Porsche Fans Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

F430 Modena

2 participantes

Ir para baixo

F430 Modena Empty F430 Modena

Mensagem por Convidad 10/7/2008, 23:39

Pois já reparei que temos entre nós mais um Ferrarista. Alguém que por certo procura ajuda para encontrar o seu caminho.... lol!
Benvindo F430Modena.

Este post vem a propósito de uma coisa que li hoje na revista Focus e agora lembrei-me quando vi o nosso novo membro 430. A propósito do Europeu de GT e da dupla Gião/Couceiro e da corrida do título no Estoril, foi publicado um esquema do circuito com as prestações do F430 em que eles correm. Fiquei bastante admirado por vir lá referido que no final da recta da meta a velocidade máxima que atingem é 280 km/h antes de iniciarem a travagem (o que me parece muito pouco). Tanto me parece irreal, ainda por cima quando vem referido que na saída da parabólica do Ayrton o carro já vai a 200 km/h...hummmmmmmm

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

F430 Modena Empty Re: F430 Modena

Mensagem por redMX5 11/7/2008, 00:35

Vou levantar aqui uma suposição e apenas deve ser tida como tal.

O Ferrari pode ter uma relação de caixa que esgote o limitador de rotações aos 280km/h, ou seja, a partir daquela velocidade não anda mais. Se assim for, pode ser muito bem acontecer que a velocidade dos 280 km/h seja atingida perto da linha de meta e depois se mantenha até à travagem para a curva 1.
Outra hipótese bem mais plausível é haver engano ou "invenção" dos jornalistas scratch
redMX5
redMX5
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 155
Registo : 03/06/2008
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

F430 Modena Empty Re: F430 Modena

Mensagem por Convidad 11/7/2008, 00:39

redMX5 escreveu:

Outra hipótese bem mais plausível é haver engano ou "invenção" dos jornalistas scratch

Eu iria por aí...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

F430 Modena Empty Re: F430 Modena

Mensagem por vvirtua 11/7/2008, 09:19

desculpem estar-me a meter... mas da ultima vez que corri lá, um dos comissarios de pista disse-me que andou no carrera GT que anda cá por Lisboa e que no fim da recta da meta só conseguia dar 280... será que há espaço para mais? tanto para um ferrari como para um Porsche ou outro qualquer (tirando os monolugares claro) F430 Modena 0788
vvirtua
vvirtua
Membro novo
Membro novo

Nº de Mensagens : 24
Registo : 08/07/2007
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

F430 Modena Empty Re: F430 Modena

Mensagem por Convidad 11/7/2008, 12:35

vvirtua escreveu:desculpem estar-me a meter... mas da ultima vez que corri lá, um dos comissarios de pista disse-me que andou no carrera GT que anda cá por Lisboa e que no fim da recta da meta só conseguia dar 280... será que há espaço para mais? tanto para um ferrari como para um Porsche ou outro qualquer (tirando os monolugares claro) F430 Modena 0788

Pode ser verdade, mas faz-me alguma confusão, virtua. A minha pergunta é: como é que numa recta de quase um kilómetro um Ferrari ou um Carrera GT só desenvolvem em plena aceleração 80 km/h? Tem que haver algum erro. Eu sei que isto é impossivel pelas prestações do meu carro.
F430 Modena Untit343

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

F430 Modena Empty Re: F430 Modena

Mensagem por Convidad 11/7/2008, 14:22

Ora bem, façamos contas à papo seco, que não me está a apetecer puxar pela cabeça, visto a velocidade não ser constante, e à media que a velocidade aumenta, diminui o espaço a precorrer.

se o carro se deslocasse a uma velocidade cosntante de 200km/h numa recta de 1km, ele percorreria essa distância de 1km em 3600s / 200 Km = 18s;

se o mesmo veiculo fosse a 240Km/h, percorreria 240km em uma hora, logo faria 1km em 15s;

e se fosse a 280km/h, esse 1km seria feito em 12,8s.

Logo vê-se claramente que 1km é uma distância muito longa para quem anda a pé lol!

nineeleven_turbo

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

F430 Modena Empty Re: F430 Modena

Mensagem por Convidad 11/7/2008, 15:11

zicoramone escreveu:
vvirtua escreveu:desculpem estar-me a meter... mas da ultima vez que corri lá, um dos comissarios de pista disse-me que andou no carrera GT que anda cá por Lisboa e que no fim da recta da meta só conseguia dar 280... será que há espaço para mais? tanto para um ferrari como para um Porsche ou outro qualquer (tirando os monolugares claro) F430 Modena 0788

Pode ser verdade, mas faz-me alguma confusão, virtua. A minha pergunta é: como é que numa recta de quase um kilómetro um Ferrari ou um Carrera GT só desenvolvem em plena aceleração 80 km/h? Tem que haver algum erro. Eu sei que isto é impossivel pelas prestações do meu carro.
F430 Modena Untit343

É preciso ver esses relatos em que altura são feitos, já que depois das obras do autódromo a reta ficou mais curta, e o que é pior, a curva 1 que quando eu corria de fazia de 4ª, hoje é de segunda, o que significa que a travagem é muitooooo mais cedo.

Como diz o outro "à paposseco", eu diria que:

1 - Nãom creio que sai carro nenhum da parabólica a 200 Kms./hora, ainda que dependa dos pneus. Penso que um carro com pneus normais sairá a 140-150 Kms.hora. Com slicks talvez mais 10/20 kms. hora... Portanto um carro de competição de GT andará pelos 160 no limite.

2 - A recta é relativamente curta por causa da travagem. Eu no BoxsterS chegava à travagem a 220 Kms./hora.

Assim penso que os 280 é uma velocidade nuito interessante.

A titulo curiosidade devo dizer que na Fórmula 1, com a pista na versão recta comprida e a curva do fundo da recta que era feita de 4ª (logo uma travagem muito mais tarde) um F1 chegava aos 305 Kms. hora - os melhores.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

F430 Modena Empty Re: F430 Modena

Mensagem por Convidad 11/7/2008, 15:42

Smart Top escreveu:
1 - Nãom creio que sai carro nenhum da parabólica a 200 Kms./hora, ainda que dependa dos pneus. Penso que um carro com pneus normais sairá a 140-150 Kms.hora. Com slicks talvez mais 10/20 kms. hora... Portanto um carro de competição de GT andará pelos 160 no limite.

Se for assim (que não é o que diz na revista) já faz sentido a aceleração na recta.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

F430 Modena Empty Re: F430 Modena

Mensagem por redMX5 11/7/2008, 17:21

Atenção a uma coisa...eu de MX5 com 115 cv e de slicks saio da parabólica a 140 km/h e em quarta, chegando depois à travagem no final da recta a uns 180 km/h. No caso de um carro do tipo do Ferrari 430 ou do Porsche GT a velocidade em curva poderá aumentar cerca de 20/30 km/h, mas a maior diferença de velocidade residirá na recta. Mesmo assim, há que tomar em atenção que como se sai da parabólica com uma velocidade mais elevada, o aumento de velocidade na recta também está condicionado por essa velocidade de saída. Ou seja, se saísse em menor velocidade e com uma mudança mais baixa, a diferença de aceleração seria ainda maior. (não sei se consigo explicar convenientemente o meu ponto de vista...mas pelo menos esforcei-me por isso!!!) F430 Modena 0788

Por fim, e pelos meus cálculos, a pé e em ritmo de marcha, deve-se fazer a recta em cerca de 12 minutos o que está perfeitamente de acordo com a tese do nineeleven_turbo
redMX5
redMX5
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 155
Registo : 03/06/2008
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

F430 Modena Empty Re: F430 Modena

Mensagem por Convidad 11/7/2008, 18:00

redMX5 escreveu:Atenção a uma coisa...eu de MX5 com 115 cv e de slicks saio da parabólica a 140 km/h e em quarta, chegando depois à travagem no final da recta a uns 180 km/h. No caso de um carro do tipo do Ferrari 430 ou do Porsche GT a velocidade em curva poderá aumentar cerca de 20/30 km/h, mas a maior diferença de velocidade residirá na recta. Mesmo assim, há que tomar em atenção que como se sai da parabólica com uma velocidade mais elevada, o aumento de velocidade na recta também está condicionado por essa velocidade de saída. Ou seja, se saísse em menor velocidade e com uma mudança mais baixa, a diferença de aceleração seria ainda maior. (não sei se consigo explicar convenientemente o meu ponto de vista...mas pelo menos esforcei-me por isso!!!) F430 Modena 0788

Por fim, e pelos meus cálculos, a pé e em ritmo de marcha, deve-se fazer a recta em cerca de 12 minutos o que está perfeitamente de acordo com a tese do nineeleven_turbo

concordo com este raciocinio !

Já dei uma volta ao lado com o Francisco Sande e Castro num Civic do troféu BPI cup (antes de utilizarem os Type R) e aquilo com slicks e 130 cv tudo espremidinho saía da parabólica a 140 de velocimetro e na travagem mesmo a queimar (tanto que numa das voltas até saimos de pista) chegava aos 205.

Já num Honda Integra muito transformado com pouco mais de 1.000 kg e 230 cv, conseguiamos atingir 230 na recta da meta.

Creio que só um F1 poderá sair da parabólica a quase 200 km/h e mesmo assim ......

Por outro lado 1 km de recta passa num instante e se já se for 200, então ....

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

F430 Modena Empty Re: F430 Modena

Mensagem por Convidad 11/7/2008, 18:06

E já agora, pensem que os carros de competiçao, em geral, devem privilegiar a capacidade de aceleraçao, em detrimento da velocidade máxima...

Como tal, mesmo que a recta fosse enormissima, acredito que um 430 de competiçao fosse sempre batido em velocidade máxima, face a um 430 de estrada, por exemplo...

Ainda, do que tenho conhecimento, o 430 de competiçao tem o motor algo restringido em termos de potencia, pelo que até coloco algumas dúvidas, sobre qual deles é que andará mais...

Abraço,
Pedro

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

F430 Modena Empty Re: F430 Modena

Mensagem por Convidad 12/7/2008, 00:06

Não acredito que um Fórmula 1 sai a 200 da parabólica...

Até agora os F1 mais rápidos em curva (em proporção) eram os que tinham efeito de solo, e mesmo assim não o fariam...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

F430 Modena Empty Re: F430 Modena

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos