Porsche Fans Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Teste a Combustíveis

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Teste a Combustíveis Empty Teste a Combustíveis

Mensagem por Convidad 2/2/2012, 23:43

Alimento a esperança de um dia, de preferência em breve, ver publicado um teste comparativo dos vários combustíveis à venda em Portugal. Sem medos. Um teste elaborado por uma entidade idónea, com credibilidade reconhecida e com recurso a instrumentação adequada (já não falando de planos de calibração, etc.).

Até hoje, o que sempre constatei em vários fóruns automóveis, é que perdurou ao longo dos anos alguma curiosidade em saber se o combustível "A" é efectivamente melhor que o combustível "B" e igual ao combustível "C". Faz sentido, se se pensar no investimento que as petrolíferas fazem regularmente no "marketing" dos seus produtos. Contudo, subsistem várias dúvidas nos consumidores finais. Se efectivamente é verdade o que se "vende" nas campanhas publicitárias...ou se não passa de placebo bem vendido.

É interessante pensar na conjugação das palavras. Das chamadas "kew words". E há combinações "mágica" que efectivamente vendem: aumento de potência, diminuição do consumo, queima optimizada, injectores limpos e menos emissões poluentes. Et voilà... estações de serviço "secas" com taxas de afluência máximas.

Alguém tem conhecimento de algum teste recente sobre este tema?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Teste a Combustíveis Empty Re: Teste a Combustíveis

Mensagem por Convidad 3/2/2012, 00:37

Interessante.
já aqui falei num estudo completamente independente ainda que pouco elaborado, acerca desse assunto, feito por alunos de eng. do Porto.
Tive acesso a essa pós graduação, mas entretanto perdi-lhe o rasto, tanto ao trabalho como ao prof. que o conduziu.
Lembro-me apenas do prof me dizer que eram notórias as diferenças entre os combustiveis caros e baratos. Os caros mantinham as camaras limpinhas, e todo o motor daí para diante. Não sei se o estudo foi para alem disto, mas suponho que sim

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Teste a Combustíveis Empty Re: Teste a Combustíveis

Mensagem por Convidad 3/2/2012, 10:50

hélio escreveu:Interessante.
já aqui falei num estudo completamente independente ainda que pouco elaborado, acerca desse assunto, feito por alunos de eng. do Porto.
Também ouvi falar desse estudo, mas infelizmente não tive acesso.

hélio escreveu:Tive acesso a essa pós graduação, mas entretanto perdi-lhe o rasto, tanto ao trabalho como ao prof. que o conduziu.
É isto que acho estranho. Ouvi falar desse caso e conheço outro caso de um "amigo de um amigo meu" que decidiu por sua conta mandar efectuar testes específicos a 3 / 4 marcas de combustíveis vendidas por cá. Isto há quase 20 anos (desconheço os resultados). E decerto que a realidade hoje é diferente.
hélio escreveu:Lembro-me apenas do prof me dizer que eram notórias as diferenças entre os combustiveis caros e baratos. Os caros mantinham as camaras limpinhas, e todo o motor daí para diante. Não sei se o estudo foi para alem disto, mas suponho que sim
Acredito que sim. Mas o "diz que disse", para mim, vale zero. Não é nada pessoal contra o docente. Mas prefiro analisar um relatório técnico em que são elencados os vários parâmetros, aliás bem definidos e que permitem a diferenciação entre os vários tipos de combustíveis: os regulares e os ditos "premium", do que me basear no "passa palavra".

Tenho também de confessar que me causa imensa estranheza que organizações independentes (como a DECO, defendendo os direitos dos consumidores) ou instituições que defendem todas as matérias relacionadas com o automobilismo (Automóvel Clube Portugal), ou ainda revistas automóveis nacionais nunca terem avançado com um estudo profundo sobre este assunto...

Dá que pensar.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Teste a Combustíveis Empty Re: Teste a Combustíveis

Mensagem por Mpcgomes 3/2/2012, 11:27

Em relação a esta questão dos combustíveis que me parece bastante pertinente, o que eu posso dizer foi aquilo que me foi dito por um amigo meu que trabalhou 6 anos na Galp e que fazia o transporte de fuel para as várias concessionárias, tanto abastecia postos Galp como outras entidades” low cost”.

O que ele me disse é que todos os camiões de transporte de fuel eram cheios na mesma fonte, o gasóleo era igual em todos carros de transporte e depois dependendo para onde ía colocavam aditivo ou não no próprio camião. Um camião que fosse para um posto Galp levava aditivo mas se fosse para um low cost já não levava, e não é por acaso que a diferença por litro é notória, só pelo simples facto de o aditivo ser caro.

Posso dizer que ele também me disse que o aditivo colocado no gasóleo dava ao mesmo um poder lubrificação superior e até de explosão, o que eu acredito plenamente, existem gasóleos de linha branca sem aditivo em que o carro puxa menos e gasta mais fazendo menos kms com a mesma quantidade.

Outra questão mais preocupante é que o gasóleo sem aditivo danifica os injectores e bombas injectoras, pois ao não ter aditivo não tem lubrificante e os injectores a curto prazo entregam a alminha ao criador e lá se vai os euros todos que se andou a poupar por litro.

Um conselho, se quiserem meter em lowcost sem aditivo façam-no a 50% e depois encham com gasóleo bom, é um mal menor, eu na minha carroça Vectra só meto gasóleo na BP porque tenho cartão ACP e tenho cartão BP e é aditivado.
Reparem numa coisa, para os menos atentos, antigamente à 15 anos atrás nós sujávamos as mãos com gasóleo e era um sarilho para retirar o cheiro do mesmo das mãos, era extremamente gorduroso (aditivo), era essa gordura que fazia bem ao material de injecção, hoje um pouco de gasóleo cai no chão e é quase como a gasolina, desaparece muito mais rapidamente assim como o cheiro que é muito menos intenso.

O mais barato por vezes sai muito mais caro…

Mpcgomes
Mpcgomes
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 4014
Localização : Lisboa
Registo : 17/11/2008
Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Teste a Combustíveis Empty Re: Teste a Combustíveis

Mensagem por albatroz 3/2/2012, 11:27

De todas a DECO devia ser a primeira na linha da frente com estudos sobre esse assunto
albatroz
albatroz
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 2166
Idade : 46
Localização : Sao Domingos de Rana
Registo : 05/10/2008
Reputação : 21

Ir para o topo Ir para baixo

Teste a Combustíveis Empty Re: Teste a Combustíveis

Mensagem por albatroz 3/2/2012, 11:33

Testes do género posso dizer q fiz uma vez meter gasolina numa normal fiz a viagem e sobrou para ainda andar nas voltinhas uns bons dias. Depois meti numa de supermercado, com mesmo deposito resultado fiz menos 180 km.
Tive somente dia e meio de voltinhas e fiz a viagem de regresso, qnd tava a chegar a casa tive de meter novamente, desde dai sempre nas de marca, tenho optado por Cipol por ter o preco ligeiramente mais baixo
albatroz
albatroz
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 2166
Idade : 46
Localização : Sao Domingos de Rana
Registo : 05/10/2008
Reputação : 21

Ir para o topo Ir para baixo

Teste a Combustíveis Empty Re: Teste a Combustíveis

Mensagem por Convidad 3/2/2012, 14:20

Mpcgomes escreveu:

(...)

O que ele me disse é que todos os camiões de transporte de fuel eram cheios na mesma fonte, o gasóleo era igual em todos carros de transporte e depois dependendo para onde ía colocavam aditivo ou não no próprio camião. Um camião que fosse para um posto Galp levava aditivo mas se fosse para um low cost já não levava, e não é por acaso que a diferença por litro é notória, só pelo simples facto de o aditivo ser caro.
Confirmo esta informação. Também ouvi sempre esta versão. Os camiões são abastecidos numa das refinarias que por cá existem e depois, tendo em consideração o destino, assim são adicionados os aditivos. Mas importa também reter que há petrolíferas "low cost" com combustíveis aditivados. Será que o litro de combustível destas estações de serviço é assim tão mau comparativamente ao litro de combustível de uma petrolífera que investe milhões no "marketing"? Não sei. Só analisando valores concretos e provenientes de entidades acreditadas e independentes.

Contudo, discordo que daí decorra o custo superior (utilização de aditivos). O custo superior do litro de combustível dependerá única e exclusivamente da margem de lucro que determinada petrolífera entende obter. Ou seja, e na medida em que em Portugal não há liberalização do preço dos combustíveis (havendo sim a "cartelização"), o preço acrescido do litro da gasolina ou do gasóleo depende sempre da margem de lucro que se pretende obter.

Mpcgomes escreveu:Posso dizer que ele também me disse que o aditivo colocado no gasóleo dava ao mesmo um poder lubrificação superior e até de explosão, o que eu acredito plenamente, existem gasóleos de linha branca sem aditivo em que o carro puxa menos e gasta mais fazendo menos kms com a mesma quantidade.

Mpcgomes escreveu:Outra questão mais preocupante é que o gasóleo sem aditivo danifica os injectores e bombas injectoras, pois ao não ter aditivo não tem lubrificante e os injectores a curto prazo entregam a alminha ao criador e lá se vai os euros todos que se andou a poupar por litro.
Concordo. Um combustível "premium" tem associadas umas série de vantagens face aos combustíveis "regulares". Falo não só das propriedades detergentes, queima mais eficiente, maior poder de lubrificação e índices de octanagem mais elevados adequados para motores de última geração com tecnologia "anti knock" (anti detonação). Com todas estas desvantagens é natural que seja possível percorrer uma maior distância com recurso à mesma quantidade de litros de combustível abastecida. A desvantagem é mesmo o facto do preço / litro de combustível ser substancialmente mais elevado.

(...)


Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Teste a Combustíveis Empty Re: Teste a Combustíveis

Mensagem por Convidad 3/2/2012, 14:22

albatroz escreveu:Testes do género posso dizer q fiz uma vez meter gasolina numa normal fiz a viagem e sobrou para ainda andar nas voltinhas uns bons dias. Depois meti numa de supermercado, com mesmo deposito resultado fiz menos 180 km.
Tive somente dia e meio de voltinhas e fiz a viagem de regresso, qnd tava a chegar a casa tive de meter novamente, desde dai sempre nas de marca, tenho optado por Cipol por ter o preco ligeiramente mais baixo
E é notória alguma diferença no trabalhar do motor?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Teste a Combustíveis Empty Re: Teste a Combustíveis

Mensagem por Convidad 3/2/2012, 14:24

albatroz escreveu:De todas a DECO devia ser a primeira na linha da frente com estudos sobre esse assunto

Já vi comparativos de enlatados, frigoríficos, micro-ondas, aspiradores e uns 900 testes comparativos de televisores. Curiosamente, nunca vi nenhum de combustíveis...Curioso, não?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Teste a Combustíveis Empty Re: Teste a Combustíveis

Mensagem por JJ 3/2/2012, 14:40

Pertinente, sem dúvida.

Eu em Portugal também meto sempre ou na Repsol ou Cepsa por ter num desconto e noutro ser um pouquito mais barato.

Normalmente meto sempre na Repsol em Espanha, ainda hoje meti gasóleo a 1,34€ litro.
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

Teste a Combustíveis Empty Re: Teste a Combustíveis

Mensagem por Mpcgomes 3/2/2012, 17:00

Corleone escreveu:
Já vi comparativos de enlatados, frigoríficos, micro-ondas, aspiradores e uns 900 testes comparativos de televisores. Curiosamente, nunca vi nenhum de combustíveis...Curioso, não?

Covém não haver Teste a Combustíveis 405433
Mpcgomes
Mpcgomes
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 4014
Localização : Lisboa
Registo : 17/11/2008
Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Teste a Combustíveis Empty Re: Teste a Combustíveis

Mensagem por Convidad 3/2/2012, 19:05

Mpcgomes escreveu:
Corleone escreveu:
Já vi comparativos de enlatados, frigoríficos, micro-ondas, aspiradores e uns 900 testes comparativos de televisores. Curiosamente, nunca vi nenhum de combustíveis...Curioso, não?

Covém não haver Teste a Combustíveis 405433

Pois...e se se fala em cartelização...vá-se lá saber porque ninguém cria muitos problemas....

Teste a Combustíveis Mobstercd1p


Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Teste a Combustíveis Empty Re: Teste a Combustíveis

Mensagem por Mpcgomes 3/2/2012, 20:31

Vejam como funciona no Brasil...


Mpcgomes
Mpcgomes
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 4014
Localização : Lisboa
Registo : 17/11/2008
Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Teste a Combustíveis Empty Re: Teste a Combustíveis

Mensagem por albatroz 4/2/2012, 01:54

Em relação há prestação do carro nao posso afirmar correctamente uma vez q foi em passeio e no regresso vim em velocidade dita de cruzeiro constante x50, mas q chamou-me imediatamente atenção foi o ponteiro a descer e de no computador acusar um valor superior, já foi algum tempo daí nao inventar números para o post, mas lembro perfeitamente de ter dito a ela "fdx mas isto é gasolina ou tenho um furo no deposito??" nunca mais
albatroz
albatroz
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 2166
Idade : 46
Localização : Sao Domingos de Rana
Registo : 05/10/2008
Reputação : 21

Ir para o topo Ir para baixo

Teste a Combustíveis Empty Re: Teste a Combustíveis

Mensagem por Edo 4/2/2012, 02:04

Talves em Portugal nao haja testes mas aqui à ,e o resultado è simples nas bombas de marca os combustiveis levam mais aditivos que nas ditas Bombas brancas ,dai o preço ser diferente (ou seja em numeros è 5 produtos na marca contra 3 nas marcas brancas ).Cumps!!
Edo
Edo
Conhecedor
Conhecedor

Nº de Mensagens : 572
Idade : 68
Localização : França (Portugal sempre)
Registo : 27/10/2011
Reputação : 5

Ir para o topo Ir para baixo

Teste a Combustíveis Empty Re: Teste a Combustíveis

Mensagem por Convidad 4/2/2012, 11:22

germani escreveu:Talves em Portugal nao haja testes mas aqui à
Não consegui perceber esta frase.

germani escreveu: ,e o resultado è simples nas bombas de marca os combustiveis levam mais aditivos que nas ditas Bombas brancas ,dai o preço ser diferente (ou seja em numeros è 5 produtos na marca contra 3 nas marcas brancas ).Cumps!!
Aqui muito menos...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Teste a Combustíveis Empty Re: Teste a Combustíveis

Mensagem por Convidad 4/2/2012, 13:08

Aos combustiveis premuim são acrescentados 5 aditivos e nas marcas brancas 3, daí a diferença de preços

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Teste a Combustíveis Empty Re: Teste a Combustíveis

Mensagem por Mpcgomes 4/2/2012, 17:44

Na minha opinião à uns anos atrás o gasóleo era muito mais aditivado que hoje em dia, sem dúvida, daí concordar que possivelmente a questão do preço se prenda com os mesmos mas sempre associado à margem de lucro das gasolineiras, pois se andam a fazer 16 cent desconto por litro em campanha é porque podem, o problema é mesmo a cartelização !!!! é uma vergonha....no Brasil é que os tratam bem !!!! saco com eles....
Mpcgomes
Mpcgomes
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 4014
Localização : Lisboa
Registo : 17/11/2008
Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Teste a Combustíveis Empty Re: Teste a Combustíveis

Mensagem por lameiras 5/2/2012, 15:36

È verdade que as grandes petroliferas gastam milhoes em markting, mas o volume de negocio permite que esses gastos compensem.
Eu tenho como cliente uma grande empresa de transportes que faz serviços para GALP, REPSOL privados e marcas brancas. E como diz o Marco, são os proprios motoristas a adicionar os aditivos na cisterna. A repsol e bp são as marcas mais exigentes com cerca de 15 componentes de aditivo a galp com cerca de 10. E os restantes varia entre 0 e 5 já para não falar das artimanhas que arranjam, existem muitos que fecharam por irregularidades ao adicionar biodisel até água oleos etc.. é assim o espertinho do portugues.
Eu meto repsol tem qualidade e é super controlado, e com sorte aos domingos e com cartão consegue se um desconto cerca de 12centimos.
lameiras
lameiras
Membro Premium
Membro Premium

Nº de Mensagens : 916
Idade : 41
Localização : Alcobaça
Registo : 24/09/2009
Reputação : 12

Ir para o topo Ir para baixo

Teste a Combustíveis Empty Re: Teste a Combustíveis

Mensagem por Edo 5/2/2012, 22:23

Corleone escreveu:
germani escreveu:Talves em Portugal nao haja testes mas aqui à
Não consegui perceber esta frase.

germani escreveu: ,e o resultado è simples nas bombas de marca os combustiveis levam mais aditivos que nas ditas Bombas brancas ,dai o preço ser diferente (ou seja em numeros è 5 produtos na marca contra 3 nas marcas brancas ).Cumps!!
Aqui muito menos...

Porque estou em França e vi aqui à anos uma reportagem ,na qual falaram dos aditivos e qualidade do combustivel ,embora veja 80% do pessoal a meter nas ditas marcas brancas os carros cà andam ,mas aconsselham de vez enquanto ir meter na Marca (Total ,Shell,Bp ,etc.) Pessoalmente faz 20 anos que meto a dita marca branca nenhum motor me deixou ficar mal..
Edo
Edo
Conhecedor
Conhecedor

Nº de Mensagens : 572
Idade : 68
Localização : França (Portugal sempre)
Registo : 27/10/2011
Reputação : 5

Ir para o topo Ir para baixo

Teste a Combustíveis Empty Re: Teste a Combustíveis

Mensagem por Convidad 6/2/2012, 11:21

hélio escreveu:Aos combustiveis premuim são acrescentados 5 aditivos e nas marcas brancas 3, daí a diferença de preços

Obrigado pela tradução.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Teste a Combustíveis Empty Re: Teste a Combustíveis

Mensagem por Convidad 6/2/2012, 11:42

Mpcgomes escreveu:Na minha opinião à uns anos atrás o gasóleo era muito mais aditivado que hoje em dia, sem dúvida, daí concordar que possivelmente a questão do preço se prenda com os mesmos mas sempre associado à margem de lucro das gasolineiras, pois se andam a fazer 16 cent desconto por litro em campanha é porque podem, o problema é mesmo a cartelização !!!! é uma vergonha....no Brasil é que os tratam bem !!!! saco com eles....

Aparte da cartelização do preço dos combustíveis, que já é sobejamente conhecida, aflige-me bem mais a questão de ninguém fazer nada. Com toda a calma e tranquilidade assiste-se a esta pouca vergonha e atentado à inteligência dos portugueses e instituições que deveriam regular este tipo de actividade, emitem relatórios com conclusões poéticas de que está tudo bem e não indícios de cartelização de preços. Ou concertação de preços, como preferirem. Sempre gostava de perceber quem são os(as) iluminados(as) que integram estas equipas...

Desde há uns anos a esta parte que há a chamada liberalização do preço dos combustíveis que menciono acima. Afinal, liberalização significa tão só que as grandes petrolíferas livremente aumentam o preço do litro de combustível quando entendem. Mais, e mais "giro", constata-se quando uma aumenta, as demais vão por arrasto, qual "macacas de imitação". O que não deixa de ser curioso. E mais curioso é, quando o aumento do preço do barril de crude aumenta, é de imediato reflectido no preço do litro de combustível no posto de abastecimento. E quando o preço do barril de crude decresce? Pois. Não é imediato o reflexo desse decréscimo...


Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Teste a Combustíveis Empty Re: Teste a Combustíveis

Mensagem por albatroz 6/2/2012, 13:26

Em relação actualização dos preços é a seguinte:
Se o preco do barril desce, ele nao actualizam pk dizem a teem o stock qnd estava caro e seria perder dinheiro, qnd este sobe... Bem a desculpa ja nao serve e dizem q como subiu há mais gastos e pronto scratch
Como dizes e bem, existe um "arranjinho" nos preços claramente. A entidade reguladora diz a nao, deve achar q somos todos otários, tb gostava de saber quem é as alminhas q fazem esse dito estudo e se nao teem nenhuma ligação com alguma empresa do segmento.
Enquanto houver ineficácia nos tribunais para rapidamente tratar destes e outros casos q nao estejam envolvidos o comum dos mortais, será sempre a republica das bananas.
albatroz
albatroz
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 2166
Idade : 46
Localização : Sao Domingos de Rana
Registo : 05/10/2008
Reputação : 21

Ir para o topo Ir para baixo

Teste a Combustíveis Empty Re: Teste a Combustíveis

Mensagem por Convidad 6/2/2012, 14:42

Lembro aos exmos srs. revoltados Teste a Combustíveis 405433 que é assim em todo o mundo civilizado. A coisa não deve ser simples de resolver ou as concequencias de tal poderiam ser piores do que a cartelização.
Mexe com relações internacionais e politicas dos paises produtores.
Lembrem-se do que disse Blair um dia," enquanto eles estão mal nós estamos bem, e o contrário nós não queremos."


Última edição por hélio em 6/2/2012, 19:22, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Teste a Combustíveis Empty Re: Teste a Combustíveis

Mensagem por Convidad 6/2/2012, 17:56

hélio escreveu:Lembro aos exmos srs. revoltados que é assim em todo o mundo civilizado. A coisa não deve ser simples de resolver ou as concequencias de tal poderiam ser piores do que a cartelização.
Mexe com relações internacionais e politicas dos paises produtores.
Lembrem-se do que disse Blair um dia," enquanto eles estão mal nós estamos bem, e o contrário nós não queremos."

"Digníssimo",

Não se trata de revoltados. Trata-se de pessoas com "dois dedos de testa" que efectivamente conseguem perceber as coisas. A questão é que a batota dos preços é mal disfarçada. Até podia ser bem disfarçada e aqui o escriba continuava calado e sem fazer alarido. A questão é que se ouve notícias na oscilação do preço do barril de crude e nem sempre o preço do litro combustível pago pelo consumidor final acompanha essa tendência.

Por outro lado, dá ideia que este é um assunto delicado e que não interessa muito mexer. Certamente que quem tem algum interesse no mesmo "orquestra" as coisas de forma a que não sejam levantadas muitas ondas por parte dos organismos "sem-fins-lucrativos-e-que-representam-os-consumidores" e o outro que é o maior clube português. Dou comigo a pensar nisso.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Teste a Combustíveis Empty Re: Teste a Combustíveis

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos