Porsche Fans Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS...

5 participantes

Ir para baixo

Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS... Empty Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS...

Mensagem por csubtil 10/11/2012, 22:49

Boas,

Levantei o meu 911 C4S Cabrio de 2004 hoje (110.000 kms, histórico completo no CP de Lisboa, detalhes da compra/da viatura no meu post de apresentação).

Por precaução, mal saí do stand, fui dar uma volta de 100 kms e no regresso, parei na Pneuvita no Cacém para verificar a pressão do azoto, calibrar as rodas, alinhar a direcção e aproveitar para ver o carro por baixo, uma vez que não tive oportunidade de fazer um check-up prévio.

A viatura está em excelente estado, interior e exterior, motor "puxa" bem, etc...

Entretanto enquanto estava debaixo do carro, reparei no seguinte:

Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS... 76196482792441752159132

Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS... 48617148279312841875710

Pelo que já verifiquei na Net, é quase certo tratar-se de fuga de óleo pelo RMS... e eu a pensar que por o carro ser de 2004 e ter histórico Porsche estaria isento desta situação...

O carro esteve em Set. 2011 a fazer a revisão dos 100.000 kms no CP de Lisboa, sem registo desta fuga nessa altura e fez a IPO em Fev. 2012 e não tem anotações (provavelmente ainda não tinha a fuga nessa altura). Pelo exposto, deduzo que a fuga seja recente.

A fuga parece ser de pequena dimensão e nem sequer pinga no chão.

Agora já estou a ficar paranóico com isto... se também tenho o problema do rolamento IMS, etc...

Alguém pode dizer-me se já teve estes problemas no seu 911 e como e onde a resolveram?

Para além da fuga de óleo pelo RMS, quais os sintomas de problemas no rolamento do IMS?

O que sugerem que faça?

Vou no imediato ao CP de Lisboa pedir um diagnóstico e orçamento para a reparação?

Grato pela ajuda.

CS.

csubtil
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 104
Idade : 49
Localização : Quinta do Anjo, Palmela
Registo : 20/05/2012
Reputação : 7

https://www.facebook.com/claudio.subtil

Ir para o topo Ir para baixo

Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS... Empty Re: Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS...

Mensagem por Russo_vti 11/11/2012, 08:37

Bom dia CS,

Sou proprietário de um C2 e até hoje não tive esta questão.
De qualquer forma, como todos os proprietários tenho que estar preparado para tal (Psico e Financeiramente).

Segue um artigo sobre RMS e IMS interessante:

IMS and RMS are two entirely different issues and they should not be discussed in the same context.

IMS = Intermediate Shaft
RMS = Rear Main Seal


The RMS issue is a leaking seal, nothing more. It's actually quite rare to find a car with a leaking RMS these days - most leaking seals have been replaced with the latest version which doesn't leak. Those motors which could not be fixed because they were out of spec were replaced by Porsche under warranty. RMS issues are easy to spot and the issue is harmless, except maybe a spot of oil on the garage floor.

The IMS though is a different story. (OK - IMS seal leaks can occur, but like the RMS these are harmless and easy to fix.)

IMS *bearing* failures are a real problem. The bearing that supports the intermediate shaft was poorly designed and prone to failure. It gives little to no warning before it fails and when it does fail it destroys your motor. Dead, done - you're not rebuilding the old motor because it's fu^%ed. You're buying a new motor.

This has been discussed to death on line, and then discussed a zillion times more. In the end though, the answer is always the same, only Porsche knows, and they probably don't even know, and at any rate they are *not* saying anything.

Problem is that Porsche replaced a lot of engines in the first five years or so, all under warranty. Not all of them were IMS issues, some were RMS issues that could not be solved, some were for cracked heads, some were for porous castings, some were just service manager's taking the easy route to making a customer happy. Porsche took all of the motors back for analysis. most were re-manufactured with upgrades and these went back into the system.

These days we rely on the experience of knowledgeable independent repair people, but they only see cars with problems so they have a biased view.

After all the chatter is done, a figure of between 1% and 5% seems to be consensus, with the later 3.6 litre cars suffering less than the early 3.4 litre cars, and with early Boxsters being the worst....depending on who you talk to because of course there were a lot more Boxsters sold, so in absolute terms there will also be more failures.


Russo_vti
Russo_vti
Membro novo
Membro novo

Nº de Mensagens : 28
Idade : 46
Localização : Almada
Registo : 07/11/2009
Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS... Empty Re: Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS...

Mensagem por csubtil 11/11/2012, 11:54

Boas,

Entretanto descobri isto na NET (Linkedin), post de um membro do Club Porsche dos USA, que afirma ter obtido esta informação através de fontes oficiais junto da Porsche:

Further failure characteristics and data received this week from a much larger sample of reputable technicians and owners shows the situation details further, and provides us with a little better understanding of just what cars are at risk and some causes.

1. Approximately less than 1% of 1999-2004 3.4 and 3.6L Porsches have had this type of failure, but this only means that 99% likely maintain their vehicle and oil properly, do not abuse it beyond it's limits, and/or keep it unused for months at a time. It could then have been a higher number of failures of this bearing.

1. 97% of all of these failures occur in 1999-2002 cars and 3% in 2003-2004 cars.

1. 96% of all of these failures occur with less than 20,000 miles.

1. 99% of all of these failures occur when it sits unused for more than 4 weeks often.

1. 92% of all of these failures occur in cars not maintained properly or driven abusively.

FACT - This shaft/bearing assembly was eliminated in the latest 2012 model.

FACT - the yellow-like discoloration seen at the filler cap during winter months does not indicate a risk of an intermediate shaft bearing failure, nor does it typically indicate problems with internal engine moisture leaks. This myth was started by small Porsche repair shops who grew up working on air cooled Porsche engines. Some of them use this as a way to convince people they need an engine rebuild or to have the intermediate shaft replaced when not actually needed. It merely shows some winter moisture that forms at the filler cap.

FACT - this bearing should never be changed without removing the engine.

FACT - you must use 0-40 Mobile 1 oil per Porsche acceptable oil specifications.

FACT - You must change your oil every 10,000 miles or once a year at a MINIMUM. Forget the mileage and the year interval. Change the oil MORE OFTEN if the car is used in cold or hot climates, or is used in dusty areas, or if abused or heavily driven often. If used on a track, oil type, mods needed, and oil change frequency is different.

BOTTOM LINE (1) - if you have a 1999-2002 3.4L boxer engine Porsche and you let it sit unused over the winter or for a month at a time, AND you go a year or longer between oil changes and service, AND you use oil that is not 0-40 Mobile 1, AND you drive it hard, go over the tach limit occasionally, or race it when you do use it, AND you have less than 25,000-30,000 miles, YOU are at highest risk of having this failure.

BOTTOM LINE (2) - If you have a 2003-2004 3.4 or 3.6L boxer engine Porsche, you are at much less risk due to number of failures in these years, but a very small number of failures are still possible. However, if you have passed 30-000-40-000 miles, do not leave the car unused for months at a time, maintain the 0-40 Mobile 1 oil and the car per Porsche, and do not abuse the car past it's tach limit, you have almost no risk of this failure.

O post a que me refiro é este sobre o IMS

Entretanto fui verificar o nível de óleo na vareta a frio e está a meio.

Tirei a tampa do local onde se adiciona o óleo e verifiquei isto:

Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS... P1010023hu

e

Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS... P1010022fl

O post em cima diz que existe uma reduzida probabilidade de um motor 3.6 de 2004 ter uma falha do IMS (rolamento propriamente dito, não me refiro ao vedante) e que estes sinais no bocal de colocação de óleo não são um sinal obrigatório de que a viatura está a caminho de ter uma falha do rolamento mas existem muitos sites na net que afirmam ser este um dos sinais...

Na próxima 4ªf devo colocar o carro no CP de Lisboa, vou confirmar se alguma vez trocou a embraiagem, se não trocou, vou pedir orçamento para fazer a revisão grande antecipadamente, substituição do RMS se a falha for daí e provavelmente peço para substituir também o rolamento IMS.

CS.

csubtil
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 104
Idade : 49
Localização : Quinta do Anjo, Palmela
Registo : 20/05/2012
Reputação : 7

https://www.facebook.com/claudio.subtil

Ir para o topo Ir para baixo

Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS... Empty Re: Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS...

Mensagem por JJ 11/11/2012, 20:58

Sim, mas devias interceder onde compraste o carro, para verificarem isso, é que acabaste de levantar o carro e detetaste essa pequena fuga, concerteza deve estar dentro da garantia.
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS... Empty Re: Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS...

Mensagem por lameiras 11/11/2012, 21:50

Em pouco tempo aprendeu bastantes coisas.

Convém ver isso para evitar problemas graves no motor, no youtube tem muitos videos sobre esse problema RMS e IMS.
Os CP´s parece que tentam camuflar este problema, tente ver o que eles dizem...
Veja se o reservatorio de água é novo, bomba de água.. pode ser indicio de alguma coisa.
Mas principalmente se o stand se chega á frente com as despesas.

Vá dando noticias Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS... 738894
lameiras
lameiras
Membro Premium
Membro Premium

Nº de Mensagens : 916
Idade : 41
Localização : Alcobaça
Registo : 24/09/2009
Reputação : 12

Ir para o topo Ir para baixo

Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS... Empty Re: Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS...

Mensagem por csubtil 11/11/2012, 22:51

JJ escreveu:Sim, mas devias interceder onde compraste o carro, para verificarem isso, é que acabaste de levantar o carro e detetaste essa pequena fuga, concerteza deve estar dentro da garantia.

Sim, já falei com o stand onde o comprei, concordaram em eu deixar o carro no CP de Lisboa e pedir o diagnóstico/orçamento para reparação, para posteriormente acordarmos como proceder. Tenho uma excelente relação com eles, penso que não haverá problemas.

Já agora, algum de vocês alguma vez pediu para substituir o RMS ou o rolamento do IMS? Se sim, usaram o rolamento de origem ou os famosos rolamentos cerâmicos da LNE (ver aqui!)?

Entretanto informo que os CP estão com uma campanha de descontos para alguns modelos. Podem ver em http://programaporscheservice.com/por/programa.html

Aguardo as vossas dicas!

CS.

csubtil
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 104
Idade : 49
Localização : Quinta do Anjo, Palmela
Registo : 20/05/2012
Reputação : 7

https://www.facebook.com/claudio.subtil

Ir para o topo Ir para baixo

Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS... Empty Re: Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS...

Mensagem por Mpcgomes 11/11/2012, 23:03

Qualquer viatura usada tem 24 meses de garantia , isto segundo a lei, é normal os stands darem somente 1 anoou "x" kms, portanto só tens de reclamar e a entidade vendedora deve "chegar -se à frente €€€€" !!!!

A única hipótese de eles nada assumirem é se existe um acordo escrito entre a entidade vendedora e o comprador a dizer claramente que a viatura foi vendida sem garantia e que o comprador aceitou o negócio nessa base....mas não me parece que isso tenha acontecido,não se compra um caro de milhares de euros sem garantia escrita...

Espero que tudo se resolva pelo melhor...
Mpcgomes
Mpcgomes
Moderador
Moderador

Nº de Mensagens : 4014
Localização : Lisboa
Registo : 17/11/2008
Reputação : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS... Empty Garantia na aquisição do 911

Mensagem por csubtil 11/11/2012, 23:22

Mpcgomes escreveu:Qualquer viatura usada tem 24 meses de garantia , isto segundo a lei, é normal os stands darem somente 1 anoou "x" kms, portanto só tens de reclamar e a entidade vendedora deve "chegar -se à frente €€€€" !!!!

Celebrámos contrato de garantia por escrito, válido por 1 ano sem limite de kms (aceitei a redução de 2 para 1).

No imediato, mais do que "quem paga a reparação", está a preocupar-me até que ponto são fiáveis estes motores... Porque o carro está como novo (dentro e fora), ralenti certinho, acelera sem falhas ou quebras de potência, não tem ruídos estranhos, histórico todo no CP de Lisboa confirmado, eu sou o 2º dono (teve o mesmo dono durante 8 anos), etc... é de 2004, não esteve envolvido em acidentes, etc... fiz o máximo de trabalho de casa que consegui.

A fuga de óleo é pequena, nem sequer pinga para o chão. No entanto, nos 450 kms que fiz este fim-de-semana, o medidor de óleo no computador de bordo (e na vareta), desceu 2 traços do máximo para meio (segundo o manual, 2 traços são 0,4litros).

Não há "maioneses" na vareta de óleo (água no óleo) e não parece haver resíduos de óleo no reservatório de água.

Talvez seja apenas uma pequena fuga de óleo pelo RMS mas já li tanta coisa (leia-se "desgraças") na Net sobre isto que uma pessoa "razoável" como habitualmente sou, começa a ficar paranóica...

Lamento estar a aborrecer o forum com isto mas para mim é tudo novidade e torna-se difícil quantificar o quão real é a probabilidade de estes motores darem chatices, tendo em conta toda a informação espalhada pela net.

CS.

csubtil
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 104
Idade : 49
Localização : Quinta do Anjo, Palmela
Registo : 20/05/2012
Reputação : 7

https://www.facebook.com/claudio.subtil

Ir para o topo Ir para baixo

Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS... Empty Re: Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS...

Mensagem por lameiras 12/11/2012, 00:04



..É natural toda essa preocupação, não se trata apenas de um carro qualquer mas sim um carro se sonho de qualquer fan de automoveis.

Não chegou a fazer chekup na marca?

lameiras
lameiras
Membro Premium
Membro Premium

Nº de Mensagens : 916
Idade : 41
Localização : Alcobaça
Registo : 24/09/2009
Reputação : 12

Ir para o topo Ir para baixo

Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS... Empty Re: Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS...

Mensagem por Convidado 12/11/2012, 07:25

Visto que o carro tem 1 ano de garantia, terá obviamente de ser o stand que o vendeu a suportar todos os custos de possíveis avarias.

Acho que o "problema" será apenas detectar o que se passa ao certo e a partir daí comunicar ao stand e solucionar tudo.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS... Empty Re: Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS...

Mensagem por csubtil 18/11/2012, 23:44

Boas forum,

Deixei o 911 no CP de Lisboa na passada 4ªf.

Pedi a revisão de estado, fazer a revisão maior, trocar velas/óleo dos travões/correia poly-rib. O stand onde comprei o carro assumiu a substituição do RMS + embraiagem (que ainda era a de origem aos 110.000 kms).

Também teve que levar o sensor de pressão de óleo.

Vou levantar o carro amanhã de manhã, pelo que ainda não o pude experimentar.

Fiquei muito satisfeito com o atendimento do CP Lisboa, inclusivé deixaram-me ver o histórico de manutenção do carro no computador, felizmente o anterior dono foi sempre cauteloso e efectuou lá toda a manutenção, reparações e actualizações de produto.

Estão com uma campanha de preços tabelados por operação para os 996, por exemplo a revisão maior vai custar 574€+IVA.

Amanhã darei feedback depois de experimentar a máquina.

CS.

csubtil
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 104
Idade : 49
Localização : Quinta do Anjo, Palmela
Registo : 20/05/2012
Reputação : 7

https://www.facebook.com/claudio.subtil

Ir para o topo Ir para baixo

Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS... Empty Re: Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS...

Mensagem por lameiras 19/11/2012, 09:08

Bom dia,

Penso que o Eng Mantua será pessoa certa no CP Lisboa e pergunte se o rolamento de RMS já vem modificado no sentido de ser mais resistente a este problema.

lameiras
lameiras
Membro Premium
Membro Premium

Nº de Mensagens : 916
Idade : 41
Localização : Alcobaça
Registo : 24/09/2009
Reputação : 12

Ir para o topo Ir para baixo

Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS... Empty Re: Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS...

Mensagem por csubtil 19/11/2012, 12:27

Bom dia,

Já levantei a máquina no CP de Lisboa, está impecável. Agora é andar e curtir a viatura. Vou hoje enviar a inscrição para o evento do próximo dia 01 DEZ.

Lameiras, deve estar a referir-se ao rolamento do IMS, que é outra "peça" que não o RMS (o RMS é um vedante, está próximo da tampa do rolamento do IMS, o carro levou tb um vedante novo do IMS mas o rolamento não foi substituído).

Como tenho garantia de 1 ano, vou usar e usufruir da máquina para já, quando terminada a garantia vou substituir preventivamente o rolamento do IMS pelo cerâmico da LNE, vou mandar vir o IMS da Design911. Alguém aqui do fórum já pediu para substituir o IMS? Se sim, quanto custou e onde efectuaram o serviço?

CS.


csubtil
Iniciado
Iniciado

Nº de Mensagens : 104
Idade : 49
Localização : Quinta do Anjo, Palmela
Registo : 20/05/2012
Reputação : 7

https://www.facebook.com/claudio.subtil

Ir para o topo Ir para baixo

Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS... Empty Re: Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS...

Mensagem por Convidado 19/11/2012, 12:33

Óptimas notícias!

Ainda bem que tudo se resolveu, e melhor, o stand assumiu tudo como devia.

Mais uma vez parabéns e boas viagens!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS... Empty Re: Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS...

Mensagem por lameiras 19/11/2012, 18:01

Existe este da INSARO:

PARTE 1


PARTE 2


PARTE 3


PARTE 4





Existe também o IMS guardian da flat6, este tem sistema de aviso Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS... 980814


lameiras
lameiras
Membro Premium
Membro Premium

Nº de Mensagens : 916
Idade : 41
Localização : Alcobaça
Registo : 24/09/2009
Reputação : 12

Ir para o topo Ir para baixo

Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS... Empty Re: Penso que tenho o problema da fuga de óleo pelo RMS...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos