Porsche Fans Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A compra de um Boxster.... ajuda....

+7
JJ
claudiopinto
doente
danieloliveira
desatoutinado - Charrinho
Panamericana
tiagolima
11 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

A compra de um Boxster.... ajuda.... - Página 2 Empty Re: A compra de um Boxster.... ajuda....

Mensagem por tiagolima 6/3/2013, 20:18

alguem tem algo a dizer sobre este problema? é ou não comum.. vaa deiam as vossas ideias e experiências...

tiagolima
Membro novo
Membro novo

Nº de Mensagens : 16
Registo : 26/02/2013
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

A compra de um Boxster.... ajuda.... - Página 2 Empty Re: A compra de um Boxster.... ajuda....

Mensagem por doente 6/3/2013, 21:04

Vou falar por mim:
Boxster 2,5l com 91500km; para além das manutenções normais, levou um sensor da massa de aos 80000Km e um kit de embraiagem aos 85000 km; troquei-o o ano ao passado por um 996 MK I !!!
Problemas com o IMS são conhecidos nos 996, 986, 997 MK I (não sei se no 987) , tendo sido solucionados com o 997 MK II.
Sorte e respeito pela mecanica são bem vindos...

doente
Membro novo
Membro novo

Nº de Mensagens : 24
Localização : Porto
Registo : 02/11/2012
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

A compra de um Boxster.... ajuda.... - Página 2 Empty Re: A compra de um Boxster.... ajuda....

Mensagem por PRBM 6/3/2013, 21:29

Quais os sintomas desse problema? Se quizer substituir é brincadeira para quanto?

PRBM
Membro novo
Membro novo

Nº de Mensagens : 7
Registo : 25/02/2013
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

A compra de um Boxster.... ajuda.... - Página 2 Empty Re: A compra de um Boxster.... ajuda....

Mensagem por Bad_Jo 6/3/2013, 21:57

acho que é demasiada preocupação, se fosse assim tão fatal não se tinham vendido tantos durante tanto tempo...

Bad_Jo
Membro novo
Membro novo

Nº de Mensagens : 37
Registo : 05/01/2013
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

A compra de um Boxster.... ajuda.... - Página 2 Empty Re: A compra de um Boxster.... ajuda....

Mensagem por csubtil 6/3/2013, 22:00

Vou tentar esclarecer alguns pontos se conseguir...

O rolamento do veio intermédio está presente em vários motores Porsche, tendo tido várias actualizações no seu formato, dimensão, etc... ao longo do tempo.

Todos os motores M96 e M97 têm o IMSB (intermediate main shaft bearing ou rolamento do veio intermédio), pelo que todos os 986, 996, e 987/997 MKI o têm.

Apenas foi eliminado nos 987/997 MKII (motores DFI de injecção directa, ano 2009 se não me engano) conforme referido pelo membro doente.

Esse rolamento é estanque (lubrificado por massa consistente interna) não sendo lubrificado pelo óleo do motor.

Numa muito pequena percentagem de motores (2% a 3%), esse rolamento perdeu a sua estanquicidade (borrachas vedantes em cada um dos lados deterioram-se, etc...), perdendo a massa consistente que o lubrifica, acabando por gripar e partir (grade dos rolamentos e esferas deterioradas).

Quando esse rolamento gripa e "tranca", dá-se um problema sério. Isto porque esse rolamento/veio intermédio faz parte da distribuição (explicação simplista), dando-se risco elevado das correntes de distribuição saltarem e passarem "dentes", havendo risco elevado das válvulas baterem nos pistões.

Depois todo o "lixo" metálico do resto da grade e esferas do rolamento gripado, poderão espalhar-se pelo motor, entupindo vários canais, riscando várias peças, etc...

Quando o rolamento gripa e tranca, ou se ouve a tempo e desliga-se no imediato o motor, ou é reparação de milhares de euros (ou mesmo substituição de motor).

No entanto, todas as estatísticas demonstram que esta anomalia ocorreu em viaturas com baixas quilometragens (<50.000 kms) e em maior percentagem nos primeiros anos do motor M96.

Em todas as sondagens nos foruns estrangeiros, a percentagem de incidência é sempre inferior a 5%, em centenas de viaturas de membros.

E existe solução. Pode pro-activamente substituir o rolamento por um novo de origem (tem que desmontar a caixa, como se de uma muda de embraiagem se tratasse) ou aplicar um rolamento cerâmico que vários preparadores têm disponíveis.

Perto de Portugal, pode encomendar pela Insaro em Espanha ou em alguns dos sponsors do PFP (Design 911, etc...)

Aqui no forum há vários Porsche com +100.000 kms sem problemas.

Até há pouco tempo estava um 996 à venda no standvirtual com +250.000 kms

90% desta conversa do rolamento IMS é treta da internet... quem não vai a forums, não tem estas preocupações... A compra de um Boxster.... ajuda.... - Página 2 405433

O motor M96 (986/996) é lançado em 1997/8, altura do boom da internet. Quem se inscrevia em forums, normalmente ia procurar informações sobre problemas que tinha no seu Porsche. Conclusão, pequeno problema com imensa divulgação. Criou mau nome neste motor.

Quando acontece é um desastre... mas felizmente é raro. E qualquer motor de qualquer modelo pode partir...

Apenas a minha opinião.

CS.

csubtil
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 104
Idade : 49
Localização : Quinta do Anjo, Palmela
Registo : 20/05/2012
Reputação : 7

https://www.facebook.com/claudio.subtil

Ir para o topo Ir para baixo

A compra de um Boxster.... ajuda.... - Página 2 Empty Re: A compra de um Boxster.... ajuda....

Mensagem por csubtil 6/3/2013, 22:17

Falha do IMSB explicada pela LNE

Como substituir o rolamento do IMS


csubtil
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 104
Idade : 49
Localização : Quinta do Anjo, Palmela
Registo : 20/05/2012
Reputação : 7

https://www.facebook.com/claudio.subtil

Ir para o topo Ir para baixo

A compra de um Boxster.... ajuda.... - Página 2 Empty Re: A compra de um Boxster.... ajuda....

Mensagem por Ciscus 7/3/2013, 00:40

Fiquei mais esclarecido com os posts do csubtil.
Acho que assim sendo vou voltar a ponderar a aquisição de um Boxster 2.7.
Sendo um carro de 2001, e com base no que o csubtil indica, não deverá estar tão sujeito a este problema.

Ciscus
Membro novo
Membro novo

Nº de Mensagens : 3
Registo : 05/03/2013
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

A compra de um Boxster.... ajuda.... - Página 2 Empty Re: A compra de um Boxster.... ajuda....

Mensagem por PRBM 7/3/2013, 08:00

O melhor é, apos a compra, gastar mais qualquer coisa e substituir o rolamento.

PRBM
Membro novo
Membro novo

Nº de Mensagens : 7
Registo : 25/02/2013
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

A compra de um Boxster.... ajuda.... - Página 2 Empty Re: A compra de um Boxster.... ajuda....

Mensagem por desatoutinado - Charrinho 7/3/2013, 09:22

Grande tópico e muito boas explicações,
É com este tipo de informações e troca de experiências que os fóruns batem os clubes das marcas A compra de um Boxster.... ajuda.... - Página 2 580857

Também já estou farto de ouvir falar neste IMS (que não sabia o que era) e só agora fiquei mais elucidado com a explicação do csubtil.

A compra de um Boxster.... ajuda.... - Página 2 738894
desatoutinado - Charrinho
desatoutinado - Charrinho
Conhecedor
Conhecedor

Nº de Mensagens : 601
Idade : 45
Localização : Leiria
Registo : 03/10/2012
Reputação : 28

Ir para o topo Ir para baixo

A compra de um Boxster.... ajuda.... - Página 2 Empty Re: A compra de um Boxster.... ajuda....

Mensagem por tiagolima 7/3/2013, 12:04

muito obrigado pela explicação Csubtil, nada como por alguem entendido a falar sobre assuntos que desconhecemos..
acreditem que ontem fiquei triste ao ler a possibilidade do "gripanço" por causo do rolamento, mas depois de ler o seu post começei logo a minha busca de possiveis "meninos" para a minha garagem...
ja agora e sem querer abusar da sorte, por uma questão de segurança, acho que vou substituir este rolamento mal tenha possibilidade após a aquisição do "menino".
alguem tem ideia de qt podera custar uma brincadeira destas????

grande abraço, e mais uma vez se tiverem sugestões para uma procura de um boxter agradecia que me contactassem...

tiagolima
Membro novo
Membro novo

Nº de Mensagens : 16
Registo : 26/02/2013
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

A compra de um Boxster.... ajuda.... - Página 2 Empty Re: A compra de um Boxster.... ajuda....

Mensagem por csubtil 7/3/2013, 14:16

A substituição de um rolamento do IMS é coisa para custar aprox. 600/700€ + IVA pelo rolamento e cerca de 500€ + IVA de mão de obra para o aplicar num CPO.

rolamento IMS na FVD

rolamento do IMS na Design911

O meu 996 teve que levar recentemente uma embraiagem e substituir o rententor do RMS, foi o valor da mão de obra cobrado pelo Centro Porsche de Lisboa. O serviço é parecido, têm também que retirar a caixa de velocidades, etc... para ter acesso ao rolamento do IMS. Depois a substituição do rolamento propriamente dita é coisa para menos de 1hr.

Por acaso não aproveitei na altura para substituir o rolamento (hoje estou arrependido). O custodo serviço foi suportado pelo stand que me vendeu o carro, foi logo na 1ª semana em que o tive, não foi oportuno tratar disto na altura.

Eu também planeio trocar o rolamento assim que a garantia terminar, quero é esta operação seja efectuada por quem seja experiente na mesma (que já o tenha feito 2/3 vezes no mínimo). Perguntei no CP Lisboa e disseram-me que já tinham trocado alguns, pelo que provavelmente vou lá fazer o serviço.

csubtil
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 104
Idade : 49
Localização : Quinta do Anjo, Palmela
Registo : 20/05/2012
Reputação : 7

https://www.facebook.com/claudio.subtil

Ir para o topo Ir para baixo

A compra de um Boxster.... ajuda.... - Página 2 Empty Re: A compra de um Boxster.... ajuda....

Mensagem por tiagolima 7/3/2013, 14:48

obrigado csubtil...
ainda é algo carote..até mais pela mão de obra... mas se é um bem necessario, nada como aguentar durante a garantia e se tiver de acntecer que acntessa nessa altura. se nao é das primeiras coisas a fazer qd começar a sair do meu bolso... heheeh

abraço e mais uma x muito obrigado

tiagolima
Membro novo
Membro novo

Nº de Mensagens : 16
Registo : 26/02/2013
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

A compra de um Boxster.... ajuda.... - Página 2 Empty Re: A compra de um Boxster.... ajuda....

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos