Porsche Fans Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Atenção: vem aí a "bomba verde"!

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Atenção: vem aí a "bomba verde"! Empty Atenção: vem aí a "bomba verde"!

Mensagem por Convidad 3/6/2008, 00:34

Este scan é para o 911 S 2.4, que perdeu a revista e para o 901. Eles são os ClassikMen. Claro que, é, também, para toda a gente lêr cheers
Atenção: vem aí a "bomba verde"! 121

Atenção: vem aí a "bomba verde"! 319

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Atenção: vem aí a "bomba verde"! Empty Re: Atenção: vem aí a "bomba verde"!

Mensagem por Convidad 3/6/2008, 00:36

Atenção: vem aí a "bomba verde"! 414

Atenção: vem aí a "bomba verde"! 714

Atenção: vem aí a "bomba verde"! 815


Última edição por zicoramone em 3/6/2008, 00:39, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Atenção: vem aí a "bomba verde"! Empty Re: Atenção: vem aí a "bomba verde"!

Mensagem por Convidad 3/6/2008, 00:38

Atenção: vem aí a "bomba verde"! 915

Atenção: vem aí a "bomba verde"! 1612

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Atenção: vem aí a "bomba verde"! Empty Re: Atenção: vem aí a "bomba verde"!

Mensagem por Convidad 3/6/2008, 00:40

Atenção: vem aí a "bomba verde"! 1015

Atenção: vem aí a "bomba verde"! 1113

Atenção: vem aí a "bomba verde"! 1212

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Atenção: vem aí a "bomba verde"! Empty Re: Atenção: vem aí a "bomba verde"!

Mensagem por Convidad 3/6/2008, 00:41

Atenção: vem aí a "bomba verde"! 1313

Atenção: vem aí a "bomba verde"! 1412

Atenção: vem aí a "bomba verde"! 1512

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Atenção: vem aí a "bomba verde"! Empty Re: Atenção: vem aí a "bomba verde"!

Mensagem por Convidad 3/6/2008, 15:53

Zico, espero que não leve a mal a colocação aqui destes 2 links.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A9rico_Nunes

http://scgtclassic.com.sapo.pt/ANunes.htm

Sempre ouvi falar deste grande piloto Atenção: vem aí a "bomba verde"! 423204 Atenção: vem aí a "bomba verde"! 146121 .


Abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Atenção: vem aí a "bomba verde"! Empty Re: Atenção: vem aí a "bomba verde"!

Mensagem por Convidad 3/6/2008, 18:36

Salvo erro foi neste carro que ele ganhou uma Volta à Madeira.

Até aí nada de especial.

A curiosidade, é que foi único que terminou a prova...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Atenção: vem aí a "bomba verde"! Empty Re: Atenção: vem aí a "bomba verde"!

Mensagem por Convidad 3/6/2008, 21:43

A Bomba Verde é, sem dúvida, o melhor e mais raro 911 clássico existente em Portugal. Sou um verdadeiro fã e, se um dia pudesse, tudo faria para a a ter na minha garagem.
Mantenho uma dúvida...nesta reportagem, diz-se que o motor é de injecção mecânica. Todavia, as fotos (vê-se mal) parecem de um motor de carburadores. Tenho a impressão que os mais antigos dizem que a BV vinha com carburadores. E a Porsche fornecia o motor nas duas versões, se não me engano, 911/20 e 911/22.
É muito engraçado este ponto. O Grande Mestre do Norte prefere motores de injecção, pois dão mais rendimento, mas o Grande Mestre do Sul prefere motores de carburadores, pois são mais fáceis de afinar. ~
Alguém dá uma dica?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Atenção: vem aí a "bomba verde"! Empty Re: Atenção: vem aí a "bomba verde"!

Mensagem por Convidad 3/6/2008, 21:48

Fantástico como há quase 40 anos já tiravam 240 cv de um motor atmosférico de apenas 2.250 ccs

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Atenção: vem aí a "bomba verde"! Empty Re: Atenção: vem aí a "bomba verde"!

Mensagem por Convidad 3/6/2008, 21:49

Existe algum tópico sobre o carrera 2.7 rs ? como é que compara com este ?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Atenção: vem aí a "bomba verde"! Empty Re: Atenção: vem aí a "bomba verde"!

Mensagem por Convidad 3/6/2008, 22:07

Acho que tenho esta revista.Talvez seja uma boa prenda a um dos Porschistas mais conhecedores.Vou pensar e descobri-la.Acho que era uma das que o Francisco Santos editou,ele que foi quem melhores revistas de automóveis ( e livros ) fez no nosso pais.Quem se lembra de A Máquina?

A bomba verde via muitas vezes em prova.O tio Américo era meu amigo e gostava muito de mim, quando eu era puto (23,24) e fazia ralis como organizador.

Depois de ter andado em bolandas a bomba verde foi comprada por um amigo meu,advogado de Lisboa, que e a vendeu recentemente para alguém que desconheço, mas posso tentar saber quem foi.Estava um pouco gasta mas foi recuperada e acho que fez um Nurburgring em clássicos.

Penso que temos de descobrir onde anda e leva-la a um dos nossos encontros.Desculpem-me a franquesa, mas faltam ainda no fórum os 356 e mais 911 das séries iniciais.E o fórum valerá tanto mais quanto maior fôr a diversidade dos modelos dos seus membros.O Raposo, o Ace e eu vamos parecer uns extra-terrestres,quando nos encontrarmos todos na Serra da Estrêla.

Mas o que é preciso é não desesperar:os 356 hão-de aparecer.

MRS

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Atenção: vem aí a "bomba verde"! Empty Re: Atenção: vem aí a "bomba verde"!

Mensagem por Convidad 3/6/2008, 22:16

Caro V7, penso que ainda não há nada sobre o Carrera RS 2.7.

Basicamente, a Bomba Verde é um 911 S 2.2. O número de chassis é o de um 911 S 2.2. A Porsche vendia estes carros para correrem em Grupo 4, o que os transformava em ST's. Os de 1970 tinham 2247 cc e os de 71, se não me engano, 2314 cc e são conhecidos por ST 2.3. A Bomba Verde é, pois, um 911 ST de 1970.
O 911 Carrera RS aparece no Verão de 1972 para substituir o 911 S 2.5 que era feito com base no 911 S 2.4. O S 2.5, para mim o 911 de corrida mais bonito de todos, pois é o último 911 de corrida sem aileron traseiro, não era muito competitivo e perdia para os Ferrari Daytona de Grupo 4. Tinham problemas de motor, pois o volante de motor tinha tendência a desapertar-se nos motores long stroke (curso de 70,4mm), baseados no motor 2.4. O problema foi tal que a Porsche teve que fazer motores short stroke (curso de 66mm) com um maior diâmetro dos cilindros para dar 2500 cc, na mesma. Isto só foi totalmente superado uns bons anos mais tarde com as cambotas de 9 furos (as de que falamos eram de 5 furos)
O Carrera RS é uma versão especial de homologação, baseada no 911 S 2.4, que surgiu para o ano modelo de 1972. Esteve para se chamar 911 S 2.7....
Os números de série e de motor são completamente diferentes entre o RS 2.7 e o 911 S 2.4 que continuou a ser produzido em 1973.
O Carrera RS 2.7 foi produzido em 4 versões: RSH, RS Sport, RS Touring e RSR. Os RSR, aqui com motores 2.8 e mais tarde de 3 litros é que correspondem aos 911 ST, baseados nos 911 S 2.2. Os números de chassis dos RSR são da mesma série dos dos outros RS 2.7. São todos 911360XXXX.

Em 1974, finais de 73, mais propriamente, saem os 911 Carrera RS 3 litros. Foram feitos 109. Cerca de metade são versões de estrada e a outra versões de competição e aí Carreras RSR.

Prometo desenvolver este tópico. Preciso de um pouquinho de tempo...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Atenção: vem aí a "bomba verde"! Empty Re: Atenção: vem aí a "bomba verde"!

Mensagem por Convidad 3/6/2008, 22:18

O carro é do Manuel Ferrão, penso que não estou a cometer nenhum crime em dizê-lo. É um senhor simpático e acessível que costuma andar nas corridas de clássicos.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Atenção: vem aí a "bomba verde"! Empty Re: Atenção: vem aí a "bomba verde"!

Mensagem por Convidad 3/6/2008, 22:19

Brutal, adoro a última imagem.....

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Atenção: vem aí a "bomba verde"! Empty Re: Atenção: vem aí a "bomba verde"!

Mensagem por Convidad 3/6/2008, 22:25

911 S 2.4 escreveu:Caro V7, penso que ainda não há nada sobre o Carrera RS 2.7.

Basicamente, a Bomba Verde é um 911 S 2.2. O número de chassis é o de um 911 S 2.2. A Porsche vendia estes carros para correrem em Grupo 4, o que os transformava em ST's. Os de 1970 tinham 2247 cc e os de 71, se não me engano, 2314 cc e são conhecidos por ST 2.3. A Bomba Verde é, pois, um 911 ST de 1970.
O 911 Carrera RS aparece no Verão de 1972 para substituir o 911 S 2.5 que era feito com base no 911 S 2.4. O S 2.5, para mim o 911 de corrida mais bonito de todos, pois é o último 911 de corrida sem aileron traseiro, não era muito competitivo e perdia para os Ferrari Daytona de Grupo 4. Tinham problemas de motor, pois o volante de motor tinha tendência a desapertar-se nos motores long stroke (curso de 70,4mm), baseados no motor 2.4. O problema foi tal que a Porsche teve que fazer motores short stroke (curso de 66mm) com um maior diâmetro dos cilindros para dar 2500 cc, na mesma. Isto só foi totalmente superado uns bons anos mais tarde com as cambotas de 9 furos (as de que falamos eram de 5 furos)
O Carrera RS é uma versão especial de homologação, baseada no 911 S 2.4, que surgiu para o ano modelo de 1972. Esteve para se chamar 911 S 2.7....
Os números de série e de motor são completamente diferentes entre o RS 2.7 e o 911 S 2.4 que continuou a ser produzido em 1973.
O Carrera RS 2.7 foi produzido em 4 versões: RSH, RS Sport, RS Touring e RSR. Os RSR, aqui com motores 2.8 e mais tarde de 3 litros é que correspondem aos 911 ST, baseados nos 911 S 2.2. Os números de chassis dos RSR são da mesma série dos dos outros RS 2.7. São todos 911360XXXX.

Em 1974, finais de 73, mais propriamente, saem os 911 Carrera RS 3 litros. Foram feitos 109. Cerca de metade são versões de estrada e a outra versões de competição e aí Carreras RSR.

Prometo desenvolver este tópico. Preciso de um pouquinho de tempo...

Muito interessante !! ainda recentemente vi um RS2.7 na Sport e Prestige e alguém disse que era o clássico porsche mais valorizado (algo em torno dos 150 mil Euros ? será possivel ?)

Com esta conversa toda estou a ficar é com vontade de dar uma voltinha de porsche ! vou aproveitar que já tenho a familia toda deitada ... já volto Atenção: vem aí a "bomba verde"! 364108

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Atenção: vem aí a "bomba verde"! Empty Re: Atenção: vem aí a "bomba verde"!

Mensagem por Convidad 3/6/2008, 22:29

911 S 2.4 escreveu:E a Porsche fornecia o motor nas duas versões, se não me engano, 911/20 e 911/22.

Se não me engano eram a 911/02 e 911/20. A primeira com 2195 cc (diâm x curso 84x66mm) e 180 CV,
a 2ª com 2247cc (85x66mm) e 240 CV.

Tanto quanto me parece eram todos de injecção.

Agora não era invulgar substituir a dita por carburadores, será?

Li algures que Américo Nunes terá partido o motor numa das primeiras provas que com ele realizou, terá sofrido alterações na altura?

Como dizia o outro - responda quem souber

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Atenção: vem aí a "bomba verde"! Empty Re: Atenção: vem aí a "bomba verde"!

Mensagem por Convidad 3/6/2008, 22:31

Yes. Pelo menos, e isso é para um Touring. Um Sport...é mais uns 50 mil ou 100 mil...

E eu, que em 2002 perdi o n.º 28 ( o primeiro a vir para Portugal e o único registado em 1972), que foi dado à troca na Foz Car por 6 mil e 500 contos à troca de um 996!!!! Quando soube que lá estava, fui tentar comprá-lo. Fiz negócio com o vendedor (à troca pelo meu 993 da altura e mais algum, não muito dinheiro), que ligou ao chefe para confirmar e...que lhe disse que meia hora antes o tinha vendido a um famoso negociante de clássicos daqui do meu burgo.... Foi um dos dias mais tristes da minha vida!
O carro está no Porto e pertence a um conhecido meu.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Atenção: vem aí a "bomba verde"! Empty Re: Atenção: vem aí a "bomba verde"!

Mensagem por Convidad 3/6/2008, 22:34

Ace, sorry...O motor 911/02 é o do 911 S 2.2 de série e é de injecção mecânica.
Havia versões de carburadores, disso tenho a certeza. tenho um livro que confirma isso e amanhã dou o nº exacto

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Atenção: vem aí a "bomba verde"! Empty Re: Atenção: vem aí a "bomba verde"!

Mensagem por Convidad 3/6/2008, 22:38

911 S 2.4 escreveu:Ace, sorry...O motor 911/02 é o do 911 S 2.2 de série e é de injecção mecânica.

So what?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Atenção: vem aí a "bomba verde"! Empty Re: Atenção: vem aí a "bomba verde"!

Mensagem por Convidad 3/6/2008, 22:40

É isso ,o dono é esse mesmo e é fácil contactá-lo.Actualmente é um dos donos da Lorenzini,juntamente com o anterior proprietário da BV.

MRS

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Atenção: vem aí a "bomba verde"! Empty Re: Atenção: vem aí a "bomba verde"!

Mensagem por Convidad 3/6/2008, 22:40

Estou a falar dos motores de competição para os ST's de 1970, um deles com carburadores e outro de injecção. Penso que ainda havia uma 3ª versão, mais branda, para ralis. Amanhã confirmo tudo.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Atenção: vem aí a "bomba verde"! Empty Re: Atenção: vem aí a "bomba verde"!

Mensagem por Convidad 3/6/2008, 22:44

A versão mais branda era precisamente o motor 911/02 do 911 S 202, que era montada nos ST para Rallyes.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Atenção: vem aí a "bomba verde"! Empty Re: Atenção: vem aí a "bomba verde"!

Mensagem por Convidad 3/6/2008, 22:46

Houve, de facto uma versão mais puchada - 911/21 , com o curso alterado para 70.4mm, 2395cc (245 CV)mas tantoo quanto sei apenas foi usado no ST do Tour de France de 1970 - essa sim com Webers!


Última edição por Ace em 3/6/2008, 22:48, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Atenção: vem aí a "bomba verde"! Empty Re: Atenção: vem aí a "bomba verde"!

Mensagem por Convidad 3/6/2008, 22:47

De qualquer forma posso estar enganado...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Atenção: vem aí a "bomba verde"! Empty Re: Atenção: vem aí a "bomba verde"!

Mensagem por Convidad 3/6/2008, 23:38

Caro Ace,
Como sou bastante teimoso, fui ver a uma das minhas bíblias:
Porsche 911 Performance Handbook, 2nd Edition, por Bruce Anderson, reconhecidamente um dos melhores livros sobre o tema:
Na pág. 61, são descritos os motores de corrida dos 911 ST:
911/20, 2247cc, com injecção mecânica, 230 cavalos
911/22, 2247cc, com 2 carburadores Weber 46IDA, 230 cavalos
Ambos para 1970
Na mesma página, seguimos com:
Em 1971, temos o 911/21 com curso de 66mm e diâmetro especial de 87mm, o que faz 2380cc, com injecção mecânica
Em 1972, temos o tal motor problemático long stroke, 911/70 (86,7x70,4) e o 911/73 short stroke (89x66)...

Quanto ao carro do Larousse no Tour de France de 1970, o tal das garrafas de champanhe, havia um motor especial, sim senhor, sobre o qual não tenho elementos, mas suspeito que não fosse o 911/21, pois este já está citado acima. Este motor é citado no livro, na pág. 9 e tem razão ao afirmar que é o percussor dos motores long stroke.

Relativamente ao 3º motor de que falava, enganei-me, havia sim um motor de 2 litros mais brando para ralis, era o 901/30.

Mais elementos, pág 109

Um abraço!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Atenção: vem aí a "bomba verde"! Empty Re: Atenção: vem aí a "bomba verde"!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos