Porsche Fans Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer»

Ir para baixo

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Empty A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer»

Mensagem por Convidad 20/2/2008, 02:57

Num outro tópico neste forum acerca do Porsche Panamera o nosso Mário Barroso fez uma observação muito, muito curiosa,
que foi a seguinte: “Para ser uma limousine tem que ser elegante. Os alemães não o sabem fazer. Veja que o carro é um 911 mais comprido.

Estas três afirmações estão absolutamente correctas e era impossivel descrever melhor, de forma mais acertada e concentrada a realidade do Panamera. Brilhante. Se calhar de forma involuntária, mas consciente, o Mário tocou num dos grandes dilemas de Ferry Porsche. Muitos Porschistas não acreditam no Panamera e criticam-no ferozmente. Se me permitirem, eu vou contar uma pequena história, com o intuito de os levar a olhar para este carro numa outra perspectiva, com outros olhos.
Quer Ferdinand Porsche, quer Ferry Porsche acreditavam essencialmente no desenvolvimento de carros desportivos. Eram estes carros que os motivavam. A excelência da sua engenharia era tanta que eles não sabiam, sequer, fazer carros lentos ou que não fossem robustos. A filosofia da Porsche desde sempre se orientou no desenvolvimento da excelência mecânica posta ao serviço dos carros de corrida ou de sport que poderiam ser modificados para correr. Nunca foi preocupação dos Porsche a beleza das linhas nos automóveis. Ao contrário claro, dos italianos.
Quando um designer da Ferrari, por ex, descobre uma linha de um automóvel inovadora e bela, todos batem palmas de contentamento.No caso da Porsche, porém, só se bate palmas de júbilo quando se descobre que uma linha do automóvel conseguiu baixar o coeficiente aerodinâmico (valor que exprime a facilidade com que um veículo corta o ar à sua frente).Por isso, elegância não é um termo caro aos alemães. Os italianos e os ingleses sabem o que isso é. Os alemães não.
Para mim, a diferença entre um Porsche e um Ferrari é que um Ferrari é um carro desportivo, luxuoso e aristocrático. O Porsche é «apenas» um carro desportivo. Ponto final. Não tem qualquer outra pretensão para além disto e da sua praticabilidade.
Um Porsche é como um cavalo selvagem. O Ferrari é como um cavalo com tranças na crina.
O «cavalo porsche» morre de velho na montanha. O «cavalo ferrari» tem que ser abatido por causa de uma unha encravada na pata. Ferry Porsche, no seu íntimo, sentia alguma angústia nisto. Não que ele pretendesse construir carros luxuosos ou não-desportivos que primassem pela elegância. Isso ele não queria de forma alguma. Estes carros são a antítese da filosofia da Porsche. Agora, o que ele desejava, era o desafio de provar a ele mesmo, e ao mundo que, se quisesse, também os conseguiria e saberia fazer.

Á semelhança do seu pai, Ferry Porsche queria que as pessoas soubessem que o gênio criativo da sua empresa era capaz, se assim o pretendesse, construir qualquer tipo de veículos, fosse ele destinado a se impor numa zona de guerra, ou a passear na riviera francesa....ou....a ser concebido como uma limousine familiar com 4 portas - aquilo que os que os alemães chamam de Viertürer.
Eis então que,
Em 1967 dá-se um acontecimento aparentemente pouco importante, mas que, a meu ver, contibuiu em grande parte para o que ainda está para vir no futuro da Porsche.
William Dick Jr.
era um representante official da Porsche em Santo António, Texas, EUA. Naquela altura os lobys americanos precionavam bastante a Porsche Europeia para construir um carro de quatro portas e William Dick resolveu de repente, um dia, surpreender todos eles construindo um no preparador californiano Troutman Barnes.
E o que é que ele se lembrou de fazer?
- Exactamente um 911 mais comprido. Esticado. Sem tirar nem pôr.
Pegaram num 911 S normal, acrescentaram-lhe extensões, puseram-lhe bancos atrás, lugar para bagageira, 6 vidros e claro, as quatro
portas. William Dick Jr. construíu este carro único no mundo apenas com um propósito: oferecê-lo à sua mulher como prenda de Natal no dia 25 de Dezembro de 1967. Inicialmente pensou mandá-lo construir em Turim, Itália, mas acabou por desistir dessa ideia e abarcar num projecto de cariz mais local.
Este 911 tinha uma particularidade muito engraçada que era a de cada lado do carro levar as duas portas originais do 911: a da direita e a da esquerda, dispostas de forma a abrirem no centro. O carro foi construído com muitos dos materiais de interior requisitados a Stuttgart e alguns caprichos - como pele a condizer com a dos seus sapatos. O custo do carro ficou exactamente igual ao de um Rolls Royce Silver Shadow que era o carro mais caro da época.
Em 1967 nasceu assim, o primeiro Porsche estilo Panamera – que era na realidade, um 911 esticado. A concepção deste carro teve fortes repercurssões em Zuffenhausen. Ferry Porsche achou que tinha chegado o momento de a Porsche arriscar-se a desenhar e a conceber um veículo daquele género, para calar muitas bocas, principalmente na América que começavam a achar que a Porsche não tinha engenho suficiente para construir um carro de 4 portas como o 911 Viertürer. Então, quando em Março de 1968 a “Road & Track” (das mais conceituadas revistas americanas da especialidade) fez capa com o «911 esticado», a Porsche achou que tinha chegado a altura de iniciar um programa para desenvolvimento de um 911 familiar, comprido, inspirado no seu congénere Americano.

Para tanto, em 1969 a Porsche encomendou um estudo à Pininfarina para lhe desenhar uns esboços de um 911 deste tipo, que foi idealizado pelos italianos com 25 cm mais comprido (o chamado Studie B 17) que acabou por não convencer os estilistas de Estugarda. A coisa ficou mais ou menos em banho-maria.
Volvidos 3 anos, em 1972, a Porsche arrisca finalmente, sozinha, fabricar um protótipo daquele que seria o 1.º e o único 911 familiar. Seria uma limousine 911, comprida e elegante, capaz de acomodar passageiros atrás. Primeiro sairia numa versão mais soft de 2 portas e depois, eventualmente, de quatro portas.
Ferry Porsche sonhou deslumbrar o mundo com este carro. Falhou. Redondamente.
O carro não vingou nem convenceu. Não era carne, nem era peixe. Desvirtuava o aclamadíssimo e intocável 911. Era inestético.

Ferry Porsche viveu sempre revoltado e amargurado com isto. Nunca o demonstrou publicamente, mas sentia que era um desafio que a Porsche ainda não tinha conseguido ultrapassar.
Em 1984, quando completou 75 anos, todos os trabalhadores andaram o ano inteiro a esconder de Ferry Porsche o 928 familiar que lhe ofereceram nesse dia especial de ¾ de século. Este carro (o carro do Dr) que todos carinhosamente construiram, tinha como objectivo darem-lhe alguma coisa que todos sabiam que ele nunca teve, nem conseguiu ter – o «Porsche comprido».
Na Porsche, todos sabiam do seu silencioso desgosto. A partir de 1984 decidiu-se aproveitar este trabalho realizado com o 928 e apostar de novo no programa das 4 portas. Infelizmente, mais uma vez, veio o desastre.
O programa não leva a nenhum desenvolvimento significativo, gasta-se muito dinheiro sem retorno. A porsche que começava a ter muitas dificuldades financeiras entra em pré-falência. O programa é abandonado definitivamente.

Ferry Porsche morre e com ele morre o seu sonho de um dia conseguir construir um 911 elegante e familiar.
O protótipo do «911S esticado» apodrece e é encostado num dos barracos de Zuffenhausen. É coberto com um pano que simboliza
a vergonha de um projecto falhado.

Leipzig 2009
Ao fim de 40 anos a Porsche vai lançar um automóvel familiar, uma espécie de 911 comprido com o nome de Panamera.
Não se trata de uma invenção recente dos tecnocratas de Zuffenhausen. Não se trata de um mero negócio. Não se trata de uma jogada de marketing.
Trata-se de fazer justiça a um Homem que sempre lutou por este objectivo e nunca o conseguiu. Wendelin Wideking sentiu que a Porsche, pela primeira vez, tinha realmente capacidade para concluir o programa do Porsche de quatro portas. A saúde financeira é tanta, que mesmo que o carro não vingue, nenhum mal virá ao mundo, que é como quem diz, à Porsche. Ao fim de 40 anos de tentativas frustradas a Porsche vai tentar outra vez mostrar ao mundo que também sabe construir um carro familiar com quatro portas. É uma justiça que se vai fazer à família Porsche e, em particular ao Ferry Porsche. É uma merecida homenagem.
E eu fico muito contente por isso.

O 911 esticado de 4 portas de William Dick Jr. (Dezembro de 1967)

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» 91120s10


A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» 9114po10


A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» 9114po11

A capa da “Road & Track” de Março de 1968.

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Bild110


O 911 esticado da Porsche construído em 1972.A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» 1969_910


A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Untitl18

A prenda de 1984:
A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» M1588_10
Agora para o fim vem a parte melhor. O «esticadinho» da Porsche, que se encontrava (metaforicamente) escondido e tapado com vergonha foi, o ano passado, totalmente reconstruído pela Porsche AG nas suas instalações de recuperação de clássicos. Ao fim 35 anos o carro foi orgulhosamente fotografado em frente à Werk 1 de Zuffenhausen.
Está pronto para receber o seu novo irmão em 2009.

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Zuf010


A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Zuf10


A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Zuf210


A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Zuf310


A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Zuf410




A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Zuf510


A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Zuf610


Última edição por zicoramone em 20/2/2008, 11:19, editado 18 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Empty Re: A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer»

Mensagem por Convidad 20/2/2008, 09:38

Muito bem Zico.
Parabéns pela excelente reportagem.

Penso que vivemos numa época diferente e que as mentalidades estão bastante mais abertas.
Não penso que o Panamera será um fracasso. Na época em que vivemos as pessoas tem mais possibilidades de comprar um carro caro.

Uma pergunta: nos anos 80 quem é que tinha um porsche?
Só mesmo aqueles com uma conta bancária suficientemente recheada é que podiam ter esse previlégio.
Nos tempos que correm o mercado está mais aberto e o fenómeno porsche está mais acessível a toda a gente.

Penso que o Panamera vai atingir aquelas pessoas que gostam de desportivos, querem comprar um Porsche familiar e que não gostam de SUV's.
Eu por exemplo não sou apreciador de SUV's. E se quisesse comprar um Porsche familiar compraria o Panamera, nunca o Cayenne.

Mas, são ideias e opiniões.
Vamos ver o que nos reserva o futuro do Panamera.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Empty Re: A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer»

Mensagem por Convidad 20/2/2008, 10:32

Para o Zico: A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» 146121 A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» 146121 A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» 146121

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Empty Re: A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer»

Mensagem por Convidad 20/2/2008, 10:44

este homem e uma enciclopedia.... A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» 460968 A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» 460968 A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» 460968

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Empty Re: A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer»

Mensagem por Convidad 20/2/2008, 11:48

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» 146121 Zico, mais uma vez parabens.

Eu tambem sou da opinião que o Panamera vai ser um carro de sucesso, apessar de ainda não se saber ao certo quando é que vai ser lançado, li algures que já existem encomendas. Um director da Rover em entrevista a uma revista, alegava que o Range Rover éra melhor que o Cayenne, e que só não vendia mais que o Cayenne por este ser o unico Porsche de quatro portas, e haver um grande numero de pessoas a quererem ter um Porsche para transportar a familia.

Á uns anos a traz, apos o lançamento do EB110, a Bugati apresentou um projecto de um carro familiar, o EB112, seria o familiar mais rapido do mundo, mas as dificuldades financeiras não permitiram o projecto andar para a frente, se não, provavelmente já teriamos meia duzia de super desportivos familiares, é preciso haver uma marca que avance.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Empty Re: A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer»

Mensagem por Convidad 20/2/2008, 12:17

Não sei porquê, mas a 1ª sensação que me deu quando vi a 1ª vez o Panamera, foi que parecia um cayman "esticado" e não um 911.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Empty Re: A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer»

Mensagem por Convidad 20/2/2008, 13:08

Mais uma vez uma lição do Prof. Zico... e desde já deixo o meu aplauso. A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» 569197

Há coisas curiosas. Primeiro conheci montes de coisas sobre a Porsche ao vivo, em visitas, e sabendo muitas coisas através de coleccionadores meus amigos.

Depois de ter visto as paredes, os carros, as conversas dos outros, a discussão de que se o espelho é original não, eis que surge o Zico que me faz mudar as "cores" de tudo o que vi até hoje.

É como ter um gira-discos de má qualidade, e quando passamos a ter uma bos alta fidelidade, ouvir de novo os discos. São parecidos mas completamente diferentes...

Cada vez que leio algo do Zico a imagem que crio no meu cérebro é parecida, mas completamente diferente. É de outra cor de outro tamanho, mas continua sempre Porsche.

Mas indo ao que interessa, ser ou não um secesso, a minha opinião continua a mesma.

Tudo o que o Marco diz é verdade, e é igualmente válido para o 9eleven.

Mas... é preciso fazer algo completamente diferente... Sem querer repetir-me vejam o caso da Maserati. Vejam o caso do Cayenne!

São coisas completamente diferentes. O Cayenne dá ares de Porsche mas não é nenhum 911 mais alto. é aí que está o problema da questão.

Se a Porsche tem feito um carro de raiz em que algo, muito ao de leve, o identificasse como Porsche, não tenho dúvidas do sucesso. Assim, tenho muitas dúvidas, sinceramente.

Mas história está cheia de pessoas muito mais entendidas, e inteligentes, do que eu, que se enganaram. Afinal é normal que eu me engane e ninguém vai estranhar.

Há quatro anos, por coincidência, estava no museu, e ajudei a descarregar, e pôr dentro do museu, eu carro baseado no 996 chamado "Panamericana". Um amigo que estava comigo tirou algumas fotos, que estou a tentar arranjar. Todavia esse carro era um protótipo para a Carrera Panamericana. Era um carro mais alto como os 959 do Dakar. A verdade é que esse carro nunca mais o vi. Era verde. E a traseira faz lembrar um pouco o Panamera.

Um grande abraço de parabens ao Zico pelo excelente trabalho. A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» 146121 A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» 146121 A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» 146121

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Empty Re: A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer»

Mensagem por JJ 20/2/2008, 13:43

Uma história sentida em que nos é apresentada uma perspectiva diferente, a do desgosto de um homem por não conseguir transpor para a prática um sonho. Bem apresentado Zico.

Sem duvida que estilo, linhas fluidas e belas é com os italianos, dai que existam variadissimos exemplos de berlinas desportivas atractivas e lindas, já os ingleses não vão tão longe, mas mesmo assim, ja tem coisas interessantes, e em breve o novo Aston Martin, podera marcar pontos, mas ja começaram a aparecer da alemanha alguns casos que contrariam a tese de que os alemães não as sabem ou conseguem fazer ( Audi , MB, e Volkswagen.) são disso exemplos.

A minha opinião vai no sentido de precer mais um grande sucesso, mesmo retumbante, e cá estaremos para ver.

1º é Porsche e segundo é um Porsche de 4 portas. A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» 163798

Vão ver se é assim ou não.
JJ
JJ
Fundador / Administrador
Fundador / Administrador

Nº de Mensagens : 11245
Idade : 61
Localização : Portalegre
Registo : 06/07/2007
Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Empty Re: A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer»

Mensagem por Convidad 20/2/2008, 19:32

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» 460968 U R THE MAN ZICO A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» 460968 A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» 1139

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Empty Re: A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer»

Mensagem por Convidad 20/2/2008, 19:45

Talvez o melhor post do fórum.Parabéns!

É de facto inacreditável o que este senhor sabe da Porsche.

Já sobre as conclusões permitam-ma alguns comentários:

Sou um profissional da indústria e comércio automóvel desde 1972 e tenho assistido a muitos sucessos e insucessos.Algumas vezes inexplicáveis.
A Brand Image faz aquilo que a razão não consegue fazer.Mesmo na Porsche há casos de sucesso e insucesso incompreensíveis.
Porque é que se compra um Cayenne a gasolina e não se compra o VW Touareg que é praticamente igual, e este só se compra a diesel.Idem em relação ao Audi Q7.
Porque é que insistiram em fazer o 996 com frente (farois de Boxster) que foi rejeitado pelos puristas,tendo-se mesmo assim vendido bem,mas sido obrigados a fazer um face-lift tão depresa quanto possivel,já que concluiram que tinha sido uma asneira?
Os tempos mudam e Ferry Porsche se hoje fosse vivo,talvez não concordasse com muitas coisas que a Porsche tem feito,mas a verdade é que nunca teve tanta saúde financeira.As noticias de ontem do Der Spiegel diziam, entre os boatos, que Piech quer afastar Wiedekin pois já tem poder a mais.....

O sucesso ou insucesso do Panamera depende do mercado americano e das leis anti-poluição.Porque para vingar, o Panamera terá de ter um hibrido....meu Deus que sacrilégio!

Viram por acaso o protesto da Porsche UK contra o Mayor da Cidade de Londres contra a taxa anti-poluição?Cada condutor de Porsche vai ter de pagar 25 libras por dia para entrar na cidade!

Logo podem dizer o que quiserem sobre o Panamera,porque o seu sucesso ou insucesso, não está infelizmente ligado á sua estética ou performances ,mas sim a factores que nimguém domina.

Dai a indústria automóvel ser tão cruel!E ao mesmo tempo tão apaixonante.

MRS

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Empty Re: A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer»

Mensagem por Convidad 20/2/2008, 20:25

MRS escreveu:
Dai a indústria automóvel ser tão cruel!E ao mesmo tempo tão apaixonante.

MRS

passei a minha infancia dentro de concessionarios e oficinas automoveis e ouvi o meu falecido Pai dizer exactamente isso varias vezes, e essa è para mim a frase que melhor descreve aquilo que sentem alguns dos que estao sector automovel...



fantastico post A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» 460968

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Empty Re: A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer»

Mensagem por Convidad 20/2/2008, 21:00

O. ra aqui estão duas intervenções que deixam tudo na incerteza...

Os factores alheios à marca, e que às vezes são inexplicáveis...

Parabéns sobre os depoimentos dos the smurf e o MRS.

Já agora mais uma achega. Ainda que pouco potente a Porsche fez um carro fabuloso que se um dia puder ainda terei um - o 968.

Todos os técnicos e mecânicos com quem falei dizem que é dos carros mais fiáveis, senão o mais fiável da Porsche. No entanto não teve sucesso.

Brenvindos smurf e MRS. Desde já os cumprimento

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» 569197 A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» 569197

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Empty Re: A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer»

Mensagem por Convidad 20/2/2008, 21:14

Quando o Zico abre um tópico fica pouco por acrescentar

Como aditamento Aqui vão algumas imagems de Porsches "familiares"

Projectos e não só...

Tudo começou com este

TYpe 550 (1951/52)

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» 55010

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» 550_210

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» 550_310


Os Beutler, que merecem um tópico só para eles

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Beutle10

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Beutle11

O 754/T7

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» 754_t710

Outros como este type 995 ()

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» 99510


Última edição por Ace em 28/4/2008, 22:10, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Empty Re: A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer»

Mensagem por Convidad 20/2/2008, 21:16

Os Beutler, que merecem um tópico só para eles

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Beutle10

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Beutle11

O 754/T7

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» 754_t710

Outros como este type 995 ()

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» 99510


Última edição por Ace em 28/4/2008, 22:13, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Empty Re: A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer»

Mensagem por Convidad 20/2/2008, 21:23

E saltando no tempo


O 989 ... de 1991 (estava em produção 0 964)

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» 989_1910

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» 989_1911


Logo...

Nada de novo


Última edição por Ace em 28/4/2008, 22:11, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Empty Re: A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer»

Mensagem por Convidad 20/2/2008, 22:22

Este forum está a ter um nível...

Afinal estão a fazer um 989... de 1991, com mais umas achegas ´que tecnologia permite,

É curioso ser de 91, já que o carro em quase um 996 puro.

Esquisito...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Empty Re: A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer»

Mensagem por Convidad 20/2/2008, 22:27

Barroso escreveu:Este forum está a ter um nível...

Afinal estão a fazer um 989... de 1991, com mais umas achegas ´que tecnologia permite,

É curioso ser de 91, já que o carro em quase um 996 puro.

Esquisito...

Concordo. Foi a primeira impressão que tive. O 989 é tal e qual um 996.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Empty Re: A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer»

Mensagem por Convidad 21/2/2008, 00:20

Obrigado a todos pelas muito simpáticas palavras.
O concept 989 é realmente parecido com um 996 mas foi desenhado pela Ital Design. Ainda mais assustador são as jantes que foram desenhadas no papel do projecto e que eram muito parecidas com as do 997!
O interior esse, era muito esquisito..

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Porsch12

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Koncep10

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Empty Re: A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer»

Mensagem por Convidad 21/2/2008, 00:45

zicoramone escreveu:O interior esse, era muito esquisito..



Zico,
o interior não é esquesito, nós é que não estamos abituados a ver um Porsche com uns lugares traseiros como estes, capazes de receber dois adultos. É evidente que podem ser melhorados, na minha opinião deviam ser mais envolventes, mas este projecto ficou pelo caminho...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer» Empty Re: A propósito do Panamera: o sonho do «911 Viertürer»

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos