Porsche Fans Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Velocidade - forma de utilização

2 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Velocidade - forma de utilização Empty Velocidade - forma de utilização

Mensagem por Convidad 11/4/2008, 13:31

Em 1999 a revista Sport-Auto fez um excelente dossier sobre velocidade e forma como deve ser utilizada na via pública, entre outras coisas fizeram o percurso Paris-Nice em dois potentes carros (um otto e um diesel).

É uma excelente reflexão sobre como devemos lidar com a velocidade com cônsciencia mas admitindo que com boas condições é possivel andar muito depressa correndo poucos riscos.

Para os menos informados Paris-Nice é um percurso de quase 917 km, que o carro mais rápido realizou em 4h17 a uma média de 214 km/h.

aaahhh !! uma curiosidade é que um dos carros utilizado é igual ao de um dos mais ilustres participantes neste fórum - 996 GT3


http://rapidshare.com/files/106614293/Digitalizar0001.pdf.html

Já agora também a capa da revista

[img]Velocidade - forma de utilização Dsc06110[/img]

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade - forma de utilização Empty Re: Velocidade - forma de utilização

Mensagem por Convidad 11/4/2008, 14:07

Velocidade - forma de utilização 328144 Já ganhei o dia com esta capa! Ainda por cima de 1999 que é o meu ano. Eu sabia que ele chegava aos 310 (não fui eu que os dei) agora 318 e ainda com uns palitinhos até à redline.

Esta é a foto do mês! Obrigado.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade - forma de utilização Empty Re: Velocidade - forma de utilização

Mensagem por Convidad 11/4/2008, 14:16

zicoramone escreveu:Velocidade - forma de utilização 328144 Já ganhei o dia com esta capa! Ainda por cima de 1999 que é o meu ano. Eu sabia que ele chegava aos 310 (não fui eu que os dei) agora 318 e ainda com uns palitinhos até à redline.

Esta é a foto do mês! Obrigado.

Quem foi então ?

não me digas que emprestas o carro à tua empregada ukraniana !? ..... Velocidade - forma de utilização 364108

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade - forma de utilização Empty Re: Velocidade - forma de utilização

Mensagem por Convidad 11/4/2008, 14:35

Velocidade - forma de utilização 580857 naaa...ela trabalha melhor com outro tipo de rotações...Há um site alemão que só tem fotografias de velocímetros de carros em velocidades máximas na Autobahn. Ainda há pouco tempo o n.º 1 do ranking era um GT3 a dar trezentos e muitos (mas devia estar mexido). Eu tenho isso nos meus favoritos mas não estou a encontrar Velocidade - forma de utilização 7026

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade - forma de utilização Empty Re: Velocidade - forma de utilização

Mensagem por Convidad 11/4/2008, 14:38

zicoramone escreveu:Velocidade - forma de utilização 328144 Já ganhei o dia com esta capa! Ainda por cima de 1999 que é o meu ano. Eu sabia que ele chegava aos 310 (não fui eu que os dei) agora 318 e ainda com uns palitinhos até à redline.

Esta é a foto do mês! Obrigado.

Se precisarem de um local, eu posso ajudar, o que fica é um pouco longe...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade - forma de utilização Empty Re: Velocidade - forma de utilização

Mensagem por Convidad 11/4/2008, 14:51

A 310 Km/h a estrada deve ficar muito estreitinha...por vezes quando vamos a uma velocidade mais elevada até temos a noção que vamos a controlar a situação tendo conhecimento dos limites do nosso carro, mas não podemos nunca esquecer que não estamos só na estrada e vê-se cada barbaridade que nos faz pensar!!!!

Já me aconteceu numa grande recta na autoestada rolar a uma velocidade altita quando de repente me sai da frente de um camião um carro a ultrapassar um outro numa velocidade tão baixa que quando travei tive a noção que alguém me vinha a empurrar o carro na traseira, aí tive a noção que em grandes velocidades não existem super travões....é necessário fazermos uma leitura permanente daquilo que nos rodeia na estrada.. Velocidade - forma de utilização 423204

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade - forma de utilização Empty Re: Velocidade - forma de utilização

Mensagem por Convidad 11/4/2008, 15:08

Redeagle escreveu:A 310 Km/h a estrada deve ficar muito estreitinha...por vezes quando vamos a uma velocidade mais elevada até temos a noção que vamos a controlar a situação tendo conhecimento dos limites do nosso carro, mas não podemos nunca esquecer que não estamos só na estrada e vê-se cada barbaridade que nos faz pensar!!!!

Já me aconteceu numa grande recta na autoestada rolar a uma velocidade altita quando de repente me sai da frente de um camião um carro a ultrapassar um outro numa velocidade tão baixa que quando travei tive a noção que alguém me vinha a empurrar o carro na traseira, aí tive a noção que em grandes velocidades não existem super travões....é necessário fazermos uma leitura permanente daquilo que nos rodeia na estrada.. Velocidade - forma de utilização 423204

Este artigo é muito interessante precisamente por abordar esse tema com alguma profundidade e dismistificar um bocadinho as altas velocidades. Lamento que seja em francês, mas de qualquer forma é acessivel

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade - forma de utilização Empty Re: Velocidade - forma de utilização

Mensagem por Convidad 11/4/2008, 15:38

Redeagle escreveu:A 310 Km/h a estrada deve ficar muito estreitinha...por vezes quando vamos a uma velocidade mais elevada até temos a noção que vamos a controlar a situação tendo conhecimento dos limites do nosso carro, mas não podemos nunca esquecer que não estamos só na estrada e vê-se cada barbaridade que nos faz pensar!!!!

Já me aconteceu numa grande recta na autoestada rolar a uma velocidade altita quando de repente me sai da frente de um camião um carro a ultrapassar um outro numa velocidade tão baixa que quando travei tive a noção que alguém me vinha a empurrar o carro na traseira, aí tive a noção que em grandes velocidades não existem super travões....é necessário fazermos uma leitura permanente daquilo que nos rodeia na estrada.. Velocidade - forma de utilização 423204

O problema é um bocado esse. Não nós mas os outros...

Eu não vejo a estrada num funil nem nada dessas coisas... A única coisa que vejo é tudo a passar muito depressa...

O problema é outro, e que é um pouco a relatividade das coisas. A 300, um que vá a 150, é quase como nós ir-mos a 150 e o outro está parado.

Depois perante o problema, há uma coisa chamada tempo de reacção, e o carro está sempre a andar...

Há dias no post do Foto Finish eu toquei um pouco o tema noutra vertente.

Tudo se mede em segundos, ou fracção deles. Tudo se mede em metros, ou fracção deles. No fundo tudo de mede em metros por segundo (m/s), ou fracção deles.

Assim, e para que tenha uma noção, e neste caso o Redeagle fala no caso do camião e a ultrapassagem, vamos pôr aqui uns valores:

A 90 Kms/h - 25 m/s
A 120 Kms/h - 33 m/s
A 180 Kms/h - 50 m/s
A 220 Kms/h - 61 m/s
A 250 Kms/h - 69 m/s
A 300 Kms/h - 83 m/s
A 305 Kms/h - 85 m/s (Velocidade máxina de fábrica ao cronómetro do Porsche 911 Turbo 996)

Assim, com uma situação imprevista, e perante tal velocidade tudo se pode complicar.

Se a isso acrescentarmos o tempo de reacção, e aí o Zico pode dar uma ajuda, uma vez que há tabelas para isso, então é preciso uma distancia muito maior do que nos parece.

Eu custumo dizer a brincar que o meu maior medo de ir a 300 (que nunca fui, mas sei que é possível - eu nunca vou a mais de 120), é que se ultrapassarmos um carro que vá a 150 corremos o risco do outro condutor ter um acidente grave. Não porque se assustou, porque se desceu do seu carro em andamento convencido que estava parado.

Portanto aqueles que queiram fazer uma experimentação a alta velocidade o meu conselho é que o façam numa auto estrada completamente recta, sem trânsito no vossa frente pelo menos em 2 Kms.. E depois de verem o que queriam ver, regressar para velocidades compativais com o carro, a estrada, o trânsito e as condições atmosféricas.

É minha convicção que numa auto estrada desimpedida e não sinuosa, circular a 180 Kms./h. é uma velocidade perfeitamente segura em qualquer Porsche fabricado a partir do ano 1998. Daí para cima, o tráfego conta muito.

Quero terminar prestando homenagem a uma pessoa que desapareceu trágicamente num atropelamento numa corrida de resistência no Autódromo da Estoril, corria o ano de 1977 - O seu nome era Clamente Ribeiro da Silva, e dizia mais ou menos assim:

"O bom condutor, ainda que indispensáveis, não é o que tem os melhores reflexos. É que tem poder de antecipação em relação àquilo que se vai passar à sua frente".

O poder de antecipação é a meu ver a maior qualidade de um bom condutor ou piloto.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade - forma de utilização Empty Re: Velocidade - forma de utilização

Mensagem por Convidad 11/4/2008, 15:47

[quote="Smart Top"]
Redeagle escreveu:

"O bom condutor, ainda que indispensáveis, não é o que tem os melhores reflexos. É que tem poder de antecipação em relação àquilo que se vai passar à sua frente".

O poder de antecipação é a meu ver a maior qualidade de um bom condutor ou piloto.

Concordo plenamente.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade - forma de utilização Empty Re: Velocidade - forma de utilização

Mensagem por Convidad 11/4/2008, 15:55

Concordo com o excelente post do Smart Top, mas gostava de acrescentar o seguinte:

1 - Fazer uma experiênsia de velocidade máxima é uma coisa e se feita com cuidados nem representará muito risco, até porque em principio se procuram as condições ideais

2 - Viajar consistentemente a velocidades muito elevadas é outra. Porque se no caso anterior em principio levamos todos os nossos sentidos em alerta máxio e estamos perfeitamente concentrados no que estamos a fazer, neste podemos estar a falar de períodos de condução longos em que há que lutar contra as distracções.

Claro que a velocidade em si e as suas exigências acabam por ser uma boa forma de nos manter acordados / em estado de grande vigilância. Mas para além da qualidade do carro e da estrada, interessa muito a condição fisica e experiência de quem vai ao volante para fazer como é relatado neste artigo uma viagem de 900 km à média de 215 (o que implica muitos periodos muito mais rápidos)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade - forma de utilização Empty Re: Velocidade - forma de utilização

Mensagem por Convidad 11/4/2008, 17:10

Em relação ao post de abertura do tópico, á muitos relatos pelo mundo fora, de jornalistas que tentam bater recordes de ligação entre dois pontos.
Em Portugal, as unicas experiencia do tipo que me lembro, foram:
Dois jornalistas do AutoSport apos a conclusão da A1, um saio do Porto e o outro de Lisboa, uma hora e vinte e poucos minutos foi o tempo feito por ambos, o cronometro apenas parava, e durante cinco minutos, na entrada para a bomba de gasolina para atestar, a media rondou os 220Km/h.
A outra, tambem do AutoSport,foi nos anos 80, aí ainda a A1 não estava toda concluida, foi a ligação Lisboa/Porto, num carro vermelho, com a unica intenção de dar 300 Km/h, conseguiram-no uma unica vez( provavelmente hoje escolheriam a auto estrada para o Algarve).

Nestas duas experiencias, uma das queixas dos intervenientes, foi a das ultrapassagens, que determinados carros e principalmente os camiões faziam, em que parecia que iam a conversar com o veiculo que iam a ultrapassar, obrigando a reduções de velocidade muito grandes e a estar sempre atento.

Á carros que sem darmos conta depressa se põem nos 160 ou 180, temos que escolher as estradas ideais para o fazer

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade - forma de utilização Empty Re: Velocidade - forma de utilização

Mensagem por Convidad 11/4/2008, 17:19

Smart Top escreveu:é que se ultrapassarmos um carro que vá a 150 corremos o risco do outro condutor ter um acidente grave. Não porque se assustou, porque se desceu do seu carro em andamento convencido que estava parado.[/i]
Velocidade - forma de utilização 405433 Genial!!

Há um lema muito antigo da Porsche mas que hoje em dia quase não se ouve falar e que diz mais ou menos isto:

"Nunca te preocupes como vais conseguir parar o teu Porsche; preocupa-te antes em saber como é que os que vêm atrás de ti o vão conseguir"

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade - forma de utilização Empty Re: Velocidade - forma de utilização

Mensagem por Convidad 11/4/2008, 18:54

mamourao escreveu:Em relação ao post de abertura do tópico, á muitos relatos pelo mundo fora, de jornalistas que tentam bater recordes de ligação entre dois pontos.
Em Portugal, as unicas experiencia do tipo que me lembro, foram:
Dois jornalistas do AutoSport apos a conclusão da A1, um saio do Porto e o outro de Lisboa, uma hora e vinte e poucos minutos foi o tempo feito por ambos, o cronometro apenas parava, e durante cinco minutos, na entrada para a bomba de gasolina para atestar, a media rondou os 220Km/h.
A outra, tambem do AutoSport,foi nos anos 80, aí ainda a A1 não estava toda concluida, foi a ligação Lisboa/Porto, num carro vermelho, com a unica intenção de dar 300 Km/h, conseguiram-no uma unica vez( provavelmente hoje escolheriam a auto estrada para o Algarve).

Nestas duas experiencias, uma das queixas dos intervenientes, foi a das ultrapassagens, que determinados carros e principalmente os camiões faziam, em que parecia que iam a conversar com o veiculo que iam a ultrapassar, obrigando a reduções de velocidade muito grandes e a estar sempre atento.

Á carros que sem darmos conta depressa se põem nos 160 ou 180, temos que escolher as estradas ideais para o fazer

Eu acho que ainda tenho esse jornal ali para a arrecadação.

Os carros eram um nissan 300ZX e um ford sierra cosworth. Mais tarde conheci a pessoa que tinha levado o nissan e segundo ele o tempo tenha-se ficado por 1h22m porque apanharam bastante nevoeiro para o Norte. É uma experiência engraçada, embora agora cada vez mais a velocidade seja diabolizada.

Engraçado lembrares-te disso, mas também temos exactamente a mesma idade Velocidade - forma de utilização 328144

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade - forma de utilização Empty Re: Velocidade - forma de utilização

Mensagem por Convidad 11/4/2008, 20:53

Já encontrei o site que mencionei. (www.e39.de)

Em 1.º lugar do Top está um 996 GT3 Clubsport. O link do site está na imagem. O carro ou está mexido ou vai a descer um pinheiro encebado. 346 km/h é muita fruta.

Velocidade - forma de utilização Gt3-to10

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade - forma de utilização Empty Re: Velocidade - forma de utilização

Mensagem por Convidad 11/4/2008, 21:52

De facto isso já é velocidade de CGT, para um GT3 é muitissimo e no caso do GT3 nem deve ser nada fácil mexer (216 mph = 346 kph)

[img]Velocidade - forma de utilização Carrer10[/img]

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade - forma de utilização Empty Re: Velocidade - forma de utilização

Mensagem por Convidad 11/4/2008, 22:01

v7 escreveu:Eu acho que ainda tenho esse jornal ali para a arrecadação.

Os carros eram um nissan 300ZX e um ford sierra cosworth. Mais tarde conheci a pessoa que tinha levado o nissan e segundo ele o tempo tenha-se ficado por 1h22m porque apanharam bastante nevoeiro para o Norte. É uma experiência engraçada, embora agora cada vez mais a velocidade seja diabolizada.

Engraçado lembrares-te disso, mas também temos exactamente a mesma idade Velocidade - forma de utilização 328144
Tambem eu tive esse jornal guardado durante muito tempo, mas com varias mudanças de casa acabou por desaparecer, essa reportagem ficou-me sempre na memoria, éra no tempo em que comprava o AutoSport todas as semanas, tudo que falasse de automoveis eu "comia"

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade - forma de utilização Empty Re: Velocidade - forma de utilização

Mensagem por Convidad 24/4/2008, 17:12

e como e que o Top 10 nacional è encabeçado por um Mercedes a 292kmh?



Zico acho que devias defender a honra do forum.... Velocidade - forma de utilização 423204

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade - forma de utilização Empty Re: Velocidade - forma de utilização

Mensagem por Convidad 24/4/2008, 17:19

the smurf escreveu:e como e que o Top 10 nacional è encabeçado por um Mercedes a 292kmh?



Zico acho que devias defender a honra do forum.... Velocidade - forma de utilização 423204

Deixa-o levar a taça! Este tipo de rankings são uma irresponsabilidade. Já agora, onde é que vem esse ranking que estás a falar smurf?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade - forma de utilização Empty Re: Velocidade - forma de utilização

Mensagem por Convidad 24/4/2008, 17:43

zicoramone escreveu:
the smurf escreveu:e como e que o Top 10 nacional è encabeçado por um Mercedes a 292kmh?



Zico acho que devias defender a honra do forum.... Velocidade - forma de utilização 423204

Deixa-o levar a taça! Este tipo de rankings são uma irresponsabilidade. Já agora, onde é que vem esse ranking que estás a falar smurf?


nessa mesma pagina...


do lado esquerdo clika em Top100Nations, depois n6 Portugal Velocidade - forma de utilização 738894

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade - forma de utilização Empty Re: Velocidade - forma de utilização

Mensagem por Convidad 13/5/2008, 22:12

the smurf escreveu:e como e que o Top 10 nacional è encabeçado por um Mercedes a 292kmh?



Zico acho que devias defender a honra do forum.... Velocidade - forma de utilização 423204



...em verdade, é mais facil dar isso e com menos sensaçao de velocidade & conforto em qq AMG ou M5 q em qq Porsche...
Alem disso quem tem um Porsche , tem + juizo Velocidade - forma de utilização 328144

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade - forma de utilização Empty Re: Velocidade - forma de utilização

Mensagem por Convidad 13/5/2008, 22:41

Só duas curiosidades:
-A reportagem do 300Zx foi autorizada por mim quando estava na Nissan.O piloto se bem me recordo foi o Bento Amaral.

-Sou um felizardo:já tive oportunidade de andar em Nardo ,a pista da Fiat ,onde se batem records de velocidade.Tem um "banking" pronunciado ,mas anda tudo para o mesmo lado.É uma circunferência de 14 km de perimetro ,em que a velocidade máxima é aquela que não se consegue atingir.
Amazing.
MRS

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade - forma de utilização Empty Re: Velocidade - forma de utilização

Mensagem por Convidad 14/5/2008, 21:24

Velocidade : aprox. 330 Km/h (205 mph)
Veiculo : BMW M6 delimited
Motorista : unknown Italy
Lugar : Portugal A1 highway affraid

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade - forma de utilização Empty Re: Velocidade - forma de utilização

Mensagem por Convidad 14/5/2008, 22:35

MRS escreveu:Só duas curiosidades:
-A reportagem do 300Zx foi autorizada por mim quando estava na Nissan.O piloto se bem me recordo foi o Bento Amaral.

-Sou um felizardo:já tive oportunidade de andar em Nardo ,a pista da Fiat ,onde se batem records de velocidade.Tem um "banking" pronunciado ,mas anda tudo para o mesmo lado.É uma circunferência de 14 km de perimetro ,em que a velocidade máxima é aquela que não se consegue atingir.
Amazing.
MRS
O MRS está em todas Velocidade - forma de utilização 328144

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade - forma de utilização Empty Re: Velocidade - forma de utilização

Mensagem por Convidad 14/5/2008, 22:38

Só em algumas.

Das outras não sei para falar!

MRS

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade - forma de utilização Empty Re: Velocidade - forma de utilização

Mensagem por Convidad 14/5/2008, 22:39

pranxas escreveu:Velocidade : aprox. 330 Km/h (205 mph)
Veiculo : BMW M6 delimited
Motorista : unknown Italy
Lugar : Portugal A1 highway affraid
330Km/h na A1?
Acho muito complicado, não é que seja impossivel, mas na A1, com o movimento que tem, não é facil encontrar estrada livre para atingir essa velocidade

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade - forma de utilização Empty Re: Velocidade - forma de utilização

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos