Porsche Fans Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão

Ir para baixo

A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão Empty A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão

Mensagem por Convidad 10/6/2008, 21:38

A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão Reu10
Erich Strenger nasceu em 1922 em Bad Cannstatt que é um bairro de Stuttgart. Começou por se interessar em fotografia e acabou por se insrever na Kunststaatsakademien que era a Escola de Arte Estatal. Mais tarde, em 1942 alistou-se no Exército Alemão, correu mundo e foi feito prisioneiro dos Russos até 1949. Quando regressou da Rússia após a sua libertação Erich regressou à sua terra natal Estugarda. E quando dava entrada na cidade, reparou num carro desportivo que achou fantástico. Era um Porsche. A partir daí, sonha em ter um Porsche a todo o custo. Mas não tinha dinheiro para o comprar.
Um dia convidaram-no para assistir à eleição de uma Miss capa de revista realizado num teatro e ele vai conhecer lá, uma pessoa ligada ao departamento de Marketing da Porsche: Richard Frankenberg.
(Aqui abro um parêntesis)
Para quem não se lembra ou não viu o tópico do MRS sobre o Excellence was Expected, Frankenberg foi o protagonista do mais célebre acidente da história automóvel e tornou-se numa lenda viva da Porsche graças ao chamado MILAGRE DE AVUS. O circuito de Avus em Berlin foi criado apenas com duas gigantescas rectas e duas curvas centrifugadoras em cada ponto. Foi aqui que a Auto-union e a Mercedes batiam todos os recordes de velocidade. Em 1937 já se alcançavam médias de 260 k/h em Avus - um feito alucinante se tivermos em conta que essas médias só foram conseguidas em Indianápolis no início dos anos 70. Se forem a Berlin, vão poder percorrer as rectas deste circuito, já que foram incluídasnas públicas Autobahns.
A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão Untit202

Voltando ao Frankenber e ao seu famoso acidente ao volante do Porsche 550, ele curvou com tanta velocidade que o seu carro voou para fora do circuito aterrando em cima dos rivais Mercedes que se encontravam no exterior. Frankenberg escapou com vida e tornou-se numa lenda n Porsche e um dos pilotos queridos de Porsche. Mais tarde, vai tornar-se o biógrafo oficial da Porsche e escrever vários livros.
A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão Avus1011

Fechando o parêntesis, estes dois homens vão encontrar na Porsche um denominador comum. A pedido de Frankenberg, Strenger vai produzir a primeira brochura da Porsche que ficou conhecida pela “brochura de Gmund”. O desenho do 356 de alumínio é de Ernst von Demar.Um original desta brochura pode atingir um preço incalculável.
A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão 18130610

Um dia, pensaram que seria interessante poderem criar uma publicação para todos os seus amigos que se identificavam com a casa Porsche. Desenvolvem um Projecto que se chamava Christophorus – uma revista para os amigos da casa Porsche (zeitschrift fur die freunde des hauses porsche). O nome provém do S. Cristóvão, o Santo protector dos condutores. A revista fica patrocinada oficialmente pela Porsche e ainda hoje existe como revista oficial da marca.
A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão M164711

Carta da Christophorus assinada por Frankenberg:
A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão M160810

A Revista é de todas as publicações aquela que contém mais informação oficial e acesso às melhores imagens: As WERK PHOTOS. As fotografias de fábrica. A minha favorita de sempre: O Austro Daimler Sascha Wagen de 1922 em Zuffenhausen:
A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão M94810

A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão Untit208

Algumas capas modernas:
A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão Untit204

Também famosa ficou a produção de moedas de cobre criada pela Porsche AG em associação ao calendário anual da revista. Todos os anos (desde 1964) cada calendário trazia uma moeda da Porsche e são muito procuradas pelos coleccionadores:
A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão Prod_110

Para além destas, a Porsche AG mandava fazer uma série limitada em prata oferecendo as moedas apenas a alguém que tenha dado na sua vida, um contributo pessoal e especial à marca Porsche: (que estão no meu "museu" drunken)
A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão Untit205

A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão Untit206

A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão Untit207

Ao mesmo tempo Strenger começa, regularmente a conceber brochuras e posters para a Porsche KG. Vão ficar célebres os Posters de fábrica que celebravam as gloriosas vitórias da Porsche. Em 1951, a Porsche, através de Huschke von Hannstein encomenda a Strenger que lhe desenhe um poster das suas vitórias. Como estava precionado para o entragar rapidamente, ele adopta um sistema: começa a fazer os poster ao mesmo tempo que ouve o relato da corrida na rádio. Assim que se certifica que a Porsche ganha, começa imediatamente a elaborá-lo. E vai ainda mais longe: como a Porsche ganhava quase todas as corridas, ele começa a fazer os posters das vitórias, antes das corridas se realizarem! Deixava apenas o nome do vencedor em branco para colocar no final da prova. Este método acabou por lhe correr mal. Um dia, numa manhã Huschke von Hannstein telefona-lhe a encomendar um poster. O poster foi entregue de tarde. O homem ficou de tal maneira surpreendido que julgou que o trabalho de o fazer tinha que ser muito simples para ser feito tão rapidamente e deixou de pagar os 1000 Marcos que pagava por cada encomenda. Strenger nunca mais usou este método. Aqui ficam alguns deles:
A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão 126

A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão 226

A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão 324

A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão 418

A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão 517
A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão 127
A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão 227
A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão 325
Em 1951 um amigo de Richard von Frankenberg alicia Strenger para comprar um 356 seu, vermelho, em segunda mão. Apesar de ainda não estar economicamente folgado, arrisca tudo, deixa-se levar pela emoção e compra o Porsche, que era tudo o que mais queria na vida. Passadas alguma horas, mais calmo, Erich realiza que aquele era um passo para o qual não estava ainda preparado, por não ter dinheiro suficiente e cancela o negócio. Nessa noite não vai dormir com o maior dilema da sua vida. Num volte face de quem quer dar a vida para ter um Porsche, telefona ao amigo a meio da noite e diz-lhe que afinal fica com o carro.(fonte:liebe-zu-ihm.be)

Em 2006 realizou-se em Estugarda, no seu bairro natal, uma fantástica exposição em homenagem a Erich Strenger e aos eus posters em que participaram Ursula Strenger (viúva) e vária lendas vivas da Porsche: Herbert Linge, Hans Herrmann, Paul Ernst Straehle, Gerhard Brown, Werner Eisele, Peter Falk, Eberhard Mahle, Wolfgang Seidl etc.
A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão B11

A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão C11

A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão D11

A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão E10

A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão F10

A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão G10

A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão H10

A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão I10

A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão J10

A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão L10

A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão M10


Última edição por zicoramone em 11/6/2008, 00:12, editado 2 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão Empty Re: A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão

Mensagem por Convidad 10/6/2008, 22:42

Já tinha pensado comigo mesmo porque é que a revista Posche não se chamava qualquer coisa como Porsche Magazine...

Obrigado pela aula...

Sabe... quando fica em casa é muito produtivo...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão Empty Re: A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão

Mensagem por Convidad 10/6/2008, 23:04

O que me agrada particularmente nestes tópicos é que, mesmo quando se pensa conhecer o tema, este alucinado dispõe sempre de mais uma minúcia.

Muito Obrigado

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão Empty Re: A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão

Mensagem por Convidad 10/6/2008, 23:46

Zico, já gastei as "minhas frases feitas" para lhe agradecer estes tópicos.
A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão 460968

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão Empty Re: A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão

Mensagem por Convidad 15/6/2008, 19:35

DE facto a gente fica uma semana afastado e está logo desactualizado.

Os posters são de facto fantásticos e já os vi em publicações antigas.Lembro-me de muitos na época, sobretudo os desportivos porque acabavam por ser publicidade utilizada em publicações e também em merchandise nos salões de exposição.

MRS

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão Empty Re: A história de Erich Strenger, dos posters e de S. Cristóvão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos