Porsche Fans Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tópico do Todo-o-Terreno

5 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 Empty Re: Tópico do Todo-o-Terreno

Mensagem por Mpcgomes 7/2/2012, 18:55

Corleone escreveu:Já vi um Defender fazer esta ladeira. Se conseguir encontrar o vídeo coloco aqui. De notar duas situações: a) Tem "vitaminas" debaixo do "capot" e b) Bloqueio à frente. Aí sim, conjugando ambos os factores é possível fazer a ladeira, não sem antes ter dado alguma "luta", derivado do tal "degrau". O carro sobe em velocidade a ladeira, mas chegando ao "degrau", levanta as rodas, e é necessário alguma perícia para rapidamente trocar de velocidade e "dar-lhe lume". Não é para qualquer um.

Olha só para esta !!!!!!Não é um Defender mas impressiona....

Mpcgomes
Mpcgomes
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 4014
Registo : 17/11/2008
Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem por Mpcgomes 7/2/2012, 18:59

Simplesmente assustador....

Mpcgomes
Mpcgomes
Moderador
Moderador

Mensagem por Mpcgomes 7/2/2012, 19:01

Não é bricandeira...outra perspectiva...mas não é o mesmo carro...

Mpcgomes
Mpcgomes
Moderador
Moderador

Mensagem por Convidad 7/2/2012, 19:28

MGomes,

Aqui está o vídeo que falo (ver a partir de 04:20):

Convidad
Convidado

Mensagem por Marco Franco 8/2/2012, 23:09

Boas

Companheiro Corleone, os verdadeiros Troféus, não os "pré-trofeus" nascidos em 88 ou Alter Turbo alterados, têm como principais diferenças:

- 2 amortecedores por roda
- rool-bar interior
- 2 lugares de livrete
- 2 depósitos de combustível
- capota lona integralmente fechada (sem micas)
- e principalmente, o que chamam de motor "aligeirado" - o bloco é o mesmo dos turbos convencionais, os 2.5TD indenor, mas com as cambotas polidas e mais leves, volante do motor mais leve, o turbo era mais trabalhado, bomba injectora com afinação diferente, etc...

Os Trofeu com história na competição são hoje uma peça de colecção e marcos autenticos na nossa tão fraquinha história auto.

Aquele abraço
Marco

Os Trof

Marco Franco
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 55
Registo : 27/12/2010
Reputação : 0

Mensagem por Convidad 9/2/2012, 17:56

Marco Franco escreveu:Boas

Companheiro Corleone, os verdadeiros Troféus, não os "pré-trofeus" nascidos em 88 ou Alter Turbo alterados, têm como principais diferenças:

- 2 amortecedores por roda
- rool-bar interior
- 2 lugares de livrete
- 2 depósitos de combustível
- capota lona integralmente fechada (sem micas)
- e principalmente, o que chamam de motor "aligeirado" - o bloco é o mesmo dos turbos convencionais, os 2.5TD indenor, mas com as cambotas polidas e mais leves, volante do motor mais leve, o turbo era mais trabalhado, bomba injectora com afinação diferente, etc...

Os Trofeu com história na competição são hoje uma peça de colecção e marcos autenticos na nossa tão fraquinha história auto.

Aquele abraço
Marco

Os Trof

Obrigado Marco. Interessante. Muito interessante. Até porque a cubicagem desse motor é a mesma do meu (Td5)...Acredito que, por via do meu Defender ser de 2005 esteja subjacente a questão de um projecto de motor tecnologicamente mais evoluído (não necessariamente melhor). A centralina do Td5 permite alguns "graus de liberdade", que com os cuidados naturais que devem ser seguidos em motores sobrealimentados podem ter como resultado final projectos muitos interessantes..

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem por Mpcgomes 9/2/2012, 18:59

Corleone escreveu:
Mpcgomes escreveu: Não parti nenhum apoio de motor por mera sorte, o carro quase que capotou de frente, estava a ver que a traseira passava "por cima", depois meto mais umas fotos e uma delas é a sequência desta...inexperiência e maluqueira ao volante, uma corrida de 800 kms fora da estrada e eu ali em 4 kms parecia que queria ganhar ao sprint!!!!! era novo , não pensava Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 405433

Que tipo de modificações tinha este UMM relativamente a um UMM Alter Turbo de origem? Em termos de motor, por exemplo. Em termos de suspensão..As molas eram de lâminas, correcto?

O Marco Franco já disse praticamente tudo, mas as mexidas principais, a meu ver , e que fazem a diferença é no autobloqueio traseiro, é quase directo, as duas rodas atrás puxam quase ao mesmo tempo, tipo kart de pista(eram metidas anilhas para esse efeito, por isso era perigoso conduzi-lo sem tracção 4 em offroad), o turbo com carga máxima e 2 amortecedores por roda .

Quando corria, o motor levava um aditivo especial para o oleo e no gasoleo levava também uma tampinha de um aditivo superespecial para melhorar e lubrificar a injeccção. O aditivo que se metia no motor, permitia que ao partir o carter,o motor ficava a trabalhar sem qualquer óleo dentro e até fazer mais de 1 km sem danificar camisas e respectivos pistãos, acho que todo o pessoal que faz TT de lazer deveria ter esse tipo de aditivo (especial) no óleo de motor assim como o outro no gasóleo, principalmente os "vitaminados".

Esse aditivo no óleo cria uma "capa" nas camisas do bloco e faz "milagres" em caso de avaria grave como à pouco exemplifiquei, vou ver se consigo arranjar um exemplo para meter aqui em video. Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 738894
Mpcgomes
Mpcgomes
Moderador
Moderador

Mensagem por Convidad 9/2/2012, 20:02

Sim sim , no todo o terreno usa-se muito.
Uma vez vi a demonstração de um da wurth, num rolamento de cambota gripado e aquele barulho ensurdecedor desapareceu.
Tenho um frasquinho na minha mtrizada para o q der e vier.
Quanto às mods no td5, ainda não vi nenhuma interessante, nem em inglaterra, nas revistas é claro, ainda me entusiamei com um da td5 alive mas nããã, ou era fumo a mais ( xuning) ou o turbo a assobiar (xuning), ou acelarador mt sensivel, ou ficava pontudo, ou whatever... o melhor é de origem.

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad 10/2/2012, 09:09

Mpcgomes escreveu: (...) O Marco Franco já disse praticamente tudo, mas as mexidas principais, a meu ver , e que fazem a diferença é no autobloqueio traseiro, é quase directo, as duas rodas atrás puxam quase ao mesmo tempo, tipo kart de pista(eram metidas anilhas para esse efeito, por isso era perigoso conduzi-lo sem tracção 4 em offroad), o turbo com carga máxima e 2 amortecedores por roda .
Depende do tipo de TT que se faz, Mgomes. Nunca senti necessidade de bloqueio traseiro para o tipo de condução que faço. Julgo que será mais adequado para quem faz "trial" ou "rockslide".

Mpcgomes escreveu:Quando corria, o motor levava um aditivo especial para o oleo e no gasoleo levava também uma tampinha de um aditivo superespecial para melhorar e lubrificar a injeccção. O aditivo que se metia no motor, permitia que ao partir o carter,o motor ficava a trabalhar sem qualquer óleo dentro e até fazer mais de 1 km sem danificar camisas e respectivos pistãos, acho que todo o pessoal que faz TT de lazer deveria ter esse tipo de aditivo (especial) no óleo de motor assim como o outro no gasóleo, principalmente os "vitaminados".
Estamos a falar da "Bardhal"? "Slick 50"?

Mpcgomes escreveu:Esse aditivo no óleo cria uma "capa" nas camisas do bloco e faz "milagres" em caso de avaria grave como à pouco exemplifiquei, vou ver se consigo arranjar um exemplo para meter aqui em video. Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 738894
Seria importante.

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad 10/2/2012, 09:13

hélio escreveu:(...) Quanto às mods no td5, ainda não vi nenhuma interessante, nem em inglaterra, nas revistas é claro, ainda me entusiamei com um da td5 alive mas nããã, ou era fumo a mais ( xuning) ou o turbo a assobiar (xuning), ou acelarador mt sensivel, ou ficava pontudo, ou whatever... o melhor é de origem.
Depende do que se quer, Hélio. Discordo completamente da afirmação de não existir "mods" interessantes no Td5. Posso adiantar que tenho o meu motor do meu Defender com uma série de modificações efectuadas...estudadas, pensadas com "cabeça" e garanto-lhe que o resultado é.....da "noite para o dia". Sem dúvida alguma.

Quanto ao fumo...nada a fazer. Aliás, não há reprogramação para centralinas Td5 em que não esteja associado um incremento substancial de emissões de gases de escape. Ou por outra, até pode haver. Mas sem aumento de potência...etc..

Convidad
Convidado

Mensagem por Mpcgomes 10/2/2012, 12:33

Corleone escreveu:Quanto ao fumo...nada a fazer. Aliás, não há reprogramação para centralinas Td5 em que não esteja associado um incremento substancial de emissões de gases de escape. Ou por outra, até pode haver. Mas sem aumento de potência...etc..

+ power = + fuel queimado = + fumo

"quem não é bom a comer não é bom a trabalhar" lá diz o ditado Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 405433
Mpcgomes
Mpcgomes
Moderador
Moderador

Mensagem por Mpcgomes 10/2/2012, 12:35

Não exageremos !!!!!!

Mpcgomes
Mpcgomes
Moderador
Moderador

Mensagem por Convidad 10/2/2012, 16:26

[quote="Corleone"]
hélio escreveu:(...)
Depende do que se quer, Hélio. Discordo completamente da afirmação de não existir "mods" interessantes no Td5.

??? não existir?!?! nem pensar, eu é que não conheço nenhumas interessantes.
Mas se todas implicam fumo, então não me agradam.
Mas as tuas mods sao apenas repros da ecu ou trilhaste outros caminhos mais mecânicos. Gostava de saber, já q o carru me parece bem equilibrado

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad 10/2/2012, 18:16

Ena, malta do TT nos porches! cheers
Tenho um Patrol GR com preparação TT... Havemos de fazer um passeio!

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad 10/2/2012, 18:49

hélio escreveu:
Mas as tuas mods sao apenas repros da ecu ou trilhaste outros caminhos mais mecânicos. Gostava de saber, já q o carru me parece bem equilibrado

A nível de motor tenho:

- Reprogramação da ECU (privilegiando o torque) ;
- "De-Cat" [i]
- Intercooler "Allisport" + Tubos de Silicone
- "EGR" Off
- Supressão da 1ª panela de escape

Derivado da reprogramação e consequente aumento do EGT (Exhaust Gas Temperature), optei por abrir uns pequenos rasgos nos topo superiores dos cilindros. Porquê? O aumento da temperatura faz com que tenha lugar a dilatação do material e empenos neste motor são muito frequentes.

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad 10/2/2012, 23:21

Falam tb em empenos dos pernos dos coletores de escape, ainda não te aconteceu?

Convidad
Convidado

Mensagem por Mpcgomes 15/2/2012, 00:01

Como tinha prometido aqui vão umas fotos,espero que gostem...

Uma sequência de imagens no Transalgarve….corrida de 350 kms…

Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 A1
Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 A2
Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 A4
Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 A5
Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 A6
Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 A7
Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 A7

Aqui na Baja Nicola 1000 , corrida de 800 kms !!!!! Uma pequena saída de estrada …

Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 A1-1
Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 A2-1
Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 A3
Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 A4-1
Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 A5-1

Aqui foi o prólogo do Nicola 1000 no Estádio do Jamor, sequência de um salto…

Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 S0
Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 S1
Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 S2
Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 S3

Pólogo do Nicola 1000 no Jamor….

Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 J1
Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 J2
Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 J3
Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 J4

Aqui ficam mais algumas…

Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 DSC03968
Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 DSC03970
Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 DSC03971
Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 DSC03996
Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 DSC03998
Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 DSC04003
Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 DSC03967
Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 DSC04010
Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 DSC04008
Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 DSC04007

Aqui já estava mal tratadinho…já tinha capotado duas vezes….

Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 DSC03985

Mpcgomes
Mpcgomes
Moderador
Moderador

Mensagem por albatroz 15/2/2012, 11:09

brutal marco, uma experiência muito fixe q deve ter sido :)
albatroz
albatroz
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 2166
Registo : 05/10/2008
Reputação : 21

Mensagem por Mpcgomes 15/2/2012, 12:16

albatroz escreveu:brutal marco, uma experiência muito fixe q deve ter sido :)

Luis , tempos de grande adrenalina ao volante, corri muitos riscos e por vezes desnecessários, um dos capotanços vinha de 5ª a fundo, a estrada era em areia, o meu co piloto tinha avisado que as bermas da estrada tinham socalcos em areia, portanto se deixasse o jeep “varrer” muito no encadeamento de curvas e contra curvas , havia o perigo de o eixo traseiro apanhar esses socalcos em areia e o jeep capotar, e capotou mesmo, ainda reduzi para quarta mas era tarde de mais , três voltas no ar e aterrámos a 6/7 metros de uns desgraçados que lá estavam a fazer um piquenique, deixaram a merenda para trás e oh abre, toca a fugir, deixámos o almoço da rapaziada carregado de pó !!! Conclusão, excesso de velocidade !!! Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 405433

Depois foi só esperar que uma alminha com maior fairplay parasse para colocar o “burro” de pé e toca andar outra vez, nunca vi um carro com uma resistência como o UMM, forte e feio, na verdadeira acepção da palavra….
Mpcgomes
Mpcgomes
Moderador
Moderador

Mensagem por Marco Franco 15/2/2012, 12:31

Espectaculo Marco!!

Fotos espectaculares!!

Sabes do paradeiro deste UMM? Era espectacular se o recuperasses! Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 364108

Abraço!

Marco Franco
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 55
Registo : 27/12/2010
Reputação : 0

Mensagem por Mpcgomes 15/2/2012, 17:39

Marco Franco escreveu:Espectaculo Marco!!

Fotos espectaculares!!

Sabes do paradeiro deste UMM? Era espectacular se o recuperasses! Tópico do Todo-o-Terreno - Página 2 364108

Abraço!

Tens toda a razão Marco , adorava recuperar o "bicho", ainda hoje penso no carro, mas na altura tinha mesmo de o vender....só o assobiar do turbo a passar de caixa era uma musica maravilhosa pois o turbo estava com pressão máxima e andava bastante bem , dava 160 kms/h !!!!! e era muito rápido a desenvolver, dava um gozo começar a puxar a metê-las todas de seguida !!!! que saudades....
Mpcgomes
Mpcgomes
Moderador
Moderador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado