Porsche Fans Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SHOOTING BREAK - Sabe o que é?

Ir para baixo

SHOOTING BREAK - Sabe o que é? Empty SHOOTING BREAK - Sabe o que é?

Mensagem por Convidad 11/5/2008, 10:35

.
SHOOTING BREAK - Sabe o que é?


Hoje quando folheava o Auto Hoje, deparei-me com uma pequena caixa, que falava em algo muito especial.

Um conceito de Break (que é palavra portuguesa para defenir carrinha), em que a sua particularidade era ter unicamente duas portas, e não ter as dimensões de um Coupé,. A porta traseira era mais vertical que o habitual para albergar mais... carga.

O facto remonta a 1963, e é relatado na revista atrás referida, que reproduzo com a devida vénia:

SHOOTING BREAK - Sabe o que é? Shooti10
SHOOTING BREAK - Sabe o que é? Shooti11


É pois nesta ordem de ideias, e com este novo conceito que, ainda que com poucos seguidores, teve alguma expressão, surgindo então a "carrinha" de que o Sousa falava no seu excelente tópico "Não Fazia Ideia...". Abaixo encontram as fotos publicadas nesse mesmo tópico.

SHOOTING BREAK - Sabe o que é? 944wag10
SHOOTING BREAK - Sabe o que é? 944wag11
SHOOTING BREAK - Sabe o que é? 944wag12
SHOOTING BREAK - Sabe o que é? 944wag13


É uma achega importante na tipificação dos tipos de carroceria, e que vem trazer um conceito que não foi inventado por uma questão de estilo ou marketing (como os coupés de 4 portas), mas sim com uma causa muito mais útil e nobre - A Caça.

Os meus agradecimentos ao Sousa, senão esta matéria passava-me completamente ao lado.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

SHOOTING BREAK - Sabe o que é? Empty Re: SHOOTING BREAK - Sabe o que é?

Mensagem por Convidad 11/5/2008, 13:29

Já que este assunto da caça veio outra vez à baila, em 1950 Ferdinand Porsche transformou um Volkswagen num carro de caça (Type 122) que ficou conhecido como o seu veículo pessoal de caça.
Nestas imagens (liliputianas) podemos ver os animais caçados pelo Porsche colocados em cima do automóvel
SHOOTING BREAK - Sabe o que é? 646410

SHOOTING BREAK - Sabe o que é? Porsch34

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

SHOOTING BREAK - Sabe o que é? Empty Re: SHOOTING BREAK - Sabe o que é?

Mensagem por Convidad 11/5/2008, 14:06

Eu sempre achei graça o conceito da "shooting break".

Se a Porsche tivesse comercializado tal modelo do 944 na altura, Eu provavelmente teria sido um cliente.

Acho que a BMW também inspirou-se claramete no mesmo conceito, ao criar o Z3 Coupé, que sempre achei imensa graça (especialmente na versão "M"):

SHOOTING BREAK - Sabe o que é? Bmw_z310

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

SHOOTING BREAK - Sabe o que é? Empty Re: SHOOTING BREAK - Sabe o que é?

Mensagem por Convidad 11/5/2008, 22:12

996Classik escreveu:Eu sempre achei graça o conceito da "shooting break".

Se a Porsche tivesse comercializado tal modelo do 944 na altura, Eu provavelmente teria sido um cliente.

Acho que a BMW também inspirou-se claramete no mesmo conceito, ao criar o Z3 Coupé, que sempre achei imensa graça (especialmente na versão "M"):


Caro 996 Classick:

O Z3 Coupé não pertence a este conceito. Parece mas não é. Falta-lhe dimensão.

O criador do Z3 Coupé era um admirador dos desportivos ingleses, e baseou-se nesse conceito. Ele referia que o carro que mais admirava era om MGB GT V8. Lembra-se? E de facto são parecidos. Temos ainda o Jaguar type "E" Coupé que era outro carro do género.

As grandes características das Shooting Break são 3:

- 2 portas;
- Grande capacidade de Carga (para levar espingardas, munições, cães de caça, e demais equipamento);
- Porta traseira tipo Break (mais vertical). Veja que os MGB GT e Jaguar typa "E" tinham-na bastente inclinada.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

SHOOTING BREAK - Sabe o que é? Empty Re: SHOOTING BREAK - Sabe o que é?

Mensagem por Convidad 12/5/2008, 03:28

Excelente artigo Smart Top,

Pegou num assunto moribundo e destacou aqui curiosidades da indústria automóvel muito interessantes.

996Classik escreveu:
Acho que a BMW também inspirou-se claramete no mesmo conceito, ao criar o Z3 Coupé (especialmente na versão "M"):
.

Tenho que concordar com o 996 Classik. Não sei se a BMW se inspirou nas shooting, mas que a 944 lembra bastante o Z3M (que muito aprecio), isso lembra. Aliás, acho que se escurecermos a imagem, nem conseguimos distinguir facilmente qual é qual.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

SHOOTING BREAK - Sabe o que é? Empty Re: SHOOTING BREAK - Sabe o que é?

Mensagem por Convidad 12/5/2008, 15:29

Smart Top escreveu:
Caro 996 Classick:

O Z3 Coupé não pertence a este conceito. Parece mas não é. Falta-lhe dimensão
.

desmo escreveu:
Tenho que concordar com o 996 Classik. Não sei se a BMW se inspirou nas shooting, mas que a 944 lembra bastante o Z3M (que muito aprecio), isso lembra. Aliás, acho que se escurecermos a imagem, nem conseguimos distinguir facilmente qual é qual.

Caro Provedor,

Como bem refere o desmo, Não quiz dizer com a minha resposta que a BMW pretendeu fazer uma shooting brake do Z3 Coupé (obviamente uma verdadeira shooting brake teria diferenças claras, como bem refere), simplesmente referí que a inspiração está claramente à vista.

É que de facto, é muito difícil ver o Z3 Coupé ao vivo e não fazer relação ao estilo SB, para quem já viu uma.

belo post, faz lembrar que existem estilos de carroçarias que, por muito interessantes que fossem, foram de alguma forma ou outra, "filhas de um Deus de Marketing Menor".

Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

SHOOTING BREAK - Sabe o que é? Empty Re: SHOOTING BREAK - Sabe o que é?

Mensagem por Convidad 12/5/2008, 16:28

996Classik escreveu:
Smart Top escreveu:
Caro 996 Classick:

O Z3 Coupé não pertence a este conceito. Parece mas não é. Falta-lhe dimensão
.

desmo escreveu:
Tenho que concordar com o 996 Classik. Não sei se a BMW se inspirou nas shooting, mas que a 944 lembra bastante o Z3M (que muito aprecio), isso lembra. Aliás, acho que se escurecermos a imagem, nem conseguimos distinguir facilmente qual é qual.

Caro Provedor,

Como bem refere o desmo, Não quiz dizer com a minha resposta que a BMW pretendeu fazer uma shooting brake do Z3 Coupé (obviamente uma verdadeira shooting brake teria diferenças claras, como bem refere), simplemesmente referí que a inspiração está claramente à vista.

É que de facto, é muito difícil ver o Z3 Coupé ao vivo e não fazer relação ao estilo SB, para quem já viu uma.

belo post, faz lembrar que existem estilos de carroçarias que, por muito interessantes que fossem, foram de alguma forma ou outra, "filhas de um Deus de Marketing Menor".

Abraço,

Eu também adoro o Z3 Coupé. Já não gosto tanto do Roadster!

E ainda gosto mais do Z3 Coupé não M (o da foto) que ficava lindíssimo com estas jantes.

No pripeiro passeio do Porsche Fans, estava um Z3 M Roadster, que experimentei, e constituiu para mim uma grande desilusão. O carro não andava para 321 cv... Eram cavalos muito "burros" sobretudo quando comparados com os 280 do EVO VI.

Quanto ao conceito, e quando saíu o Z3 Coupé, li uma entrevista do sr. Bangle (imensamente contestado na altura por acuda da série 7) e ele dizia o que eu disse no Post anterior... Não falava nos SB.

O Z3 Coupé (não M), era um carro que eu não me importava de ter. É linddoooo. E já que falamos de coisas esquesitas, deixe-me dizer-lhe que outro carro que eu adoro, e que já não está em produção, é a Ranault Avantime... Lembra-se? Muito à frente no seu tempo.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

SHOOTING BREAK - Sabe o que é? Empty Re: SHOOTING BREAK - Sabe o que é?

Mensagem por Convidad 12/5/2008, 17:03

Smart Top escreveu: O Z3 Coupé (não M), era um carro que eu não me importava de ter. É linddoooo. E já que falamos de coisas esquesitas, deixe-me dizer-lhe que outro carro que eu adoro, e que já não está em produção, é a Ranault Avantime... Lembra-se? Muito à frente no seu tempo.

Concordo plenamente. O Z3 M pretendia ser algo que nunga conseguiu ser (Mas independente do "donor car", eu Sempre tive um fraquinho por motores M da BMW; a minha primeira experiência com um foi num M 635 CSI, apelidado na altura de "M6"). O Z3 Coupé "normal", com o "cremossíssimo" 6L da BMW, é um mimo, tanto de estética, como de condução.

O Renault Avantime; como o próprio nome diz; à frente do seu tempo, mesmo. Nunca tive o prazer de andar numa, para acredito que seria extremamente cómoda. Para mim, Renault mesmo mítico é o velho Alpine (mas aí ja começamos a desviar em demasia do assunto do post...)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

SHOOTING BREAK - Sabe o que é? Empty Re: SHOOTING BREAK - Sabe o que é?

Mensagem por Convidad 12/5/2008, 20:37

Quando se fala de automóveis não resisto a meter a colher. AInda por cima quando existem apreciadores de máquinas tão invulgares.

Nunca experimentei nenhum Z3, mas pelo que lí da revista EVO (para mim a melhor revista de automóveis do momento), há uma clara diferença de potência entre o Z3 Roadster e Coupé, que não se deve apenas ao peso!
Em testes, o Z3M conseguia fazer menos de 5 seg. dos 0 aos 100KM/h!! O que também sucede, é que estes carros parecem perder facilmente 40 ou 50 CV com manutenções mal feitas e nem sempre mostram o que valem.

Por último, mas não menos, Alpine já tive oportunidade de conduzir o V6 Turbo (acho que A610), e de facto gostei. Penso que o único problema comercial do carro foi o nome e qualidade Renault. também requeria alguma habituação ao Turbo, mas o chassis era muito bom e penso que podia ser ainda melhor afinado.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

SHOOTING BREAK - Sabe o que é? Empty Re: SHOOTING BREAK - Sabe o que é?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos