos noticias do Sandokan....

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

SISTEMA  DE MANUTENÇÃO DE BATERIA PORSCHE Empty Re: SISTEMA DE MANUTENÇÃO DE BATERIA PORSCHE

Mensagem por Convidad 4/5/2008, 20:32

zicoramone escreveu:Não fazia ideia disso. No meu 996 já troquei de bateria, o que achei muito estranho até porque um dos pcionais do carro era a bateria de alta voltagem. No 964 a bateria original "Porsche" durou 13 anos.

A bateria de alta voltagem, é um opcinal que penso só estar disponível no GT3.

Salvo melhor opinião, destina-se a dar mais "pedrada" no arranque. O seu carro está equipado com velas mais frias, e tem tendência em demorar um pouco mais a pegar (lembra-se do tempo que demorou no video pôr o RSR a trabalhar?).

Posso-lhe dizer que em competição chega-se a pôr o carro a trabalhar com umas velas mais quentes, e uma vez quente, trocam-se para umas mais frias!!!

É evidente que creio que isto no Porsche, com excepção do Cayenne, deve ter que se desmontar metade do carro, pelo que nós vimos aquela situação no video.

A bateria de alta voltagem, dá mais potência no arranque do motor, coisa que é muito útil, já que para além do sistema de velas, o seu carro também deve ter uma taxa de compressão mais alta, o que acresce um esforço maior para "virar" a cambota.

EU NÃO SOU TÉCNICO, E ISTO É O QUE ME PARECE.

Acho que o MRS deverá corrigir este texto, se não estiver bem. Assumo a minha ignorância na matéria...

Para acabar o tema das baterias, existe marcas, como p.ex. a Mercedes, que tem na lista de opcionais - Bateria de grande capacidade.

Aqui o caso é diferente. Enquanto que a sua tem uma capacidade semelhente, e uma "pedrada" maior no arranque, estas são destinadas a carros que têm muito equipamento acessório, logo grande consumo de energia.

Mal comparado, "uma tem uma casa pequena com uma porta grande". A outra "tem uma porta normal, e uma casa muito grande".

Qualquer delas são muito recomendadas em países frios.

Já que falamos de parte eléctrica, algumas marcas têm na sua lista de opcionais, "alternadores de grande capacidade". Neste caso o que está em causa é o débito de energia que é dado para carregar a bateria. Ideal para países frios, e pessoas que façam viagens curtas...

Ufff. Já chega... E não estou certo se disse uma data de baboseiras...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

SISTEMA  DE MANUTENÇÃO DE BATERIA PORSCHE Empty Re: SISTEMA DE MANUTENÇÃO DE BATERIA PORSCHE

Mensagem por Convidad 4/5/2008, 20:35

Redeagle escreveu:
zicoramone escreveu:Acho que não, aquele tinha sido "inventado" por ele e usava um cabo de uma guitarra eléctrica. Estou mesmo preocupado com o Sandokan...

Sim certo..estou recordado do pormenor do cabo de guitarra.... E já que falas nisso, nunca mais tivemos noticias do Sandokan....

Esperemos que não tivesse ficado eletrocutado. Não vale a pena inventar... a Porsche já inventou (bela assinatura e esta)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

SISTEMA  DE MANUTENÇÃO DE BATERIA PORSCHE Empty Re: SISTEMA DE MANUTENÇÃO DE BATERIA PORSCHE

Mensagem por Convidad 5/5/2008, 02:16

zicoramone escreveu:Não fazia ideia disso. No meu 996 já troquei de bateria, o que achei muito estranho até porque um dos pcionais do carro era a bateria de alta voltagem. No 964 a bateria original "Porsche" durou 13 anos.

Alta voltagem? Então o teu Porsche não é 12v como os outros 911 ?

Em vez do sistema referido pelo Smart Top que existe há muitos anos, eu uso um ainda mais antigo... que é desligar a bateria ou baterias.
Claro que esse sistema de manutenção da Porsche é o ideal, mas causa-me preocupação ter um carro sob tensão durante semanas e pensar que pode haver um curto-circuito.
Em todos tenho um corta-circuito, de preferência "à mão", e fico mais sossegado quando os deixo na garagem... ou mesmo quando os deixo na rua (sempre é um contra-gatunos...)
No Carrera que tem uma instalação com 34 anos, as baterias duram 4 a 5 anos e são baterias compradas "nos continentes", das mais baratas

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

SISTEMA  DE MANUTENÇÃO DE BATERIA PORSCHE Empty Re: SISTEMA DE MANUTENÇÃO DE BATERIA PORSCHE

Mensagem por Convidad 5/5/2008, 10:02

Nao querendo ser muito "picuinhas", e de forma a trazer alguma clareza/validade tecnica ao topico aqui vai:

As baterias dos automoveis sao em regra geral todas de 12v , a excepçao no entanto é feita apenas para autocarros e outros veiculos deste genero.
As razoes sao obvias, compatiblidade dos sistemas electricos, componentes, standard na industria, etc etc

Em relaçao ao GT3, embora nao tenha visto o carro do Zico , este tb deve ser de 12v, a titulo de ex: as caracteristicas de uma do Gt3 Cup s:
battery: 12 volt, 50 Ah, 140 Ah alternator por o isso a do Zico tb deve ser de 12v...
Como se pode ver as baterias sao sempre expressas em funçao de duas grandezas electricas: tensao (12 volts ) e amperagem (Ah amperes hora) - esta sim , varia de veiculo para veiculo em funçao do seu sistema electrico e consumo associado).
No caso da "alta tensao" referida, penso q estarão a falar de pontos do circuito electrico do carro distintos, muito possivelmente da tensao de saida do ciruito do distribuidor e concretamente das bobinas... onde valores como 30KV podem ser atingidos por tempos muito pequenos.
ex.:
For a typical coil current of eight amps and an inductance of 2 milli-henries (mh), the required spark energy results. The other spark requirement is a spark voltage of about thirty thousand volts (30KV) for the typical automotive ignition system.

Em relaçao ao topico em si, a baterias desde que mantidas correctamente e sem numerosos ciclos de carga /descarga intensivos, devem durar sempre 4 ou mais anos. No entanto , e admitindo que os carros sao utilizados raramente, a longevidade decaí.
Utilizar um sistema que impeça os tais " ciclos de descarga/carga intensivos " efectivamente aumenta a longevidade da bateria pelo que se pode relevar um bom investimento.
Nos carros recentes, 996 , 997 e afins, devida à parafernalia de electronica incluida, nao sou apologista do famoso simples "desligar da bateria" constantemente , por razoes que vao desde os codigos do autoradio, aos bancos electricos , aos valores temporarios que ficam na ECU do trabalhar do motor , setpoints do DME , etc etc ...Para os carros mais antigos , ai nao ha tantos inconvenientes.

Concluindo, o uso de dispositivos que de certa forma "carregam a bateria" e/ou impedem o seus ciclos de " discharge rate" aquando dos veiculos parados por periodos relativamente elevados, é um boa opçao ( sejam os da Porsche sejam outros qq do mercado )

Para os com pendente mais tecnica, deixo o link para um excelente artigo sobre este assunto e outros mais:

http://www.systemsc.com/technical.htm

ab
JP

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

SISTEMA  DE MANUTENÇÃO DE BATERIA PORSCHE Empty Re: SISTEMA DE MANUTENÇÃO DE BATERIA PORSCHE

Mensagem por Convidad 5/5/2008, 11:48

901 escreveu:
Em vez do sistema referido pelo Smart Top que existe há muitos anos, eu uso um ainda mais antigo... que é desligar a bateria ou baterias.
Claro que esse sistema de manutenção da Porsche é o ideal, mas causa-me preocupação ter um carro sob tensão durante semanas e pensar que pode haver um curto-circuito.
Em todos tenho um corta-circuito, de preferência "à mão", e fico mais sossegado quando os deixo na garagem... ou mesmo quando os deixo na rua (sempre é um contra-gatunos...)
No Carrera que tem uma instalação com 34 anos, as baterias duram 4 a 5 anos e são baterias compradas "nos continentes", das mais baratas

- Desligar baterias num carro recente, para além de contraprocedente, é uma chatisse. Desde o ESP até aos automatismos dos vidros, tem que ser tudo reprogramado. Assim essa solução não se aplica a carros novos, a meu ver.

- Quanto ao problema do estar "em tensão", o sistema desliga-se e liga-se, e creio ser bastante seguro.

Há coleccionadores que os utilizam nos carros, e não têm problemas...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

SISTEMA  DE MANUTENÇÃO DE BATERIA PORSCHE Empty Re: SISTEMA DE MANUTENÇÃO DE BATERIA PORSCHE

Mensagem por Convidad 5/5/2008, 12:21

Qualquer Porsche pode ter a opção "bateria de alta amperagem". O que isso significa exactamente na prática em relação à bateria "normal", não sei.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

SISTEMA  DE MANUTENÇÃO DE BATERIA PORSCHE Empty Re: SISTEMA DE MANUTENÇÃO DE BATERIA PORSCHE

Mensagem por Convidad 5/5/2008, 13:35

zicoramone escreveu:Qualquer Porsche pode ter a opção "bateria de alta amperagem". O que isso significa exactamente na prática em relação à bateria "normal", não sei.
Caro Zico,
...representa aquilo que ja indiquei no meu post anterior ... SISTEMA  DE MANUTENÇÃO DE BATERIA PORSCHE 0788 mais Amperes hora !....ou seja imaginem a analogia a um pilha, voces tem pilhas de 1.5v de varios tamanhos certo ? o que se passa é que embora a tensao seja sempre a mesma, a sua amperagem pode ser diferente ( ou seja "considerem" isso como a capacidade efectiva na qtd de electroes que a bateria tem para esse diferencial de potencial ( aka =tensao (Volts) )
Ou seja, se tivermos um carro com muitos dispositivos electronicos , com muito consumo, etc , ( imaginem o tipo do tunning , com aquelas grande "colunas e amplificadores" de 1000W e etc, esses tipos tem q ter baterias que embora tenham um tensao de 12v possuam uma capacidade em Amperes Hora , suficiente para sustentar aqueles gulosos equipamentos ;-)

A analogia que eu costumava dar aos ilustres pupilos era:
- imaginem a electricidade medida em Voltagem e Amperes como um rio:
--> em que a voltagem (diferencia de potencial) é a altura (declive do rio) e o caudal do rio são os amperes (os amperes hora por la passam).

Atendendo que muitos deles andam por ai fora a fazer proj. de instalaçoes electricas em predios , e ainda nao morreram lol! lol! penso que a analogia deve ter sido compreendida. SISTEMA  DE MANUTENÇÃO DE BATERIA PORSCHE 738894

ab
JP

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

SISTEMA  DE MANUTENÇÃO DE BATERIA PORSCHE Empty Re: SISTEMA DE MANUTENÇÃO DE BATERIA PORSCHE

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos