Porsche Fans Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pneus para track days

2 participantes

Ir para baixo

Pneus para track days Empty Pneus para track days

Mensagem por JJ 1/2/2011, 21:59

Ora e uma vez que se aproxima o 1º Track day Ibérico Porsche, um tema actual será a escolha dos pneus para este evento.

De facto se em Portugal ainda não existe muito a cultura do track day, destes encontros nos circuitos, mas por esse mundo fora, e na europaem particular que conheço melhor, , seja espanha, alemanha, inglaterra, frança só para citar alguns países é prática comum, terem um calendário anual de trackdays, que estão quase sempre esgotados.

Ainda temos muito para fazer, para esta realidade se verificar em Portugal, mas acredito que com tempo lá chegaremos.

Mas vamos aos pneus:

As opções recaiem sobre 3 possibilidades:

1- usar os pneus normais de estrada
2- Montar uns semi-slicks
3- Montar uns slicks


Penso que a 1ª hipótese é a menos aconselhável, já que não é pneu apropriado para o efeito e o desgaste que se pode verificar realmente não compensa.

Assim resta-nos 2 hipóteses que podemos e devemos considerar.

Os semi-sliks são pneus que são legais para uso na estrada, o que permite leva-los já montados na viagem para o algarve.
São pneus que devem ser usados para este efeito, não se aconselhando o seu uso no dia a dia, dado que em piso molhado não são tão seguros como os pneus de uso normal.

Em termos de rendimento e durabilidade, são muito aceitáveis permitindo usá-los em 8 a 10 track days, dependendo também do nº de rondas que se façam, mas serão sempre uma boa opção que permitirá andar rápido e em segurança desde que o piso esteja seco.

Em cada ronda e por volta dos 15' a 20' a andar bem, começam a aquecer mais e perdem alguma aderência, mas durante esse período tem bom rendimento.

Depois de algumas pesquisas e estudo cheguei a 2 hipótese perfeitamente viáveis e interessantes :

- Toyo R888
- Michelin Sport Pilot Cup

Os 2ºs um pouco melhores mas também mais caros.

- SLICKS


A melhor opção para o track day, mas traz consigo alguns problemas de geometria e logistica.

Desde logo, devem ser transportados, já que o carro não pode ir a rodar com eles, e portanto tem de ser montados no local, ou irem ja montados num 2º jogo de jantes.

No caso da geometria e devido a terem um perfil mais alto implica que o carro deve ser afinado com uma nova geometria para permitir esta nova configuração.
As medidas dos slicks são diferentes do pneu de estrada ou semi-slick, por isso implica também ao serem adquiridos uma conversão das medidas usadas normalmente nos penus normais e semi-slicks para os slicks.

Os preços tanto dos slicks como dos semi-slicks não diferem muito.

A opção será sempre pessoal, no entanto um 2º jogo de jantes é muito aconselhável seja qual for a opção.

No meu caso já adquiri um 2º jogo de jantes, que aguardo que cheguem, e depois irei avançar para os pneus, semi-slicks ou slicks ainda não decidi . Vamos a ver.
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus para track days Empty Re: Pneus para track days

Mensagem por albatroz 1/2/2011, 22:12

tenho uma quarta opcao, problema é a logística e onde fazer, tenho o meu jogo de pneus de 17" na garagem q podia usar somente para o track day. mas como levar e montar scratch
albatroz
albatroz
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 2166
Idade : 46
Localização : Sao Domingos de Rana
Registo : 05/10/2008
Reputação : 21

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus para track days Empty Re: Pneus para track days

Mensagem por JJ 2/2/2011, 10:20

Albatroz escreveu:tenho uma quarta opcao, problema é a logística e onde fazer, tenho o meu jogo de pneus de 17" na garagem q podia usar somente para o track day. mas como levar e montar scratch

Tu não tens ainda as jantes de 17 com os pneus de 17?

Podes usar esse conjunto, ate gastar os pneus, e depois então compras uns semislicks. Com os semi-slicks, ja poderas levar o conjunto a rodar desde Lisboa. Trocas antes de partires, e voltas a trocar quando chegares.

Para transporte, é uma questão de logística, ou vai um 2º carro, ou mandas fazer um reboque pequeno, apenas para o conjunto de jantes com pneus, ou envias de transportadora para o AIA, ou
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus para track days Empty Re: Pneus para track days

Mensagem por albatroz 2/2/2011, 15:09

a opcao de ir ja com eles, passou-me pela cabeça, receio é sabendo q nao sao para usar o dia-a-dia, abuse e depois nao estao em condicoes para regressar
albatroz
albatroz
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 2166
Idade : 46
Localização : Sao Domingos de Rana
Registo : 05/10/2008
Reputação : 21

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus para track days Empty Re: Pneus para track days

Mensagem por JJ 2/2/2011, 16:44

Albatroz escreveu:a opcao de ir ja com eles, passou-me pela cabeça, receio é sabendo q nao sao para usar o dia-a-dia, abuse e depois nao estao em condicoes para regressar

Mas isso é comum a todos os que usam os semi-slicks e ja os levam montados.

qual a profundidade dos teus pneus em mm?
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus para track days Empty Re: Pneus para track days

Mensagem por albatroz 2/2/2011, 22:54

boa pergunta, sao os meus anteriores de estrada, os de tras ja tinham uns quilometros e fizeram o track day em 2009
albatroz
albatroz
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 2166
Idade : 46
Localização : Sao Domingos de Rana
Registo : 05/10/2008
Reputação : 21

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus para track days Empty Re: Pneus para track days

Mensagem por JJ 2/2/2011, 23:04

Então fica com esse set de jantes e pneus para os trak days, ate se gastarem, depois investes num semi-slicks.
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus para track days Empty Re: Pneus para track days

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos